PAULO MELO CORUJA NEWS
CH
CH
-
Novo mínimo não reduzirá riscos de endividamento no varejo, alerta CNDL
A Serasa Experian divulgou nesta terça (3) um estudo onde revela que o aumento de R$ 77 no salário mínimo deve diminuir a inadimplência, além de colocar em dia as prestações, zerar empréstimos e recuperar o crédito. Segundo o documento, jovens das periferias e moradores da zona rural foram os segmentos da população cujas consultas ao sistema financeiro para tomada de empréstimo em 2011 mais cresceram (incremento de 3,3% e 3,1%, respectivamente). De cada 100 consultas sobre cadastro financeiro, cerca de 18 foram para jovens da periferia e cerca de 15 para pessoas da zona rural. Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), os consumidores de baixa renda vão pagar contas anteriores, mas irão gastar o aumento no comércio. “Essa injeção no mínimo será destinado praticamente quase todo para o consumo a partir de fevereiro”, disse o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Jr. Informações do jornal Em Tempo.
-
FAO: preços dos alimentos
O novo diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano, afirmou nesta terça (3) que os alimentos deverão continuar com preço voláteis. "Haverá reduções, mas não tão drásticas. Mas a volatilidade vai continuar, isso é claro", disse em sua primeira entrevista coletiva. Segundo ele, "se não conseguirmos aumentar a produção no próximo ano e em 2013, continuaremos com baixos estoques e isso será a base da especulação e vai piorar ainda mais a situação". Os elevados preços dos alimentos são vistos como uma das causas da fome no Sul da Somália e das revoltas no Norte de África, no ano passado.
vão permanecer voláteis
-
Suplente quer retirar cargo
O primeiro suplente de deputado federal pelo PSDB em Roraima, Urzeni da Rocha Freitas Filho apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um pedido para decretação de perda de mandato contra o deputado federal Herbson Jairo Ribeiro Bantim (PSD-RR). A solicitação se baseia em acusações de suposta prática de infidelidade partidária. Segundo o suplente, o parlamentar teria se desligado do PSDB no dia 24 de outubro sem demonstrar a justa causa para sua desfiliação. “Sem dúvida alguma, para que o detentor de mandato eletivo possa se beneficiar da justa causa, é necessário, obrigatoriamente, que este seja fundador do novo partido no qual ingressou. Participando, pois, da elaboração e aprovação do manifesto de lançamento, do estatuto e do programa, e, ainda, das providências a sua ultimação e registro”, explicou ao afirmar que Bantim não é fundador do PSD, já que não assinou o manifesto de lançamento da sigla.
de deputado por infidelidade
-
Admiradores de Kirchner fazem
Os admiradores de Cristina Kirchner foram nesta terça (3) para a porta do hospital onde a presidenta da Argentina vai ser operada amanhã (4). Segundo informações da Agência Brasil, eles convocaram uma vigília em todo o país para acompanhá-la na cirurgia. Kirchner ficará internada por 72 horas no Hospital Austral, em Buenos Aires. A presidenta foi diagnosticada com um tumor maligno na glândula tireóide durante exames de rotina feitos no último dia 22. Seu vice, Amado Boudou, presidirá o país enquanto ela estiver se recuperando.
virgília pela sua recuperação
-
Viúva de Luiz Carlos Prestes doa documentos para o Arquivo Nacional
Marcos de Paula/AEA viúva de Luiz Carlos Prestes, Maria Prestes, doou nesta terça (3) ao Arquivo Nacional (AN), no Rio de Janeiro, o acervo documental do líder comunista, que completaria 114 anos nesta data. Para retribuir o gesto, o diretor geral do AN, Jaime Antunes, presenteou a viúva durante a cerimônia com uma réplica da escultura “Cavaleiro da Esperança”. O material doado é composto por sete pastas, que contêm documentos escritos e iconográficos do casal Maria e Luiz Carlos Prestes, reunidos principalmente a partir das décadas de 1970 e 1990. Além disso, o acervo trás registros produzidos após ao falecimento de Prestes, referentes às homenagens póstumas que recebeu. Informações do Estadão.
MARIA PRESTES ENTREGA DOCUMENTOS PARA DIRETOR GERAL DO ARQUIVO NACIONAL JAIME ANTUNES
-
STJ decide manter pensão à
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Ari Pargendler, negou a suspensão da decisão que obriga o estado da Bahia a pagar três salários mínimos em alimentos e medicação para uma vítima de bala perdida. Segundo o ministro, o desembolso da quantia arbitrada pelo juízo de primeiro grau não representa grave lesão à ordem, saúde, segurança ou economia públicas, hipóteses nas quais a suspensão estaria autorizada. A decisão dele fica, portanto, valendo até que a ação de indenização por danos morais e materiais, ajuizada em 2001, seja julgada. O caso que originou o processo ocorreu na rodoviária de Ilhéus (BA), onde um homem foi atingido por balas perdidas durante tiroteio de criminosos com a polícia. Informações do Conjur.
vítima de bala perdida na Bahia
-
Fotografia é históriaCachorro quente versus hot-dog
-
“Baixinho do Hamburgão”, quiosque noturno numa esquina do centro de Macapá.
Como foi – Não tive tempo de jantar antes de embarcar. E o sanduíche servido no avião era intragável. Depois do vôo de quatro horas que só chegou a Macapá às três e meia da madrugada, só me restou matar a fome na única lanchonete ambulante aberta àquela altura. Para não complicar, pedi coisa bem simples, um cachorro quente. Cinco minutos depois, o Baixinho entregou-me num saco de papel com algo bem diferente do que eu esperava. Pão de hamburger cheio de carne moída com ervilha, milho verde, mandioca frita, purê de batata, alcaparras, fatias de pimentão, rodelas de banana, ovo frito, azeite de oliva, queijo ralado... Caramba, não encarei! Argumentei que queria somente um pãozinho com salsicha, mostarda e catchup. Risonho, nosso mestre cuca replicou: - Ah, você quer um hot-dog. Por que não disse logo? Orlando Brito.
-
Projeto prevê placas especiais em carros de deputados e senadores
Um projeto que prevê placas especiais de identificação para os veículos particulares utilizados por deputados federais e senadores está sendo analisado pela Câmara dos Deputados. A proposta apresentada pelo deputado Guilherme Mussi (PSD-SP) e outros dez parlamentares, propõe que essas placas poderão ser usadas quando solicitadas pelos presidentes da Câmara ou do Senado, de acordo com o modelo estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), que hoje autoriza placas especiais apenas para veículos de representação pessoal dos presidentes da Câmara e do Senado, sem fazer referência ao restante dos parlamentares. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
-
ex-deputado é internado na UTI
O ex-deputado federal Coriolano Sales foi internado nesta terça (3) na UTI da Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista. Segundo a assessoria do hospital, o quadro de saúde do político é considerado estável e ele passará por uma bateria de exames. A unidade médica ainda não divulgou o porquê da internação de Sales. Coriolano Sales (PSDB), de 68 anos, exerceu um mandato de deputado estadual (1991 a 1995) e três consecutivos de federal, até 2006, quando renunciou, após ter sido acusado de fazer parte da “máfia dos sanguessugas”.
-
Lula começará sessão de radioterapia
A assessoria de imprensa do Instituto Lula informou nesta terça (3) que o ex-presidente começará amanhã (4) as sessões de radioterapia que fazem parte do tratamento contra um câncer na laringe. O Hospital Sírio-Libanês, entretanto, ainda não confirma a internação de Lula amanhã. No último dia 13 de dezembro, Lula recebeu alta médica após passar pela terceira e última sessão de quimioterapia.
-
CE: PM's querem negociar com governo
Policiais militares e bombeiros paralisados aguardam ainda na tarde desta terça (3) um posicionamento do governador do Estado, Cid Gomes, segundo informou ao Diário do Nordeste Online. A Associação dos Praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Ceará (Aspramece). "Estamos aguardando um posicionamento do governador no início desta tarde", reiteirou a associação. De acordo ainda com a Aspramece, 30 viaturas foram liberadas para rodar.
-
Hoffmann antecipa volta ao trabalho
A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, decidiu interromper seu recesso e voltar ao trabalho ainda hoje (3) para encontrar medidas que amenizem os estragos causados pelas enchentes que atingem estados como Minas Gerais, onde cinco pessoas já morreram. Hoffmann está de reunião marcada com ministro interino Sérgio Castro (Integração Nacional). Também participam da reunião representantes da Defesa Civil e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Gleisi estava no Paraná e telefonou para a presidenta Dilma Rousseff dizendo que retomaria as atividades. Informações da Agência Brasil.
-
Cidades do Ceará estão sem segurança
Os moradores do Ceará estão em pânico devido ao caos que se encontra a cidade. Além da greve dos policiais, sete cidades do interior também decretaram greve: Sobral, Itapipoca, Canindé, Limoeiro do Norte, Morada Nova e Quixeramobim pararam as viaturas e estão acampando em quartéis. O comércio e os hospitais também fecharam as portas e os moradores estão com medo de sair nas ruas.