CARLI FILHO ENTREGA PAssaporte

PAULO MELO CORUJA NEWS
JOICE HASSELMANN

PR registra mil novos casos de dengue

Cerca de mil novos casos de dengue foram registrados no Paraná em duas semanas, segundo último boletim epidemiológico divulgado hoje, a tarde. Do começo do ano até agora, foram pouco mais 27 mil e 300 pessoas infectadas pela doença, com cerca de 57 mil e 500 casos suspeitos e 14 mortes. Atualmente, o estado não possui cidades em situação epidêmica, ao contrário do primeiro semestre, quando 42 municípios decretaram epidemia. A maior incidência da doença ainda é na região norte, nos municípios de Londrina e Cornélio Procópio.

Filhos devem gastar menos com presentes do Dia dos pais

Os filhos devem gastar menos com o presente do Dia dos pais, comemorado no dia 14 de agosto, segundo uma pesquisa da Associação Comercial do Paraná. Em média, o presente deve custar 11% a menos que o ano passado e deve ficar em torno de R$ 125. De acordo com o vice-presidente da ACP, Antônio Spolador, a redução é por causa do desempenho do primeiro semestre. Apesar da diminuição no valor da lembrança, as vendas devem aumentar 10% em relação a mesma data de 2010.

Fiep rejeita pedidos de impugnação. Todos candidatos são elegíveis

O acordo possibilitou que todos os candidatos inscritos no pleito fossem considerados aptos a concorrer, acabando assim com disputa judicial.

 A diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), reunida na manhã desta terça-feira, e na tarde de ontem, aprovou por unanimidade um acordo entre as chapas que disputam a eleição da entidade e rejeitou os pedidos de impugnação de candidaturas que haviam sido protocolados. Assim, todos os candidatos inscritos nas duas chapas foram considerados aptos a participar do pleito, marcado para 3 de agosto.

Pelo acordo, os pedidos de impugnação foram julgados improcedentes pela diretoria da Fiep. Por outro lado, a chapa de oposição se comprometeu a retirar todas as demandas judiciais estabelecidas até o momento, que tentavam impedir o julgamento dos pedidos das chapas,
 acabando com qualquer possibilidade de impugnação de candidaturas, em qualquer esfera.

20 bairros ficarão sem água em Curitiba

Mais de 300 mil moradores de Curitiba devem ficar sem água na quinta-feira  por causa de obras da Sanepar. 20 bairros vão ficar desabastecidos. Entre eles: Água Verde, Seminário, Boqueirão, Cajuru, Capão Raso, Novo Mundo, Fazendinha, Guabirotuba e Guaíra. O serviço vai das 6h às 10h. A previsão é que o abastecimento seja normalizado até as 14h. Outras informações pelo telefone da Sanepar que é o 115.

Volta às aulas da UFPR é adiada novamente

A volta às aulas na Universidade Federal do Paraná foi adiada novamente para o dia 8 de agosto. O segundo semestre estava marcado para ter início no dia 1º, mas a data foi prorrogada em função da greve dos servidores técnico-administrativos. Amanhã a Universidade espera negociar com o sindicato a liberação de alguns funcionários para possibilitar a realização das matrículas. O presidente do sindicato, Wilson Messias, afirma que o comando do movimento ainda não decidiu se irá ceder ao pedido da universidade.
A greve que é nacional, completa 50 dias hoje, mas pode acabar ainda nessa semana casa a greve seja considera ilegal pelo Supremo Tribunal de Justiça, como explica Messias.


Passa bem o bebê encontrado em um bueiro

O bebê abandonado dentro de um bueiro, em Londrina, norte do Paraná, recebeu alta nesta semana. A criança foi levada para um abrigo e será encaminhada para adoção. A menina foi encontrada suja de sangue e com o cordão umbilical, em um bueiro com cerca de dois metros de profundidade, há duas semanas. Um morador que passava pelo local ouviu o choro da criança e deu os primeiros socorros. Segundo a polícia, ainda não há pistas da mãe do bebê.

Atlético, Petraglia, Ducci e Beto: um problemão político

 A escolha da proposta do ex-presidente do Atlético, Mário Celso Petraglia para concluir as obras na Arena da Baixada para a Copa de 2014 resolve um problema de infraestrutura e cria outro maior ainda na política. O fato é que o governador Beto Richa já disse para gente muito próxima dele que se nega a conversar, quem dirá negociar com o ex-dirigente do rubro-negro. A mesma postura deve ser seguida pelo prefeito Luciano Ducci.
Petraglia participou da coordenação financeira da campanha de Osmar Dias e já admitiu que trabalhará em prol da campanha de Gustavo Fruet pela prefeitura de Curitiba. Modos que, o clima não é dos melhores e agora o angu está formado.

Linha Verde vai ter duas novas linhas de Ligeirão

Duas linhas do Ligeirão vão ser criadas na Linha Verde Norte. Vai ser implantada a linha Pinheirinho-Atuba e a Atuba-Centro. No total, a  Linha Verde deve ampliar em 25 por cento o sistema de canaletas exclusivas do Expresso, vai passar de 71 para 90 quilômetros. O objetivo é criar alternativas para quem usa o transporte público, é o que explica o presidente da URBS, Marcos Isfer.

Os ônibus usados no ligeirão são os chamados Mega BRT, com 28 metros de comprimento e capacidade para 250 passageiros.

Beto Richa libera R$ 34,3 milhões para recapear ruas de 177 municípios

O governo do Paraná vai fazer um repasse de mais de 34 milhões e 360 mil reais para recapear ruas de 177 municípios do Estado. Cada cidade vai receber em média entre 180 mil e 220 mil reais.Para o governador Beto Richa, os recursos devem ajudar a melhorar as estradas que sofreram com as fortes chuvas no começo do ano.
Os recursos fazem  parte do Programa de Recuperação Asfáltica de Pavimento.

Menina de 5 anos morre ao cair de prédio em Curitiba

Uma menina de 5 anos caiu do décimo terceiro andar de um prédio, na rua José Loureiro, na região central da cidade. A altura da queda é de aproximadamente 39 metros e a menina morreu na hora. Segundo informações do corpo de bombeiros, a menina não morava no local. Ela e a mãe estavam no prédio para comprar material escolar. A menina passeava pela casa e foi até ao quarto. Lá ela foi brincar em uma cama, abriu a janela, que não tinha nenhuma proteção, e antes de cair ela ainda se enroscou no varal da janela.  Para o perito do Instituto de Criminalística, Silvestre Ornelas, a queda foi uma fatalidade.

Médicos decidem manter descredenciamento com planos de saúde

Os médicos do Paraná decidiram manter a posição do descredenciamento individual diante da falta de negociação com os planos de saúde. Ontem a comissão estadual de honorários médicos se reuniu para discutir o assunto. Participaram do encontro representantes de oito sociedades científicas e membros da Associação Médica do Paraná, do Conselho Regional de Medicina e do Sindicato dos Médicos do Paraná. De acordo com o presidente estadual da associação médica, José Fernando Macedo, há uma dificuldade em negociar com os convênios.
 

A Linha Verde deve ser integrada à Região Metropolitana


A ordem de serviço para o começo da primeira fase das obras da Linha Verde Norte foi assinada hoje de manhã.  A obra é de dois quilômetros e trezentos metros e vai do Jardim Botânico até a Avenida Victor Ferreira do Amaral. O custo é de 52 milhões de reais com recursos da prefeitura e da agência Francesa de Desenvolvimento. Segundo o prefeito Luciano Ducci a obra deve ficar pronta em um ano.

Richa comenta investigação sobre Derosso

  Após voltar de uma viagem particular para o México, o governador Beto Richa comentou sobre a investigação sobre os contratos de publicidade fechados com empresa Oficina da Notícia, de propriedade da esposa do atual presidente da Câmara João Claudio Derosso. Richa disse que qualquer denúncia deve ser investigada.


Carli entrega passaporte

O ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho entregou o passaporte à justiça no fim da tarde desta segunda-feira. A entrega atende a uma ordem judicial do Tribunal de Justiça do Estado. Com isso, o ex-parlamentar fica impedido de deixar o país até o julgamento. A informação foi confirmada pelo cartório judicial da Segunda Vara do Tribunal do Júri
de Curitiba ao advogado Elias Mattar Assad, que representa a família de uma das vítimas do acidente ocasionado por Carli Filho. Em 2009, o carro do ex-deputado se envolveu em um acidente que resultou na morte de dois jovens. Segundo o processo, Carli Filho dirigia em alta velocidade e estaria embriagado.

Proposta de Petraglia é escolhida para obras da Arena

A proposta do ex-presidente do Atlético, Mário Celso Petraglia, foi a escolhida para concluir as obras na Arena da Baixada para a Copa de 2014. A decisão foi anunciada ontem à noite, em uma reunião do conselho deliberativo do clube. A proposta de Petráglia venceu com cento e dezenove votos. O Atlético deve comandar a reforma por conta própria sem a participação de uma empreiteira, como explica o secretário estadual de assuntos do Mundial, Mário Celso Cunha.

População reclama do atendimento nos postos de saúde de Curitiba

Demora no atendimento e falta de remédios. Essas são as reclamações mais freqüentes nos ouvintes da BandNews FM em relação aos postos de saúde de Curitiba. Esta semana, o corretor de imóveis José Antonio Correia entrou em contato com a rádio para denunciar a demora no atendimento no postinho na Vila Lindóia. Ele estava com falta de ar e tontura e procurou um médico. Na unidade de saúde do bairro, só conseguiu marcar consulta para o dia 2 de setembro.

Em instantes a cidade em discussão no Tribuna da Massa. Você pode participar

Em instantes no Tribuna da Massa vamos discutir a decisão do presidente do Senado José Sarney de absolver Requião das denúncias de agressão contra um repórter da Band em Brasília. Será corporativismo? Já já tem as sapatadas do dia.
Ainda as denúncias de corrupção que continuam batendo a porta do Dnit Brasil afora. A faxina deve chegar ao Paraná.  
Tragédia. Uma criança de 5 anos morre ao cair de prédio no centro de Curitiba.
E violência que cresce assustadoramente. Em Colombo foram registrados 100 homicídios em apenas 6 meses. Você participa da programação aqui pelo blogdajoice.com ou pelo twitter que é o @joicehasselmann.

Novo Tribuna da Massa, no canal 4, SBT

O Tribuna da Massa começa a ser redesenhado com a participação direta dos cidadãos de Curitiba e Região. Você participa com sugestões, críticas e opniões aqui pelo blogdajoice.com. É o Jornalismo Comunitário com opinião contundente às 12h40, no SBT, canal 4.
 Veja chamada do Tribuna da Massa com participação de Joice Hasselmann:

Ademar Traiano será o entrevistado no próximo Olho no Olho

 O líder do governo na Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB), estará aqui nos estúdios da BandNews FM na próxima segunda-feira, dia primeiro de agosto, Olho no Olho com Joice Hasselmann. Além da denúncia de ter empregado o filho na Casa com salário de 25 mil reais, acima do teto permitido por lei, Traiano vai fazer um balanço dos seis meses à frente da liderança, falar sobre os projetos do governo, a saída de Gustavo Fruet do PSDB e muito mais. O BandNews Curitiba Edição da Manhã começa a partir das nove horas da manhã. Você pode mandar perguntas e sugestões desde já pelo e-mail: pauta@bandnews.fm.br e pelo twitter.com/Bandnewsfmctba. Outro canal de comunicação é o blogdajoice.com. O telefone da nossa produção é 3240-3696.

Chefe do órgão no Paraná corre risco de demissão


Apadrinhado de Luiz Antônio Pagot, o superintendente do Dnit no Paraná, José da Silva Tiago, deve de ser demitido assim que o governo federal comece a reorganizar as superintendências regionais dó órgão pelo Brasil. Em Brasília, a superintendência paranaense é considerada uma das que apresentam as denúncias mais graves – entre elas, nas obras do Contorno Norte de Maringá e da Estrada da Boiadeira.
Pelo menos 15 das 23 superintendências regionais do Dnit devem mudar de comando devido a problemas. As motivações para a troca são a existência de irregularidades graves em obras ou a ligação com suspeitos de envolvimento em ilicitudes no Ministério dos Transportes. José da Silva Tiago é ex-chefe do extinto Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DNER) em Mato Grosso e tem ligações estreitas com Pagot desde quando trabalhava no Centro-Oeste. Além disso, pelo menos duas obras tocadas pelo Dnit no Paraná apresentam irregularidades. Uma delas é a construção do Contorno Norte de Maringá, que deve custar mais de R$ 300 milhões. Um dos trechos da obra, de acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU) apresentou sobrepreço de R$ 10,5 milhões.
A outra é a pavimentação da BR-487 – a Estrada Boiadeira, no Noroeste do estado que está paralisada por suspeitas de fraude na licitaçãoAlém do Paraná, são consideradas superintendências problemáticas pelo Planalto as de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul – todas alvo de investigações. Os “ajustes” nos escritórios regionais do órgão foram confirmados pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que ressaltou que isso só será tratado num segundo momento. Informações de bastidores, porém, dão conta de que o governo tenta convencer os superintendentes do Dnit a colocarem o cargo à disposição, para evitar maiores desgastes.

Luiz Antônio Pagot pede demissão do Dnit

Da BandNewsFm SP
Luiz Antônio Pagot antecipa a volta das férias e pede demissão do cargo de diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. É o 17º servidor ligado ao Ministério dos Transportes a deixar o posto por causa de denúncias de superfaturamento em obras públicas que surgiram há quase um mês.

Deputados que compõem a CPI dos portos vão a Paranaguá

Os deputados que compõem a CPI dos Portos vão a Paranaguá na manhã desta quinta-feira. A visita técnica vai buscar informações sobre o funcionamento dos terminais de fertilizantes, álcool e contêineres.  Além de vistoriar os terminais públicos, eles também vão buscar os documentos solicitados à Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) referentes a licitações, aditivos e chamamentos públicos feitos a partir de2006.  A CPI tem o objetivo de investigar as denúncias de irregularidades nos portos paranaenses.

Problema nos Transportes ‘tem 20 anos’, diz ex-ministro

Da Folha
O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), disse nesta segunda-feira que os problemas no Ministério dos Transportes “têm 20 anos” e que existe uma “instabilidade política muito grande” dentro da pasta.
Ele falou que, como ministro da Justiça no segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, chegou a investigar as irregularidades nos Transportes.
“Todo mundo sabe que é um problema que tem 20 anos dentro daquele órgão. É muito bom que a presidenta [Dilma] tenha modificado todo mundo”, disse o governador. 

Juízes paranaenses têm a terceira maior carga de trabalho do país

Da Gazeta do Povo
Os juízes de primeiro grau da Justiça Estadual do Paraná têm a terceira maior carga de trabalho do país, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O relatório Justiça em Nú­­meros de 2009 – o levantamento mais recente – mostra que há uma média 8.193 processos por magistrado. É como se cada juiz tivesse de analisar 40 processos por dia para dar conta de todo o trabalho (um ma­­gistrado trabalha cerca de 200 dias por ano, cinco dias na semana). Na média nacional são 6.163 processos por magistrado, o equivalente a 30 processos diários por juiz.
O relatório revela ainda que a taxa de congestionamento (processos que aguardam julgamento) do estado, no primeiro grau da Justiça Estadual, é a segunda mais alta do país – perde apenas para o Piauí, que apresenta índice de 85%, contra 80% no Paraná. Isso significa dizer que, no Paraná, de cada 10 processos que tramitaram em 2009, apenas dois foram finalizados. A média nacional de congestionamento da primeira instância da Justiça Estadual é de 62%.