PAULO MELO CORUJA NEWS
CH
CH
-
Indústria brasileira registra queda
Com a produção registrando 48,1 pontos e a utilização da capacidade instalada (UCI) abaixo do usual, com 44,7 pontos em junho, a indústria brasileira registrou uma “evidente queda” na demanda no segundo trimestre do ano, sofrendo forte impacto. O diagnóstico é da Sondagem Industrial, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria. Os indicadores variam de zero a cem. Valores acima de 50 mostram evolução positiva, estoque acima do planejado ou UCI acima do usual. “A atividade industrial está perdendo força. Os sinais de desaquecimento existentes no primeiro trimestre se tornaram mais evidentes durante o segundo trimestre, sobretudo em junho”, diz a pesquisa, que ouviu 1.692 empresas entre 1º e 15 de julho, das quais 915 pequenas, 535 médias e 242 grandes. Os empresários informaram que os estoques efetivos em relação ao planejado atingiram 53 pontos, o maior valor desde 2009. “Diferentemente do primeiro trimestre, as empresas acumularam estoques durante todo o segundo trimestre”, registra a Sondagem Industrial, lembrando que tal acúmulo resultou de vendas menores do que as pretendidas.
-
BA: Dilma cancela visita a Juazeiro
A presidenta Dilma Rousseff, que participaria de diversos atos em Juazeiro (BA), no próximo dia 29, adiou a sua visita à cidade. “Recebemos um comunicado oficial da Presidência afirmando que a presidente Dilma não poderá estar presente”, informou o prefeito Isaac Carvalho. Além de participar da Feira Nacional da Agricultura Irrigada, Dilma entregaria casas do programa Minha Casa, Minha Vida e a primeira parte da duplicação da Ponte Presidente Dutra, que liga Juazeiro à cidade pernambucana de Petrolina.
-
Projeto sobre regras para uso de algemas será votado em agosto
O Projeto de Lei do Senado estabelecendo regras para o uso de algemas em todo o país foi aprovado sob a forma de substitutivo pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, e irá a votação em agosto, quando recomeçam as atividades parlamentares. O exame da matéria em Plenário, porém, aguardará a votação de duas medidas provisórias. Segundo o projeto, do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), fica proibido o uso de algemas como forma de castigo ou sanção disciplinar, por tempo excessivo e quando o investigado ou acusado se apresentar espontaneamente à autoridade policial ou judiciária. Além disso, só será permitido usar algemas no ato da prisão ou em casos de resistência, ou risco à integridade física dos agentes públicos, em operações de deslocamento de presos que praticaram faltas graves ou, entre outros casos, em condenados sob regime disciplinar diferenciado. O agente público que descumprir essas normas incorrerá nas penas previstas para abuso de autoridade. Informações da Ag. Câmara.
-
Câmara Municipal de João Pessoa retorna aos trabalhos na próxima terça
A Câmara Municipal de João Pessoa fará a abertura dos trabalhos legislativos do segundo período de 2011, referente ao terceiro ano da 15ª Legislatura, na sessão solene da próxima terça (26), às 9h30, no Plenário da Casa. Foram convidados o prefeito, Luciano Agra (PSB), o presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba (AL-PB), secretários municipais e representantes de diversas entidades.
-
Chagas: A agonia do neoliberalismo
Vale, por um dia, começar além da política nacional, arriscando um mergulho lá fora. O que continua a acontecer na Grécia, Portugal, Espanha, Irlanda e até na França, onde multidões de jovens estão indo para as ruas, enfrentando a polícia e depredando tudo o que encontram pela frente? Tornam difícil a vida do cidadão comum, não só em Atenas, Lisboa, Madri, Dublin e Paris, mas em muitas cidades desses países. Por que?
-
Noruega: suspeito dos atentados se diz 'fundamentalista cristão'
O norueguês Anders Berhing Breivik, 32, foi acusado formalmente neste sábado (23) pela polícia da Noruega dos dois atentados na sexta (22), que mataram pelo menos 92 pessoas - na maior tragédia no país desde a Segunda Guerra Mundial - escreveu um manifesto de mil e quinhentas páginas detalhando os preparativos para os ataques e convocando uma "Guerra Civil Cristã" para defender a Europa "contra a ameça da dominação islâmica", diz o New York Times. O jornal especulou, inicialmente, que radicais islâmicos poderiam ser os autores do massacre, após um grupo terrorista, ligado à rede Al Qaeda, ter assumido a autoria e, depois, desmentido. A polícia norueguesa descobriu na rede social Facebook que Christian adora armas e é obcecado com o que chama de "ameaça" do multiculturalismo e da imigração de muçulmanos. A Noruega é um dos países mais abertos à imigração na Europa, e se recusa a restringir o acesso de estrangeiros. A polícia também descobriu um diário, onde o terrorista detalha os preparativos para os ataques à ilha de Utoeya e à sede do governo em Oslo. Alguns analistas políticos internacionais viram nos ataques a manifestação de uma anti-Jihad, uma "guerra santa cristã" contra os muçulmanos. A polícia ainda não sabe se Christian agiu sozinho ou tinha comparsas. Ele abriu fogo contra dezenas de jovens num acampamento do Partido Trabalhista, que está no poder, e teria preparado um carro-bomba para explodir o prédio do governo.
- Fotografia é históriaEstrelas apagadas
-
Não é somente no Brasil que se vê cena recorrente como essa, na atmosfera de arquitetura milenar de Roma: pai e filho brincando com uma bola de futebol. Como foi – Foi durante uma viagem à Itália para uma reportagem da Veja que fiz essa foto aí. Lembrei-me dela durante a Copa América que agora termina. Os torcedores brasileiros ouvimos entrevistas com explicações estapafúrdias sobre o péssimo desempenho Seleção. Falo da brasileira, pois a da Argentina é problema dos argentinos. Fica a impressão de que o senhor encarregado de colocar nosso time em campo orienta mal, escala mal e substitui mal os jogadores. Incompreensível um grupo como o que foi disputar a competição jogar sequer o razoável. Impressionante a entrevista que você também deve ter visto na tevê. Uma “estrela” do time fracassado disse com suas palavras que hoje em dia não há mais adversários bobos. Como se as conquistas dos nossos cinco campeonatos mundiais sejam produto da má performance das equipes que enfrentamos. Como se Pelé, Garrincha, Rivelino, Jairzinho, Romário, Ronaldo, Felipão, Feola, Parreira, Zagallo, Taffarel, Carlos Alberto e tantos outros craques verdadeiramente brilhantes vencessem por conta da fraqueza de adversários otários. Engraçado! Orlando Brito
-
Deputado quer benefício fiscal para empresa que contratar presos
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 470/11, do deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), que concede incentivo fiscal à empresa privada que contratar presos dos regimes fechado, semiaberto e aberto ou ex-presos. Pelo projeto, a empresa fica isenta da contribuição social sobre a folha de pagamento com a contratação. Ao mesmo tempo, o projeto prevê que a administração pública, nas esferas federal, estadual e municipal, ao contratar mão de obra terceirizada, deverá reservar um percentual de vagas para presos e ex-presos. O projeto foi encaminhado pelo Conselho Nacional de Justiça. O deputado explica que o subscreveu a fim de viabilizar sua tramitação, já que a apresentação desse tipo de projeto foge da área de competência do CNJ.
-
Vale pretende aumentar investimento para expandir produção de potássio
A Vale poderá investir 4 bilhões de dólares para expandir a mina de potássio em Sergipe se chegar a acordo com a Petrobras para renovar os direitos de exploração da área, afirmou o presidente-executivo da Vale Fertilizantes, Mário Barbosa. Ambas também atuam juntas em alguns blocos petrolíferos no país, e negociam há anos um acordo sobre a extensão do arrendamento pela Vale de concessões que a Petrobras tem em Sergipe desde as décadas de 1960/1970 em minas de silvinita e carnalita, minérios que contêm sais de potássio. "A gente acredita que até setembro tenhamos uma solução para o assunto da carnalita: arrenda, não arrenda, o prazo, etc. Não que tenha assinado algum papel. Estamos conversando com a Petrobras", disse Barbosa. Segundo o executivo, após fechar o acordo a Vale levaria cerca de quatro anos para aumentar a capacidade de produção das atuais 700 mil toneladas para 2,4 milhões de toneladas por ano. Segundo Barbosa, quando as minas de Sergipe forem ampliadas e a produção da empresa na Argentina estiver a pleno vapor, a Vale será capaz de suprir até 40% da demanda brasileira por potássio, que segundo o Instituto Brasileiro de Mineração é de 6 milhões de toneladas anuais. Atualmente, a mina de Sergipe é a única fonte de potássio no Brasil e abastece apenas 10% do consumo nacional. O restante é importado. Informações da Reuters.
-
RJ: começam a operar os Centros de Gerenciamento Aeroportuários
Entraram em operação na última quinta (21) os Centros de Gerenciamento Aeroportuário do Aeroporto Internacional do Galeão e do Aeroporto Santos Dumont, ambos no Rio de Janeiro. A implantação dos CGAs integra as diretrizes da Secretaria de Aviação Civil, e tem como objetivo gerir a operacionalidade dos aeroportos em tempo real, conceber e implantar medidas para melhorar o fluxo operacional do aeroporto e aprimorar o atendimento aos passageiros e aeronaves. Participam do CGA representantes da Infraero, Agência Nacional de Aviação Civi, Polícia Federal, Receita Federal, Vigilância Sanitária, Vigilância Agropecuária e companhias aéreas. A gestão ocorre de maneira compartilhada, baseada nas informações e recursos disponibilizados pelos integrantes do Centro. Já estão em operação também os CGAs dos aeroportos internacionais de Guarulhos (SP), Brasília (DF) e Confins (MG). O Aeroporto de São Paulo/Congonhas será o próximo a contar com as instalações.
-
Deputado quer pena maior para quem constranger crianças e adolescentes
Projeto de Lei do deputado Sandes Júnior (PP-GO) aumenta a pena do crime de constrangimento ou vexame de crianças e adolescentes por parte de quem mantém autoridade, guarda ou vigilância sobre elas. Atualmente, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, a pena é de detenção de seis meses a dois anos. Pela proposta, a pena será de reclusão de dois a quatro anos. O autor diz que a proposta busca atacar o problema do ciclo contínuo de violência contra crianças, transmitido de geração a geração. “A vítima vai repetir o padrão com os irmãos menores, com os colegas da escola, mostrando-se muitas vezes inapta ao convívio social, ou simplesmente reproduzindo este padrão em seus próximos relacionamentos afetivos, com sua mulher ou marido, com seus filhos. Nem todo agredido se tornará um agressor, mas pode-se dizer que todo agressor foi vitimizado quando criança”, afirmou.
-
Lula: o retorno
Não está fácil entender o ex-presidente Lula. Depois de ampla maratona pelo exterior, dedica-se agora ao interior, percorrendo obras que deixou inacabadas e visitando cidades carentes de realizações variadas. Lá fora, fazendo conferências, aliás, muito bem remuneradas, dava a impressão de estar disputando algum alto cargo internacional, hipótese que não se confirmou. Aqui dentro, viajando, deixa a nítida impressão de estar em campanha para outro cargo que sabemos muito bem qual é.