SP: PREÇOS TÊM QUEDA ...A PRIMEIRA EM UM ANO

PAULO MELO CORU8JA NEWS
CH

SP: preços têm 1ª queda em um ano

O Índice de Preços ao Consumidor de São Paulo teve a primeira queda em um ano, com o recuo dos custos de alimentos e transportes se acentuando. O indicador caiu 0,08% na segunda quadrissemana de junho, após variação positiva de 0,05 % na primeira, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Foi a primeira taxa negativa desde a terceira quadrissemana de junho do ano passado. Os custos do grupo Alimentação declinaram 0,58% nesta leitura, contra queda de 0,29% na anterior. Os de Transportes recuaram 1,10% agora, ante 0,74% antes. Os preços de Vestuário subiram menos, em 0,93% na segunda quadrissemana, contra 1,03% na primeira. O IPC mede a variação dos preços no município de São Paulo de famílias com renda até 20 salários mínimos. O dado da segunda quadrissemana mediu os preços entre 16 de maio e 15 de junho. Informações da Reuters.
 

Mudar de imagem será fatal para Dilma

Uma das grandes diferenças entre Lula e Dilma é de que o ex-presidente expunha seus sentimentos à vista de todos. No palácio do Planalto, sabia-se em cinco minutos se o chefe estava feliz, irritado ou desligado. Com a sucessora, mesmo os que frequentam seu gabinete várias vezes por dia ficam na dúvida. A presidente é uma esfinge, não raro explosiva, mas sem deixar transparecer o que vai no seu íntimo.

Porto Seguro: queda de helicóptero mata namorada do filho de Sergio Cabral

FotoCABRAL EMBARCOU EM VOO ANTERIOR, E O FILHO VIAJARIA NO VOO SEGUINTE
FotoJORDANA É UMA DAS VÍTIMAS
Mariana Noleto, namorada de Marco Antônio Cabral, filho do governador Sergio Cabral morreu na noite desta sexta-feira na queda de um helicóptero na região de Porto Seguro (BA). Marco Antônio viajaria em seguida. Seu pai teria embarcado em voo anterior. A aeronave que caiu deixou Porto Seguro em direção ao condomínio de luxo Jacumã Ocean Resort, em Trancoso, e desapareceu às 18h40. No helicóptero havia sete pessoas. Só Fernanda, 35 anos, sobreviveu mas está em estado grave no Hospital Luis Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. Até o final da noite de sexta-feira, dois corpos haviam sido resgatados. As outras vítimas são Jordana Kfuri Cavendish, seu filho Lucas, e outra criança. A babá de Lucas e o piloto, o empresário Marcelo Almeida, sócio do resort, também morreram. A sobrevivente é irmã de Jordana. Mariana teria sido resgatada com vida, mas não resistiu. Fernando Cavendish, marido de Jordana, e Marco Antônio não embarcaram pois não havia lugar: seriam várias viagens para levar todos os convidados. Eles iriam na seguinte, quando o helicóptero retornasse. A aeronave levava o grupo de amigos para passar o fim de semana no condomínio, que tem praia particular. As condições do tempo eram ruins. Chovia muito e havia muita neblina. Há dois anos, na mesma rota, um bimotor caiu em Trancoso e matou 14 pessoas, entre elas o empresário Roger Wright e três gerações de sua família.
 

Sponholz

Sponholz
 

Ki-moon: combate ao desmatamento da Amazônia é uma questão mundial

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, disse nesta sexta (17), que combater o desmatamento da Amazônia se trata de uma questão mundial e não somente do Brasil. Segundo ele, as ações adotadas pelo governo brasileiro para impedir a destruição da floresta influenciam a estratégia mundial e fazem grande diferença na campanha contra o desmatamento em todo o globo. Ki-moon encerrou sua visita ao país com uma reunião com a ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente).
 

Petrobras compra blocos no Gabão

Através da Internacional, sua empresa na África, a Petrobras concluiu hoje (17), a compra de 50% dos direitos de exploração dos Blocos Ntsina Marin e Mbeli Marin, na Bacia Costeira do Gabão, na Costa Oeste da África. Os blocos foram adquiridos da Ophir Energy, com sede no Reino Unido, que permanece dona dos direitos dos 50% restantes.
Fotografia é história
Bike do Século XIX
Foto

2001. Jardins da Quinta da Boa Vista, no Rio. Na manhã de domingo, o surpreendente passeio de uma jovem morena com trajes de dama da corte imperial pedalando uma bicicleta fabricada há mais de cem anos. A Quinta, localizada no bairro de São Cristóvão, foi residência da família real brasileira, de D. João VI, Pedro I e Pedro II. Como foi Fiz a foto e depois quis saber mais sobre o tema. Há controvérsias. Os italianos garantem que foi Leonardo Da Vinci o inventor da bicicleta. Encontraram em seus alfarrábios desenhos datados de 1490, tal e qual as bicicletas apresentam hoje. Os franceses dizem que foram eles e os alemães também. Mas pesquisadores de egiptologia afirmam ter descoberto registros de que na Era dos faraós já havia gente se locomovendo sobre duas rodas. No Brasil, é certo que chegou nos tempos de D. Pedro II, em torno de 1870, pouco antes de ser deposto da monarquia pelos republicanos. Ele não perdia as feiras de ciências de Paris. Era lá que as grandes novidades da época eram apresentadas ao mundo. E foi de uma dessas idas à França que o imperador trouxe o telefone, a câmara fotográfica, o selo postal. Há indícios de que a primeira bicicleta a desembarcar no Brasil foi também trazida no navio do imperador por um convidado abastado que tomava parte da comitiva de sua majestade. Controvérsias à parte, a bicicleta é hoje não somente um meio de transporte, mas também equipamento de lazer, de competição esportiva, de uso comercial e na medicina. É considerada a máquina ideal, já que é movida pelo próprio usuário, não ocupa espaço, poupa tempo e, sobretudo, não polui o meio-ambiente. Estima-se que haja espalhadas pelo planeta em torno de um bilhão de bicicletas, sejam as tradicionais, as de bicicross ou moutain bike. Mas voltando ao meu caso, até hoje não sei que diacho levou a carioquinha aí da foto a pedalar e vestir-se à moda do século XIX. Talvez seja herdeira daquele amigo de Pedro II. Orlando Brito.