MUILTA PARA EMPRESAS QUE DISCRIMINAR MULHERES

PAULO MELO CORUJA NEWS
FÁBIO CAMPANA

Multa para empresa que discriminar mulheres


da Agência Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na quarta-feira (26) o Projeto de Lei 6393/09, do deputado Marçal Filho (PMDB-MS), que estabelece multa para empresa que pagar salários menores às mulheres do que aos homens ocupantes da mesma função.
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, já havia sido aprovada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. Agora segue para a análise do Senado, a não ser que haja recurso para votação no Plenário da Câmara.
Segundo o texto, a multa será correspondente a cinco vezes a diferença salarial verificada em todo o período do contrato.
O relator, deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP), defendeu a aprovação do projeto. Ele destacou que a Constituição prevê igualdade de todos perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. “A nossa Carta Magna ainda determina proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil”, disse.

Barros na abertura da maior feira de franquias do Sul do país


O secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, participa na manhã desta sexta-feira (28) da abertura da Maringá Franchising Business 2011, a maior feira de franquias do sul do Brasil.
A Feira reúne empresas e agentes financeiros que oferecem oportunidades de investimento, abertura de negócio próprio com a divulgação do sistema do franquias. Também serão realizadas palestras e workshops que apresentarão as novidades e perspectivas para o setor
A feira será realizada no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro nos dias 28 e 29 de outubro de 2011.

MEC admite que 14 questões do Enem
foram usadas antes

Do G1
O Ministério da Educação confirmou nesta quinta-feira (27) que as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que vazaram estavam no pré-teste aplicado no Colégio Christus, em Fortaleza, em outubro de 2010.
De acordo com nota publicada no site do MEC, a conclusão foi de que as questões de matemática e ciências da natureza e ciências humanas e linguagens de dois dos 32 cadernos de questões do pré-testes foram copiadas, das quais 14 constavam da prova do Enem 2011.
Ainda, de acordo com o texto, todos os cadernos foram devolvidos, devidamente conferidos, e depois incinerados. Não houve, portanto, extravio do material.

Câmara aprova MP que proíbe fumódromos


A Câmara aprovou nesta quarta-feira (26) um substitutivo à Medida Provisória 540/11 acabando com a existência de áreas especiais para fumantes em locais fechados, conhecidos como “fumódromos”. Originalmente, a proposta editada pelo governo concede vários incentivos fiscais para a indústria nacional com o objetivo de aumentar a competitividade dos produtos brasileiros no exterior. a questão do fumódromo foi inserida no texto. Agora, a matéria segue para análise do Senado.

Quem é o próximo ministro que cai?

Da Roseli Abrão
O site do “Estadão” coloca uma enquete que pergunta aos leitores quem será o próximo ministro do governo Dilma Roussef a cair.
As opções são Afonso Florense, do Desenvolvimento Agrário; Alexandre Padilha, da Saúde; Ana Holanda, da Cultura; Carlos Lupi, do Trabalho; Fernando Haddad, da Educação; e Mário Negromente, das Cidades.
O nome mais votado até agora é do ministro da Educação.

Aldo Rebelo anuncia fim de convênios com ONGs

Horas após ser confirmado como novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PC do B-SP) afirmou nesta quinta-feira que vai fazer mudanças na pasta e que não pretende mais realizar convênios de nenhum programa do ministério com ONGs.
“Recebi da presidente Dilma a demonstração de confiança e a responsabilidade de montar a minha equipe para dirigir o ministério. As mudanças serão anunciadas de acordo com as consultas que vou realizar para estruturar a equipe que trabalhará comigo no ministério (…). Certamente que haverá mudanças e certamente as competências que lá estão poderão mudar simplesmente por escolha pessoal, escolha técnica. Mas isso não significa a condenação de ninguém”, disse.
As informações são da Folha.com

Ibama autoriza dragagem do Canal da Galheta

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) expediu nesta quarta-feira (26) licença de instalação para que a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) realize a dragagem de manutenção dos pontos críticos do Canal da Galheta. Com isso, a Appa lançará, nos próximos 15 dias, o edital de licitação para a contratação da draga que irá realizar o serviço.
A dragagem irá restabelecer a profundidade original do Canal da Galheta, que é de até 15 metros, permitindo que navios de maior calado naveguem em Paranaguá. Hoje, a Capitania dos Portos autoriza que navios com calado de até 11 metros naveguem pelo Canal da Galheta durante o dia e, durante a noite, 10,8 metros. Com a finalização dos trabalhos, navios com calado de até 12,5 metros poderão voltar a navegar pelo Canal da Galheta.

Bueno vai à Justiça contra uso de FGTS na Copa


O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), afirmou nesta quinta-feira (27) que se o Senado mantiver a permissão para o uso do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) na Copa e Olimpíadas, o partido recorrerá da decisão na Justiça.
Ontem, em uma medida provisória, os deputados aprovaram a aplicação de recursos do Fundo de Investimento do FGTS em obras das cidades-sedes até junho de 2014.

Alta rotatividade

Do Radar Online:
Desde que Antonio Palocci tombou, a média de demissões no ministério Dilma foi de um ministro a cada 23 dias. A continuar neste ritmo, ainda dá tempo de cair mais três ministros este ano.

Polícia apura queixa de aluna que diz ter sido agredida por ser negra

Do G1 PR:
A Polícia Civil investiga um caso de racismo contra uma adolescente de 15 anos que foi agredida dentro de uma escola de Curitiba. A garota diz que sete colegas bateram nela dentro do banheiro do colégio. Segundo a mãe da garota agredida, a adolescente sofre bullying por ser negra.
Em entrevista ao Paraná TV, da RPC TV, a garota disse que as colegas deram chutes, socos e pularam em cima dela, até ela cair no chão. “Eu sei que saí com o nariz sagrando, todo mundo viu”, contou. A estudante ainda disse que as provocações racistas e xingamentos acontecem há pelo menos cinco meses. Além disso, ela afirma que as colegas se referem a ela como “macaca”.

E no cordão dos puxa-sacos…

Roberto Requião em seu twitter responde com ironia a Verri, que parabenizou Lula pelo seu aniversário:
@enioverript @presidente_lula
@requiaopmdb: O saco do chefe é o corrimão do sucesso. Parabéns também.

Em campanha, Tadeu Veneri prefere busão

 

Entra campanha, sai campanha, sempre é assim. Candidatos começam a andar de ônibus, outros aderem a uma bike, e assim por diante. O blog tem recebido fotos de candidato com olhar indefectível atrás do “cheiro de povo” nos ônibus de Curitiba. E não é que o deputado estadual Tadeu Veneri – pré-candidato do PT à prefeitura – tem largado seu Gol preto em casa e pegado um buzão. E o melhor, tem gostado da experiência.
É o que diz no seu twitter: “Estou no Inter 2 indo p/Alep…está bem tranquilo e todos estão sentados. Andar de onibos (sic) deveria ser sempre assim”. Em outro post no microblog: “Ontem fui p/Vila Hauer no expressão Azul, agora estou no Inter 2, no Tarumã, indo p/ a Assembléia (sic). Pque não colocar o Azulão em mais locais?”.

Aldo é triatleta

Por Lauro Jardim:
Perseguido por jornalistas e cumprimentado por outros deputados como novo comandante do Esporte no país, Aldo Rebelo garantia ontem que não havia sido sondado para ocupar o lugar de Orlando Silva.
Embora não tenha admitido o favoritismo, Aldo tem “perfil” para o cargo:
– Uma vez por ano eu corro, nado, pedalo e jogo bola.

Dirceu solidário com Orlando

De José Dirceu em seu blog:
– Faço questão de expressar aqui a minha absoluta e total solidariedade ao PC do B e a Orlando Silva, titular do Ministério do Esporte até poucas horas atrás.

Qual o melhor presente para o ex-presidente Lula?


Do Poder Online:
Hoje é aniversário do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ontem viu o quinto ministro de seu governo ser demitido por sua sucessora, Dilma Rousseff, sendo quatro por denúncia de corrupção. Ele comemora 66 anos.

Eu estou até forte demais’, diz Lupi sobre ficar no Trabalho


Do Valor:
No dia em que a queda do ministro do Esporte, Orlando Silva, dominou as discussões no Congresso, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, tentou demonstrar não estar preocupado com a possibilidade de deixar a posição de titular da pasta.
“Eu estou até forte demais, estou pesado, estou precisando até emagrecer. Eu não tenho essa preocupação”, ironizou o ministro após participar de audiência na Comissão de Trabalho na Câmara nesta quarta-feira (26).
A saída de Lupi tem sido ventilada durante uma eventual reforma ministerial a ser empreendida pela presidente Dilma Rousseff no fim deste ano ou no início de 2012. O ministro tem recebido críticas de membros do seu próprio partido, o PDT, pelo grande controle sobre a legenda (Lupi é presidente licenciado da sigla) e também dentro da pasta.

Gomide continua na assessoria do Ministério do Esporte

O ex-Deputado Federal Ricardo Gomide, do PCdoB, continuará na assessoria do Ministério do Esporte com o novo ministro Aldo Rebelo, confirmado hoje no cargo pela presidente Dilma Roussef.

Aldo Rebelo é ministro

Foi confirmada a nomeação de Aldo Rebelo ao Ministério do Esporte. Aldo parece predestinado a assumir cargos para debelar crises. Foi assim quando assumiu a presidência da Câmara Federal. Agora terá que superar o episódio marcado por denúncias contra seu antecessor Orlando Silva do mesmo partido, o PCdoB.
“Eu agradeci a confiança, disse que aceitava como um desafio e procuraria me desincumbir da tarefa da melhor forma possível”, disse Aldo.
A presença de Aldo no Ministério amplia a capacidade de articulação política do Governo Dilma Roussef.
A posse será na segunda.

STF decide que exame da OAB é constitucional

O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve nesta quarta-feira a necessidade de aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) como condição para o exercício da profissão. A decisão foi tomada no julgamento de uma ação do bacharel em direito João Antonio Volante.
Ele argumentou que a exigência era um desrespeito a quem tinha conquistado o diploma de graduação em Direito e, portanto, estaria apto para atuar. Por unanimidade, os nove ministros presentes à sessão discordaram da tese. A decisão terá de ser aplicada por outros juízes e tribunais no julgamento de casos semelhantes. As informações são da Agência Globo.

Ex-procuradores confirmam denúncias
da CPI dos Portos


Foto: Sandro Nascimento/Alep
O ex-procurador jurídico Maurício Vitor de Souza, da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), confirmou nesta quarta-feira (26), em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Portos, da Assembleia Legislativa, que a compra de passivos trabalhistas por escritórios de advocacia é uma prática corrente em Paranaguá. “Alguns profissionais compram as dívidas dos reclamantes”, afirmou.
Souza participou da reunião com os deputados ao lado do também ex-procurador Benedito Nicolau dos Santos Neto. Ambos foram questionados por mais de duas horas pelos parlamentares, que investigam denúncias sobre irregularidades na administração dos portos paranaenses.