PAULO MELO CORUJA NEWS
CH
CH
-
Ambev é condenada a pagar R$ 10 mil
O Tribunal Superior do Trabalho determinou que a Companhia de Bebidas da Américas (Ambev) pague a um ex-operador de máquinas R$ 10 mil de indenização por dano moral. Isso porque o funcionário teve alergia durante o período em que trabalhava fazendo manutenção nas máquinas de engarrafamento de bebidas. Segundo o ministro Aloysio Corrêa da Veiga, ficou evidente que o empregado mantinha contado com os produtos químicos causadores das reações alérgicas e não havia como afastar a culpa da empresa diante do laudo pericial. De acordo com o documento, a alergia não incapacitava o operador para o trabalho desde que ele não tivesse contato com os produtos causadores da reação alérgica. Informações do Conjur.
a um funcionário por alergia nas mãos
-
Donos de hospitais poderão ser culpados pela morte de secretário
O diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Onofre Moraes, informou nesta segunda (23) que os donos dos hospitais Santa Luzia e Santa Lúcia poderão ser responsabilizados pela morte do secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Ferreira Paiva. Isso porque, segundo a família dele, os dois hospitais se negaram a atendê-lo na madrugada da última quinta (19). A justificativa seria a falta de convênio com o plano de saúde do secretário. Se a denúncia for confirmada, os donos dos hospitais serão indiciados por homicídio culposo (quando não há intenção de matar). A pena para esse tipo de crime vai de um a três anos de reclusão. “Eles [atendentes] são meros funcionários e fazem essas exigências por determinação superior. O médico de plantão também não pode ser responsabilizado porque não teve contato com o paciente e não sabia da gravidade do estado dele”, disse Moraes. “Essa determinação só pode ter partido dos donos", afirmou.
-
Enem terá duas edições por ano
A presidenta Dilma Rousseff confirmou nesta segunda (23) que, a partir de 2013, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai ter duas edições por ano. A medida estava prevista para ser implantada ainda este ano, mas foi adiada pelo Ministério da Educação (MEC). “O ProUni também teve que ter suas adaptações e suas melhorias. É assim que se faz política pública. Como eu faria o Ciências sem Fronteira, o ProUni e o Sisu [Sistema de Seleção Unificada] sem o Enem? Como seria o acesso democrático de todas as pessoas a essas oportunidades? Não seria”, explicou Dilma. O Enem tem sido alvo de críticas por conta das falhas ocorridas nas últimas edições, como vazamento de questões. Esses problemas geraram, inclusive, diversas ações na Justiça contra o governo federal.
-
Marinha dificulta projeto que prevê aulas práticas para condução de jet skis
O líder do PR na Câmara, deputado Lincoln Portela, afirmou nesta segunda (23) que a Marinha dificulta a aprovação de um Projeto de Lei que prevê aulas práticas para habilitar pessoas a conduzir jet skis. Atualmente, para conseguir o documento de habilitação para esse tipo de veículo, basta acertar 50% de uma prova teórica. Ontem (22), o Fantástico exibiu imagens de turistas que alugam jet skis e invadem, de forma imprudente, o espaço que é dos banhistas. “Para fazer arais amador basta estudar um livro deles, a legislação e fazer uma prova – se acertar 50% dela você passa”, informou Lincoln. Confira a entrevista exclusiva concedida nesta segunda-feira:
A Câmara tem feito algo para impedir que turistas sem habilitação aluguem jet skis?
A Marinha que não tem feito. Esse projeto tramita no Congresso desde 2004. Para você fazer arais amador basta estudar um livro deles, a legislação e faz uma prova - se acertar 50%, você passa. O cara vai pilotar sem ter tido nenhuma aula prática. Isso é um absurdo [porque] você entra mar a fora. O projeto já foi aprovado na Câmara e está no Senado com o relator, José Pimentel, pela rejeição dele porque a marinha trabalha contra esse projeto. Eles trabalharam contra e estão trabalhando até hoje. O José Pimentel foi ministro do governo, então, está fazendo isso com consciência de governo.
Qual o motivo para a Marinha querer impedir a aprovação desse projeto?
A marinha está fazendo isso porque diz que a proporção das embarcações são pequenas diante do número de acidentes. Então, o projeto está andando com dificuldade porque a Marinha põe dificuldade – ela não está preocupada com as aulas práticas.
Seu projeto prevê a aplicação da Lei Seca para os jet skis?
Ele não prevê. Ele prevê a necessidade da pessoa fazer curso prático e não só teórico. Mas, na minha avaliação, essa questão de Lei Seca deveria valer para tudo quanto é objeto motorizado, não só em rodovias. Você vai pegar um piloto bêbado? Ele não pode dirigir bêbado. Para mim, isso está implícito. A própria Marinha tem uma propaganda institucional onde compara os barcos com os carros e os Jet skis com as motos. Ela alerta, mas amarra esse projeto. O grande problema é que o pessoal não vê que a classe média cresceu. Hoje você compra um Jet ski 2007 por 15 mil reais e você ainda pode financiar em dois ou três anos em prestações de 400 reais por mês.
-
Dilma se reúne pela segunda vez
A presidenta Dilma Rousseff está neste momento fazendo a primeira reunião ministerial de 2012. Desde quinta (19), ela participa de encontros setoriais que serviram de preparação para a reunião geral. Quase todos os ministros estão presentes, apenas dois deles estão sendo representados por secretários executivos, são eles: Garibaldi Alves (Previdência Social) e Mendes Ribeiro (Agricultura), que está em missão oficial na Inglaterra. A ideia é que o primeiro escalão do governo faça um balanço do primeiro ano e trace projetos e metas para 2012.
com toda a equipe de ministros
-
Lula vai à despedida de Haddad
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá prestigiar a despedida do “afilhado” ministro Fernando Haddad (Educação) nesta terça (24). Essa será a primeira vez que Lula volta ao Palácio do Planalto desde que deixou a Presidência, em 2011. Haddad deixa a Esplanada para concorrer à Prefeitura de São Paulo. O ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) assumirá a pasta.
-
Fotografia é históriaAqui jaz Cabral
-
Túmulo do navegador português Pedro Álvares Cabral, comandante da esquadra que descobriu o Brasil. Cidade de Santarém, a 80 quilômetros de Lisboa.
Como foi – Eu queria que "Poder, Glória e Solidão", livro sobre a política brasileira, tivesse como folha de guarda uma imagem surpreendente, que soasse inédita, mesmo se fosse antiga. Achei que a foto do túmulo de Cabral era, embora um tanto mórbida, a adequada. Afinal, o navegador de certa forma representa a gênese do tema que abordo em minha publicação, editada em 2002. Por ser nome importante no Brasil, imaginei ser famoso também em Portugal. Mal desembarquei no aeroporto Portela de Sacavém, em Lisboa, parti para Santarém. Ao chegar à antiga Igreja da Graça, tive a maior decepção. Ao contrário de encontrar um suntuoso mausoléu, deparei-me com um sepulcro sem nenhuma pompa. Sobre a lápide de mármore do nosso dileto descobridor, há uma simples citação. Informa de maneira secundária que ali jaz Pedro Álvares Cabral, cujos restos mortais lá só estão depositados pelo fato de o navegador ter-se casado, em torno de 1503, com a governanta-mor da infanta Maria, a donzela Isabel de Castro, filha de Dona Constança e Dom Fernando de Noronha, donos do jazigo. Orlando Brito.
-
Dilma: ProUni liberou 1 milhão de bolsas
Em cerimônia no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff anunciou que o Programa Universidade para Todos (ProUni), criado em 2005, atingiu a marca de um milhão de bolsas de estudo concedidas. O evento marca ainda a despedida do ministro Fernando Haddad (Educação), que deixa o governo para disputar a prefeitura de São Paulo. Segundo ele, “o ProUni é como o Enem hoje: apanha todo santo dia”. “Chegar a esse resultado não é fácil, como não é fácil de chegar a nenhum resultado com programas dessa escala. Tudo é muito difícil de realizar e de colocar de pé", afirmou ao agradecer o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma Rousseff por manterem o "compromisso de priorizar a educação".
-
Site de Temer é invadido por hackers
A página na internet do vice-presidente Michel Temer foi invadida nesta segunda (23) por hackers que deixaram a seguinte mensagem: “Olha o site do Vice-Presidente do Brasil invadido :D Somos completamente a favor dos Anonymous e contra PIPA e SOPA! Brasil nao abrace essa ideia...E deixem de serem corruptos! ;) Greetz: YC - CommandT - g0ph3r - Havittaja - e toda a negaiada H4ck3r da epoca da Brasnet ;D Valeu por ter passado a Box ;)”. A assessoria de Temer confirmou a invasão e disse que o site será retirado do ar. O Gabinete de Segurança Institucional já foi acionado para que se inicie uma investigação. No ano passado, o site do partido de Temer (PMDB) havia sido invadido. Na ocasião, os hackers postaram a mensagem “Copa de 2014 só serve de motivo para desviar mais dinheiro”. Informação do jornal O Globo.
-
Peças da Vasp serão vendidas em SP
A Corregedoria Nacional de Justiça quer remover dos aeroportos toda a sucata de aviões pertencentes a empresas aéreas que faliram nos últimos anos. Desta forma, vai começar a vender na próxima quinta (26) cerca de 80 mil peças pertencentes a antigos Boeings e Airbus da Vasp. Segundo nota divulgada à imprensa, trata-se de uma espécie de garage sale a ser realizado no Parque de Peças da empresa, localizado no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). Entre as 80 mil peças que serão vendidas há desde arruelas de vedação e parafusos aeronáuticos até mesas de refeição, asas e turbinas. As peças serão vendidas por meio de livre negociação entre o interessado e o juiz responsável pela causa. O dinheiro arrecadado será revertido para pagamento dos credores da empresa, principalmente trabalhistas. Para visitar o local, os interessados em adquirir as peças devem se cadastrar previamente junto à 1ª Vara de Falências de São Paulo, que fica no Fórum João Mendes Júnior.
-
Turbulência fere três em voo para Miami
Um avião da American Airlines sofreu forte turbulência antes de pousar, no domingo (22), em Miami. O voo partiu de Salvador (BA) e fez escala no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife. Segundo a American Airlines, três comissários de bordo ficaram feridos e nenhum passageiro se machucou. Em nota oficial, a assessoria da empresa afirmou que o voo 980, de Recife para Miami, com 167 passageiros a bordo, enfrentou uma turbulência forte e inesperada durante a rota. Os feridos foram levados para hospitais na área de Miami, onde foram atendidos. A empresa informou que não houve tempo de alertar os passageiros nem a tripulação. No momento, os comissários estavam servindo a refeição e muitos passageiros estavam sem cinto.
-
Gabrielli pode ser secretário de Wagner
O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, poderá integrar a equipe do governo baiano conduzido por Jaques Wagner (PT) no próximo mês. A confirmação foi do próprio governador nesta segunda (23) em entrevista à TV Aratu, afiliada do SBT no estado. Gabrielli conversou com Wagner ao telefone por volta das 10 horas da manhã para informar oficialmente que deixaria o comando da estatal na primeira quinzena de fevereiro. "O convite está feito", respondeu Wagner. O governador garante que ainda não escolheu para qual secretaria Gabrielli será convidado. As especulações indicam que o executivo deve ter como destino a Secretaria da Fazenda, já que o atual secretário, Carlos Martins, deverá se afastar do cargo para disputar a prefeitura de Candeias, na região metropolitana de Salvador.
-
AL: PMs farão segurança de deputados
Os deputados Dudu Holanda (PSD) e Maurício Tavares (PTB) terão a segurança feita por militares, conforme autorização Conselho Estadual de Segurança de Alagoas. Os dois parlamentares tiveram os nomes envolvidos em uma suposta trama de morte, que teria como mandante o deputado estadual Cícero Ferro. Conforme decisão, cada deputado terá à disposição seis militares indicados pelo Comando da Polícia Militar e terão, obrigatoriamente, que ter reputação ilibada. Os pm’s não poderão responder a processo nem ter o nome associado a nenhum crime e não poderão ser escolhidos pelos parlamentares. A proteção terá validade inicial de 60 dias. Informação da Gazeta Web.