AS OSS E UM GRUPO DESPREPARADO

PAULO MELO CORUJA NEWS
BLOG DA JOICE

Audiências discutem ampliação para esporte e lazer em Curitiba

Ampliar as oportunidades de esporte e lazer em Curitiba é a principal reivindicação da população apresentada durante as audiências públicas sobre a Copa de 2014 que foram realizadas nas regionais da capital durante do ano. A comissão da Copa da Câmara municipal entregou hoje de manhã ao secretário da Copa de Curitiba, Luiz de Carvalho, um relatório com as sugestões e as preocupações dos moradores com a realização do Mundial aqui em Curitiba. De acordo com o presidente da Comissão, vereador Pedro Paulo, a população quer mais investimentos na área de esportes.


Atendimentos do Disque Idoso aumentam 11% no Paraná

O número de atendimentos do Disque Idoso aqui no Paraná aumentou 11% de janeiro a novembro em comparação com o mesmo período do ano passado. O serviço registrou quatro mil quatrocentas e cinquenta ligações, contra três mil e novecentas em 2010. A maioria dos atendimentos é referente a denúncias, principalmente de agressão física, verbal e psicológica, negligência e abandono. Os dados são da secretaria estadual do trabalho e emprego. Segundo o secretário Luiz Cláudio Romanelli, os números revelam que a população não tolera mais os maus tratos aos idosos. O secretário afirma que normalmente as denúncias não são feitas pelos idosos e sim por familiares ou pessoas anônimas. O serviço do Disque Idoso é de graça e o número é o 0800 41 00 01.


 

O Dossiê sobre Renata Bueno e as implicações jurídicas

A vereadora se explicou, mas tem muita gente curiosa para saber o que tem no tal dossiê que me foi entregue pelo correio e que tem como remetente a Assembleia (o que é pouco provável).   Bem, trata-se de um calhamaço de papel, talvez umas 800 páginas com cópias de recibos, nomes de pessoas, CPFs, CNPJs, assinaturas e documentos que indicam, em tese, o uso da caixa 2 na campanha da moça. Em tese porque é preciso investigar para saber se os documentos são todos “quentes”. A vereadora diz que são fraudes. A soma dos valores mostra que teria havido mais gastos do que o declarado ao T.R.E. Se comprovado a vereadora estará encrencada, mas apenas politicamente. Isso porque na justiça é muito difícil que se consiga qualquer tipo de sanção porque os prazos para que houvesse qualquer ação no T.R.E já expiraram.
Agora, pelo sim pelo não, é melhor investigar.
 

Sobre o projeto das Oss, uma sucessão de erros

Ivonaldo Alexandre/Agência de Notícias
11h45
Mesmo aprovado em terceiro turno o projeto que regulamenta parceiras do estado com as Oss ainda vai dar o que falar. A oposição já avisou que vai levar o caso à justiça. Os trâmites da votação não seguiram as regras do jogo estabelecidas no regimento interno da Casa. Bem, noves fora, o fato é que houve uma sucessão de erros.
O primeiro dos manifestantes que perderam a razão no momento em que promoveram uma baderna ao invés de um protesto consciente. O segundo de funcionários da ALEP que ajudaram incentivaram a bagunça. O terceiro dos deputados que conseguiram driblar o grupo que protestava para votar a toque de caixa o projeto em segunda discussão.
O quarto do presidente da Assembleia Valdir Rossoni que depois de se manter centrado na segunda-feira em meio a toda confusão fez a grande besteira antidemocrática de não permitir que os manifestantes acompanhassem a votação em terceiro turno do projeto ontem. Podia passar sem essa.
A depredação e a arruaça devem ser coibidas pela polícia, mas nada deve tirar o direito de cidadão, motivados ou não politicamente de discutir.
É simples assim.
 

Violência ou prevenção?

Circula na internet um vídeo que mostra a ação da polícia durante o Atletiba de domingo. Veja e opine.

 

Renata Bueno diz que dossiê é fraude

11h15
A vereadora Renata Bueno, em entrevista a Joice Hasselmann, afirmou que o dossiê que denuncia a existência de caixa dois na campanha dela em 2008 é uma fraude. “A gente não sabe se ri ou se chora. Ao invés de corrigirem os erros da política em Curitiba, ficam fazendo sacanagens” – disparou ela. “Eu não tenho nem idéia do há que neste tal dossiê. A gente já ouvia falar há muito tempo sobre este dossiê, como uma ameaça. Pessoas que não respeitam o cidadão curitibano, não vão me respeitar, mas estamos preparados para enfrentar isso. A tentativa é de antecipar as eleições do ano que vem. Já retaliaram minha família, não vamos recuar, vamos enfrentar isso com unhas e dentes.”
A vereadora garantiu que a prestação de contas da campanha que apresentou ao TRE – Tribunal Regional Eleitoral “está corretíssima”. Renata acusa o grupo ligado ao presidente afastado da Câmara Municipal, João Cláudio Derosso, de tentar antecipar as eleições do ano que vem. As acusações seriam uma tentativa de desestabilizar uma candidatura de Renata à Prefeitura de Curitiba.” Se fosse tão crime assim, eles teriam encaminhado ao Ministério Público e não só à imprensa, talvez caiba uma orientação a estas pessoa” – disse Renata.
De acordo com a vereadora, atualmente, ela recebe quase metade do salário na câmara. De acordo ela, o corte nos valores foi provocado pela demissão de um funcionário que havia feito dois empréstimos num total de R$ 70 mil. Segundo ela, na Câmara municipal, um funcionário pega empréstimo e, se ele não paga, o responsável é o vereador. “Eu demiti este funcionário porque ele cometia irregularidades gravíssimas. O pagamento dos empréstimos representa cerca de 3 mil reais a menos no meu salário” – afirmou.
 

Servidores municipais da saúde continuam em greve

Cerca de mil servidores municipais da área da saúde ficaram de fora do projeto de redução de jornada de trabalho aprovada ontem na câmara de Curitiba. 500 deles estão de braços cruzados, e a paralisação já afeta o atendimento no laboratório municipal, de acordo com o sindicato que representa a categoria. Nessa manhã, os funcionários entram no terceiro dia de manifestações, e fazem um ato de protesto em frente à secretaria municipal de saúde, que fica no bairro Rebouças. Categorias como nutricionistas, psicólogos e farmacêuticos não foram contemplados pela redução de 40 para 30 horas semanais, que hoje é votado em segunda discussão na câmara. A diretora jurídica do sindicato dos servidores municipais de Curitiba e região (Sismuc) afirma que os exames de rotina do laboratório municipal deixaram de ser feitos. Os mil profissionais que não conseguiram a redução de jornada devem ter uma nova rodada de negociações com a Prefeitura a partir de fevereiro do próximo ano. No entanto, o sindicato considera o prazo longo demais. Segundo o Sismuc, os exames emergências do Laboratório municipal são realizados pela rede privada conveniada, e os procedimentos que não têm urgência foram remarcados.


 

quer apoio do governo federal para melhorar infraestrutura

Construção da terceira pista do Afonso Pena e ampliação do Porto de Paranaguá foram alguns dos projetos apresentados pelo Governador Beto Richa à ministra-chefe da casa civil, Gleisi Hoffman, ontem  em Brasília. A intenção do governo estadual é garantir o repasse de recursos para algumas obras, que incluem também a recuperação da orla de Matinhos, no litoral. Essa recuperação está em fase de contratação do projeto básico, e a ministra garantiu ontem uma verba de oito milhões de reais para essa etapa. O restante da verba pode vir por meio do PAC 2, e pode variar de quarenta a sessenta milhões de reais. O governador também defendeu ontem a proposta da bancada paranaense sobre a ampliação do Porto de Paranaguá, que pede um recurso na ordem de 170 milhões de reais. De acordo com Richa, as obras vão garantir a redução dos custos de escoamento da safra no estado, principalmente se a obra de ampliação da Ferroeste até Mato Grosso do Sul for concretizada.
A reunião de ontem também abordou a construção da terceira pista do aeroporto afonso Pena. Ficou decidido que governo estadual, União e prefeitura de São José dos Pinhais vão formar um grupo de trabalho nas próximas semanas para regularizar os terrenos no entorno do terminal e agilizar o processo de retirada dos moradores. No início desta semana, o governador assinou um decreto que tornou esses terrenos áreas de utilidade pública.
 

Alunos da Federal promovem campanha de doação de sangue

Alunos do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná criam campanha para aumentar a doação de sangue. São estudantes de Ciências Sociais Aplicadas que mantém uma Associação Atlética identificada pela sigla ASA, daí o nome da campanha “Salve Vidas com a Asa”. A estudante de Administração Maria Clara de Lima que é diretora de bateria da Associação disse que os doadores são chamados pelo facebook . A ação da campanha “Salve Vidas com a ASA” será realizada no sábado, dia 10. Os interessados podem comparecer no campus do Jardim Botânico, às 11 horas.
O Hemepar vai disponibilizar um ônibus com 18 lugares e a Polícia Militar fornecerá outro com 25 lugares para o transporte dos voluntários até o banco de sangue para a coleta. Maria Clara acredita que a ação pode servir como exemplo para outros estudantes. 
A ASA conta hoje com mais de 90 pessoas que aderiram à campanha no facebook. A associação, que reúne integrantes dos cursos de Administração, Economia, Gestão da Informação e Ciências Contábeis, quer a participação de toda a comunidade universitária no evento.
 

Terrenos e áreas que tenham pelo menos 60% de vegetação nativa podem se transformar RPPNM – Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal. Isso permite que os proprietários desses locais tenham isenções fiscais e incentivo construtivo para preservação. Hoje apenas áreas com no mínimo 70% de floresta nativa podem virar RPPNM. Hoje um projeto que muda a legislação foi aprovado na Câmara Municipal de Curitiba. O presidente da comissão de urbanismo da casa, vereador Jonny Stica, do PT, disse que, dessa forma, a qualidade de vida de toda a população de Curitiba pode ser melhorada.
O projeto vai ser votado em segunda discussão amanhã (terça). Depois disso, passa para assinatura do prefeito Luciano Ducci.
 

Por 59 votos a 7, Senado aprova novo Código Florestal

Do G1
Depois de mais de seis horas de discussão, o plenário do Senado aprovou, por 59 votos contra 7, o texto-base do projeto do novo Código Florestal. O texto analisado em plenário foi o finalizado pelo relator Jorge Viana (PT-AC), e já havia sido aprovado pela Comissão de Meio Ambiente do Senado no final de novembro. Na comissão de Constituição e Justiça, o relator foi o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC).
A votação foi concluída por volta das 23h10, após a análise de emendas (mudanças) ao texto-base. Do total apresentado, 26 foram acatadas e 56 rejeitadas. O texto agora seguirá para a Câmara, onde precisará ser apreciado novamente, uma vez que recebeu mudanças no Senado. Depois, o texto será encaminhado para sanção da presidente da República, Dilma Rousseff.  


Dilma: 2012 será necessariamente melhor do que 2011


Do Josias de Souza
Dilma Housseff recebeu na noite passada o título de ‘Brasileira do Ano’ de 2011. Concedeu-o a Editora Três, que publica a IstoÉ.
Ao discursar, a presidente discorreu sobre a crise internacional e seus efeitos. Absteve-se de mencionar a notícia do dia, provida mais cedo pelo IBGE.
A economia brasileira estagnou no terceiro trimestre de 2011. Crescimento zero, informara o instituto que cuida das estatísticas oficiais.
Dilma preferiu mencionar o desempenho acumulado no ano: 3,2% até setembro. No mais, dedicou-se a fazer previsões otimistas:
“Não só estamos encerrando o ano com estabilidade e crescimento, mas sobretudo com visão de que 2012 será necessariamente melhor do que 2011.”



Ministro da Integração Nacional pede ajuda ao TCU para fiscalização de obras


Do Estadão
BRASÍLIA – O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, pediu ajuda nesta terça-feira, 6, ao Tribunal de Contas da União (TCU) para a fiscalização das obras da transposição do Rio São Francisco. A iniciativa é uma reação do ministro diante das evidências de abandono da obra no ano de 2011.
Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo domingo mostrou que a obra responsável por parte da votação expressiva de Dilma no Nordeste foi abandonada por construtoras em diversos lotes e que parte do trabalho feito começa a se perder. Estruturas de concreto quebradas, vergalhões de aço expostos ao sol e a chuva e obras deixadas pela metade passaram a fazer parte da paisagem do sertão nordestino. Auditoria do TCU nas obras do eixo leste mostrou ainda uma estimativa de prejuízo de R$ 8,6 milhões com irregularidades no empreendimento.
Pressionado, Bezerra decidiu procurar pessoalmente o presidente do tribunal, Benjamim Zymler. Pediu a ele que designe técnicos para auxiliar a Pasta na fiscalização da obra. Solicitou que auditores do TCU apontem em 30 dias se as medidas adotadas pelo Ministério têm sido suficientes para resolver os problemas no empreendimento.
Em nota, a Pasta atribuiu a ação a um desejo de contar com a cooperação do tribunal. “O ministro externou ao tribunal que, desde que assumiu a pasta, adotou como princípio de gestão o cumprimento integral e imediato das orientações do TCU. Considerando a magnitude e a complexidade do projeto, o ministro destacou ser importante checar constantemente as rotinas de trabalho buscando aperfeiçoar as práticas de gestão”.
 

Golpes são aplicados no PR com o nome do presidente do TCE

Estelionatários estão usando o nome do presidente do Tribunal de Contas, Fernando Guimarães, para aplicar golpes no Paraná. Eles ligam para prefeitos, administradores e vereadores em nome de Guimarães e pedem contribuição em dinheiro para ajudar do tratamento de saúde de um terceiro. O golpista oferece cotas de rifa, para o sorteio de um carro. Em nota divulgada nessa terça-feira o presidente do TC disse que “nunca telefonou ou fez contato, por qualquer meio, com os municípios do Paraná ou de qualquer outra localidade, pedindo contribuições de qualquer natureza e para qualquer causa”. O presidente do TC afirma que já adotou as medidas jurídicas cabíveis para que os envolvidos sejam punidos.

Vereadores aprovam jornada de 30h para servidores da Saúde

Da Gazeta do Povo
Os vereadores aprovaram em primeira votação, nesta terça-feira (6), o projeto de lei que altera de 40h para 30h semanais a jornada de trabalho dos servidores da saúde de Curitiba. Já a solicitação para que os 1.165 funcionários excluídos do projeto fossem incluídos na proposta não foi aceita. Os servidores que acompanhavam a sessão vaiaram a decisão dos vereadores.
Os trabalhadores estão greve desde segunda-feira (5) e realizaram manifestações em Curitiba nesta terça-feira (6). A greve está mantida por tempo indeterminado e já afeta serviços de saúde na cidade.
O projeto que altera a duração da jornada de trabalho dos funcionários da saúde ainda precisa ser votado em segundo turno na Câmara antes de seguir para a sanção do prefeito Luciano Ducci (PSB).
 

Renata Bueno diz que dossiê é do grupo da “máfia podre do Derosso”

A vereadora Renata Bueno, do PPS, disse que o possível dossiê de caixa entregue a diversos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba foi produzido pelo grupo da “máfia podre do Derosso”, como ela classificou. Ela afirmou que tudo isso é uma espécie de retaliação frente ao barulho que a vereadora vem fazendo contra o presidente licenciado da casa, João Cláudio Derosso.
Ela também acredita que o fato de ser pré-candidata à prefeitura de Curitiba motivou as acusações. A vereadora disse estar tranquila e que todas as contas de campanha estão em ordem. Os documentos foram entregues ontem a alguns parlamentares. O corregedor da casa, vereador Roberto Hinça, do PSD, contou que encaminhou o “dossiê” ao departamento jurídico da casa e que aguarda um parecer da procuradoria. Mesmo assim, ele disse que os documentos devem ser encaminhados também ao TRE – Tribunal Regional Eleitoral.