30 DOS MINISTROS NO 7 DE SETEMBRO

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Lula vai apoiar Manuela D'Ávila e Flávio Dino nas eleições de 2012

Foto EX-PRESIDENTE LULA
O ex-presidente Lula afirmou em conversa com o presidente do PC do B, Renato Rabelo, que vai apoiar as candidaturas de Manuela D'Ávila (Porto Alegre) e Flávio Dino (São Luís) nas eleições de 2012. Segundo a Folha, o ex-presidente vai tentar convencer os comunistas do país a rejeitar Netinho de Paula, em São Paulo, aumentando o tempo de TV do candidato petista. Informações da Folha de São Paulo.

Brasília: protesto contra a corrupção reúne milhares de pessoas nas ruas

A Marcha Contra a Corrupção reuniu milhares de pessoas nesta quarta (7), no mesmo momento do desfile de 7 de Setembro. A maioria dos participantes levaram faixas sobre o caso da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), livrada da cassação. O caminhada de protesto teve início no Museu da República e foi até o Congresso Nacional. "Essa é uma forma de dizer que país queremos, com moralidade e justiça. É um grito que precisa ser ouvido” disse o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante.

Avião cai na Rússia e mata 44 pessoas

Misha Japaridze/AP Foto AVIÃO CAI E DEIXA PELOS MENOS 44 MORTOS
Um avião de Yakovlev 42 (Yak-42) caiu nesta quarta (7), na Rússia, deixando cerca 44 mortos e apenas um sobrevivente. A queda ocorreu pouco depois de decolar de Iaroslavl às 9h05 (horário de Brasília). Segundo a polícia local, membros de uma equipe de hóquei no gelo, chamada Lokomotiv, estavam no voo. Ao todo seguiam a bordo 45 pessoas, sendo 37 passageiros e oito tripulantes. Segundo o comitê que investiga o caso, a equipe do Lokomotiv foi a terceira colocada no campeonato russo de hóquei de 2011. O clube foi campeão em 1997, 2002 e 2003. Informações do G1.

Lula mantém silêncio sobre seu 'irmão e líder' Kadhafi, o tirano destronado

Ricardo Stuckert Foto LULA ENVERGONHOU OS BRASILEIROS, BAJULANDO O DITADOR
O ex-presidente Lula mantém silêncio constrangido oito meses após o início do levante popular, na Líbia, que derrubou o tirano Muammar Kadhafi. Como presidente, Lula envergonhou os brasileitos ao saudar o ditador como "meu amigo, meu irmão, meu líder", durante um encontro. Esperava-se do petista ao menos palavras de solidariedade a essa figura que subjugou, perseguiu, roubou torturou e matou milhares de líbios durante mais de 42 anos. O aspone para assuntos internacionais aleatórios de Lula, Marco Aurélio Garcia, que influenciou a política externa vexatória daquele governo, e o ex-chanceler Celso Amorim, que fez o Itamaraty se curvar a essa má influência, também permanecem caladinhos sobre o "ídolo" destronado.

Governo prevê 141 mil cargos públicos

A proposta de orçamento enviada pelo governo ao Congresso esta semana prevê a criação de 141 mil cargos e funções e o preenchimento de outras 64 mil vagas no serviço público nos próximos anos, segundo o site Congresso em Foco. De acordo com o projeto de lei orçamentária, os setores com o maior número de oportunidades em 2012 serão a Justiça do Trabalho e o Ministério da Educação (MEC). Metade dos cargos previstos para todo o Judiciário será destinada aos Tribunais Regionais do Trabalho, um total de 4.449 vagas. No Executivo, o MEC contará com o reforço de 33,5 mil novos postos em instituições federais de ensino. A previsão contraria as medidas adotadas pelo governo no início do ano, que incluíam a limitação de gastos com reajustes de servidores, o adiamento de nomeações e novos concursos. O número de servidores prestes a se aposentar e a chegada de grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014, no entanto, exigiram o reforço do quadro do funcionalismo.

Ex-militares protestam durante a festa

Correio Braziliense Foto EX-MILITARES PEDEM REINTEGRAÇÃO
Ex-militares da Aeronáutica fazem protesto desde às 4h30 em arquibancada próxima ao palanque oficial do desfile cívico-militar de Brasília. Eles querem a reintegração à Força Aérea. “Chegamos muito cedo para ficar o mais próximo da presidência possível. Os seguranças tentaram tirar a gente à força, mas recuaram e nos deixaram ficar no local”, diz Luiz Carlos Oliveira, do Rio de Janeiro. O grupo faz parte da Associação Nacional de Ex-Soldados Especializados da Aeronáutica (Anese). Segundo a polícia, o espaço estava reservado para convidados. O líder da Anese em Brasília, Marcelo Lopes, explica que os ex-soldados tem direito de seguir carreira até o posto de sub-oficial. Porém, a Aeronáutica abriu mão de 12.490 concursados em 2001, que agora lutam para voltar aos seus postos. Informações do Correio Braziliense.
 
Fotografia é história
Festa cívico-militar

O então presidente Lula e a primeira-dama Marisa na parada do Sete de Setembro de 2010 Como foi Desde que cheguei à profissão de foto-jornalista, ainda em 1966, raríssimas foram as vezes que deixei de cobrir os desfiles do Sete de Setembro. Ora, se a área do Poder sempre foi meu foco – seja no jornal O Globo ou na revista Veja – não posso deixar de registrar a presença dos presidentes na data mais importante da história do país, o Dia da Independência. Lembro-me que nos tempos do regime militar, a festa era realizada primeiramente no Eixo Monumental Sul e, depois, no Quartel General do Exército. Com a volta dos civis ao Palácio do Planalto, mudou de endereço: a Esplanada dos Ministérios. Foi lá que, no ano passado, fiz essa foto aí, do presidente Lula com Dona Marisa, acenando para a multidão em uma de suas últimas aparições com a faixa de primeiro mandatário do Brasil. Hoje, quem estará no palanque será Dilma Rousseff, a primeira mulher a presidir a Nação. Orlando Brito

Trinta dos 36 ministros vêem o desfile

ABr Foto A PRESIDENTA DILMA VÊ O DESFILE COM O NETO E A FILHA
A presidenta Dilma Rousseff foi pontual e chegou às 9 horas da manhã na Esplanada dos Ministérios para assistir ao desfile cívico desta quarta (7), o primeiro realizado durante seu mandato. Os ministros do Turismo, Pedro Novais, e das Cidades, Mário Negromonte também já estão presentes. Estima-se a presença de cerca de trinta dos 36 ministros. Também estão no espaço das autoridades no evento os ministros Edison Lobão (Minas e Energia), Garibaldi Alves (Previdência), José Eduardo Cardozo (Justiça), Luíza Bairros (Igualdade Racial), Mendes Ribeiro (Agricultura) e Moreira Franco (Assuntos Estratégicos), entre outros.

Governo quer usar pré-sal para financiar a saúde

O governo estuda usar os royalties do petróleo a ser extraído do pré-sal para financiar a saúde. Esta possibilidade surgiu após informações de que não há como o Congresso aprovar um novo imposto para a área. O valor que será destinado à saúde vai depender de avaliações da União, dos Estados e de negociações com governadores. A Câmara votará no dia 28 a regulamentação dos recursos para saúde e a previsão é de que sejam necessários R$ 30 bilhões anuais a mais para a União, Estados e Municípios. O projeto, conhecido por Emenda 29, foi aprovado, com modificações, pelo Senado e deve voltar para a Casa de origem. "É possível, sim, construir uma saída com os royalties do pré-sal para a saúde", informou ao Estado de São Paulo a assessoria do Ministério da Fazenda. "Estamos discutindo e construindo o consenso", completou a assessoria. Informações do Estadão.

Festa da Pátria não terá estrangeiros

A presidenta Dilma Rousseff não receberá nenhum chefe de Estado nesta quarta (7) durante as comemorações do Dia da Independência. Apesar dos convites, presidentes de outros países não comparecerão ao desfile, previsto para começar às 9h, na Esplanada dos Ministérios. Em outros anos a festa recebeu Nicolas Sarkozy, presidente da França e a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner.

Marcha contra Corrupção ganha apoio

Eugênio Nivaes Foto PRES. DA OAB, OPHIR CAVALCANTE
A mobilização para a Marcha da Corrupção, que será realizada nesta quarta (7), a partir das 9h na Esplanada dos Ministérios, ganhou o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). O presidente da OAB, Ophir Cavalcante, explicou que a união das entidades traduz o sentimento da sociedade brasileira de lutar contra a corrupção. O organizador do evento, Rodrigo Montezuma, disse que a expectativa é que o evento reúna 30 mil pessoas: "Nosso objetivo já foi alcançado, que era ter mais inscrições que a Corrida da Cerveja. Temos 22 mil pessoas confirmadas pelas redes sociais, e acreditamos que mais pessoas irão aparecer na hora".

Chagas: a transformação do PT

Ninguém acerta sempre. Como ninguém erra todas as vezes. O país deve muito ao PT, na realidade a única coisa nova formada depois de 21 anos de ditadura, em termos partidários. Uma legenda nascida nos recônditos da indignação nacional e da determinação não apenas da resistência, como foi o extinto MDB, mas da confiança na criação de uma estrutura capaz de representar os anseios da nação que se reciclava. Ao contrário do que se estabeleceu depois, o PT não era  menor do que fundadores, mas muito maior. 

Tensão no Rio com guerra de Exército e traficantes no Complexo do Alemão

Pablo Jacob Foto NOS CÉUS DO RIO, BALAS TRAÇANTES: O TRÁFICO EXIBE SUA FORÇA.
Na véspera do Dia da Independência, pelo menos uma pessoa morreu, atingida por um tiro na nuca, e várias estariam feridas no confrontro entre traficantes do Complexo do Alemão e morros próximos, que não estão ocupados pelo Exército. Um grupo de 50 bandidos tentou invadir por volta das 19h desta terça (6) o complexo de favelas, patrulhado por militares desde novembro de 2010. O líder do tráfico, conhecido como "2D", teria comandado a ação com pelo menos 40 homens bem armados em vários carros, o que impediu moradores de voltarem para casa. É grande a tensão na região, próxima da Linha Vermelha, a principal via de acesso ao aeroporto internacional Tom Jobim.O chefe do bando, ligado ao Comando Vermelho, fugiu de dois morros com a implantação de Unidades de Polícia Pacificadora - UPP. Houve intensa troca de tiros, com balas traçantes cruzando o céu. Pelo menos três carros blindados e cem homens do Exército, além do Bope da PM foram para o local, fechando o acesso às favelas do Complexo. O governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes (PMDB-RJ) ainda não se manifestaram. Os moradores já haviam reclamado da "truculência" da Força de Pacificação na comunidade.