HOMENS SUSPEITOS DE RECEBER PARA ATEAR FOGO EM PARQUE NO PARANÁ

PAULO MELO CORUJA NEWS

Homens são suspeitos de receber para atear fogo em parque do PR

Três homens foram presos; Segundo a polícia eles confessaram ação.
Em 2011, Parque Estadual de Vila Velha teve 71 focos de incêndio.

Do G1 Pr, com informações da RPC TV Ponta Grossa
 


Três homens, suspeitos de atear fogo no Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, foram presos em flagrante na segunda-feira (13). Eles eram funcionários terceirizados e trabalhavam como jardineiros e também no setor de manutenção do parque. De acordo com a polícia, eles confessaram a autoria do último e de outros incêndio ocorrido no parque.
Em 2011, o número de queimadas no local foi significativo. Ao todo foram notificados 71 focos, o maior quantidade já registrada na história do parque. E essa frequência levou a policia a suspeitar que a maior parte dos incêndios era criminosa.
“Observou-se que alguns desses incêndios sempre existiam um funcionário próximo”, afirmou o policial ambiental Jamie Danielle. Ainda de acordo com o policial, os três funcionários comentaram que recebiam dinheiro para atear fogo na mata.

De acordo com a delegada Valéria Padovani, os funcionários vão responder por dano a uma unidade de preservação permanente cuja pena máxima é de quatro anos. A policia investiga agora quem seria o mandante dos incêndios. A empresa responsável pelos trabalhadores pode ser processada.
O Parque Nacional de Vila Vrlha fica em Ponta Grossa, na região central do Paraná (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Pona Grossa)O Parque Estadual de Vila Velha fica em Ponta
Grossa, na região central do Paraná
(Foto: Divulgação/ Prefeitura de Pona Grossa)
Parque estadual de Vila Velha é Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
O Parque Estadual de Vila Velha, fei revitalizado entre os anos de 2002 e 2004 e teve algumas de áreas recuperadas. Todos os passeios são feitos por trilhas e acompanhados de guias do próprio parque.

Em 1996, foi tomado pela Secretaria de Cultura como atrimônio Histórico e Artístico do Estado. Entre os animais que vivem no local há lobos-guará, jaguatiricas, quatis, furão, catetos, veados, tatus, pica-paus,  tamanduás-bandeira e mirins. A responsabilidade administrativa do parque é do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).