PREFEITOS DE CASTRO, FOZ DO IGUAÇÚ E RONCADOR COM O MANDATO POR UM FIO

PAULO MELO CORUJA NEWS
JOICE HASSELMANN

Governador sanciona lei que cria a Secretaria do Esporte

Da Agência Estadual de Notícias
O governador Beto Richa sancionou nesta sexta-feira (16), no Palácio das Araucárias, a lei estadual 909/2011, que cria a Secretaria de Estado do Esporte. Com isso, a pasta – que até agora funcionava em caráter especial – ganha autonomia, com orçamento e quadro de pessoal próprios, o que garantirá melhores condições para a promoção do esporte no Paraná.
A Secretaria do Esporte ficará responsável pelo planejamento, organização, acompanhamento e manutenção das políticas e diretrizes do governo do Estado para o esporte e o lazer. “Está concretizado um sonho da comunidade esportiva de todo o Paraná. É uma conquista que certamente dará muitos frutos”, disse o secretário do Esporte, Evandro Rogério Roman. O trabalho do secretário e de sua equipe foi elogiado pelo governador. “Com a criação da secretaria, vamos ter uma equipe ainda mais forte, que garantirá mais atenção ao esporte paranaense e melhores resultados”, disse Richa.
De acordo com o Roman, o esporte em todos os municípios do Estado será fortalecido com a criação da secretaria: “Teremos autonomia, maiores investimentos e condições para atingir os pequenos, médios e grandes municípios” 

Mantega diz que crise atual é a pior desde 1929

Da Agência Estado
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, voltou a ressaltar que há risco das economias avançadas passarem por recessão. Ele deu esta declaração durante palestra para um grupo de 30 estudantes do curso intensivo de Jornalismo Econômico realizado pelo Grupo Estado.
De acordo com o ministro, o quadro internacional tem se agravado e há vários indicadores que confirmam esta situação. “Temos lido na imprensa informações desta piora da economia internacional, com indicadores que alguns dias melhoram e outros dias pioram, mas esta é a pior crise desde 1929″, disse Mantega, ponderando que a crise atual é um prosseguimento da crise de 2008.
O ministro disse ainda que o maior problema para solucionar a crise na União Europeia o fato de a região ser formada por 27 países, que têm interesses diferentes. Desta forma, de acordo

Carga de frango com salmonella parada no Porto pode ser liberada

Vinte e cinco toneladas de frango com salmonella que estão paradas no Porto de Paranaguá desde setembro deste ano podem ser liberadas nos próximos dias. A carne saiu de Cafelândia, no Paraná, e foi exportada pela empresa Copacol para a Bélgica. A carga foi devolvida ao Brasil há três meses, depois que foram feitos testes que comprovaram a presença de salmonella no produto.
A empresa queria processar a carne para a venda e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, entrou na justiça para pedir que a Copacol apresente informações sobre como será feito o processo. No último dia 14, a juíza federal Gabriela Hardt concedeu uma liminar para que a empresa possa retirar a carga do porto.
Para isso, a Copacol deve se comprometer a processar o frango congelado para fazer produtos cozidos a uma temperatura acima de 72 graus. A decisão da juíza deve ser cumprida nos próximos dias. A empresa foi procurada, mas ninguém vai se pronunciar sobre o assunto. Uma nota deve ser divulgada na segunda-feira à imprensa.

Falsos coletores de lixo têm pedido doação a moradores

Pessoas tem se vestido de coletores de lixo para pedir doações em Curitiba. O alerta foi feito pela Cavo, empresa responsável pelo serviço na capital. Nesta época do ano, é comum que os moradores façam doações de roupas e alimentos aos trabalhadores que fazem a coleta de lixo.
Há pessoas que tem circulado pela cidade para pedir presentes de Natal em nome de funcionários da empresa, inclusive com uma roupa semelhante ao uniforme dos coletores. Por isso, o ideal é entregar as doações diretamente aos funcionários, nos horários em que passam os caminhões.
Além disso, a Cavo pede que a população não dê bebidas alcoólicas aos funcionários, como garrafas de sidas, vinhos e espumantes.

MP vai realizar ações para melhorar a distribuição de leitos do SUS

O Ministério Público do Paraná vai analisar os documentos da CPI dos Leitos do SUS e pretende fazer ações para melhorar a distribuição dos leitos no Paraná. O relatório final da comissão foi entregue nesta quinta-feira para o MP, que informou que vai divulgar um relatório com ações para garantir o atendimento no sistema público de saúde.
Os deputados que integram a comissão vistoriaram 32 hospitais em 14 municípios e constataram que não faltam leitos do SUS no Paraná. O problema, segundo eles, está no sistema de distribuição, que hoje é feito por telefone. O governo do estado informou que já desenvolve uma Central Online de Leitos.

Servidor de Londrina é preso acusado de abusar de uma criança

Um servidor público de Londrina, norte do Estado, foi preso ontem sob a acusação de estupro de uma criança. Ele foi autuado pela polícia durante o horário de trabalho, em uma clínica médica da prefeitura onde atuava como segurança. Contra o suspeito também pesam as denúncias de estupro de 6 mulheres, dentre as quais 3 já o teriam reconhecido. O inquérito que aponta o servidor como autor do crime sexual contra a criança foi concluído em novembro deste ano. A assessoria de imprensa da prefeitura de Londrina disse que o funcionário será afastado administrativamente das funções públicas, além de ter a conduta no ambiente de trabalho investigada.

Unopar é vendida para grupo paulista

A Unopar, Universidade do Norte do Paraná, foi vendida para o grupo educacional Kroton por um bilhão e 300 milhões de reais. Esta astronômica transação comercial foi confirmada hoje pelo grupo paulista, que já administra também a rede Pitágoras de ensino. A Unopar foi fundada em 1972 e é a maior instituição de ensino à distância do país, com cerca de 160 mil alunos, sendo 80% deles com cursos de graduação não presenciais. A Kroton afirmou, em comunicado ao mercado, que esta aquisição consolida o grupo como um dos principais do país, com 264 mil alunos no ensino superior e 45 campi.

Veículos com destino ao litoral serão fiscalizados pela PRE

Todos os ônibus, carros e caminhões suspeitos que forem ao litoral do Paraná, nesta temporada de verão, serão fiscalizados pela Polícia Rodoviária Estadual. A operação começa nesta segunda-feira nos quatro postos de acesso às praias. Segundo a gerente de fiscalização da Secretaria de infra-estrutura e logística, Maria Elizabeth Bozza, o objetivo é autuar e retirar de circulação aqueles veículos que não tenham a documentação necessária.
Os 45 agentes trabalharão 24 horas nos postos de Coroados, Alexandra, Pontal e Graciosa. Os motoristas embriagados ou sem condições de dirigir também serão autuados.
A operação começa nesta segunda-feira, e vai até uma semana depois do carnaval.

Três pessoas morrem em acidente na PR-423


Uma mulher e duas crianças morreram em um acidente nesta tarde na PR-423, entre Araucária e Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba. As vítimas estavam em um táxi que bateu contra um caminhão carregado com areia na altura do quilômetro 8, sentido Campo Largo. O motorista do automóvel ficou gravemente ferido e foi encaminhado pelo Siate para o Hospital Nossa Senhora do Rocio, que fica na mesma região do acidente. O motorista do caminhão saiu ileso. A pista está parcialmente bloqueada. Agentes da Polícia Rodoviária Estadual estão no local.

Ex-prefeito de Roncador é condenado por improbidade administrativa

O ex-prefeito de Roncador, cidade da região Central do Estado, foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Paraná a devolver 60 mil reais aos cofres do município por improbidade administrativa. De acordo com a denúncia do Ministério Público, durante o período em que foi chefe do executivo da cidade, Joaquim Rodrigues da Silva liquidou despesas não indicadas nem documentadas usando verbas de um convênio firmado com a Secretaria de Estado da Educação e com a Fundação de Assistência ao Estudante, do Ministério da Educação. A decisão, por unanimidade de votos, figura em segunda instância e mantém a sentença anterior, do Juízo da Comarca de Iretama. Cabe recurso.

Lei municipal de Incentivo ao Esporte terá mais investimentos em 2012

Trezentos e setenta e três projetos foram aprovados pela Prefeitura de Curitiba para receber o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte no primeiro semestre do ano que vem. Os recursos devem chegar a um milhão e seiscentos mil reais, 14% a mais do que o investimento deste ano. Essa lei capta recursos do IPTU que são investidos em atletas, instituições sociais e projetos na área do esporte.

Orçamento de Curitiba será de mais de R$ 5 bilhões em 2012

É de mais de cinco bilhões de reais o orçamento municipal de Curitiba para 2012. O valor foi aprovado hoje pela Câmara Municipal. Mais de 34% do valor é relacionado a pavimentação e obras públicas de infraestrutura, malha viária e mobilidade urbana. Para o setor social foi destinado pouco mais de vinte e três por cento e para a saúde foi reservado pouco mais de 14 por cento do orçamento. A apresentação de emendas ao orçamento representou um acréscimo de 38% no valor final do orçamento.

Curitiba é a 3ª cidade do país com maior número de semáforos

Curitiba perde apenas para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro no número de semáforos. Os dados são da Associação Nacional dos Transportes Públicos, e colocam a capital paranaense no terceiro lugar do ranking com 1091 equipamentos, segundo números da URBS. De acordo com a diretoria de trânsito prefeitura, ruas com fluxo acima de mil e duzentos veículos por hora devem contar com sinaleiros.  De Segundo o advogado e secretário indicado para comandar a secretaria municipal de trânsito, Marcelo Araújo, os cruzamentos nas ruas da capital podem explicar a grande quantidade de semáforos.
Além dos sinaleiros, outros equipamentos de trânsito instalados nos últimos doze meses engordam o balanço do setor em 2011. Foram implantadas 102 lombadas físicas, 30 faixas elevadas, 22 semáforos em cruzamentos e 15 sinaleiros para pedestres, o que compõe uma média de um novo equipamento de trânsito implantado a cada dois dias na capital.

Prefeito de Foz é denunciado duas vezes pelo MP em um mês

Do G1
O Ministério Público (MP) apresentou uma ação civil pública contra o prefeito de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, Paulo Mac Donald Ghisi (PDT), por improbidade administrativa. De acordo com a Promotoria de Justiça houve fraude no processo licitatório que contratou um escritório de advocacia para prestar serviço ao Executivo.
A estimativa divulgada pelo MP é de que a suposta irregularidade tenha causado um prejuízo de R$ 541 mil, em valores atualizados. Em menos de um mês esta é a segunda denúncia contra o prefeito por mau uso do dinheiro público.
A licitação ocorreu em 2006 e previa o pagamento de R$ 349 mil pelo serviço de consultoria jurídica, durante um ano. O contrato poderia ser prorrogado por mais 12 meses, porém, na época, o município contava com uma equipe formada por 32 advogados concursados e quatro nomeados para realizar os trabalhos na área jurídica. Mesmo assim, o contrato com o escritório de advocacia foi prorrogado por mais três vezes, por meio de termos aditivos. 

Dilma diz que vai ampliar critérios para escolha de ministros

Da Folha
A presidente Dilma Rousseff aproveitou café da manhã com a imprensa para mandar um recado para sua base aliada. Disse que não vai aceitar ingerência dos aliados nos ministérios, ao ser questionada sobre os casos de irregularidades que derrubaram ministros.
Subindo tom de voz, ela disse que vai “exigir cada vez mais os critérios [de escolha e acompanhamento de sua equipe]“, acrescentando que “nenhum partido pode interferir nas relações de governo”. Em seguida, fez questão de dizer, subindo ainda mais o tom: “Vale para qualquer partido”.
Sete ministros já deixaram o governo Dilma, seis após denúncias de corrupção. Dilma afirmou que seu governo é de “tolerância zero” com malfeitos e atos de corrupção.
Ao mesmo tempo, ela afirmou também que jamais fará uma “caça às bruxas”, destacando que todo mundo tem direito de se defender. “Eu não posso sair por aí apedrejando as pessoas e fazendo julgamento sem direito de defesa”, afirmando, acrescentando que “por pressão nenhuma” fará isso. “Não tolerar malfeito de um lado, mas também não vou criar caça às bruxas.” 

Mesmo com protestos, vereadores aprovam revisão da Lei Orgânica

O projeto de revisão da Lei Orgânica Municipal foi aprovado hoje pelos vereadores de Curitiba. A votação foi marcada por várias manifestações de servidores municipais. Eles acompanharam a sessão e também fizeram um protesto em frente a Câmara. Os servidores são contrários a dois pontos da revisão da lei. Segundo a secretária geral do Sismuc, Ana Paula Kosolino, com as modificações aprovadas, a categoria perde a data base e a chamada isonomia.
Os servidores pretendem propor uma emenda a lei assim que os trabalhos na câmara retornarem em fevereiro. Segundo o relator da comissão da revisão da lei orgânica, vereador Paulo Salamuni, os pontos em que não existe consenso foram excluídos do texto final da lei.
Outro ponto polêmico é com relação a proibição da reeleição dos cargos da câmara. A proposta inicial era para que não houvesse reeleição para nenhum cargo. Mas a versão aprovada impede somente a reeleição para quem quiser ficar novamente no cargo que já ocupa, segundo o presidente da comissão de revisão da lei, vereador Paulo Frote.
Essa é a primeira vez que a lei passa por modificações desde a criação dela em 1990.

Vereadores aprovam em segunda votação o reajuste nos salários

Os vereadores de Curitiba aprovaram hoje em segunda votação um reajuste de 28% no subsídio parlamentar. Com isso, o salário deles vai passar de pouco mais de dez mil reais para 13 mil e quinhentos. A mudança começa a valer para a próxima legislatura, a partir de 2013.
Além do aumento, os vereadores também foram favoráveis à emenda que cria o décimo terceiro salário deles. Ontem, a primeira votação do aumento foi bastante tumultuada. Houve muitas discussões e mudanças no meio do caminho. No fim da tarde, os vereadores chegaram a cogitar que a discussão fosse suspensa por 10 sessões. Mas depois eles recuaram e a sessão terminou depois das nove horas da noite com a aprovação do aumento.

PRF lança operação para reduzir acidentes de trânsito

De hoje à tarde até o dia 02 de janeiro, cerca de 800 agentes da polícia rodoviária federal vão reforçar a fiscalização nos quatro mil quilômetros de rodovias federais que cortam o estado. Eles integram a operação fim de ano, que é lançada hoje pela PRF em todo o território nacional. No Paraná, os trabalhos de fiscalização começam no quilômetro 59 da BR-277, na altura de São José dos Pinhais. O foco da ação é baseado em números da própria PRF: de dezembro do ano passado a fevereiro deste ano, 23% das mortes nas estradas aconteceram a partir de colisões frontais. 15% dos óbitos foram por causa de atropelamentos. De acordo com o chefe de comunicação da PRF, Wilson Martinez, a operação fim de ano deve combater as causas desses acidentes, que estão diretamente ligadas aos hábitos dos motoristas.
Além da fiscalização, neste fim de ano começa a restrição de tráfego em pista simples para veículos acima de 18 metros e sessenta de comprimento, dois metros e sessenta de largura e mais de quatro metros de altura. As restrições acontecem em diferentes horários nos dias 23, 25 e 30 de dezembro e também dia primeiro de janeiro. Segundo Martinez, a medida deve melhorar o tráfego nessa época de grande movimento.
A lista completa com os horários das restrições pode ser conferida no site da polícia rodoviária federal, que é o www.dprf.gov.br.

Polícia desarticula quadrilha de sequestradores e traficantes no Paraná

A polícia desarticulou uma quadrilha de sequestradores e traficantes de drogas que atuava no Paraná. Numa ação conjunta do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) e da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), foram presos quatro suspeitos de seqüestrar a família de um gerente do Banco do Brasil, no dia 5 de outubro. Um dos suspeitos, Cristiano Brandes, foi detido sob a acusação de tentativa de homicídio no bairro Campo Comprido, numa disputa pelo domínio dos pontos de tráfico na região. Foram encontrados 135 mil reais na casa dele. Carlos André Mota foi detido em Guaíra, no último final de semana. Duas semanas antes, um arsenal (com três fuzis, uma pistola calibre 9 milímetros, uma pistola 40 e uma espingarda calibre 12), foram encontrados na casa de Mota por policiais do Cope. Na época, ele havia fugido. A prisão mais problemática foi a de José Marcelo de Oliveira. Ele reagiu à voz de prisão e acabou alvejado com três tiros. José Marcelo também é suspeito de vários homicídios. Nilton César Ferreira Pedroso foi preso em Ponta Grossa. Com ele foi encontrado um revolver calibre 38, além de munições, maconha, cocaína e crack.

Assinado decreto para desapropriação de áreas no entorno do Afonso Pena

Foi decretada nesta semana a desapropriação de uma área de mais de setecentos e cinqüenta mil metros quadrados no entorno do aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na grande Curitiba. Essa é a primeira etapa para a construção da terceira pista do terminal. Ontem, integrantes governo do Paraná e da Infraero se reuniram para discutir as próximas ações para viabilizar o projeto. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) deve fazer o levantamento sobre o impacto ambiental da construção. De acordo com o secretário de infraestrutura e logística, José Richa Filho, o governo do estado é o responsável pela retirada das 321 famílias que moram no entorno. As próximas etapas do projeto ficam a cargo da Infraero.
Um estudo desenvolvido pela secretaria de infraestrutura apontou que o Afonso Pena precisa de uma nova pista com três mil e quatrocentos metros, além da ampliação do terminal de passageiros, de cargas e do pátio de aeronaves. Na reunião de ontem também participaram representantes da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e da Cohapar.

Recadastramento biométrico termina em um mês

Os eleitores aqui de Curitiba que ainda não realizaram o recadastramento biométrico tem apenas um mês para regularizar a situação. O prazo termina no dia 20 de janeiro. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, até agora 68% dos eleitores da capital fizeram o recadastramento, o que representa um milhão e trezentas mil pessoas. Ainda faltam quatrocentos e quinze mil eleitores. O TRE funciona de segunda a domingo das oito da manhã às seis e meia da tarde, na Rua João Parolin, número 55, no Prado Velho. Para agilizar o atendimento e evitar filas, o eleitor pode agendar a visita pelo site tre-pr.gov.br

Avaliação positiva do governo Dilma sobe para 56%, diz CNI/Ibope

Da Folha
A avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff voltou a subir entre setembro e dezembro, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada na manhã desta sexta-feira (16). O índice de pessoas que consideram a gestão como ótima/boa passou de 51% para 56%.
A aprovação pessoal da presidente ficou praticamente estável –passou de 71% para 72%. Essa é a quarta pesquisa CNI divulgada neste ano. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Foram entrevistados 2.002 pessoas em 142 municípios, entre os dia 2 e 5 de dezembro.
De acordo com a pesquisa, denúncias de corrupção são os assuntos mais lembrados da gestão petista. No total, 28% dos entrevistados citaram alguma notícia ligada a irregularidades. 

Agentes da URBS e policiais vão fiscalizar restrição na Linha Verde

Até o final deste mês, agentes de trânsito da URBS e policiais rodoviários estarão na Linha Verde para fiscalizar e orientar os motoristas de caminhões a respeito dos horários de restrição de tráfego na Linha Verde. A operação será diária. Os caminhões com mais de sete toneladas são proibidos de passar pela Linha Verde de segunda a sexta-feira das sete às dez da manhã e das cinco da tarde até as oito da noite. A medida é válida nos vinte e dois quilômetros da Avenida entre o Trevo do Atuba e o bairro Pinherinho. A restrição começou no dia primeiro de setembro e tem o objetivo de desafogar o trânsito na região. Os motoristas de caminhões que forem flagrados nos horários de restrição pagam multa de 85 reais e perdem quatro pontos na Carteira de Habilitação.

Jantar de Beto com a bancada do PMDB regado a política e cantoria


O clima foi amistoso ontem na Casa do deputado Caíto Quintana durante o jantar em que participaram a bancada do PMDB e o governador Beto Richa (PSDB). Começou tarde, depois das 22h, porque Beto estava em Brasília e os deputados esticaram a sessão para limpar a pauta. Teve cantoria de Caíto e até o governador resolveu soltar a voz e ensaiar uma moda. No cardápio: risoto, petiscos, polenta frita e política! Caíto fez discurso bonito, disse que está com o governador tucano para o que der e vier. Beto também discursou e agradeceu o apoio maciço da bancada do PMDB ao governo dele. Falaram rapidamente sobre as eleições de 2014 e da possibilidade de o PMDB caminhar junto com o PSDB na tentativa de reeleger Beto Richa. Ainda tem tempo, mas as articulações já começaram.
Em tempo: Durval Amaral participou da confraternização. Rossoni não apareceu. Aliás, sequer foi convidado porque os deputados querem ver o couro do italiano salgado depois que ele cortou benefícios dos moços. Os resistentes também não. Stephanes Junior não deu as caras. Anibellinho esteve em Brasília com o deputado federal João Arruda para uma reunião com a ministra Gleisi Hoffmann.

Acordo pode devolver Renan à presidência do Senado

Do blog Josias de Souza
Dono da maior bancada, o PMDB desfruta, por força regimental, da prerrogativa de indicar o nome do sucessor de José Sarney.
Em público, Renan simula desinteresse pela poltrona. Longe dos refletores move-se para retornar ao posto que deixou, por renúncia, em 2007.
Dois senadores do PMDB desfilam pelo tapete azul do Senado como ameaças às pretensões de Renan: Eunício Oliveira (CE) e Eduardo Braga (AM).
Avesso a Renan, o PT destila simpatias por Eduardo Braga, ex-governador do Amazonas. Porém…
…Porém, o preferido do petismo passou a cultivar o projeto de candidatar-se a prefeito de Manaus em 2012. 

Policiais vão reforçar a segurança na Operação Verão

Oitocentos policiais vão reforçar a segurança durante a Operação Verão que começou hoje no litoral do estado. O policiamento será feito com maior intensidade em pontos estratégicos e nas proximidades das praias. Três módulos móveis estão instalados em Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos. Além disso, serão usadas mais de 130 viaturas, entre motos e automóveis. A PM também vai fazer bloqueios, abordagens, fiscalizações e operações de trânsito. O comandante geral da Polícia Militar, coronel Roberson Luiz Bondaruk, afirma que essas medidas visam garantir a tranquilidade de todos os veranistas.
A operação também vai contar com 640 bombeiros militares, distribuídos em cento e cinco postos da orla. Eles vão atuar nas buscas e salvamentos, além de monitorar as praias. Os trabalhos vão contar com o apoio de aeronaves do Grupamento Aéreo da Secretaria de Segurança Pública e com quadriciclos equipados para fazer o atendimento inicial às vítimas de afogamento. A Operação Verão vai até o dia 26 de fevereiro.

Servidores da saúde se reúnem hoje com a Prefeitura

Servidores da área de saúde de Curitiba têm uma reunião logo mais, às onze horas, na Secretaria de Recursos Humanos da Prefeitura, para debater as reivindicações da categoria. A rodada de negociação foi marcada depois que os grevistas concordaram em parar de fazer café da manhã em frente à casa do prefeito e silenciar o apitaço em frente ao prédio da prefeitura da Avenida João Gualberto. Mário Lunardi, do movimento dos servidores, afirma que a categoria exige a jornada de trinta horas semanais. 12
Cerca de 300 funcionários paralisaram as atividades desde o último dia 5. Eles protestam contra a exclusão de 1.165 trabalhadores de um projeto de lei que altera de 40h para 30h a jornada de trabalho na área. A maioria dos funcionários públicos da saúde foi incluída no projeto de lei, como enfermeiros, técnicos em enfermagem e em higiene dental.

PR deve produzir 22,3 milhões de toneladas de grãos na safra de verão

A produção de grãos do Paraná na safra 2011/2012 deve atingir um volume de vinte e dois milhões e trezentas mil toneladas. A maior parte da produção será de soja e milho. As duas culturas devem ocupar uma área de cinco milhões e seiscentos e trinta hectares. Os dados são da pesquisa do Departamento de Economia Rural, da Secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento. Segundo o coordenador da Divisão de Conjuntura Agropecuária do departamento, Marcelo Garrido, os números indicam que as lavouras de feijão e de soja perderam espaço para o milho.
Ainda de acordo com a pesquisa, a soja ocupa a maior área plantada, com mais de quatro milhões de hectares de lavouras distribuídas em todo o estado. A colheita da safra 2010/11 que está chegando ao fim deve ter um volume total de grãos colhidos no Paraná de trinta e um milhões e oitocentas e vinte mil toneladas, 3% a menos que a safra anterior.

Saiba como votaram os vereadores no aumento dos próprios salários

Por R$ 11 mil e contra o 13º
Algaci Tulio (PMDB)
Dona Lourdes (PSB)
Francisco Garcez (PSDB)
Jonny Stica (PT)
Jairo Marcelino (PSD)
Noêmia Rocha (PMDB)
Pedro Paulo (PT)
Professora Josete (PT)
Roberto Hinça (PSD)
Serginho do Posto (PSDB)
Tico Kuzma (PSB)
Por R$ 11 mil e a favor do 13º
Denílson Pires (DEM)
Jair Cezar (PSDB)
Por R$ 13,5 e contra o 13º
Aladim Luciano (PV)
Paulo Salamuni (PV)
Por R$ 13,5 e a favor do 13º
Aldemir Manfron (PP)
Beto Moraes (PSDB)
Dirceu Moreira (PSL)
Emerson Prado (PSDB)
João Cláudio Derosso (PSDB)
João do Suco (PSDB)
Jorge Yamawaki (PSDB)
Juliano Borghetti (PP)
Julieta Reis (DEM)
Julião Sobota (PSC)
Paulo Frote (PSDB)
Pastor Valdemir Soares (PRB)
Tito Zeglin (PDT)
Zé Maria (PPS)
Zezinho do Sabará (PSB)
Ausentes
Celso Torquato (PSD)
Caíque Ferrante (PRP)
Felipe Braga Côrtes (PSDB)
Nely Almeida (PSDB)
Professor Galdino (PSDB)
Renata Bueno (PPS)

Não vem ninguém?

Da Gazeta do Povo
O governador Beto Richa foi ontem à Assembleia participar da cerimônia de devolução para o estado de R$ 90 milhões. O dinheiro faz parte do orçamento da Casa, mas foi economizado com medidas implementadas nos últimos meses. Insatisfeitos com o presidente Valdir Rossoni, a maioria dos deputados boicotou a entrega.