PAULO MELO CORUJA NEWS
CH
CH
-
Dilma se encontra com Lula
A presidenta Dilma Rousseff se encontrou com o ex-presidente Lula na tarde desta terça (6) no Hotel Transamérica, na zona sul de São Paulo. A assessoria de imprensa da Presidência não informou a pauta do encontro. A presidenta participará ainda hoje de um evento promovido pela revista IstoÉ, na capital paulista.
-
Argentina nomeia novo ministro
A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, nomeou nesta terça (6) o secretário de Finanças do governo, Hernán Lorenzino, para assumir o Ministério da Economia. Lorenzino, de 39 anos, mantém boas relações com banqueiros e investidores, e é considerado mais simpático aos mercados do que vários outros nomes que eram cotados. No ano passado, Lorenzino ajudou a promover uma segunda rodada de troca de títulos, com o objetivo de eliminar títulos caloteados que ainda circulavam. Ele também teve participação importante nas negociações, atualmente paralisadas, sobre o pagamento de 9 bilhões de dólares relativos a títulos vencidos em poder do Clube de Paris (grupo de nações credoras).
-
Senado começa votação
O Senado Federal começou a votar o novo Código Florestal por volta das 17h. O projeto tramita em regime de urgência e o substitutivo apresentado pelo senador Jorge Viana (PT-AC), que foi aprovado na Comissão de Meio Ambiente, servirá de base para o debate. O texto de Viana tem o apoio do governo e da bancada ruralista nas duas Casas e, desta forma, a expectativa é que a matéria seja aprovada ainda hoje (6). Para que o projeto fosse colocado em pauta, os senadores governistas aprovaram um requerimento para inverter a pauta e a PEC que prevê Desvinculação de Receitas da União (DRU) foi discutida logo na abertura da ordem do dia. Assim, o Código passou a ser analisado antes do projeto de regulamentação da Emenda Constitucional 29, que trata da distribuição de recursos para a saúde.
do novo Código Florestal
-
Pernambuco vai gerar energia eólica
A partir de janeiro de 2013, Pernambuco estará produzindo todas as peças necessárias para a geração de energia eólica. O Governo do Estado assinou nesta terça (6) o protocolo de intenções com a francesa Eolice que, num convênio com a dinamarquesa LM Wind Power, produzirá pás para turbinas eólicas. O investimento é de R$ 100 milhões e as obras no terreno de 25 hectares começam em junho do próximo ano. Pernambuco é o primeiro Estado brasileiro que já produz torres, flanges (elementos que unem dois componentes de um sistema de tubulações), geradores e pás. Já estão instaladas a Impsa, fabricante de geradores e a RM Eólica, fabricante de torres. A Iraeta, empresa que produzirá flanges, está em construção. Para o governador Eduardo Campos (PSB), essa é uma oportunidade para cuidar da matriz energética do Brasil. "Há um grande potencial eólico já descoberto em nossa região e há pesquisas de jazidas de ventos em alturas maiores que 100 metros", revelou o governador. A expectativa é que 1.500 empregos diretos sejam gerados pela indústria. Informação do Jornal do Commércio-PE.
-
PF: delegado diz que quadro
O chefe da Divisão de Repressão a Crimes contra o Patrimônio da Policia Federal (PF), Luiz Flávio Zampronha, disse nesta terça (6) que a PF está com um quadro de servidores considerado insuficiente para combater roubo de veículos no país. "Hoje temos um projeto piloto em Pernambuco, em que fazemos uma força tarefa com participação das polícias civil, militar e rodoviária. Mas essa é uma solução precária. Atualmente, para obtermos informações sobre os roubos de veículos contamos com a colaboração de parceiros, inclusive da iniciativa privada", disse.
de servidores é insuficiente
-
Dia de fúria no Senado
O presidente do Senado, José Sarney, abandonou a atitude fleumática, desceu da mesa diretora e, com veemência inusual, reclamou das palavras que acabara de ouvir do colega Demóstenes Torres (DEM-GO), numa discussão sobre inversão de pautas. O senador goiano concordou que havia se excedido e, democraticamente, pediu desculpas ao microfone. O flagrante mostra como Sarney estava indignado. O senador Fernando Collor (PTB-AL) atuou na bancada do "deixa disso".
-
Fotografia é históriaPoder feminino
-
Reunião do alto empresariado brasileiro com a paulista Zélia Cardoso de Mello, titular do Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento no governo Fernando Collor entre 15 de março de 1990 a 10 de maio de 1991.
Como foi – Antes de Dilma Vana Rousseff eleger-se presidente da República, a mulher que mais deteve poder na história do Brasil foi Zélia Maria Cardoso de Mello. É só reparar nessa foto que fiz em seu gabinete ministerial. Ela – a única mulher presente nessa reunião – está na cabeceira da mesa e merece toda a atenção de todos os homens que a cercam. Não custa lembrar que a princesa Isabel, ainda antes República, portanto ainda nos tempos do Brasil imperial, também era poderosa. Tanto que a Lei Áurea, a que extinguiu a escravidão do país, foi decretada por ela. Só uma curiosidade. Seu nome completo era Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon. Orlando Brito
-
Maia é o mais influente do Congresso
Uma votação realizada entre os dias 26 de outubro e 1º de dezembro pelo Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) junto a 65 políticos, sendo 43 deputados e 22 senadores, elegeu o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS) o parlamentar mais influente em 2011. A lista dos 10 parlamentares mais influentes inclui ainda o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), líder do governo na Câmara; o senador José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado; o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), líder do PMDB na Câmara; o senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado; o deputado ACM Neto (DEM-BA), líder do DEM na Câmara; o senador Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado; o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), líder do DEM no Senado; o deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP), líder do PSDB na Câmara; e o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), líder do PT na Câmara. Ao todo, 128 parlamentares foram votados.
-
Valério tem Habeas Corpus negado
O Habeas Corpus impetrado pelo advogado do publicitário Marcos Valério, preso em Minas Gerais durante a “Operação Terra do Nunca”, foi indeferido pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) nesta terça (6). O pedido foi feito ontem (5) e julgado pelo desembargador Jeferson Alves, plantonista criminal do TJ. Os sócios de Marcos Valério, Francisco Marcos Castilho, Ramon Hollerbach e Margaretti Maria de Queiroz Freitas, também tiveram Habeas Corpus impetrados por seus advogados, mas ainda não foram apreciados.
-
Projeto da Lei Geral da Copa será votado ainda este ano, diz Rebelo
O ministro Aldo Rebelo (Esporte) voltou a estimar que o projeto da Lei Geral da Copa do Mundo de 2014 será votado pela Câmara antes do recesso legislativo de dezembro, ficando para o próximo ano a avaliação pelo Senado. Rebelo esteve nesta terça (6) no Fórum Internacional de Futebol, na capital fluminense. A Lei Geral da Copa resumirá os compromissos do Brasil com a Federação Internacional de Futebol (Fifa) para sediar a competição. Segundo o ministro, a lei vai orientar o governo e os organizadores sobre temas "delicados", dentre os quais estão a concessão da meia entrada ou a cobrança de preços populares, nos ingressos para idosos, pessoas com deficiência, estudantes, pessoas de baixa renda e índios; além da venda de cerveja dentro dos estádios, o que é proibido em alguns estados.
-
Anvisa discute novas regras
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) iniciou nesta terça (6) um debate para discutir regras mais rigorosas para a propaganda de produtos derivados do cigarro. Dentre as propostas apresentadas está a de ampliar para 60% o espaço utilizado nos marços de cigarro para a veiculação de imagens de advertência; a inclusão de uma mensagem de advertência voltada para o público jovem; e a proibição de fixação de cartazes promocionais do lado de fora de pontos de venda, além da obrigatoriedade de fixação de cartazes com mensagens de advertência no interior desses estabelecimentos. O diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, avaliou que o tema é difícil de ser tratado e que esse tipo de decisão é complicada por impactar a vida de muitos brasileiros. Ele lembrou que, se de um lado, o tabaco é um produto que causa dano à saúde das pessoas, de outro, está no mercado há milhares de anos e, no Brasil, envolve um conjunto de pequenos produtores que tem a renda ligada à produção.
para a propaganda de cigarro
-
CNJ abre processo contra Luiz Zveiter
O Conselho Nacional de Justiça decidiu, por maioria, nesta terça-feira, pela abertura de Processo Administrativo Disciplinar contra Luiz Zveiter, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro e desembargador do Tribunal de Justiça daquele estado. O magistrado é suspeito de favorecer a incorporadora Cyrela em processo no qual é questionada a titularidade da empresa sobre um terreno na Barra da Tijuca. O caso teve início com uma reclamação ao CNJ feita por Vanildo Pereira da Silva, sócio da empresa Elmway, que disputa a propriedade com a Cyrela, responsável pela construção de um condomínio de luxo no local. Em outubro, a corregedora Eliana Calmon defendeu a abertura do processo contra Zveiter. O magistrado – na época, presidente do TJ do Rio – teria fornecido informações que favoreceram a incorporadora. A ministra Eliana Calmon destacou os vínculos entre a Cyrela e Zveiter. O escritório de advocacia da família dele defende a empresa em várias causas.
-
Havelange cala sobre renúncia ao COI
O ex-presidente da Fifa, João Havelange, se recusou nesta terça (6), durante a abertura do Fórum Internacional de Futebol (Footecon), a falar sobre o seu desligamento do Comitê Olímpico Internacional (COI). “Me deixe em paz”, disse a um repórter. Havelange deixou o COI para não ser expulso da entidade por suspeitas de corrupção, sua saída foi confirmada nesta segunda (5). Segundo a Fifa, ele renunciou ao cargo em troca da garantia de que o conselho de ética do órgão arquivaria as investigações sobre um suposto suborno que ele recebeu quando era presidente da Fifa, entre 1974 e 1998.











