PAULO MELO CORUJA NEWS
CH
CH
-
Projeto reduz limite de idade para bombeiros e policiais se aposentarem
Tramita na Câmara Proposta de Emenda à Constituição do deputado Ribamar Alves (PSB-MA), que reduz em dez anos os requisitos de idade e de tempo de contribuição para a aposentadoria voluntária de bombeiros e policiais federais, militares e civis que comprovarem efetivo exercício nas atividades de segurança pública. O projeto reduz os requisitos previstos na Constituição, que permite aposentadoria integral aos 60 anos de idade e 35 de contribuição para homens e 55 anos de idade e 30 de contribuição para mulheres. Essa regra vale para o servidor que tenha pelo menos dez anos de efetivo exercício no serviço e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria. O deputado Ribamar Alves lembra que a atividade policial traz risco à vida e pode gerar confusão psicológica. “Nada mais natural do que permitir aos policiais e bombeiros que se aposentem mais cedo pelas graves consequências que podem advir para a própria função que exercem”.
-
BA: governo antecipa salários
O governo da Bahia vai antecipar para o dia 22 de junho o pagamento de 30% do salário para os cerca de 260 mil funcionários ativos, aposentados e pensionistas. O objetivo é dar a oportunidade aos servidores públicos de se programar para melhor aproveitar o feriado de São João. A outra parte dos vencimentos será quitada nos dois últimos dias úteis de junho, 29 (primeiro lote) e 30 (segundo lote). Informações do Bahia Notícias.
-
MPF pede ao TCU revisão de contrato de transportadora ferroviária ALL
O Ministério Público Federal pediu ao Tribunal de Contas da União a revisão de todos os contratos de concessão da transportadora ferroviária América Latina Logística, em meio a denúncias de perdas ao patrimônio da antiga Rede Ferroviária Federal. Segundo o MPF, a ação foi encaminhada para que o TCU adote medidas para melhorar o setor ferroviário no país. Para o órgão, "na falta de efetivo controle, as concessionárias se apropriam do transporte ferroviário de carga e fazem suas escolhas livremente (...) Na prática, é a iniciativa privada quem determina onde e em que condições o serviço público será disponibilizado". A ALL informou, em nota, que atua conforme as regras do contrato de concessão, e que durante a administração das malhas ferroviárias "as obrigações e metas estabelecidas pelo governo são rigorosas e prevêem o aumento do volume do transporte ferroviário".
- Fotografia é históriaO sapateiro de Turim
-
Apaixonado torcedor italiano. Como foi – Antes de começar a Copa do Mundo de 1990, a Veja queria matérias na Itália que fossem colocando o leitor brasileiro no clima da competição. Para demonstrar a abrangência do gosto dos italianos pelo futebol, fotografei amantes do esporte de todas as classes sociais: gente rica, artistas importantes e também pessoas simples. Em Turim, aonde o Brasil viria jogar as quartas-de-final, encontrei esse empedernido torcedor da Juventus, o sapateiro Giuseppe. Figuraça. As paredes de sua modesta oficina de trabalho eram forradas com pôsteres de seus ídolos e do time de seu coração. No radinho de pilha, a narração repetida de gols da querida Juve. Sabia de cor a escalação da Seleção Brasileira que, aliás, perdeu para a Argentina e voltou mais cedo para casa deixando a conquista do tetra campeonato para o mundial de 1994, nos Estados Unidos. Orlando Brito.
-
RJ: CGU incentiva o controle social
A unidade regional da Controladoria-Geral da União no Rio de Janeiro e os demais órgãos que integram o Grupo de Trabalho de Controle Social, participam neste sábado (11), no Jardim Zoológico, na capital do estado, das comemorações pela Semana do Meio Ambiente, com o objetivo de incentivar a sociedade a acompanhar os gastos da administração pública. O público estimado é de três mil pessoas. Um computador da CGU, conectado à internet, ficará à disposição dos visitantes para consultas online ao Portal da Transparência e ao Criança Cidadã, o Portalzinho da CGU.
-
Chagas: agressiva e intolerante
A se confirmar a nomeação de Ideli Salvatti para o ministério da Coordenação Política, surge uma pergunta inteiramente inócua, antes das questões fundamentais: quem irá para o ministério da Pesca? Tanto faz, já que a Pesca e o governo ainda não foram apresentados. E não é por culpa da ministra Ideli, senão pelo total desprezo que o Brasil vem dando à atividade pesqueira, faz séculos.
-
Governo quer votar RDC na terça
O Regime Diferenciado de Contratações para as obras da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 será o destaque das sessões plenárias da próxima terça (14), na Câmara. O tema deverá ser incluído na Medida Provisória que cria a Secretaria de Aviação Civil para coordenar as políticas do setor no lugar do Ministério da Defesa. O governo pretende acelerar as obras previstas para os eventos e driblar a oposição, que quer barrar as novas regras, que segundo ela, não seguem o princípio da transparência.
-
Projeto prevê faixas só para motos
O deputado federal Newton Lima (PT-SP) apresentou projeto de lei criando faixas exclusivas para motocicletas em todas as avenidas, nacionalmente. Isso alteraria o Código Nacional de Trânsito, proibindo a circulação de motos entre as faixas de rodagem. Só em São Paulo, 478 motoquiros morreram em acidentes, no ano passado.
-
BA: secretário e sindicalista partem para briga durante encontro sobre greve
O secretário de Serviços Urbanos de Ilhéus, Carlos Freitas, e o presidente do Sindicato dos Garis, José Carlos, se desentenderam e acabaram em luta corporal, em um encontro no Palácio Paranaguá, na tarde na última quinta-feira (10). O fato ocorreu durante a reunião, entre os servidores da limpeza do município e a administração ilheense que discutia a paralisação dos trabalhadores na cidade do sul baiano. Segundo informações, a briga teria começado após o chefe da pasta ter recebido um tapa no rosto, quando chamou o dirigente de “pelego”. O prefeito Newton Lima (PSB) se intrometeu na luta e separou os brigões. Segundo o blog do Gusmão, o secretário foi acusado por Carlos de utilizar caçambas alugadas à prefeitura para transportar areia da praia às suas propriedades
-
Deputado elogia medida de Dilma
O deputado federal Homero Pereira (PR-MT) considerou prudente e de bom-senso a decisão da presidenta Dilma Rousseff de prorrogar o decreto nº 7.029, que trata da regularização ambiental. O prazo venceria neste sábado (11) e foi adiado para dia 11 de dezembro de 2011. “Atitude de bom-senso em não deixar milhares de famílias do campo serem punidas por infrações ambientais, que serão modificadas por uma nova legislação. Demonstra ser um governo prudente e aberto ao diálogo", afirmou. Segundo ele, será mais tempo para negociação a fim de agregar ao novo Código Florestal propostas que distencionem os setores rural e ambiental.