RENATO GAUCHO NÃO É MAIS TECNICO DO FURACÃO

PAULO MELO CORUJA NEWS
JOICE HASSELMANN

Procon lança site com ranking de empresas com mais reclamações

Já está disponível na internet o novo sistema do Procon-PR . Ele permite que os consumidores tenham acesso ao ranking de empresas com mais reclamação sem solução. A lista será atualizada todos os meses. 21 empresas aparecem no levantamento. Elas fizeram pelo menos 50 audiências nos últimos 3 meses e 30% ou mais delas terminaram sem o acordo. O recordista de problemas é o banco Panamericano, seguido pelo Grupo B2W, responsável pelas empresas americanas.com, Submarino S.A, e Shoptime. O site com a lista completa é o www.procon.pr.gov.br.

Parecer do relatório de Derosso é adiado

Acabou de sair o relatório do Conselho de Ética da Câmara Municipal de Curitiba. O parecer aponta perda  temporária do mandato de Derosso na presidência da casa por 90 dias. O parecer deve ser votado pelos cinco membros do Conselho. No entanto, dois vereadores pediram vistas: o pastor Valdemir (PRB) e Noêmia Rocha (PMDB). Por este motivo vai ser votado na semana que vem segunda- feira, às 10h30.

Renato Gaúcho pede demissão

15h
Renato Gaúcho não é mais o técnico do Atlético Paranaense. Ele permaneceu no comando da equipe por dois meses e pediu demissão hoje. Renato Gaúcho convocou uma entrevista coletiva para as 16h, no CT do Caju.
O motivo apontado por Renato Gaúcho são problemas pessoais. 
O próximo jogo do Furacão é contra o Grêmio, no domingo, o último time do técnico antes dele ser contratado pelo CAP.

Claudia Queiroz presta depoimento no MP

Cláudia Queiroz, esposa do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso, prestou depoimento ontem na Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público, no Ministério Público do Paraná. O depoimento ocorreu um dia depois de Cláudia recusar o convite para falar ao Conselho de Ética da Câmara alegando motivos de saúde. Ela é uma das donas da agência Oficina da Notícia, que presta serviços publicitários à casa desde 2006. No total,  empresa dela ficou responsável por um orçamento de mais de 5 milhões de reais.

Infrações por falta de cadeirinhas aumentam 66% em Curitiba

O número de infrações pelo não cumprimento da lei das cadeirinhas aumentou 66% neste ano em Curitiba, em relação a 2010. Segundo um levantamento da URBS, no ano passado cerca de oitenta e um autos de infração eram emitidos por mês. Neste ano, a média passou para cento e trinta e cinco. A obrigatoriedade do uso do equipamento para crianças nos veículos completa hoje um ano em vigor. Deacordo com a resolução, crianças de zero a um ano devem ser transportadas no bebê-conforto. Entre um e quatro anos, na cadeirinha e entre quatro e sete anos e meio no assento de elevação. Segundo a coordenadora da unidade de educação e mobilização da URBS, Maura Moro, a lei ainda não teve o resultado esperado de conscientizar todos os motoristas.

Assaltantes fazem arrastão em ônibus

Duas pessoas armadas com facas invadiram um ônibus da linha Jardim Urâno, que liga Curitiba a São José dos Pinhais, e roubaram pertences de todos os passageiros. O assalto foi na noite desta quarta-feira na avenida Comendador Franco, na Vila das Torres e o ônibus estava praticamente lotado. Esse tipo de assalto é conhecido popularmente como arrastão, pois o bandido rouba várias pessoas ao mesmo tempo. Para o delegado adjunto da delegacia de furtos e roubos, Guilherme Rangel, esse tipo de assalto tem aumentado em Curitiba.

Mesmo com nova restrição, caminhões circulam normalmente na Linha Verde

Muitos caminhões com peso acima de sete toneladas circularam normalmente na Linha Verde hoje de manhã. Desde cedo começou a funcionar a restrição de horários a caminhões que passam pela via.  Os caminhões não podem circular das sete até às dez da manhã e das cinco da tarde até as oito da noite.  O engenheiro Thiago Barbosa passa pela Linha Verde todos os dias e demora de trinta a quarenta minutos para ir da Av. das Torres até Mandirituba. Ele disse que não houve redução no tempo de viagem e que viu vários caminhões na pista.

Sesa alerta que DEN 4 pode estar circulando no PR

O sorotipo 4 da dengue já pode estar em circulação no Paraná. O alerta é da secretaria de estado da saúde (Sesa), que confirmou o primeiro paciente com sintomas da doença em Foz do Iguaçu, na região oeste do estado. A contaminação maior pode acontecer nas regiões de fronteira, em especial com o estado de São Paulo, que já confirmou suspeitas da chamada DEN 4. A particularidade desse sorotipo é que atinge de forma mais grave pacientes que já desenvolveram outros tipos da doença. De acordo com o superintendente de vigilância em saúde da secretaria, Sezifredo Paz, para uma pessoa que nunca contraiu a dengue os sintomas são mais leves.

Chefe do INSS de Guarapuava é preso por fraude

O chefe do Instituto nacional do seguro social (INSS) de Guarapuava, região centro-sul do estado, foi preso ontem pela Polícia Federal. Ele e outras seis pessoas – entre elas três servidores do INSS – são acusados de terem concedido benefícios ilegais a cerca de 80 pessoas nos últimos meses no município. De acordo com o delegado da PF, Carlos Bianqui, os funcionários da agência liberavam os repasses sem preencher os documentos necessários.

Daniel Lúcio e Eduardo Requião vão ser os primeiros a depor na CPI dos Portos

Os ex-superintendentes dos portos Daniel Lúcio de Oliveira e Eduardo Requião serão os primeiros a prestar depoimento na CPI que investiga irregularidades em Paranaguá. Osnomes foram confirmados pelo presidente da comissão, Douglas Fabrício, do PPS, ontem à tarde na Assembleia. As datas dos depoimentos ainda serão definidas, mas devem ficar para a segunda metade de setembro. A lista completa dos convidados e convocados está sendo mantida em segredo pela comissão.
Segundo o presidente, o volume de documentos recebidos nos últimos noventa dias é muito grande. A papelada foi digitalizada e está sob análise. Fabrício explica que muitas informações são sigilosas e não podem vazar.
Douglas Fabrício fez um balanço dos trabalhos realizados pela CPI nos últimos três meses. Somente a dívida da administração dos portos de Paranaguá e Antonina com ações trabalhistas alcança 500 milhões de reais, o que corresponde à metade do orçamento anual de Londrina. 

Refis é prorrogado em São José dos Pinhais

Os contribuintes em dívida com a Prefeitura de São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba) terão mais dois meses para quitar os débitos. O prazo para adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis) foi prorrogado até 31 de outubro. O programa permite aos contribuintes a possibilidade de parcelamentos e descontos de até 100% nos juros e multas referentes a dívidas, ou parcelamentos em até 24 vezes. Entre os tributos que podem ser negociados estão o IPTU, as taxas de coleta de lixo, limpeza pública, conservação de calçamento, o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, entre outros.

Veja no Tribuna da Massa

Hoje no Tribuna da Massa (CANAL 4/SBT). Começou a valer hoje a proibição de tráfego de caminhões com mais de 7 toneladas na Linha Verde em horários de pico. Será que os caminhoneiros estão cumprindo a determinação? Quem vai fiscaliza? Também os detalhes da passeata de motoristas e cobradores que protestam contra as multas aplicadas pela URBS.
Na segurança a megaoperação realizada em todo o Estado que apreendeu armas, munições e drogas. Mais de 250 pessoas foram presas. E o homem que é acusado de cometer um crime bárbaro é preso. Ele é suspeito de matar mãe e filha de apenas cinco anos.
Na política os moradores de Campo Magro querem saber: cadê a moto que o prefeito prometeu? Moradores da cidade pagaram o IPTU em dia motivados pelo prêmio e até agora ninguém viu a tal moto. Será que ela existe? Participe aqui pelo blog ou pelo twitter@joicehasselmann

Carmona, comissionado da Alep nega irregularidades

Um funcionário comissionado da Assembleia Legislativa do Paraná, Eduardo Carmona Antelmo, que trabalhava na ONG Iabrás, nega qualquer irregularidade no convênio da instituição com o governo federal. Segundo uma carta enviada à Rádio BandNews News, ele afirma que desenvolveu ações de reciclagem de computadores para doação à população carente e organizou festas. A ONG é apontada em um relatório do Tribunal de Contas da União como uma das instituições que possivelmente desviaram recursos do Ministério do Turismo. Carmona é comissionado na Assembleia desde fevereiro deste ano e trabalhou na ONG até outubro de 2010. Na carta, ele afirma que a Iabrás cumpriu todos os convênios e atuava com responsabilidade. O funcionário comissionado também era diretor da Ipfix, empresa que fazia sites para deputados e vereadores. Ele declarou que deixou a direção da empresa e passou o negócio para o nome do pai antes de assumir o cargo na Assembleia, no início deste ano.

Peemedebistas entram numa saia-justa por causa das contas de Requião

Os problemas apontados pelo Tribunal de contas na prestação de contas de 2010 das gestões Roberto Requião e Orlando Pessuti deixam a base do PMDB numa saia-justa na Assembleia Legislativa. Os deputados do partido terão que aprovar as contas com as ressalvas feitas pelo TC. Elas são relacionadas a problemas técnicos como a falta de cobrança de dívidas, o excesso de cargos comissionados e temporários, falta de documentos e a falta de estudos prévios para abrir mão de receita gerada a partir de mudanças do ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Apesar da situação constrangedora, o líder em exercício da bancada, Nereu Moura, adianta que os aliados dos ex-governadores vão acatar o parecer do TC em plenário. Moura minimiza a importância das ressalvas e afirma que as contas serão aprovadas dessa maneira. Leia mais »

BC reduz taxa básica de juros para 12% ao ano

Da Folha
O Banco Central surpreendeu a maior parte do mercado financeiro, e até mesmo do governo, e anunciou nesta quarta-feira (31) a redução da taxa básica de juros de 12,50% para 12% ao ano.
Desde a piora na crise internacional, e diante de indicadores de desaceleração na atividade doméstica, a instituição vinha sendo pressionada a cortar os juros.
Ontem, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o aumento de R$ 10 bilhões na economia para pagar os juros da dívida (superavit primário) anunciado no início desta semana abriu caminho para a queda dos juros, que já estava no “horizonte”

Bernardo agora diz não lembrar se usou avião privado

Do Josias de Souza
Entre as muitas serventias da memória, uma é especialmente últil. Ela serve para que certas pessoas esqueçam coisas incertas.
Tome-se o caso do ministro Paulo Bernardo. Acusam-no de ter voado em avião da Sanches Triploloni, empreiteira com interesses no PAC.
Na semana passada, ouvido na Câmara, Bernardo disse: “não posso descartar” a hipótese de ter voado. Vai que aparece uma foto!

A canonização de Derosso

Do Celso Nascimento
A Comissão de Ética da Câmara de Curitiba divulga hoje à tarde o relatório do que apurou em relação às denúncias contra o presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso. Além do próprio Derosso em duas sessões (uma pública, outra secreta), a comissão ouviu também servidores que dirigiram os processos de licitação e contratação da agência Oficina da Notícia – empresa de sua mulher – por meio da qual o Legislativo gastou perto de R$ 5 milhões em cinco anos.
Ganha uma bala de hortelã, para refrescar o hálito amargo, o leitor que apostar que o relatório vai inocentar Derosso das irregularidades levantadas contra ele. A curiosidade reside apenas em como serão terçados os argumentos para inocentá-lo. Provavelmente, a comissão acatará a tese de que, quando o contrato foi firmado, ele ainda não estava casado com a jornalista Cláudia Queiroz Guedes, a dona da empresa.

Governo do Paraná libera 105 milhões para educação


O governo do Paraná liberou cento e cinco milhões de reais para investimentos na educação. A verba vai ser usada para construir dez escolas, cinco unidades profissionalizantes e ampliar mais de trezentas salas de aula. Além disso, dezessete escolas da rede estadual devem ser reformadas. Os recursos serão repassados diretamente para as prefeituras e a direção das escolas. De acordo com o governador em exercício e secretário da educação, Flávio Arns, essa medida é resultado de um processo de descentralização do setor.

Copom surpreende e reduz juros para 12%

Do O Globo
BRASÍLIA – O Comitê de Política Monetária (Copom) surpreendeu e decidiu reduzir a taxa básica de juros (Taxa Selic) em 0,5 ponto percentual para 12% ao ano, sem viés. Trata-se da primeira redução feita durante o governo de Dilma Rousseff. Desde dezembro do ano passado, a Selic sofreu cinco altas. Segundo o BC, a decisão pelo corte foi tomada por cinco votos a favor e dois votos pela manutenção.
A maior parte do mercado apostava na manutenção da taxa em 12,50% ao ano. Todas as 20 instituições financeiras consultadas pela Reuters na semana passada tinham esse prognóstico. A maioria -18 instituições- projetava estabilidade nesse patamar até o fim deste ano, enquanto 2 viam queda.

Código Florestal ‘autoriza’ corte de mata nativa para obras da Copa

Do Estadão
A “urgência” das obras da Copa do Mundo foi o motivo apontado para a proposta de autorizar o corte de vegetação nativa em áreas de preservação permanente (APPs) para a construção de estádios e “demais instalações necessárias”, segundo a nova proposta de reforma do Código Florestal em debate no Congresso Nacional.
A nova versão da legislação ambiental foi apresentada pelo senador Luiz Henrique (PMDB-SC), relator nas próximas três comissões pelas quais a reforma de Código Florestal será analisada: Constituição e Justiça, Agricultura e Ciência e Tecnologia. A primeira votação foi adiada para o dia 14.
O relatório reverte a principal derrota sofrida pelo governo Dilma Rousseff durante a votação da reforma do Código Florestal na Câmara. A possibilidade de novos cortes de vegetação nativa em áreas de preservação permanente para atividades agropecuárias foi aprovada pela oposição e parte da base governista, no final de maio, diante das ameaças de veto da presidente da República. 

Câmara quer 20 delegados para uma delegacia só

Do Congresso em foco
A Mesa da Câmara quer fazer concurso para contratar 20 delegados de polícia e mais 80 agentes de segurança ao custo de R$ 13,2 milhões por ano. É o que consta em projeto de resolução aprovado em reunião da Mesa na noite de terça-feira (30). A decisão da Câmara provocou espanto da própria Associação da Polícia do Congresso Nacional (APCN). Segundo eles disseram ao Congresso em Foco, a medida é um exagero: a Câmara não precisa de 20 delegados de polícia, e o projeto é, na opinião da APCN, um “desperdício de dinheiro”. Afinal, a Câmara só possui uma delegacia: por que precisaria, então, de 20 delegados?
Nas contas da entidade, serão consumidos R$ 7 milhões por ano apenas com a contratação dos delegados. Se em vez de 20 delegados, a Câmara contratasse mais 20 agentes de polícia que, por não serem servidores de nível superior, recebem salário bem menor, o custo anual seria apenas de R$ 1,55 milhão. No final, o desperdício será de R$ 5,45 milhões caso a proposta seja aprovada, ainda segundo os cálculos da APCN. Confrontado com os números, o diretor geral da Câmara, Rogério Ventura Teixeira, estranhou os valores, porque se baseiam num gasto com delegados mais de quatro vezes maior do que aquele previsto com os agentes. Para o diretor da Câmara, a diferença entre os salários de nível superior e de nível médio não seria tão alta assim. 

Charge: Ressurreição!

Via ‘Nani Humor’

Ministério Público Federal no Amapá denuncia 21 por desvios no Turismo

Do G1
O procurador do Ministério Público Federal no Amapá Celso Leal denunciou à Justiça nesta quarta-feira (31) 21 envolvidos no desvio de recursos públicos do Ministério do Turismo. No início de agosto, 38 pessoas chegaram a ser presas depois que a Polícia Federal deflagrou a chamada Operação Voucher.
Os denunciados nesta quarta são suspeitos de crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica, peculato (obtenção de vantagem em razão do cargo) e uso de documento falso. De acordo com a Polícia Federal, R$ 3 milhões dos R$ 4,4 milhões previstos no convênio com o Ibrasi para foram desviados para empresas de fachada

Senado gasta R$ 3 milhões para pagar supersalários retroativos

Da Folha
O Senado desembolsou na semana passada R$ 3 milhões para pagar aos servidores as parcelas de julho e agosto referentes aos supersalários. O que significa que a Casa gasta algo em torno de R$ 1,5 milhão por mês com os salários acima do teto constitucional do funcionalismo, fixado em R$ 26.700.
A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação. O Senado, no entanto, ainda continua sem repassar o número de servidores que recebem acima do teto.
O pagamento foi autorizado pela Diretoria-Geral após a decisão do presidente do TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª região, Olindo Menezes, que liberou o pagamento acima do teto aos funcionários do Senado.

O governo Dilma mostra a cara

Da Gazeta do Povo
O Ministério do Plane­­­jamento deu ontem a linha de como será a estratégia de gastos ao longo da gestão Dilma Rousseff. De acordo com o Plano Pluria­­­nual (PPA) entregue ao Con­­­gres­­so, a União decidiu dar prioridade, dentre todas as áreas de investimento, às despesas com habitação no período entre 2012 e 2015. Os recursos planejados para moradia (R$ 390 bilhões) serão quase o dobro dos previstos para educação (R$ 198 bilhões) e 19% superiores aos estimados para a saúde (R$ 317 bilhões).
Ao todo, a União projeta gastar R$ 5,4 trilhões até 2015. Tirando as despesas com a gestão e ma­­­nutenção do governo federal, do Con­­­gres­­so e da Justiça (com custo de R$ 890 bilhões), vão sobrar R$ 4,5 trilhões para investir em serviços e programas destinados diretamente à população

Presidente da URBS recebe abaixo-assinado de motoristas e cobradores

Motoristas e cobradores de ônibus e estações tubo fizeram uma passeata pelas ruas de Curitiba até a prefeitura, no Centro Cívico. Com apoio de dois carros de som, os trabalhadores com apitos e faixas foram escoltados por agentes da Diretran que seguravam o trânsito para a passagem dos cerca de mil dos manifestantes. Na prefeitura uma comissão foi recebida pelo presidente e diretores da URBS. Um abaixo assinado com sete mil assinaturas foi entregue com o pedido de cancelamento das multas impostas aos cobradores que trabalham nas estações tubos e também com a modificação da lei que permite a autuação. Após o encontro o presidente do Sindimoc Anderson Teixeira disse que a reunião foi pouco produtiva e não descartou a possibilidade de paralisações da categoria. A cobradora de estação tubo Claudinéia Moreira de Camargo já foi multada três vezes e teve que parcelar o valor que é descontado na folha de pagamento. O valor de cada multa é de R$ 298,00. Durante a reunião o presidente da Urbs disse que as multas são aplicadas às empresas que, por deliberação própria, acaba por repassar para os trabalhadores. Na semana passada já havia sido acertado que um kit frio vai ser fornecido para os cobradores das estações tubo para que eles não necessitem colocar cobertas ou papelão na estrutura para evitar o vento.

Registro do PSD é aprovado por unanimidade no PR

O Partido Social Democrático (PSD) teve o pedido de registro aprovado hoje por unanimidade no Paraná. O pedido foi julgado por seis membros do Tribunal Regional Eleitoral do Estado, apenas o presidente do TRE não votou, porque ele só vota em caso de empate. Segundo o deputado estadual Ney Leprevost, que deve comandar o diretório municipal, a expectativa é que o partido obtenha sem problemas o registro nacional no Tribunal Superior Eleitoral. Com o deferimento de hoje, o PSD, já tem autorização para funcionar em seis estados. Ontem, a sigla obteve registro em Tocantins, no Rio Grande do Norte e no Piauí. Para ser oficialmente criado, um partido precisa de registro em pelo menos nove Estados. A resolução é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com Ney Leprevost, no Paraná o partido já busca pessoas para compor chapa. Por enquanto não há um nome definido para a candidatura à Prefeitura de Curitiba. Uma das opções, segundo Leprevost, seria fazer uma coligação com o atual prefeito Luciano Ducci. O Partido Social Democrático foi criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. No Paraná, a sigla deve ter como presidente o deputado federal Eduardo Sciarra.

Bancada de oposição quer aumentar integrantes da CPI contra Derosso

A bancada de oposição na Câmara Municipal de Curitiba protocolou hoje um pedido para aumentar o número de integrantes na CPI que vai investigar o presidente da casa, João Cláudio Derosso. A reivindicação é para que sejam 11 integrantes, ao invés de 9. De acordo com o líder da oposição na Câmara, vereador Algaci Túlio, acabou sendo um mau negócio todos os vereadores terem assinado o pedido de instalação da CPI.
O vereador disse isso porque apenas dois vereadores da CPI não são coligados a partidos de apoio ao governo, sendo eles o vereador Pedro Paulo, do PT, e Paulo Salamuni, do PV. Os trabalhos da comissão ainda não tiveram início porque nem todos os partidos indicaram representantes. A bancada de oposição se reuniu hoje pela manhã para definir estratégias para cobrar agilidade na instauração da CPI.

Líder da oposição na Câmara diz que sofre ameaças

O vereador Algaci Túlio, do PMDB, líder da oposição na Câmara Municipal de Curitiba, registrou um boletim de ocorrência contra ameaças que diz estar sofrendo. O vereador contou que ele, a família e os amigos vêm recebendo recadinhos por telefone e também pela internet, através das redes sociais twitter e facebook.
O vereador utilizou o espaço a que tem direito durante sessão para falar sobre as ameaças. Ele disse ter certeza que essas possíveis retaliações foram feitas com o uso de computadores da casa.