PAULO MELO CORUJA NEWS
CH
CH
-
Caulos
Talking Head
53 x 39 cm - Pastel Oleoso
Ass. CID e Dat.2006
-
Amazônia perdeu 253,8 km² de
O Inpe divulgou dados onde revela que a Amazônia perdeu uma área de 253,8 km² de floresta só no mês de setembro. Se comparado com o mesmo período do ano passado, houve uma queda de 43%, já que foram registrados 448 km² de desmate. Porém, com relação a agosto deste ano, houve um aumento da área perdida, já que foram contabilizados apenas 164 km² de derrubadas. Segundo o Inpe, apenas 5% da região não foi monitorada por motivos climáticos. Informações da Agência Brasil.
floresta em setembro, afirma Inpe
-
Líbia: secretário-geral da Otan
confirma retirada de tropasO secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, fez uma visita surpresa na Líbia no último dia de intervenção militar. Ele vai se reunir nesta segunda (31) na capital do país, Trípole, com representantes do governo provisório. “Vamos falar sobre as expectativas em relação ao futuro do país e, em particular, sobre o roteiro para a transição democrática”, disse. Segundo o secretário-geral, a retirada das tropas está confirmada para hoje. “Hoje, à meia-noite, a Operação Protetor Unificado vai terminar. Mas também dissemos claramente que se a nova liderança política na Líbia pedir, a Otan está disponível para ajudar na consolidação da democracia”, afirmou. “Sem as tropas da Otan no terreno, não prevejo um grande papel para a organização. Cabe agora às Nações Unidas liderar a assistência internacional às novas autoridades”, completou. Informações da Agência Brasil.
-
DF: dentistas paralisam atendimento
Após o início da temporada de greves, os cirurgiões-dentistas da rede pública de saúde do Distrito Federal também vão paralisar o atendimento nesta segunda (31). A categoria quer reajuste salarial. Segundo o Sindicato dos Odontologistas, os 450 cirurgiões que trabalham para o governo do DF realizarão um ato em frente ao Palácio do Buriti na tarde de hoje e deverão retomar o trabalho amanhã (1). A Secretaria de Administração Pública do Distrito Federal informou que questões orçamentárias impossibilitam novas contratações, novos procedimentos ou reajustes salariais ainda este ano.
-
Desemprego na zona do euro
O desemprego atingiu um nível recorde na zona do euro em setembro. Segundo o documento divulgado nesta segunda (31) pela agência oficial de estatísticas do bloco, a Eurostat, em setembro, havia 16,198 milhões de desempregados, o que é equivalente a 10,2% da população da região. Em agosto, o órgão registrou 10,1%. Os analistas estavam prevendo que a taxa seria de 10%, porém, aproximadamente 188 mil pessoas foram demitidas entre agosto e setembro, a maior alta mensal desde 2010. A maior taxa de desemprego foi registrada na Espanha (22,6%). Informações do G1.
bate recorde em setembro
-
Câmara e Senado podem não ter votações por causa de feriado
A Câmara dos Deputados corre o risco de não realizar nenhuma votação nesta semana, em decorrência do feriado de finados na quarta (2). Já no Senado, a expectativa é de apenas as indicações feitas por autoridades sejam levadas ao Plenário, mas a pauta de votações não está definina. O quórum mínimo para votações na Câmara é de 257 parlamentares e caso este número seja atingido, de acordo com o líder do governo na Casa, Cândido Vaccarezza (PT-SP), deverá ser votado o projeto de Lei que altera os limites do Parque Nacional da Amazônia, do Parque Nacional dos Campos Amazônicos e do Parque Nacional Mapinguari.
-
Fotografia é históriaXô, mau-olhado
-
A arruda é uma planta que está presente mil lendas da história. Uma delas, remonta à Grécia antiga. Segundo consta servia para tratar inúmeras doenças. Mas sua melhor indicação era mesmo agir contra as forças do mal. Essa erva de aroma forte e magnético é encontrada em praticamente todos os países do planeta. E não poderia faltar no Mercado Popular de Sobral, no Ceará. Caminhando pela feira, encontram-se várias bancas com raízes as mais variadas. Mas, a arruda tem a fama de ser a mais eficaz. Não é à toa que esse raizeiro da foto a tem na boca e presa na orelha pelo chapéu.
Como foi – Fiz essa foto aí, e quando voltei a Brasília, fui buscar na Internet dados para escrever sobre o assunto. Achei muito curiosa uma das páginas da WWW, que diz das simpatias, orações, magias, rituais e feitiços ligados às plantas e raízes. A arruda, por exemplo, serve para atrair a sorte em todas as áreas da vida. E mais, é ideal para proteção contra a inveja e filtrar as energias negativas. Não é por menos que as benzedeiras usam ramos da plantinha para tirar o mau-olhado das pessoas que vão lhe pedir conforto espiritual. Diz-se também que arruda é o melhor remédio para apagar as energias negativas ao fim de uma festa em sua casa. Depois que os convidados se forem, é só varrer o chão e jogar o lixo num vaso com ramos da erva protetora para que nada de mal aconteça. Orlando Brito
-
Sarney fala sobre doença de Lula
O presidente do Senado, José Sarney, divulgou ontem (29) uma nota sobre a doença do ex-presidente Lula. Segundo Sarney, Lula é ‘muito necessário ao país’. “Lula é um lutador, já venceu muitas batalhas e vencerá mais esta”, escreveu. “Espero que com a ajuda de Deus e o pensamento solidário de todos nós em breve estará recuperado. Lula é muito necessário ao país e a todos os brasileiros”, completou. O ex-presidente foi diagnosticado com um tumor na laringe no último sábado (29) e terá que se submeter a quimioterapia.
-
GDF divulga nota de esclarecimento
O Governo do Distrito Federal divulgou uma nota de esclarecimento nesta segunda (31) a respeito das denúncias de envolvimento do governador Agnelo Queiroz em um suposto esquema de corrupção no Ministério do Esporte. Segundo o texto, o nome de Agnelo não consta em nenhum dos processos que tratam do caso e que tramitam na 10ª e 12ª Vara Federal. Além disso, o governador, que é ex-ministro da pasta, foi somente citado em depoimentos dos envolvidos e também não teve seu nome listado em nenhum dos documentos ajuizados pelo Ministério Público Federal em uma Ação Civil Pública.
em defesa de Agnelo Queiroz
-
Corrupção: DOU publica suspensão do pagamento de convênios com ONGs
O Diário Oficial da União desta segunda (31) trouxe a suspensão do pagamento de repasses às ONGs ligadas ao Ministério do Esporte. O decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff, os convênios firmados com as organizações deverão ser investigados e as falhas corrigidas em até 60 dias. Em caso de irregularidades, as entidades que as apresentarem ficam impedidas de firmar novas parcerias. A resolução faz parte das iniciativas do governo que vão apurar as denúncias de corrupção no pagamento de verbas envolvendo o Ministério.
-
Aldo Rebelo toma posse no Esporte
Toma posse na tarde desta segunda (31) o novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo. A cerimônia está marcada para começar às 15 horas, no Palácio do Planalto. Rebelo assume após a demissão do ex-ministro orlando silva, acusado de envolvimento em um esquema de corrupção dentro da pasta, através do programa Segundo Tempo. Sobre a saída de seu antecessor, Aldo Rebelo foi breve. "Não há demissão justa ou injusta. O que há é uma conveniência do governo e da chefe do Poder Executivo no caso. E o ministro foi quem tomou iniciativa de pedir afastamento, porque achava que não podia impor ao governo a continuidade de uma crise para a qual não se encontrou solução à vista”, disse. O agora ministro deixa sua cadeira na Câmara dos Deputados para assumir o novo cargo.
-
Chagas: Tudo pela rápida recuperação
A vida é sempre mais surpreendente do que a ficção. Na manhã de ontem ninguém imaginava estar o ex-presidente Lula hoje internado num hospital, em São Paulo, com diagnóstico de câncer na garganta. Será submetido a tratamento quimioterápico, evidência de que seu tumor não é tão insignificante que justifique apenas radioterapia, mas, no reverso da medalha, não parece tão grave a exigir cirurgia imediata. Esta, se fosse a opção, abriria a hipótese de o ex-presidente perder ou ter reduzida de muito a sua voz. E a voz sempre foi o instrumento político mais eficaz do Lula, ele que pouca atenção dá à palavra escrita.
-
Lula começa tratamento contra o câncer
Começou na manhã desta segunda (31) o tratamento médico do ex-presidente Lula contra um câncer na laringe. O diagnóstico foi divulgado no último sábado (29), após Lula ter se submetido a exames no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Segundo o médico coordenador da equipe médica que trata do ex-presidente, doutor Roberto Kalil, ele tem cerca de 80% de chances de se curar da doença. "Os oncologistas são extremamente otimistas em relação ao tratamento proposto, a quimioterapia seguida de radioterapia. Há uma grande chance de cura”, disse. Lula passará por três sessões de quimioterapia, com intervalos de 21 dias entre cada uma delas.