PAULO MELO CORUJA NEWS
CH
CH
-
Senadora acredita que texto do Código Florestal deve voltar à Câmara
A senadora Kátia Abreu (PSD-TO) disse nesta segunda (15) que o Senado deverá votar o texto do Código Florestal até o final de outubro, mas que com as prováveis mudanças deverá retornar para a Câmara dos Deputados. "Ele será aprovado pela grande maioria dos senadores. A votação da Câmara deverá se repetir", afirmou. Kátia disse também, que a presidenta Dilma Rousseff não deverá se opor ao texto, uma vez que ele seja aprovado pelo Congresso. "Tenho certeza que ela terá a maturidade e nós todos juntos para aprovar uma legislação boa para o Brasil e não apenas para os ambientalistas ou produtores rurais", ponderou.
-
Aldo Rebelo critica ONG e Marina Silva
O deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), relator do projeto de reforma do Código Florestal, acusou nesta segunda (15) o Greenpeace de ser uma organização aventureira e arrogante. “No alto de sua arrogância, eles quiseram intimidar publicamente o Congresso Nacional quando votamos o Código Florestal”, afirmou. Marina também foi citada pelo deputado. “Enquanto Bill Clinton, o diretor do filme Avatar (James Cameron) e a dona Marina Silva se reuniam em hotéis caros, eu descia o Rio Purus (AC) para conversar com a população local”, disse. Aprovado na Câmara, o novo texto do Código prevê a anistia para desmatamentos ilegais feitos até julho de 2008, o plantio em encostas e a criação de gado em topos de morro. Informações do Va
-
CNI: população teme desemprego
A Confederação Nacional da Indústria divulgou um levantamento, nesta segunda (15), no qual afirma que a população está mais preocupada com a manutenção do emprego. O "Índice de Medo do Desemprego" teve média de 81,9 pontos em julho, dentro da escala de 0 a 100. De acordo com a pesquisa, 53,6% das pessoas afirmam não temer o desemprego, já 15,5% disse ter muito medo e 31% dizem ter pouco medo.
-
Kassab reafirma veto ao projeto que cria o 'Dia do Orgulho Heterossexual'
O projeto de lei do vereador Carlos Apolinário, que institui o Dia do Orgulho Heterossexual, aprovado pela Câmara Municipal de São Paulo, será vetado pelo prefeito Gilberto Kassab, que classificou a data como “incompreensível”. Segundo Kassab, a decisão foi tomada após uma análise minuciosa. Ele informou que o veto será encaminhado assim que o projeto chegar ao Executivo. “É um dia como qualquer outro que a Câmara aprovou, e ela tem aprovado diversos ao longo de sua história, mas esse especificamente trata de uma comparação que foi feita de maneira indevida”, disse. Para Kassab, os heterossexuais não são uma minoria e, por isso, não deveriam ter um dia dedicado a eles. “São pessoas que têm uma rotina de vida, que não estão sendo agredidos. Portanto, do ponto de vista político, seria incompreensível e essa é a razão do nosso veto, que será ainda encaminhado.”
-
RJ: Prefeitura aumenta número de equipes de monitoramento de bueiros
O secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos do Rio de Janeiro, Carlos Roberto Osório, disse nesta segunda (15) que a Prefeitura da capital vai aumentar o número de equipes responsáveis pelo monitoramento dos bueiros com risco de explosão. Segundo ele, a iniciativa vai agilizar a fiscalização da rede subterrânea da cidade. “Nós estamos agregando mais equipes, vamos chegar a ter uma capacidade de realizar 500 inspeções por dia, a previsão é aumentar nesta primeira fase de duas para cinco equipes”, disse. O secretário afirmou ainda, que as inspeções estão concentradas no centro do Rio, local com mais chances de explosão, mas que aos poucos serão estendidas para as demais regiões. O trabalho é fruto de um acordo entre a Prefeitura, o Ministério Público do estado e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.
-
Pastor preso na operação Voucher pede doações para cobrir fiança
O pastor Wladimir Furtado, dono da Conectur, investigada pelo desvio de recursos no Ministério do Turismo, pode ser preso novamente. Ele disse publicamente na manhã desta segunda (15) que não tem dinheiro para cobrir o cheque caução que deu para pagar a fiança de R$ 109 mil e deixar a prisão na madrugada do último sábado (13). Em entrevista a uma rádio e uma TV locais, ele pediu doações de cem a mil reais para fiéis e amigos, a serem depositadas na conta da mulher dele, que assinou o cheque. "Guarde o comprovante que vamos devolver o seu dinheiro depois", disse ele em entrevista à TV. "Nós moramos no Amapá, gostamos do Amapá, respondemos por dez anos pela prefeitura (de Ferreira Gomes) e nunca precisamos ser presos", afirmou. Segundo o advogado do pastor, Maurício Pereira, o cheque assinado pela mulher de Wladimir não tem fundos. Se não conseguir as doações de parentes, amigos e pessoas da igreja, ele, por iniciativa própria, se reapresentará à Justiça Federal. Nesse caso, poderá ser preso novamente.
- Fotografia é históriaO último amistoso
-
Pode não parecer, mas essa foto tem muito significado. Registra um momento importante da vida política do Brasil: o fim do bipartidarismo, implantado no País pelo Golpe de 1964. Foi a última peleja entre os parlamentares da ARENA e do MDB, partidos de apoio e de oposição aos governos militares. Brasília, 1979. Como foi – O jornalista Sérgio Ros era diretor da extinta semanal Manchete e achou que distante do Congresso os políticos podiam ter um diálogo mais ameno e discussões menos acaloradas. Convidou deputados e senadores dos dois únicos partidos admitidos pela lei para uma partida de futebol no gramado da revista. Fotógrafo do Globo, não perdi a chance de registrar esse momento. Entraram em campo vários expoentes da política. Por exemplo, os jovens Roberto Freyre e Álvaro Dias atacando pelo MDB, que aparecem aí na foto. Defendendo a ARENA, Paulo Lustosa, Carlos Wilson – recentemente falecido – e até o então ministro Jair Soares, da Previdência Social. Não me recordo do placar final do amistoso. Mas sei que poucos dias depois, quando a Emenda Constitucional número 25 permitiu a criação de novas agremiações partidárias, todos os “atletas” procuraram siglas agora permitidas. Uns mudaram para o novo PMDB ou para o PDS, a antiga ARENA. Outros para partidos criados com a volta dos exilados depois da anistia e a redemocratização do Brasil. Orlando Brito.
-
Deputado acusa polícia da Guiana de assassinar brasileiros na fronteira
A polícia da Guiana Francesa está assassinando brasileiros ilegais no país vizinho, que atravessam a fronteira para trabalhar em garimpo. A denúncia é do deputado estadual Paulo José (PR-AP), presidente da Comissão de Relações Exteriores da Assembleia do estado do Amapá. A região de maior incidência é a de Saints Georges, do outro lado do rio Oiapoque (AP). Com a construção da ponte transfronteiriça, recentemente aberta, a situação piorou. O próprio deputado, em incursão recente, flagrou uma brasileira agonizando após ser alvejada por tiros. Outro corpo de outro brasileiro foi encontrado próximo a ela. "Antes de morrer ela acusou os policiais da Guiana", diz Paulo José, que visitou o Itamaraty em Brasília, semana passada, e reforçou o pedido para que o Ministério das Relações Exteriores abra um posto avançado no estado. Muitos brasileiros trabalham ilegalmente em garimpos na Guiana e têm sofrido represálias das autoridades. O Itamaraty informou à coluna que já possui o Erenor - Escritório de Representação do MRE na Região Norte, em Manaus, que assiste aos brasileiros.
-
Gilmar Mendes: 'temos juízes amedrontados em toda parte do globo'
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, disse nesta segunda (15) que o assassinato da juíza Patrícia Acioli é um fato grave e que afeta todos aqueles que têm a missão de combater o crime. Segundo ele, o governo deve tomar providências para evitar que fatos como este tornem a ocorrer. “Nós temos juízes amedrontados em toda parte do globo. Não queremos isso no Brasil”, disse. Mendes acredita que o fato demonstra o crescimento da ousadia do crime organizado. “Quando se mata um juiz porque ele está exercendo sua função, é preciso ficar preocupado”, afirmou. Patrícia foi morta com 21 tiros, em frente à sua casa, no Rio de Janeiro, na semana passada.
-
Morte de juíza teria sido comemorada por policiais em churrasco, diz primo
O assassinato da juíza Patrícia Lourival Acioli, morta na última quinta (11) em Niterói, teria sido comemorado com um churrasco com a presença de policiais, neste final de semana, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. A afirmação foi feita por Humberto Nascimento, primo da magistrada, durante protesto realizado por amigos e parentes da vítima em frente à 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, no início da tarde desta segunda (15). Humberto ainda criticou a postura do Governo do Estado, que descartou a colaboração do Polícia Federal (PF) no caso. "Isso é uma decisão do governador, não pdoemos fazer nada a respeito. Queríamos a presença da PF pelo menos como observadora. Qualquer ajuda é bem-vinda. Se o governador decidiu assim, ele terá que dar uma resposta rápida", afirmou. Informações do Jornal O Dia.
-
Dilma sanciona LDO com 32 vetos
O Ministério do Planejamento informou nesta segunda (15) que a presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2012 já aprovada pelo Congresso. Foram feitos 32 vetos ao texto, um deles é relacionado ao teto de 0,87% do Produto Interno Bruto para o déficit nominal, que segundo o governo é equivalente a um limite para as despesas do governo e “basicamente os juros que incorrem sobre a dívida pública, com efeito sobre a política monetária, haja vista que limitaria o campo de atuação desta para fins de cumprimento da meta de inflação”. Também foram vetados o dispositivo que previa que a programação orçamentária e financeira de 2012 teria como base para redutor da meta primária o montante constante da Lei Orçamentária do próximo ano e a reserva para criação ou expansão de despesas obrigatórias, dentre outros pontos. A sanção foi publicada no Diário Oficial da União de hoje.
-
Câmara Distrital proíbe nepotismo
A Câmara Distrital do DF vai proibir, a partir de hoje, o nepotismo na Casa. Foi publicado nesta segunda (15), no Diário da Câmara Legislativa, o Ato da Mesa Diretora nº 90/2011, "que veta a nomeação de parentes para funções de confiança, cargo em comissão ou gratificação na estrutura administrativa da Casa", informa o portal da Câmara. "A proibição alcança cônjuges ou companheiros e parentes consanguíneos ou afins até o terceiro grau, em linha reta ou colateral".
-
Receita começa a pagar terceiro lote
A Receita Federal libera nesta segunda (15) o dinheiro do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2011. Estarão liberadas também restituições de lotes residuais das declarações de 2010, 2009 e 2008. Para saber se está nos lotes, o contribuinte deve consultar a página da Receita na internet ou ligar no ReceitaFone (146).