PAULO MELO CORUJA NEWS
CH
CH
-
Otan prende importante líder terrorista
A Otan divulgou neste sábado (1º) que conseguiu prender um líder da rede terrorista Haqqani, aliada da al-Qaeda e do Talibã. Trata-se de Haji Mali Khan que foi capturado durante uma operação na província de Paktia, região leste do país, perto da fronteira com o Paquistão. Segundo a Aliança Atlântica, a captura de Haji é um "marco significativo" na luta contra o terrorismo. "Haji Mali Khan era um dos principais dirigentes da rede Haqqani", afirma um comunicado da Otan.
-
Dilma reduz assentamentos para reforma agrária, revela Incra
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) divulgou dados onde revela que o governo da presidenta Dilma Rousseff criou menos assentamentos no campo que seus dois antecessores, Lula e FHC, no mesmo período. O levantamento foi feito pelo site G1 e, segundo os dados, Dilma criou apenas 35 assentamentos em oito meses de governo. Lula fez 135 assentamentos entre janeiro e agosto, e Fernando Henrique 156 assentamentos, no mesmo período. O último assentamento registrado pelo Incra é do dia 18 de agosto. Segundo o Inca, isto acontece porque a demanda por assentamentos diminuiu, porém, movimentos como o MST, reclamam da espera para abrigar famílias em projetos de reforma agrária.
-
Chagas: Lula no reino da fantasia
O ex-presidente Lula estará entrando numa fria caso atenda o convite do deputado Henrique Fontana para participar, terça-feira, num auditório do Senado, de ato público em favor da reforma política. Primeiro porque o projeto, de autoria do deputado, será votado no dia seguinte na Comissão Especial da Câmara e, se porventura aprovado, seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça
-
Ministério define data para
O Ministério de Minas e Energia informou nesta sexta (30) que o horário de verão vai começar no dia 16 de outubro. A mudança vale para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e valerá até o terceiro domingo de fevereiro. Segundo o ministério, a demanda de energia em 2010 foi reduzida em 4,4% no horário de pico, que é entre o final da tarde e o início da noite.
início do horário de verão
-
Dilma: 'nós temos que fazer
A presidenta Dilma Rousseff disse nesta sexta (30) que a privatização dos aeroportos vai garantir a infraestrutura dos locais pelos próximos 30 anos. “É no horizonte de 2041 que nós vamos fazer as concessões de alguns aeroportos”, disse. Segundo ela, as melhorias previstas para os aeroportos não tem vínculo direto com a Copa de 2014 e com as Olimpíadas de 2016. A prioridade, segundo a presidenta, é atender as necessidades da população brasileira. “Nós temos que fazer aeroportos para nós mesmos", afirmou.
aeroportos para nós mesmos'
-
Fotografia é históriaAdágio na rua
-
O flautista Antônio, uruguaio de nascimento, encanta os transeuntes da Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte, tocando o Adágio, de Tomaso Albinoni.
Como foi – Em qualquer cidade do mundo, por menor que seja, há sempre um artista de rua. Nas grandes metrópoles então a gente os encontra praticamente em cada esquina, em cada praça. São mímicos, contorcionistas, pintores, poetas, acrobatas, ventríloquos, palhaços que se apresentam em troca de gorjetas, algumas moedas, que lhes garantem a sobrevivência. Gosto de fotografá-los com seu jeito enigmático e melancólico. Cada um tem razão particular, uma história, para ter optado por esse estilo de vida. No caso desse aí, o andarilho Antônio, que já percorreu todos os países da América Latina, a explicação é simples: paixão pela música barroca. Orlando Brito
-
Ministra defende Belo Monte
A ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) disse nesta sexta (30) que a licença ambiental concedida pelo Ibama para as obras da usina de Belo Monte é essencial. “A concessão (da licença ambiental) de Belo Monte foi feita com todo rigor técnico e não houve nenhuma intervenção política. É um dos estudos mais sérios e completos realizados pelo Ibama”, afirmou. O órgão autorizou a construção da usina em junho e se baseou em um estudo de impacto ambiental. Na terça (27) a Justiça ordenou a paralisação das obras atendendo a um pedido da Associação dos Criadores e Exportadores de Peixes Ornamentais de Altamira, que atua no local.
-
Dilma afirma que o Brasil terá
A presidenta Dilma Rousseff disse que, no futuro, o Brasil terá de criar um novo imposto para financiar a saúde. Segundo a presidenta, depois que o governo resolver os problemas de gestão da área, vai discutir maneiras para financiar uma saúde que tenha qualidade, com um número maior de medicamentos. “A gente vai ter de fazer duas coisas, por isso que eu não estou pedindo hoje um aumento de impostos. Nós vamos melhorar a gestão da saúde”, disse. Ela pediu ainda que os brasileiros não aceitem argumentos que transmitem a ideia de que a saúde não precisa de mais dinheiro, só de uma gestão melhor.
novo imposto para financiar a saúde
-
Investidor compara o Brasil com
O investidor André Esteves, que aparece na lista dos bilionários da revista “Forbes”, comparou o Brasil aos Estados Unidos dos anos 50 e defendeu o fim da restrição do capital estrangeiro no ramo de hospitais. “O Brasil passa pelo seu melhor momento dos últimos 500 anos”, disse. A declaração foi feita no 1º Congresso Nacional de Hospitais Privados, em São Paulo, e arrancou risos da platéia. O banqueiro André Esteves é dono do BTG Pactual que, em 2010, se associou à Rede D´Or, maior rede de hospitais do Brasil. “Por que estrangeiros não podem ser sócios de hospitais no Brasil? O governo tem medo que o investidor estrangeiro vá embora e leve o hospital debaixo do braço para a França?”, disse com ironia.
os Estados Unidos dos anos 50
-
Dilma vai à Bélgica e Bulgária
A presidenta Dilma Rousseff parte amanhã (1º) para a Bélgica, onde participa da 5ª Cúpula Brasil-União Européia, em Bruxelas. No dia 8, Dilma vai para a Bulgária para reencontrar parte de sua família paterna e depois para a Turquia, onde trata de assuntos políticos e econômicos. Segundo o porta-voz da Presidência da República, Rodrigo Baena, a viagem servirá para dar segmento à parceria brasileira com a UE, já que o país é o quarto maior investidor no grupo. Dilma viajará acompanha dos ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), Fernando Pimentel (Indústria e Comércio Exterior), Aloizio Mercandante (Ciência e Tecnologia), Paulo Bernardo (Comunicações), Ana de Hollanda (Cultura) e Helena Chagas (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República).
-
Codeplan tem nova presidenta
Ivelise Maria Longhi Pereira da Silva tomou posse na tarde desta sexta (30) como presidenta do Conselho de Administração da Companhia de Planejamento do Distrito Federal – Codeplan. A nova presidenta já ocupou vários cargos de confiança no governo, dentre os quais se destacam: Secretária de Estado de Trabalho do DF (2004), Deputada Distrital (2005/2006), Diretora Técnica da Companhia Imobiliária de Brasília – Terracap (2007/2008), Administradora Regional de Brasília (2008/2009), ou seja, ela era aliada de José Roberto Arruda, que deixou o governo após o escândalo do mensalão do DEM, e foi ainda Vice-Governadora do DF (2010), durante o governo de Rogério Rosso (PSD). Ivelise Longhi substitui Miguel Lucena Filho na presidência da Codeplan.
-
Guido Mantega diz acreditar em
O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse nesta sexta (30) que o Brasil é prudente e, por isso, o país deverá tomar medidas preventivas contra a crise econômica mundial. Segundo ele, o baixo crescimento é esperado e deve durar por algum tempo, mas que a situação na Europa deve melhorar. "Eu sou otimista e acredito que a Europa tem condições de reagir a esse agravamento da crise que está se configurando e evitar um default nos países mais fracos da cadeia da União Europeia.
melhora na economia européia