FOSTER ASSUME PETROBRÁS NA SEGUNDA

PAULO MELO CORUJA NEWS

Foster assume Petrobrás na segunda

Foto
GRAÇA FOSTER
O atual presidente da Petrobrás,José Gabrielli, anunciou nesta quinta (9) que deixará o cargo na próxima segunda (13), data em que sai a nomeação de Graça Foster para ocupar a vaga. Gabrielli também vai se desligar do conselho de administração da companhia, que elegeu hoje Foster como nova conselheira. A eleição é válida até a próxima Assembleia Geral de Acionistas.

STF valida Lei Maria da Penha

Foto
MIN. MARCO AURÉLIO
O Supremo Tribunal Federal confirmou nesta quinta (9), por unanimidade, a legalidade da Lei Maria da Penha – símbolo da luta contra a violência doméstica. Segundo os ministros da Corte, a lei não fere o principio constitucional da igualdade e, sim, protege as mulheres de violência e preconceitos. A ação, protocolada pela Presidência da República, solicitava ao STF a confirmação da legalidade da lei a fim de evitar interpretações de que não trata igualmente homens e mulheres. Isso porque há juízes que resistem em aplicá-la sob esse argumento. Para o relator, ministro Marco Aurélio Mello, a decisão trata-se de um “avanço para uma nova cultura de respeito”. Os ministros analisam ainda se o Ministério Público pode, de fato, denunciar um agressor mesmo quando as mulheres se negam a fazê-lo.

DF: servidores paralisam serviços

Os arquitetos, urbanistas, engenheiros, geógrafos e geólogos do Distrito Federal estão ameaçando entrar em greve amanhã (10). Eles farão na tarde desta sexta (10), às 15h, uma manifestação em frente ao Palácio do Buriti. A categoria reivindica a equiparação salarial à carreira de Auditoria de Atividades Urbanas que, além do salário, recebem R$ 1,8 mil de indenização de transporte. Ao todo, são 300 servidores distribuídos em vários órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF). Estão sob responsabilidade técnica desses trabalhadores ações e projetos como o Estádio da Copa do Mundo, Setor Noroeste, ampliação do Sudoeste, construção e reformas de hospitais e de escolas públicas. Segundo o presidente da Associação dos Arquitetos Analistas de Planejamento e Gestão Urbana (AARQ), Leonardo Firme, a paralisação vai gerar dor de cabeça ao GDF. “Como se percebe, é imensurável a importância desses profissionais para o bom desempenho político e administrativo do governo. Sem a participação técnica de nós, servidores, será impossível cumprir as metas e os compromissos governamentais assumidos”, afirmou.

Roriz faz primeira aparição após cirurgia

Foto
RORIZ DIZ SER 'PRETENSO' CANDIDATO AO GOVERNO DO DF
O ex-governador do Distrito Federal (DF), Joaquim Roriz, fez nesta quinta (9) sua primeira aparição pública após ter passado por uma cirurgia na coluna. Ele sofre de insuficiência renal crônica e se submete a mais de uma sessão de hemodiálise por semana. O dono do restaurante Beira Lago, ao lado do shopping Pier 21, em Brasília, o convidou para um almoço para mostrar que Roriz não está impossibilitado de sair de casa. Segundo informações da assessoria do ex-governador, ele está acompanhando o processo político em Brasília e quer mostrar "que ainda é uma liderança forte". Na semana que vem, Roriz pretende se reunir com o Partido Social Cristão (PSC) para “analisar o cenário” e tratar de uma possível candidatura.

DF: metroviários ameaçam fazer greve

Uma nova paralisação dos metroviários poderá ocorrer a partir da próxima segunda (13). A decisão foi tomada menos de um mês após o Tribunal Regional do Trabalho do Distrito Federal (TRT-DF) ter determinado o fim da greve. Segundo o secretário de saúde do Sindicato de Metroviários do DF (Sindmetrô), Nicolau Marques, a proposta apresentada pelos empresários não satisfaz a categoria, mesmo após quatro reuniões para debater o assunto. “O Metrô tinha 15 dias para apresentar uma proposta após o fim da greve. Fizeram quatro reuniões, sendo que em três não apresentaram nada em termos de equalização. Na última reunião, em cima da hora (na segunda-feira, dia 6), fizeram uma proposta insatisfatória, que inclusive tira alguns direitos nossos ao invés de acrescentar.” alegou Nicolau. O secretário disse ainda que uma assembléia está marcada para domingo (12) à noite para debater se haverá ou não uma paralisação.

Cai desmatamento da Amazônia

Foto
MIN. IZABELLA TEIXEIRA
O Ministério do Meio Ambiente divulgou nesta quinta (9) um estudo revelando que o ritmo de desmatamento da Mata Atlântica, do Pantanal e dos Pampas diminuiu entre os anos de 2008 e 2009. Segundo o documento, a Mata Atlântica perdeu 0,02% de sua cobertura e, desta forma, o índice de desmatamento ficou próximo de 0. “O resultado mostra que se está reduzindo a magnitude do desmatamento. Embora ainda esteja acontecendo, acontece num ritmo muito menor do que até 2008”, explicou a ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente). “Estamos chegando perto daquele alvo almejado por todos de ter desmatamento zero nesse bioma”, completou. Nos Pampas, o índice ficou em 0,18% e no Pantanal em 0,12%. A pesquisa atribui essa diminuição no desmatamento aos avanços da produtividade, além da pesquisa. 
Fotografia é história
As primeiras carreatas

1989. Início da campanha de Fernando Collor de Mello, ex-prefeito de Maceió, ex-deputado federal, ex-governador de Alagoas e candidato vitorioso naquela eleição.
Como foiA volta das eleições diretas para presidente, em 1989, deu às ruas do país novo colorido, com as campanhas eleitorais a todo vapor. Após 21 anos sem poder escolher o chefe da Nação, o povo brasileiro havia perdido algumas referências da democracia, o costume de ir às urnas para escolher o chefe da Nação, por exemplo. Fui destacado pela Veja para cobrir a campanha de Fernando Collor, um dos 22 candidatos. Eu, que estive no front das notícias durante todo o período do regime militar, estava agora diante de uma tremenda festa democrática. Sabia perfeitamente da importância daquele momento. Orlando Brito
 

Malta: ‘Nós e os católicos vamos derrotar Haddad em São Paulo’

Foto
SEN. MAGNO MALTA
Ao se referir à retaliação contra o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, o líder do PR no Senado, Magno Malta (ES) anunciou que os evangélicos vão reagir ao que o ministro teria dito no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. "Nós e os católicos vamos derrotar Haddad em São Paulo", disse Malta. Segundo o senador do PR, Carvalho disse que a próxima batalha ideológica será com os evangélicos, "conservadores que têm uma visão do mundo controlada por pastores de televisão". Ontem, Malta sugeriu a Carvalho que "lave a boca com álcool".

RJ: Assembleia aprova aumento da PM

A Assembleia Legislativa do Rio aprovou, na manhã desta quinta (9), por 60x1 votos o projeto sobre reajuste salarial das forças policiais do estado. O texto aprovado substituiu a mensagem do governador enviada na semana passada ao parlamento, que oferecia a antecipação do reajuste concedido em 2010, e que recebeu 79 emendas na última terça-feira. O texto determina antecipar em duas parcelas — de 13% em fevereiro de 2012 e de 26% em fevereiro de 2013 — o reajuste concedido pelas leis 5.767 e 5.768 de junho de 2010 para bombeiros, policiais civis e militares e para agentes penitenciários.

Anvisa isenta Agnelo de acusações

Foto
GOV. AGNELO QUEIROZ
O governador do DF, Agnelo Queiroz, celebrou a notícia, nesta quinta (9), de que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o isentou na sindicância aberta para apurar denúncias sobre o tempo em dirigiu a agência reguladora. Agnelo foi acusado de receber propina de um lobista, mas a Anvisa concluiu por sua inocência. “Em declaração assinada pelo corregedor Ivon Carrico, a Anvisa certifica que, apurados os atos assinados pelo diretor, restou comprovada a conduta ilibada de Agnelo Queiroz”, diz a nota do governo do DF comemorando o resultado da sindicância.

Senador quer entender a privatização

Foto
SEN. FRANCISCO DORNELLES
O Senado vai encaminhar convite para que as autoridades da aviação civil prestem esclarecimentos a respeito do leilão dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, e de Brasília. Segundo o senador Francisco Dornelles (PP-RJ), é necessário que eles expliquem como as operadoras vão conseguir investir nos terminais. “Considero importante que se explique como será possível atingir a qualidade do serviço pretendida com os recursos que sobrarão após o pagamento ao governo”, disse. Serão convidados o presidente da Infraero, Gustavo do Vale; a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO); a Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República e Walter Pinheiro (PT-BA) para a participação da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac).

Comissão discute imigração haitiana

O Senado vai promover na próxima segunda (13), às 18h, um debate sobre os “Rumos da Política Externa Brasileira”. O evento é organizado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Casa e faz parte do ciclo de debates “Temas da Agenda Internacional”. O primeiro painel vai tratar da imigração haitiana no Brasil, onde palestrantes e senadores farão uma avaliação das relações com o Equador, Peru e Colômbia como rota de ingresso de haitianos no Brasil, além da regularização da situação dos imigrantes do Haiti.

Oscar Tecídio

Paisagem
24 x 29 cm
OSE - Ass. CIE e Dat. 1967
Enviar por e-mail