ALO JOÃO DIAS..ONDE ESTÃO AS PROVAS CONTRA O MINISTRO?

PAULO MELO CORUJA NEWS
FÁBIO CAMPANA

João Dias diz não ter provas que incriminem diretamente o ministro


 
Foto: Lia de Paula/Agência Senado
Da Agência Brasil:
O policial militar João Dias Ferreira disse que hoje (24) que não tem provas para incriminar diretamente o ministro do Esporte, Orlando Silva. Ferreira disse, no entanto, que todos os interlocutores com quem ele (Ferreira) falava nas gravações eram ligados ao ministro. O policial prestou depoimento hoje na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília.
O policial entregou à PF treze arquivos de áudio, um celular, documentos que apresentam supostas irregularidades e convênios do Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte.

Morre adolescente que se afogou no Clube de Campo Três Marias

Da Banda B:
A adolescente de 16 anos que se afogou na piscina do Três Marias Clube de Campo, no domingo (23), morreu na tarde desta segunda-feira (24). O jovem de 23 anos, que estava junto com a menina, permanece em estado gravíssimo.
O casal participava da confraternização de uma empresa e não era associado do clube. Eles não teriam prestado atenção aos alertas de funcionários; as piscinas estavam fechadas e a entrada era proibida.

Sai pesquisa sobre eleição em Ponta Grossa

A Paraná Pesquisas divulgou nesta segunda-feira (24) novos números sobre os candidatos à prefeitura de Ponta Grossa. De acordo com o levantamento realizado em parceria com o jornal Diário dos Campos, os deputados Marcelo Rangel (PPS), Plauto Miró (DEM) e Péricles Melo (PT) estão tecnicamente empatados.
Na estimulada, Rangel tem 23,59%; Plauto 21,78%; e Péricles 19,24%. A Paraná Pesquisas entrevistou 551 eleitores entre os dias 12 a 16 de outubro de 2011. A margem de erro é de 4,0% para os resultados gerais.
No segundo turno, Marcelo Rangel venceria Plauto Miró por 44,65% a 42,47%. O deputado do PPS também ganharia de Péricles por 47,55% a 39,75%. Plauto Miró derrotaria o petista Péricles por 47,55% a 39,75%.

Barros e Campagnolo na FIEP nesta segunda


Ricardo Barros, secretário da Indústria e Comércio, vai ser reunir no final da tarde desta segunda-feira com o presidente da FIEP, Edson Campagnolo. O encontro será na sede da Federação, no Centro Cívico, e a conversa vai girar em torno da da política industrial paranaense e a integração das ações do Governo com a FIEP.
Barros e Campagnolo se encontraram no final da semana passada no evento de premiação do Sinduscon-NOR, em Maringá e agora pouco na reunião do conselho do Sebrae, quando Campagnolo tomou posse da vaga destinada à Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

CPI dos Portos ouve ex-procuradores da APPA amanhã

Os deputados que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que está investigando irregularidades nos portos paranaenses ouvem nesta terça e quarta-feira (25 e 26), na Assembleia Legislativa, os ex-procuradores jurídicos da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). As sessões terão início às 10 horas, na sala das Comissões.
Serão ouvidos Alaor Ribeiro dos Reis, Eduardo Ramos Caron Tesserolli, Stella Maris Figueiredo Bittencourt, Benedito Nicolau dos Santos e Maurício Vítor de Souza. Eles ocuparam o cargo de procurador da APPA durante os oito anos do governo passado.
  

Policial diz que não tem provas específicas contra Orlando e Agnelo


João Dias diz ter entregue 13 áudios envolvendo assessores do Esporte. Em reportagem, policial havia dito que ministro recebeu propina.
Do G1, em Brasília:
O policial militar João Dias Ferreira disse que não possui provas do envolvimento direto do atual ministro do Esporte, Orlando Silva, e de seu antecessor, Agnelo Queiroz, no suposto esquema de desvios de recursos públicos da pasta.
Ao prestar novo depoimento nesta segunda-feira (24) à Polícia Federal, João Dias levou 13 arquivos de áudio e 4 ofícios emitidos pelo Ministério que, segundo ele, trazem “informações contraditórias” sobre a fiscalização dos repasses. Segundo o policial, o material envolveria assessores da cúpula do ministério.
“É natural que a minha defesa se baseie no pessoal com quem eu sempre tive contato, que são o pessoal da fiscalização, técnicos e o pessoal jurídico, coordenadores gerais e o partido”, disse Dias, em relação às provas que teria contra integrantes do ministério.

Fruet contraria Dilma e ataca metrô de Curitiba

Ouça o áudio:
Em entrevista à CBN hoje, Gustavo Fruet questiona o projeto do metrô de Curitiba, que na semana passada teve a liberação de R$ 1 bilhão feito pela presidente Dilma Rousseff.
“Há que se abrir o debate para se saber qual o melhor projeto, melhor sistema, discutir outras alternativas. Como a integração na Linha Verde, ou um anel de transporte na cidade, ou destinar estes recursos para a melhoria do sistema atual, como defendem técnicos como o Lubomir Ficinski. Sem se pensar, necessariamente, num primeiro momento, para implantar um transporte como o metrô”, disse Fruet à rádio.
A presidente Dilma Rousseff pensa bem diferente de Fruet. Em Curitiba, ela disse que no mundo inteiro o metrô é um instrumento de democratização do espaço urbano e elogiou o prefeito Luciano Ducci.

WikiLeaks pode
fechar por problemas financeiros

Foto: AP
Do Ig:
O fundador do WikiLeaks, o australiano Julian Assange, de 41 anos, disse nesta segunda-feira que problemas financeiros podem levar ao fechamento do notório site de vazamentos até fim deste ano.
“Se o WikiLeaks não encontrar uma forma de remover o bloqueio, simplesmente não seremos capazes de continuar no próximo ano”, disse Julian Assange, referindo-se ao bloqueio de seus recursos por operadoras de cartões de crédito e outras empresas desde o ano passado.
“Se não pusermos fim ao bloqueio, simplesmente não poderemos prosseguir”, disse, lembrando ter entrado com uma queixa em julho junto à comissão europeia de violação das regras da concorrência. “Um grupo de empresas financeiras americanas não pode ser autorizado a decidir sobre a maneira de o mundo inteiro aplicar seu dinheiro”, afirmou.
As declarações foram feitas por Assange no Reino Unido, onde está está retido à espera da conclusão de um julgamento de extradição para a Suécia sob a acusação de supostos abusos sexuais.

Ducci entrega mais 161 ônibus zero km ao transporte coletivo


O prefeito Luciano Ducci entregou hoje mais 161 ônibus zero quilômetro para a frota da Rede Integrada de Transporte de Curitiba. Foi a terceira entrega do ano, num total de 434 veículos. Os novos ônibus fazem parte do projeto de renovação de 30% da frota e até dezembro, serão 557 ônibus novos enteregues em 2011.
“São ônibus modernos que vão oferecer mais segurança e conforto aos curitibanos que utilizam o transporte coletivo. Ao longo da gestão estamos investindo em transporte coletivo, buscando oferecer o melhor para a nossa cidade”, disse Ducci.
Os 161 ônibus entregues nesta segunda feira compõem uma frota de 13 biarticulados (vermelhos), 35 Ligeirinhos (prata), 63 Alimentadores (laranja), 44 Convencionais (amarelos) e seis interbairros (verdes). Os veículos são equipados com GPS, com motores que fazem queima mais completa de combustível, reduzindo a emissão de poluentes.
Os novos ônibus atendem em 100% as normas de acessibilidade definidas por lei. Atualmente, a acessibilidade nos ônibus de Curitiba passa de 90%, o que coloca a cidade como uma das mais avançadas nesta área.
A renovação da frota que vem sendo feita pela prefeitura também traz benefícios imediatos ao meio ambiente. A entrada em operação de 557 ônibus até o fim do ano reduz a emissão de poluentes em 18.273 toneladas poluentes.

Requião e Alvaro ouvem britânico autor de livro-denúncia sobre a Fifa


Foto: Geraldo Magela/Ag. Senado
Do Blog Conexão Brasília:
A próxima quarta-feira promete ser quente na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. Os parlamentares vão ouvir o jornalista britânico Andrew Jennings, da BBC, autor do livro “Jogo Sujo – O Mundo Secreto da Fifa”. Jennings tem sido uma pedra no sapato do presidente da entidade, Joseph Blatter, e do presidente da CBF, Ricardo Teixeira.
A presença do britânico no Senado é aguardada desde julho. O convite só saiu graças à aprovação de um requerimento dos senadores Alvaro Dias (PSDB) e Paulo Bauer (PSDB-SC). A propósito, o presidente da comissão é Roberto Requião (PMDB).
Historicamente, Alvaro é um dos maiores desafetos de Ricardo Teixeira, desde os tempos da CPI do Futebol, há dez anos. A audiência pode ser o recrudescimento da difícil relação. E talvez com um empurrãozinho de Requião.

MP propõe ação contra secretária de educação

O Ministério Público do Paraná, através da Promotoria de Justiça de Proteção do Patrimônio Público de Londrina, propôs nesta segunda-feira (24) ação civil pública por ato de improbidade administrativa, com pedido de ressarcimento, contra a secretária municipal de Educação Karin Sabec Viana e a Editora Ética do Brasil LTDA. O MP-PR sustenta que ela foi responsável pela contratação irregular da empresa, sem a devida licitação, ao custo de R$ 621 mil para a aquisição de 13.500 livros sobre a cultura indígena e afro-brasileira.
Além da devolução dos valores supostamente gastos de forma indevida ao erário, uma eventual condenação por ato de improbidade pode resultar em sanções como perda da função pública, suspensão dos direitos políticos, proibição de contratar com o poder público e multa.

Bernardo Carli continua como deputado


Em sessão na Assembleia nesta segunda-feira, o presidente da Casa, o deputado Valdir Rossoni, informou que houve um erro no ofício enviado pelo Tribunal Regional Eleitoral à presidência da Assembleia Legislativa. O erro foi que o TRE cassou o mandato de Bernardo Carli como suplente de deputado federal ao invés de estadual.
O deputado Reni Pereira (PSB) fez uma questão de ordem e pediu a revisão do documento. Rossoni disse que enviará o caso para a procuradoria da Casa. Até que os advogados da Assembleia dêem um parecer, Carli, que assiste à sessão, permanece no cargo.

Assembleia faz corte imediato de verbas indevidas em aposentadorias

A Comissão Especial formada na Assembleia Legislativa para examinar a legalidade das aposentarias concedidas pela Casa recomendou à Diretoria de Pessoal o corte imediato de cinco verbas indevidas na composição dos proventos. São elas a gratificação de encargos especiais, vale-transporte, vale-refeição, férias e abono de permanência.
Recomendou também a observância da regularidade do desconto do Imposto de Renda e o respeito ao teto remuneratório legalmente estabelecido. Até agora a Comissão identificou inconsistências em 15 casos, onde os proventos não correspondem aos cargos pelos quais o servidor se aposentou. Todos serão chamados a apresentar suas justificativas e documentos que possam comprovar sua situação funcional. A Procuradoria Jurídica da Casa reforçou que os servidores terão amplo direito de defesa e prazo para regularizar a documentação, quando isso for possível.
A Comissão Especial, que é constituída por um servidor da Procuradoria Geral, um da Diretoria de Pessoal e um da 1ª Secretaria, trabalha com o resultado de auditoria contratada pela Mesa Executiva ainda no primeiro semestre de 2011 para analisar a folha de aposentados e pensionistas. O material foi amplamente divulgado e encaminhado para análise do Tribunal de Contas do Estado, que produziu um relatório e já o encaminhou à Assembleia. A conclusão da auditoria foi remetida também à Paranaprevidência, gestora do sistema previdenciário estadual, para exame.

Copa Metropolitana de futebol foi um sucesso


Depois de seis meses de disputa a Copa Metropolitana de Futebol tem um novo campeão. O União Vila Torres, que representou Curitiba, derrotou a seleção de Almirante Tamandaré por 2 x 0. A partida foi disputada neste domingo no estádio Mario Vendramel, na Vila das Torres, para um público de 2 mil pessoas.
A Copa que foi criada na administração do prefeito Luciano Ducci é organizada pela Secretaria para Assuntos Metropolitanos e reuniu 19 times, cada um representando um município da região. Ao todos cerca de 1.500 atletas participaram das 45 partidas que movimentaram o torneio.

Médicos protestam e suspendem atendimento ao SUS


Do Uol Ciência e Saúde:
Na próxima terça-feira (25), médicos de todo o país prometem ir às ruas e suspender atendimentos para protestar contra a baixa remuneração e as más condições de trabalho e de assistência oferecidas na rede pública de saúde.
O movimento é coordenado pela Comissão Pró-SUS, composta por representantes do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Federação Nacional dos Médicos (Fenam). A ideia é chamar a atenção das autoridades e da população para os problemas que afetam o setor.
Em 19 Estados (Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe e Piauí) foi confirmada a suspensão dos atendimentos eletivos (consultas, exames e outros procedimentos) durante todo o dia, sendo que, no último, a paralisação deve se prolongar por 71 horas.
Em outros dois Estados, a paralisação será pontual: em Santa Catarina, deve acontecer durante a tarde e durar cerca de uma hora; em São Paulo, deverá acontecer apenas em algumas unidades de saúde, mas ao longo de todo o período.
Já no Distrito Federal e nos Estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins estão previstas apenas manifestações.

Delator de Orlando Silva apresentará áudio em depoimento na Câmara

Do Poder Online:
Em seu depoimento na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, na quarta-feira, o PM João Dias Ferreira, delator do suposto esquema de corrupção no Ministério do Esporte, apresentará pela primeira vez em público o áudio que diz ser a prova de suas denúncias contra Orlando Silva.
A gravação é de uma reunião realizada em 2008 com o então secretário-executivo da pasta, Wadson Ribeiro. O encontro, segundo o PM, teria acontecido duas semanas depois de ele conversar pessoalmente com o ministro.

Gleisi será candidata em 2014, diz Bernardo


De Rogerio Waldrigues Galindo do Caixa Zero:
Paulo Bernardo, em sua passagem por Curitiba no último fim de semana, pela primeira vez falou claramente sobre a possível candidatura de sua mulher, Gleisi Hoffmann, ao governo do estado em 2014.
Especula-se muito que ela possa ser a candidata do PT contra Beto Richa (PSDB), que deve tentar a reeleição. Mas nem ela nem o marido admitem isso publicamente.
No entanto, desta vez Bernardo admitiu que o plano existia. A única razão, segundo ele, para não confirmar a candidatura hoje é o fato de ela ter sido chamada para o governo federal.
“Estava tudo combinado”, diz ele. Ela seria a candidata. “Mas agora, na Casa Civil, as coisas mudam”, afirma. Ou seja: tudo dependeria de saber como será a passagem dela pelo Planalto.
Ou será que Gleisi também tem pretensões de participar de um possível segundo governo de Dilma Rousseff?

Shopping é evacuado após vazamento de gás, dizem bombeiros

Shopping está interditado desde às 9h desta segunda (24), em Curitiba. Vazamento já foi controlado e ninguém ficou ferido.
Do G1 PR:
O Shopping Água Verde, em Curitiba, foi evacuado a partir das 9h desta segunda-feira (24) por causa de um vazamento no registro de gás de uma das lojas, segundo o Corpo de Bombeiros. Não houve explosões e ninguém ficou ferido. Um lojista acionou os bombeiros após sentir o cheiro do vazamento.
Não havia clientes no local porque o shopping não chegou a ser aberto nesta manhã. Apenas os funcionários precisaram ser retirados.
O trânsito ficou lento na Avenida República Argentina, nas proximidades do acesso ao centro comercial. A Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran) está no local e orienta os motoristas. Às 11h15 equipes Corpo de Bombeiros trabalhavam no local.
A Polícia Militar e Guarda Municipal também estão no local.

TCU detecta falhas graves na avaliação de programas federais

De Felipe Patury, da Época:
O Tribunal de Contas da União detectou problemas graves na capacidade do governo de avaliar seus próprios programas. A corte analisou uma amostragem de 80 contratos que somam R$ 57 milhões de reais. Eles foram pinçados de programas como Bolsa Família, ProJovem, Centros de Convivência de Idosos, Banco de Alimentos e Restaurantes Populares. De acordo com o tribunal, o fato é preocupante porque a falta de avaliação da consistência, da eficácia e da eficiência da gestão governamental pode comprometer os resultados dos programas. “Parte significativa dos órgãos setoriais não implementou sistemas avaliativos próprios, sendo dependente dos instrumentos de planejamento e gestão disponibilizados pelo órgão central de planejamento e orçamento”, constatou o tribunal, conforme parecer apresentado no dia 19 pelo ministro Valmir Campelo.

Licitação baixa em 68% despesa do Estado com cópias de documentos

Da AEN:
O Governo do Paraná realizou nesta sexta-feira (21) a licitação para os serviços de reprografia (fotocópias, impressões e digitalizações) e conseguiu uma grande economia. Nas cópias em preto e branco, a forma mais utilizada pelo Estado, a redução chega 68% em relação aos valores obtidos na última concorrência, realizada em 2010. O preço da cópia em preto e branco caiu de R$ 0,1267 para R$ 0,040 na capital, e para R$ 0,042 no interior do Estado.
A economia total chegará a 75% considerando que, até o ano passado, a despesa mensal com o serviço, pelo sistema de franquia, variava entre R$ 1 milhão e R$ 1,2 milhão. Neste ano, com a mudança de regras contratuais, o valor já havia baixado para R$ 800 mil, e a partir das próximas semanas, com a assinatura dos novos contratos, não deverá passar de R$ 300 mil.