KADAFI MORREU COM TIRO NA CABEÇA, DIZ PREMIÊ INTERINO DA LÍBIA

PAULO MELO CORUJA NEWS

Kadafi morreu com tiro na cabeça, diz premiê interino da Líbia

Segundo Mahmoud Jibril, que leu relatório forense, líder deposto teria sido atingido também no braço direito antes de morrer

O primeiro-ministro do governo interino da Líbia, Mahmoud Jibril, afirmou nesta quinta-feira que uma autópsia determinou que o líder deposto Muamar Kadafi foi morto por um ferimento de bala na cabeça. Ele teria sido atingido durante um tiroteio entre as forças leais do Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão que governa interinamente o país desde a queda do regime há dois meses, e seus partidários após sua captura — apresentando o argumento de que ele não foi morto intencionalmente.

Foto: Reuters
Combatente anti-Kadafi mostra o que diz ser a arma dourada de Muamar Kadafi, que estava com ele durante captura
Jibril afirmou que Kadafi estava em boa saúde e armado quando foi encontrado. Kadafi teria sido atingido mortalmente, porém, durante o fogo cruzado entre seus partidários e combatentes do governo interino depois de ter sido capturado ao ser retirado de um duto de esgoto. Mas especialistas forenses de fora da Líbia que viram fotos do corpo de Kadafi dizem que os ferimentos parecem ter sido causados por disparos de arma a curta distância, e não por fogo de alta velocidade disparado por rifles de assalto à distância.
"Kadafi foi retirado do duto sem resistir. Quando o levávamos, foi atingido por um disparo no braço direito e então colocado em uma picape", disse Jibril ao ler um relatório forense. "Quando o carro se movia, foi pego no fogo cruzado e atingido por uma bala na cabeça. O médico forense não pôde dizer se a bala era dos revolucionários ou das forças de Kadafi."
Também de acordo com premiê, Kadafi morreu poucos minutos antes de chegar ao hospital e será enterrado na sexta-feira na cidade de Misrata. O presidente do CNT, Mustafa Abdel Jalil, declarará a libertação da Líbia no sábado.
Autoridades do governo interino dizem que Mutassim, um dos filhos do Kadafi, morreu durante a captura do pai, enquanto há relatos não confirmados de que Saif al-Islam, apontado como seu sucessor, foi ferido e capturado.
Combatente anti-Kadafi mostra o que diz ser a arma dourada de Muamar Kadafi, que estava com ele durante capturaAntes de o prêmie líbio declarar que Kadafi tinha sido atingido por um disparo na cabeça, as informações que surgiram foram confusas, levantando dúvidas sobre como exatamente ele foi preso e morto. Redes de TV árabes mostraram imagens do líder deposto ferido, com o rosto e blusa ensanguentados, mas vivo (veja vídeo abaixo). Vídeos posteriores mostraram seu corpo sem vida sobre a rua, com sangramento na cabeça, enquanto combatentes o arrastavam. A maioria dos relatos coincide em indicar que o cerco ao líder começou quando ele estava escondido com seus partidários nos poucos prédios que ainda controlavam em Sirte, que fica na costa do Mar Mediterrâneo. Em meio a fortes combates, um comboio tentou fugir do local e foi atingido por ataques aéreos da Otan, lançados por aviões da França. De acordo com o ministro francês da Defesa, Gerard Longuet, Kadafi estava no comboio de 80 veículos. Ele também disse que os bombardeios pararam o comboio, mas não o destruíram, possibilitando que os combatentes encontrassem Kadafi. 
 
 Com informações da BBC, Reuters, AFP, AP e New York Times