JOICE HASSELMANN
O volume de apreensão de contrabando na fronteira do Brasil com o Paraguai já é 31% maior nos seis primeiros meses deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. Até o fim de junho, a Receita Federal apreendeu mais de 64 milhões e 700 mil dólares, ou o equivalente a mais de 102 milhões de reais. No mês, os produtos que tiveram o maior crescimento percentual foram eletrônicos, com uma alta de 54%; e cigarros, com 41%. Já em valores absolutos, os veículos somaram pouco mais de três milhões e 840 mil reais, em uma média de 9 apreensões por dia.
A sessão desta segunda-feira da Assembleia Legislativa do Paraná não foi suspensa por muito pouco. Às 14h45 apenas 22 dos 54 deputados estavam em plenário. Segundo um acordo de lideranças anunciado pelo presidente Valdir Rossoni na semana passada, as sessões só terão início se no mínimo 18 deputados estivem no plenário. O deputado Waldyr Pugliesi (PMDB) foi o décimo oitavo a registrar presença. Depois de ele fazer a confirmação, a sessão foi oficialmente aberta. Pugliesi tem uma explicação para o fato de os deputados chegarem tarde na Assembleia. Ele explica que os parlamentares tem outros compromissos além de das sessões plenárias.

O homem preso em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, na semana passada, não tem nenhuma relação com a chacina que provocou cinco mortes, entre elas de um ambientalista, em abril deste ano. A possibilidade de que ele seria um dos envolvidos foi levantada pelos policiais que fizeram a prisão, mas investigadores que apuram o caso descartaram a participação dele. O homem continua detido, por outros crimes. Até agora nenhum envolvido com a chacina foi preso. As investigações continuam para identificar os culpados pelos crimes.


O ex-deputado federal Gustavo Fruet está mais longe do PMDB. O partido tem eleição do diretório municipal no domingo e apenas uma chapa foi inscrita para a disputa. Roberto Requião se candidatou para a presidência municipal. Rafael Greca fica na vice-presidência, e o atual presidente municipal, Doático Santos, será o secretário geral. A chapa foi inscrita na sexta-feira e o prazo terminou no domingo. Requião defende a candidatura do ex-prefeito Rafael Greca nas eleições à Prefeitura do ano que vem. Fruet também é candidato, mas tem encontrado dificuldades dentro no PSDB e estuda ir para outra legenda. O deputado Nereu Moura, do PMDB, afirma que a chapa única para o diretório afasta qualquer possibilidade de aliança com Fruet. Moura diz que essa composição foi imposta por Requião, que passou um verdadeiro rolo compressor no partido.



Os servidores sem função da Assembleia Legislativa do Paraná têm até hoje para pedir transferência para uma secretaria do governo do Estado. São 180 funcionários que estão sem trabalho na Assembleia. Segundo o presidente Valdir Rossoni, cerca de 70 permanecem sem ter o que fazer. Caso eles não encontrem um serviço, serão mandados para casa e terão salários cortados. A lista completa de quantos servidores foram cedidos para alguma secretaria será divulgada amanhã.

Uma perícia do Instituto de Criminalística deve apontar as causas da queda de um ultraleve, na área rural de Boa Esperança, na região noroeste do Paraná, ontem a tarde. Na queda, a aeronave pegou fogo. Dois homens morreram. Eles faziam um passeio pela região.
O ultraleve pertencia ao agricultor Ercílio Romagnoli. Ele estava na aeronave com Dalto Carlos de Souza, que morava em SP e veio visitar familiares na cidade.
O ultraleve pertencia ao agricultor Ercílio Romagnoli. Ele estava na aeronave com Dalto Carlos de Souza, que morava em SP e veio visitar familiares na cidade.

No último boletim, de 28 de junho, o Paraná registrava cerca de 26 mil casos confirmados desde o começo do ano, com 14 mortes. A incidência tem sido de cerca de mil novos casos a cada quinzena, desde o final do mês de maio.
Pelo menos quatro cidades do Paraná podem aumentar o número de vereadores nas câmaras municipais. Projetos dessa natureza tramitam em Maringá e Foz do Iguaçu. Já em Guarapuava e Ponta Grossa, o aumento já passa a valer nas próximas eleições. No legislativo de Maringá, a proposta é aumentar de 15 para 23 parlamentares. Em Foz do Iguaçu, o aumento será de 15 para 21 vereadores. O autor do projeto em Foz, Hermógenes de Oliveira, justifica o pedido afirmando que os gastos não serão alterados. Para isso, os parlamentares devem cortar salários de assessores.

O recadastramento
biométrico dos eleitores de Curitiba completa 100 dias nesta sexta-feira. Desde o dia 29 de março, quando o Tribunal Regional Eleitoral começou a chamar a população, foram recadastrados mais de 260 mil eleitores, de um total de um milhão e 309 mil.
O número representa 20% do total que forma o colégio eleitoral curitibano. A média diária de atendimento tem sido de cerca de 3 mil e 500 eleitores. O recadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores da capital, e deve ser feito até janeiro.

O número representa 20% do total que forma o colégio eleitoral curitibano. A média diária de atendimento tem sido de cerca de 3 mil e 500 eleitores. O recadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores da capital, e deve ser feito até janeiro.


Cerca de R$16 bilhões estarão disponíveis pelo Pronaf, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. O Paraná foi escolhido porque dados do Ipardes revelam que 81% dos estabelecimentos agropecuários no estado se enquadram na categoria de agricultura familiar.

Os consumidores que receberam contas pelos Correios com atraso não podem ser obrigados a pagar juros. A BandNews FM noticiou nos últimos dias que moradores de Curitiba tem recibo cartas com até três meses de atraso. No caso de boletos, os consumidores têm dificuldade de fazer o pagamento em dia. A coordenadora do Procon, Cláudia Silvano, explica que o cidadão não pode ser penalizado pelo atraso na entrega das correspondências e deve negociar com as empresas e bancos formas alternativas de pagar a conta.


A nomeação de Maurício Requião, como conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná está dentro da lei, na opinião do presidente do TC, Fernando Guimarães. Ele foi o entrevistado do quadro Olho no Olho com Joice Hasselmann de hoje. Maurício foi nomeado quando o irmão dele, Roberto Requião era governador do estado. O conselheiro foi afastado do cargo por alegação de nepotismo e o caso aguarda julgamento no Supremo Tribunal Federal. Neste ano, o ato de nomeação foi cancelado e um novo conselheiro foi eleito, Ivan Bonilha, que tomou posse hoje. O presidente do TC defende que a vaga é de Maurício Requião.

Dezesseis dos cinquenta e oito presos que fugiram da delegacia de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, foram recapturados. A fuga aconteceu nesta madrugada por volta das quatro horas da manhã. Os detentos escaparam depois de cavar um túnel de cerca de dez metros que dá acesso ao terreno ao lado da delegacia. Segundo o delegado titular, Gil Rocha Tesseroli, o local possui câmeras de segurança, mas os equipamentos não registraram a ação dos detentos.

O Congresso Nacional vota a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano que vem até quinta-feira. Não haverá votações no Plenário da Câmara nesta semana, conforme acordo dos líderes partidários, para que a LDO possa ser votada. O Congresso só pode entrar em recesso após a aprovação da LDO.
O projeto ainda se encontra na Comissão Mista de Orçamento. Na semana passada, os líderes dos partidos na comissão fecharam acordo para votar nesta semana o parecer final do relator, deputado Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG). O presidente do colegiado, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), marcou reuniões entre amanhã e quinta-feira para garantir a votação. Mas a expectativa dele é que a deliberação ocorra no primeiro dia de reunião, ficando para quarta-feira a análise da proposta pelo Plenário do Congresso.
Como parte do acordo, o relator leu seu parecer, permitindo a abertura de prazo para a apresentação de destaques. Esse prazo vai até o encerramento da discussão.


O ex-governador Orlando Pessuti passou a última semana percorrendo o Estado, preparando seus candidatos às convenções municipais do PMDB, que acontecem no próximo domingo. Esteve em Londrina, Apucarana, Jaguapitã, Santa Isabel do Ivaí e Paranavaí, acompanhado do senador Sérgio Souza (PMDB). No domingo, os dois participaramm da Festa do Carneiro no Buraco em Campo Mourão. Amanhã seguem a Francisco Beltrão acompanhando a presidenta Dilma Roussef no lançamento do Plano.
O presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Fernando Guimarães, afirma que a vitaliciedade do cargo é uma garantia extremamente importante para dar garantia ao conselheiro no desempenho de funções.
Guimarães defende que o mandato de conselheiro seja de 8 ou 10 anos, mas irrevogável durante este período. “Poderíamos ampliar as vagas para os concursados, que podem ser indicados em lista tríplice por entidades de classe, pelo governo do Estado e aprovados pela Assembléia Legislativa” – argumenta ele.
Mesmo com a presença de políticos, pessoas intimamente ligadas ao mundo político e até de parentes de políticos dentro do Tribunal de Contas, o presidente do TCE, Fernando Guimarães, garante que o Tribunal é isento.
“Eu afirmo isso com base em todas as decisões que tomamos”- avalia ele. Guimarães diz que está em andamento a implantação de um plano de comunicação adequado, com o lançamento de um site para a divulgação de todas as decisões do tribunal.
“A população tem como acompanhar e julgar se estamos sendo isentos ou não” – afirma o conselheiro.
Durante este período em que o Tribunal de Contas do Estado está com um conselheiro a menos, houve a necessidade de fazer ajustes para manter o funcionamento normal do TCE.
Segundo o presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Fernando Guimarães, a presidência do TCE teve que acumular as funções de superintendente da 7ª Inspetoria. “Também em algumas sessões, precisávamos de fórum qualificado, e a ausência de um conselheiro dificultou um pouco, mas demos conta do recado” – garantiu ele.
O presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Fernando Guimarães, afirma que não haverá impedimentos para que Ivan Bonilha julgue contas ou processos da Prefeitura de Curitiba ou do Governo do Estado.
Bonilha já foi procurador do município e, agora, é procurador do Estado. De acordo com Guimarães, “o novo conselheiro pode ter impedimentos individuais ou não, mas não são impedimentos objetivos.”
O presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Fernando Guimarães, entrevistado do quadro Olho no Olho com Joice Hasselmann, reafirma que não vê ilegalidade na eleição de Maurício Requião para o TCE.
“Não mudo minha posição. Não há nepotismo no caso. A escolha de Maurício Requião foi feita pela Assembléia Legislativa e não pelo Governador Roberto Requião” – afirmou ele. “Mas não vou questionar as decisões do Supremo (Tribunal Federal) Vou apenas cumprir as decisões.”