PAULO MELO CORUJA NEWS
JOICE HASSELMANN
O relatório do Tribunal de Contas sobre as aposentadorias irregulares concedidas pela Assembleia Legislativa (conseguido com exclusividade por essa blogueira) diz o seguinte:
O TCE recebeu dois relatórios parciais da Assembléia Legislativa, nos dias 19 de julho e 4 de agosto, contendo 305 casos com possíveis irregularidades.Também foram encaminhadas cópias das Fichas Financeira do período de Janeiro de 2004 a abril de 2011, bem como as fichas funcionais dos servidores aposentados. A grande maioria dessas fichas está incompleta, impossibilitando uma análise mais detalhada de cada situação funcional. Faltam documentos como certidão de tempo de serviço e cálculo de proventos.
As aposentadorias não submetidas ao TCE devem ser encaminhadas para registro, de forma individualizada e instruída com os elementos exigidos em ato normativo, quando será verificada a legalidade da concessão do benefício, que não engloba eventuais pagamentos efetuados após a aposentadoria.
Reinaldo de Almeida César falou sobre a denúncia de que a esposa dele Luciana Galerani está trabalhando no escritório do Senador Roberto Requião no Paraná.
Benedito Pires, assessor de Requião, teria sido nomeado no gabinete do José Sarney na presidência do Senado, onde Luciana estava lotada anteriormente.
O secretário de segurança pública explicou que conhece a esposa há 15 anos e que ela já trabalhava no Senado. “Com a minha nomeação para a Secretaria de Segurança, criou-se um problema: ela precisava se transferir para cá, até por que nós temos filhos em tenra idade” – resumiu ele.
“A solução encontrada pelo próprio Senado foi que ela trabalhasse num escritório de representação de um Senador do Paraná. A presidência do Senado entrou em contato com o Senador Roberto Requião que aceitou essa condição. Eu não interferi em nenhum momento” – conclui Reinaldo de Almeida César.
O edital de licitação para a aquisição do kit de equipamentos e veículos para a montagem dos módulos policiais está em fase de preparação. Segundo o secretario Reinaldo de Almeida César, 400 módulos policiais serão instalados no Paraná:
“boa parte deles em Curitiba” – afirmou ele. Cada módulo será composto por um furgão, duas motos e uma viatura.
O secretário afirmou que a maior dificuldade para cumprir toda esta agenda de alterações na segurança é a limitação imposta pelo orçamento do Estado.
“O orçamento deste ano não foi feito por nós e não prevê todas estas ações.”
O secretário de segurança pública, Reinaldo de Almeida César, informou que a secretaria prepara a integração com a prefeitura de Curitiba. Ele informou que haverá uma reunião hoje para dar sequência à preparação de um projeto assemelhado às UPPs do Rio de Janeiro.
O estudo trabalha com a idéia de haver ações policiais e ações sociais também integradas. Segundo ele, não adianta as forças policiais entrarem nas áreas, desmontar estruturas do crime sem que haja ações que garantam a cidadania da população que vive neste locais.
O Paraná pode adotar o mesmo modelo adotado no Rio de janeiro, onde o sistema 190 é terceirizado e funciona como um Call Center. A empresa terceirizada tem contrato com compromisso de confidencialidade, e a supervisão de oficiais a Polícia que acompanham o processo.
O Secretário Reinaldo de Almeida César afirmou quem a possibilidade está em estudo e se concluído que esta é a melhor solução, tanto o 190 como disque-denúncia 181 serão terceirizados.
Para mostrar como o Paraná está fragilizado diante do crime organizado, o secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, relacionou a diferença da proporcionalidade entre a população e o efetivo policial do Paraná com outros estados.
Ele citou o Mato Grosso do Sul, onde há dobro de policiais em relação à população em comparação com o Paraná. “São Paulo tem 4 vezes mais habitantes e 10 vezes mais policiais. Minas Gerais tem o triplo de população e quatro vezes mais policiais que nós” – afirmou ele.
“Esse é um desafio. A criminalidade organizada não muda de atividade quando a ação policial fica forte. Estas organizações mudam para onde a força policial é menor. Por este motivo, o Paraná corre mais riscos” – explicou.
O secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, afirmou que os Policiais Militares e Civis já aprovados em concurso começam a ser chamados durante esta semana.
Serão contratados, 695 policiais civis e 2.000 PMs. Almeida César informou que o pedido de mais R$ 200 mil da UEL – Universidade Estadual de Londrina – para a conclusão da correção das provas dos candidatos a policiais já está equacionada. Ele destacou que esta contratação é a maior a história do Paraná.
Outros concursos também estão sendo preparados. O edital do concurso para a contratação delegados deve ser publicado no mês que vem. O plano é contratar 400 delegados ao longo de quatro anos. O Paraná tem hoje 270 municípios sem delegado.
Do Josias de Souza
A ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) expressou em entrevista a preocupação do governo com uma iniciativa do procurador-geral da República Roberto Gurgel.
Em ação protocolada no STF, Gurgel pede que seja declarada inconstitucional a lei que institui o RDC (Regime Diferenciado de Contratações).
Gleisi falou ao repórter André Gonçalves. Disse que, sem o modelo que acelera as licitações, as obras da Copa-2014 podem ficar comprometidas.
Preocupa-se sobretudo com os projetos que melhoram a infraestrutura urbana, a cargo de Estados e municípios. Declara que não há um “Plano B”. Abaixo, a entrevista
JOICE HASSELMANN
O vereador Algaci Túlio (PMDB), líder da oposição na Câmara Municipal de Curitiba, mostrou hoje um exemplar da publicação Câmara em Ação, de 2006. De acordo com o vereador, um cidadão comum deixou um exemplar no gabinete dele. O vereador questiona a falta de informações na própria revista, que não diz a tiragem, nem o local da impressão, nem a empresa responsável. O jornal Câmara em Ação era pago com dinheiro do legislativo municipal.
Imagens de câmeras de segurança devem ajudar a polícia a investigar o desaparecimento do engenheiro civil, Renato Moreira Brandão. Equipamentos de um prédio que fica em frente à casa do engenheiro mostram que ele saiu de bicicleta e não teria ido caminhar no Bosque do Papa, que fica perto de onde mora. Desde a semana passada, o engenheiro curitibano de 54 anos está desaparecido e a primeira versão era que ele teria ido caminhar na parte da manhã e não deu mais notícias. O primo do engenheiro, Sérgio Brandão, afirma as imagens são mais uma esperança para reencontrar Renato.
Os médicos do Paraná vão suspender os atendimentos aos planos de saúde nesta quarta-feira. A mobilização será nacional, como forma de protesto pela falta de negociação das operadoras com a categoria. Os profissionais de saúde reivindicam o reajuste dos honorários médicos, além da revisão e regularização dos contratos assinados com os convênios. Até agora, nenhuma operadora chegou a um acordo com a comissão estadual de honorários médicos do estado.
O vereador Jairo Marcelino (PDT) disse hoje que deve seguir para o PSD. Marcelino afirmou que não pode falar de maneira direta, pois o partido ainda não existe oficialmente. Mas que “quer que o PDT cresça e, portanto abre espaço para novos políticos”. O vereador Roberto Hinça, também do PDT e que foi convidado para o PSD, afirmou que ainda não tomou sua decisão.
A bancada de apoio ao governador Beto Richa da Assembleia Legislativa do Paraná quer impedir a instalação da CPI dos pedágios que foi proposta pelo deputado Cleiton Kielse (PMDB). O líder do governo na Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), defende que, uma comissão parlamentar de inquérito para investigar os pedágios só vai prejudicar as negociações entre governo e as concessionárias. Traiano promete usar todos os artifícios para tentar barrar a instalação da CPI.
O Ministério Público Federal e o Ministério Público do Paraná pretendem impedir a instalação de uma empresa do Rio de Janeiro em Pontal do Paraná, litoral do Estado. Os procuradores ajuizaram a ação civil pública conjunta, com pedido de liminar, para vetar, de imediato, a instalação da SUBSEA 7 em Pontal do Paraná. O objetivo do grupo carioca é construir uma base de extração de petróleo e gás natural em área de preservação permanente. Segundo a ação, se a empresa for autorizada pelo IAP e pelo Município, pode ocorrer a destruição de 45 hectares de floresta atlântica, manguezais e outros ecossistemas.
Aposentados da Assembleia Legislativa do Paraná podem começar a ter cortes no benefício nesta semana. O presidente da assembleia, o deputado Valdir Rossoni teve uma reunião com o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Guimarães para discutir a situação dos 305 aposentados da Alep. O TCE apresentou um relatório parcial que apontou irregularidades como o pagamento de um abono de natal. Rossoni disse que vai cortar este pagamento imediatamente. 195 pessoas se aposentaram sem análise do Tribunal de Contas, o que é ilegal. Agora estes servidores terão 30 dias para comprovar que tem direito ao benefício. Caso contrário, a aposentadoria será cortada.
A greve dos funcionários dos Correios completa cinco dias e não tem previsão para acabar. 70% da categoria no estado está parada para reivindicar melhores salários e condições de trabalho. Por conta dessa paralisação, vários serviços estão sendo prejudicados e algumas postagens como o Sedex, chegam com atraso. Para evitar mais transtornos, a assessoria de imprensa dos Correios no Paraná, já registra diminuição nas postagens de objetos e correspondências em várias agências do estado. Hoje representantes dos trabalhadores foram até a assembléia legislativa pedir apoio aos deputados estaduais, mas mesmo assim as negociações seguem sem avanço, como afirma um dos diretores do sindicato dos funcionários, Luiz Antônio Ribeiro.
Amanhã à tarde a categoria deve pedir apoio da Câmara Municipal de Curitiba.
Amanhã à tarde a categoria deve pedir apoio da Câmara Municipal de Curitiba.
Cento e quarenta e quatro aves foram apreendidas em um desdobramento da Operação Liberdade realizada nesse final de semana em Curitiba. As aves são de diversas espécies e três delas estão ameaçadas de extinção. É o que explica o tenente coronel da Policia Militar Ambiental, Daniel Berno.
As obras no aeroporto Internacional Afonso Pena começaram na madrugada de hoje. O aeroporto vai permanecer em obras pelos próximos nove meses para o recapeamento da pista e troca de luminárias. Segundo o superintendente do aeroporto, Antonio Palu, pelo menos oitenta e nove vôos vão ser cancelados no período. Mas a estimativa ainda não está fechada.
O relatório do Tribunal de Contas sobre as aposentadorias irregulares concedidas pela Assembleia Legislativa (conseguido com exclusividade por essa blogueira) diz o seguinte:
O TCE recebeu dois relatórios parciais da Assembléia Legislativa, nos dias 19 de julho e 4 de agosto, contendo 305 casos com possíveis irregularidades.Também foram encaminhadas cópias das Fichas Financeira do período de Janeiro de 2004 a abril de 2011, bem como as fichas funcionais dos servidores aposentados. A grande maioria dessas fichas está incompleta, impossibilitando uma análise mais detalhada de cada situação funcional. Faltam documentos como certidão de tempo de serviço e cálculo de proventos.
As aposentadorias não submetidas ao TCE devem ser encaminhadas para registro, de forma individualizada e instruída com os elementos exigidos em ato normativo, quando será verificada a legalidade da concessão do benefício, que não engloba eventuais pagamentos efetuados após a aposentadoria.
Vinte e cinco pessoas foram presas e vinte e oito carros roubados foram recuperados na Operação Vida realizada nesse final de semana em Curitiba. A ação foi feita pela Polícia Militar em conjunto com a Guarda Municipal. O objetivo da operação é combater crimes violentos contra a vida, principalmente homicídios. Também foram apreendidas duas armas de fogo, trinta e três munições e cento e dezenove multas foram aplicadas. O comandante geral da PM, Coronel Marcos Scheremeta, disse que a população comentou a ação em tempo real nas redes sociais.
Uma determinação da secretaria de educação que aumenta o número de alunos por sala de aula tem gerado reclamação por parte de professores da rede estadual de ensino. A resolução é de 2001, e fixa um número específico de alunos a partir da metragem de cada sala. Para aproveitar o espaço, alguns colégios chegaram a fechar turmas. É o caso da Escola Estadual Cecília Meireles, em Curitiba, que nas últimas semanas acabou com duas classes do ensino fundamental e uma do ensino médio. De acordo com a secretária da escola, que prefere não ser identificada, o acúmulo de alunos dificulta o trabalho do professor.
Nos primeiros seis meses desse ano, 510 blitz foram realizadas em Curitiba, um aumento de 58% na comparação com o mesmo período do ano passado. A maioria das ações tinha como foco a embriaguez ao volante, e o número de motoristas autuados também aumentou nas ruas da capital: de acordo com o comandante do batalhão de polícia de trânsito (Bptran) Coronel Loemir Mattos, foram mil condutores flagrados somente neste ano.
Os assaltos a ônibus na fronteira do Paraná com Santa Catarina aumentaram 170% com relação ao mesmo período do ano passado. Os números são da Polícia Rodoviária Federal, que neste primeiro semestre registrou 27 ocorrências dessa natureza nas estradas que cortam o estado. Os números levam em conta ônibus de turismo e de linhas metropolitanas. O trecho que concentra o maior número de casos fica na PR 369, entre os municípios de Cascavel e Corbélia, oeste do Paraná. De acordo com o inspetor da PRF, Wilson Martinez, a abordagem mais comum é feita com dois veículos que bloqueiam a passagem do coletivo, o que obriga o motorista a parar. Já dentro do ônibus, os bandidos desviam a rota e praticam o assalto em locais distantes da rodovia.
O secretário Reinaldo de Almeida César explicou ainda a troca de favores entre os senadores José Sarney e Roberto Requião, do PMDB, que favoreceu a mulher dele, Luciana Galerani. Ela é funcionária do Senado e hoje está lotada no escritório político de Requião em Curitiba. Já Benedito Pires, assessor de Requião há anos, teria sido nomeado no gabinete de Sarney, onde Luciana estava lotada anteriormente. O secretário da segurança disse que conhece a esposa há 15 anos e que ela já trabalhava no Senado. Segundo César, não houve interferência dele.
A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa visita amanhã a Vila Sandra, na Cidade Industrial de Curitiba. Os moradores reclamam do alto número de assassinatos nas últimas semanas e do toque de recolher implantado por criminosos na vila. Nos últimos 15 dias, sete pessoas foram assassinadas na região, inclusive uma criança. Os deputados pretendem conversar com os moradores para tentar encontrar formas de reverter esse quadro. Segundo o presidente da comissão, Tadeu Veneri (PT), o toque de recolher é na parte da noite e vários estudantes estariam marcados para morrer.
Uma reunião entre prefeitos e secretários, marcada para quarta-feira, vai discutir estratégias conjuntas. O assunto já foi debatido na última sexta-feira, durante uma reunião preliminar realizada na Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). O encontro reuniu representantes do Instituto Águas do Paraná, Sanepar, Secretaria Municipal de Obras Públicas de Curitiba e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba. Também foi abordada a necessidade de compatibilizar ações dos planos diretores de drenagem dos municípios. A Prefeitura de Curitiba já iniciou o Plano Diretor de Drenagem, mas ainda é preciso uniformizar as ações dos planos diretores dos municípios vizinhos.
Mais de três mil alunos da rede estadual de ensino participam de uma avaliação sobre os hábitos de postura, promovida pela secretaria municipal de saúde. O objetivo é diagnosticar os erros cometidos pelos adolescentes que podem levar a problemas ortopédicos crônicos. São avaliados estudantes de quinta-série porque de acordo com especialistas é nessa idade que começam a se firmar as alterações posturais. A fisioterapeuta da secretaria, Cláudia Schneck de Jesus, explica que depois de serem examinados, os alunos recebem orientações e nos casos em que são constatados algum tipo de problema eles são encaminhados para tratamentos.
Representantes de bares, restaurantes e casas noturnas de Curitiba se reúnem hoje com a Polícia Militar para discutir a onda de assaltos a estabelecimentos do setor. Nos últimos dez dias, pelo menos sete bares e restaurantes foram alvos de criminosos na capital. Só no mês passado, cinco pessoas morreram e duas foram baleadas na saída de casas noturnas. Esses dados colocam Curitiba como a cidade mais violenta do país no registro de crimes dessa natureza. O presidente da entidade, Fábio Aguayo, afirma que são necessários mais policiais para reforçar a segurança próximo a esses locais.
Reinaldo de Almeida César falou sobre a denúncia de que a esposa dele Luciana Galerani está trabalhando no escritório do Senador Roberto Requião no Paraná.
Benedito Pires, assessor de Requião, teria sido nomeado no gabinete do José Sarney na presidência do Senado, onde Luciana estava lotada anteriormente.
O secretário de segurança pública explicou que conhece a esposa há 15 anos e que ela já trabalhava no Senado. “Com a minha nomeação para a Secretaria de Segurança, criou-se um problema: ela precisava se transferir para cá, até por que nós temos filhos em tenra idade” – resumiu ele.
“A solução encontrada pelo próprio Senado foi que ela trabalhasse num escritório de representação de um Senador do Paraná. A presidência do Senado entrou em contato com o Senador Roberto Requião que aceitou essa condição. Eu não interferi em nenhum momento” – conclui Reinaldo de Almeida César.
O edital de licitação para a aquisição do kit de equipamentos e veículos para a montagem dos módulos policiais está em fase de preparação. Segundo o secretario Reinaldo de Almeida César, 400 módulos policiais serão instalados no Paraná:
“boa parte deles em Curitiba” – afirmou ele. Cada módulo será composto por um furgão, duas motos e uma viatura.
O secretário afirmou que a maior dificuldade para cumprir toda esta agenda de alterações na segurança é a limitação imposta pelo orçamento do Estado.
“O orçamento deste ano não foi feito por nós e não prevê todas estas ações.”
O secretário de segurança pública, Reinaldo de Almeida César, informou que a secretaria prepara a integração com a prefeitura de Curitiba. Ele informou que haverá uma reunião hoje para dar sequência à preparação de um projeto assemelhado às UPPs do Rio de Janeiro.
O estudo trabalha com a idéia de haver ações policiais e ações sociais também integradas. Segundo ele, não adianta as forças policiais entrarem nas áreas, desmontar estruturas do crime sem que haja ações que garantam a cidadania da população que vive neste locais.
O Paraná pode adotar o mesmo modelo adotado no Rio de janeiro, onde o sistema 190 é terceirizado e funciona como um Call Center. A empresa terceirizada tem contrato com compromisso de confidencialidade, e a supervisão de oficiais a Polícia que acompanham o processo.
O Secretário Reinaldo de Almeida César afirmou quem a possibilidade está em estudo e se concluído que esta é a melhor solução, tanto o 190 como disque-denúncia 181 serão terceirizados.
Para mostrar como o Paraná está fragilizado diante do crime organizado, o secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, relacionou a diferença da proporcionalidade entre a população e o efetivo policial do Paraná com outros estados.
Ele citou o Mato Grosso do Sul, onde há dobro de policiais em relação à população em comparação com o Paraná. “São Paulo tem 4 vezes mais habitantes e 10 vezes mais policiais. Minas Gerais tem o triplo de população e quatro vezes mais policiais que nós” – afirmou ele.
“Esse é um desafio. A criminalidade organizada não muda de atividade quando a ação policial fica forte. Estas organizações mudam para onde a força policial é menor. Por este motivo, o Paraná corre mais riscos” – explicou.
O secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, afirmou que os Policiais Militares e Civis já aprovados em concurso começam a ser chamados durante esta semana.
Serão contratados, 695 policiais civis e 2.000 PMs. Almeida César informou que o pedido de mais R$ 200 mil da UEL – Universidade Estadual de Londrina – para a conclusão da correção das provas dos candidatos a policiais já está equacionada. Ele destacou que esta contratação é a maior a história do Paraná.
Outros concursos também estão sendo preparados. O edital do concurso para a contratação delegados deve ser publicado no mês que vem. O plano é contratar 400 delegados ao longo de quatro anos. O Paraná tem hoje 270 municípios sem delegado.
9h50
O secretário estadual da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, entrevistado do Olho no Olho com Joice Hasselmann, garantiu que “a implantação do batalhão de fronteira em Marechal Candido Rondon obedeceu apenas a critérios eminentemente técnico Bope da Fronteira”.
Segundo o secretário, este batalhão se justifica apenas se ele estiver na linha de fronteira. “Em Cascavel, ele perderia agilidade” – afirmou. “Além disso, Marechal Candido Rondon oferece estrutura para acolher os 500 policiais e seus familiares.
O município oferece capilaridade, é eqüidistante de cidades do extremo oeste e sudoeste.”
O secretário também lembrou que há uma lei de 1998 estabelece que o batalhão seja instalado no município.
O secretário estadual da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, entrevistado do Olho no Olho com Joice Hasselmann, garantiu que “a implantação do batalhão de fronteira em Marechal Candido Rondon obedeceu apenas a critérios eminentemente técnico Bope da Fronteira”.
Segundo o secretário, este batalhão se justifica apenas se ele estiver na linha de fronteira. “Em Cascavel, ele perderia agilidade” – afirmou. “Além disso, Marechal Candido Rondon oferece estrutura para acolher os 500 policiais e seus familiares.
O município oferece capilaridade, é eqüidistante de cidades do extremo oeste e sudoeste.”
O secretário também lembrou que há uma lei de 1998 estabelece que o batalhão seja instalado no município.
Da Gazeta do Povo
Uma troca de favores envolvendo funcionários do senador paranaense Roberto Requião (PMDB) e do presidente do Senado, José Sarney (PMDB), beneficiou diretamente um aliado do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), – o atual secretário estadual da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César Sobrinho.
O acordo previa o seguinte: a funcionária da presidência Luciana Teixeira Gallerani, mulher de César Sobrinho, passaria a trabalhar com Requião e, em contrapartida, José Benedito Pires Trindade, assessor de imprensa do senador e ex-secretário estadual da Comunicação, sairia do gabinete do político paranaense para dar expediente na presidência do Senado. O “troca-troca” permitiu que Luciana fosse destacada para trabalhar no escritório político de Requião em Curitiba, podendo morar com o marido.
Uma troca de favores envolvendo funcionários do senador paranaense Roberto Requião (PMDB) e do presidente do Senado, José Sarney (PMDB), beneficiou diretamente um aliado do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), – o atual secretário estadual da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César Sobrinho.
O acordo previa o seguinte: a funcionária da presidência Luciana Teixeira Gallerani, mulher de César Sobrinho, passaria a trabalhar com Requião e, em contrapartida, José Benedito Pires Trindade, assessor de imprensa do senador e ex-secretário estadual da Comunicação, sairia do gabinete do político paranaense para dar expediente na presidência do Senado. O “troca-troca” permitiu que Luciana fosse destacada para trabalhar no escritório político de Requião em Curitiba, podendo morar com o marido.
Do Josias de Souza
A ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) expressou em entrevista a preocupação do governo com uma iniciativa do procurador-geral da República Roberto Gurgel.
Em ação protocolada no STF, Gurgel pede que seja declarada inconstitucional a lei que institui o RDC (Regime Diferenciado de Contratações).
Gleisi falou ao repórter André Gonçalves. Disse que, sem o modelo que acelera as licitações, as obras da Copa-2014 podem ficar comprometidas.
Preocupa-se sobretudo com os projetos que melhoram a infraestrutura urbana, a cargo de Estados e municípios. Declara que não há um “Plano B”. Abaixo, a entrevista