PAULO MELO CORUJA NEWS
'Minha vida não foi só na cadeia',
Durante a cerimônia de posse no Palácio do Planalto nesta
sexta (10), a novo ministra Eleonora Menicucci (Secretaria de Políticas
para as Mulheres) relembrou a passagem no presídio de Tiradentes, em
São Paulo, ao lado da presidenta Dilma Rousseff. No entanto, Eleonora
ressaltou que sua vida não “foi só na cadeia” e defendeu ter currículo
para desempenhar a nova função. "Quando cheguei ao presídio Tiradentes, a
senhora [Dilma] estava lá e me abraçou com um afeto que durante minha
vida inteira ficou marcado. Senhora presidenta, a minha vida não foi só
na cadeia”, disse a nova ministra. Eleonora foi presa, torturada e
conviveu com Dilma na chamada "Torre das Donzelas" do presídio
Tiradentes, que recebeu prisioneiras políticas do regime militar.
'Minha vida não foi só na cadeia',
afirma ministra Eleonora Menicucci
Durante a cerimônia de posse no Palácio do Planalto nesta
sexta (10), a novo ministra Eleonora Menicucci (Secretaria de Políticas
para as Mulheres) relembrou a passagem no presídio de Tiradentes, em
São Paulo, ao lado da presidenta Dilma Rousseff. No entanto, Eleonora
ressaltou que sua vida não “foi só na cadeia” e defendeu ter currículo
para desempenhar a nova função. "Quando cheguei ao presídio Tiradentes, a
senhora [Dilma] estava lá e me abraçou com um afeto que durante minha
vida inteira ficou marcado. Senhora presidenta, a minha vida não foi só
na cadeia”, disse a nova ministra. Eleonora foi presa, torturada e
conviveu com Dilma na chamada "Torre das Donzelas" do presídio
Tiradentes, que recebeu prisioneiras políticas do regime militar.-
Festa do PT: militantes vaiam Kassab
O prefeito Gilberto Kassab apareceu na festa de aniversário do Partido dos Trabalhadores (PT) e levou uma sonora vaia dos militantes da legenda. Ele foi convidado para fazer parte da mesa ao lado da executiva do PT e, ao ser anunciado, os locutores o definiram como um “representante dos partidos da base aliada”. Já o ex-ministro José Dirceu, réu no processo do mensalão, foi ovacionado pelos presentes. A festa comemora os 32 anos da legenda e acontece nesta sexta (10) no edifício Brasil 21, em Brasília.
-
Garota descobre cura para o câncer
Uma estudante de 17 anos da Monta Vista High School recebeu uma bolsa de US$ 100 mil por ter descoberto a cura do câncer. A informação do site Daily Mail. A jovem se chama Angela Zhang e foi premiada porque ganhou o Siemens Competition Math, Science & Technology com um projeto que consiste na utilização de nanopartículas para identificar as células cancerígenas, que podem ser enviadas ao centro dos tumores quando combinadas com uma droga à base de salinomicina. Desta forma, com o auxílio de uma ressonância magnética será possível que os médicos descubram exatamente onde se formarão os tumores. Por meio de uma luz infravermelha, as nanopartículas são “derretidas” e liberam o medicamento que eliminará as células cancerígenas de dentro para fora. Quando testada em ratos, a tecnologia acabou quase que completamente com os tumores. Angela trabalha no projeto desde os 15 anos.
-
São Paulo entra em estado de atenção
A cidade de São Paulo entrou no fim desta tarde em estado de alerta por conta das fortes chuvas. A constatação é de um radar do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), que revelou imagens de forte chuva em praticamente toda a região central e Zona Oeste. Na Zona Norte, o risco é grande na Casa Verde, em Santana, na Vila Maria e na Vila Guilherme. Em outros bairros da região chove moderadamente. Na Zona Sul, a chuva será forte em Campo Limpo, M'Boi Mirim e Santo Amaro. No momento, a CGE registra 30 pontos de alagamento, três deles intransitáveis.
-
Deputados querem 120 dias de
Os deputados Gabriel Chalita (PMDB-SP), Alessandro Molon (PT-RJ) e Reguffe (PDT-DF) apresentaram juntos um Projeto de Lei que garante a segurada da Previdência Social que adotar uma criança ou adolescente o direito a salário maternidade por 120 dias. Atualmente, o período de pagamento do salário maternidade varia de acordo com a idade do adotado – quanto mais velho o filho, menor o período de recebimento. A proposta altera a Consolidação das Leis do Trabalho. “A proposta busca exatamente tratar de forma idêntica as pessoas que adotam crianças e adolescentes”, disseram os autores.
salário-maternidade para adoção
-
PT distribui cartilha sobre privatizações
Após afirmar que o sistema de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília “nada tem a ver com o modelo privatista dos tucanos, que entregaram patrimônio público a preços duvidosos”, o presidente do PT, Rui Falcão, disse durante Encontro Nacional do PT, nesta sexta (10), que o partido vai reagir na ofensiva contra os que o acusa, e afirmou novamente que o PT nunca foi contra "concessões". Devido a repercussão do assunto e as críticas do PSDB, o diretório nacional da sigla decidiu produzir uma espécie de cartilha, para auxiliar os militantes do partido sobre o assunto. O título da cartilha é: "Por que concessão para exploração não é o mesmo que privatização". Segundo a explicação, "a privatização vende os bens da empresa estatal, o patrimônio público, e transfere a exploração da atividade econômica dessa estatal para o capital privado". Já a concessão, segundo a cartilha dos petistas, "prevê que os bens e serviços a serem explorados serão devolvidos ao Estado ao final do contrato – ou a qualquer momento, se o governo julgar a retomada da exploração dos serviços como de interesse público".
-
Ministério comemora centenário
O Ministério das Relações Exteriores promove nesta sexta (10) o centenário da morte de José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco. Ele nasceu em 1845 e começou sua carreira no Serviço Exterior em 1876, como Cônsul em Liverpool. Em duas ocasiões na década de 1890, foi designado Ministro Plenipotenciário em missão especial para defender os interesses brasileiros em disputas fronteiriças relacionadas ao sul do Brasil e ao atual estado do Amapá, obtendo vitórias nos dois casos. Além disso, o Barão do Rio Branco esteve à frente da Missão do Brasil em Berlim de1901 a 1902. As comemorações do centenário da morte do Barão do Rio Branco iniciam-se com a exposição “Rio Branco – 100 Anos de Memória”, aberta à visitação no Palácio Itamaraty, em Brasília.
da morte do Barão do Rio Branco
-
Fotografia é históriaÀ queima-roupa
-
Soldado do PM de Brasília atira bomba de gás contra grupo que protestava contra as privatizações ostentando a bandeira do Brasil. 2002.
Como foi – O que fascina na profissão de jornalista é estar no “front” na notícia, não interessa qual seja ela. Num dia você pode estar fotografando um chique desfile de moda em São Paulo ou uma bela partida de futebol no Maracanã. Cobrindo uma viagem do presidente no Exterior ou um festival de índios no Xingu. Pode estar em uma matéria com um tranqüilo monge budista ou na linha de frente de um conflito sangrento. E isto já me aconteceu muitas vezes. Numa terça-feira à noite, cheguei de Foz do Iguaçu. Tinha ido fotografar as plácidas cataratas de águas cristalinas para uma reportagem sobre turismo. Na manhã seguinte, já estava na Esplanada dos Ministérios metido nessa tremenda confusão aí: entre os manifestantes que bradavam contra privatizações de empresas públicas e soldados da Polícia Militar. Orlando Brito.
-
OAB critica paralisação de policiais
A paralisação das atividades da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro foi criticada pelo presidente da seccional local da OAB, Wadih Damous. Na sua avaliação, esta greve "é inconstitucional", e, mesmo que não fosse, "seria absolutamente inoportuna" às vésperas do Carnaval. A entidade, porém, defende o aumento salarial dos grevistas e pede esforço deles e do governo do Estado para um acordo.
-
DF: Lei Maria da Penha é aplicada
O Ministério Público do Distrito Federal (MPDF) resolveu aplicar a Lei Maria da Penha em favor de um idoso que estaria sendo vítima de agressões de um jovem de 21 anos. O homem tem 69 anos, mora em Planaltina e já havia registrado ocorrência contra o rapaz em dezembro do ano passado. Segundo a vítima, o jovem – que mora em sua casa – chegou a ameaçá-lo com uma faca. O MP afirmou que o agressor teria envolvimento com drogas. A promotora de Justiça Raquel Tiveron solicitou medidas protetivas de urgência em favor do idoso, em geral usadas em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. A Justiça determinou a prisão preventiva do agressor na última quinta.
em favor de idoso que foi agredido
-
DF: novo diretor da Polícia Civil não pretende fazer 'nenhuma revolução'
O novo diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), delegado Jorge Luiz Xavier, afirmou em entrevista exclusiva à Coluna que sua primeira tarefa será "estabilizar a instituição". Ele garante que fará poucas mudanças e que não atrapalhará o trabalho dos colegas. “Polícia funciona muito bem quando não é atrapalhada”, garante. Questionado sobre o caso envolvendo a gestão anterior, em que o delegado Onofre de Moraes aparece em vídeo declarando que o governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), sairia da Polícia Federal num "camburão", o novo diretor preferiu não comentar. Xavier destacou ainda que não fará ‘nenhuma revolução’, pois, segundo ele, polícia e revolução não combinam. Confira a entrevista na íntegra:
O que será prioridade na sua gestão? A primeira atribuição é estabilizar a instituição. Promover poucas mudanças e analisar o projeto que já estava em andamento nos últimos três meses, que é o projeto de gestão da polícia. Estabilidade é a palavra chave. Sou um mineiro que gosta de estabilizar.
E como serão essas mudanças? Elas estão sendo analisadas, mas vão ser tão poucas que nem irão chamar a atenção da imprensa. Haverá mudanças nas chefias, mas nada específico. Isso será feito paulatinamente.
Sobre o afastamento do delegado Onofre. Ele estaria tentando “despolitizar” a polícia? Eu não vou fazer nenhum comentário sobre a gestão anterior.
Qual a sua expectativa? A expectativa é que a polícia trabalhe com normalidade para que tudo funcione bem. É o que vamos buscar. Qual é a minha idéia? Não atrapalhar. Minha função é não atrapalhar os colegas, deixá-los trabalharem, pois são todos competentes. Polícia funciona muito bem quando não é atrapalhada. Não haverá revolução. Revolução e polícia são duas expressões antitéticas, que não combinam. Polícia tem que fazer as coisas ao poucos, assim como vamos fazer.
-
Aldemir Martins
Peixe (1994) - 56 x 76 cm
Pintura em crílica sobre cartão
-
PF prende PMs acusados de homicídio
A Polícia Federal prendeu nesta sexta (10) dois policiais militares por suspeita de participação em nove assassinatos em Salvador, na Bahia. A operação contou com o apoio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa e os soldados, que são lotados no município de Serrinha, foram apresentados hoje pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). Segundo a PF, foram encontrados celulares, armas e munição com os soldados e um deles é suspeito de ter participado de uma chacina na madrugada do dia 3, quando cinco mendigos foram executados. Ainda há dois policiais suspeitos que estão foragidos. A polícia investiga ainda se eles estão envolvidos na greve dos PMs no Estado.