POLICIAIS NÃO ACEITAM PROPOSTA DO GOVERNO

PAULO MELO CORUJA NEWS

Dez mil pessoas devem participar do Réveillon na Praça da Espanha

Cerca de dez mil curitibanos devem se reunir amanhã na Praça da Espanha para comemorar o Ano Novo fora de época. A organização do evento foi toda através das redes sociais. Esta é a segunda edição do evento, que no ano passado causou alguns transtornos aos moradores e comerciantes da Praça. Para a Presidente da Associação de Moradores Ama Bigorrilho, Andréia Portela Santos, o maior problema é que ninguém se preocupou em consultar os moradores sobre o assunto.
Segundo a Prefeitura de Curitiba, a Praça da Espanha não tem capacidade para um evento deste tamanho. O Ministério Público Estadual tentou impedir a festa, mas não seria possível avisar a todas as pessoas que confirmaram a presença a tempo. Para evitar transtornos como os de 2011, Polícia Militar, Guarda Municipal e Setran farão um trabalho para garantir a segurança e o tráfego no local. O Secretário de Trânsito de Curitiba, Marcelo Araújo explica que a partir das seis horas da tarde, agentes da Setran estarão na praça para organizar o trânsito.
Na página que organiza o evento, na rede social Facebook, o Réveillon fora de época já tem mais de onze mil pessoas confirmadas. Para a Vice Presidente da Associação Comercial do BatelSoho, Jociane Maciel, a festa é importante, mas as pessoas precisam ter consciência que a Praça da Espanha é um espaço de convivência da cidade.
Este ano, quem for participar do Réveillon fora de época vai contar com banheiros químicos e agentes da Guarda Municipal à paisana para garantir a segurança dos foliões.
 

Obras da Sanepar afetam abastecimento de água no sábado

A Sanepar alerta para a falta de água em alguns bairros de Curitiba e região metropolitana. Podem ficar sem água neste sábado, por causa de obras da Sanepar, os moradores do Água Verde, Capão Raso, Fany, Portão, Fazendinha, Guaíra, Lindóia, Vila Izabel, Santa Quitéria, Novo Mundo, Pinheirinho, Seminário, Xaxim, Cidade Industrial, Boqueirão, Alto Boqueirão, Hauer, Ganchinho e Sítio Cercado. Na região metropolitana, a população da região central de São José dos Pinhais e, em Piraquara, os moradores do Jardim Guaraituba também devem sofrer a falta de água. O corte no fornecimento vai do meio dia de sábado às 9 da manhã de segunda. Outras informações pelo telefone 115. E, novas obras estão previstas para os dias 17 e 31 de março.
 

Policiais militares recusam nova tabela de reajuste salarial

Policiais militares do Paraná agora querem uma reunião com o governador Beto Richa para discutir o pagamento do subsídio à categoria. Os PMs recusaram hoje a nova tabela de reajuste salarial que foi apresentada ontem pelo governo do estado. Para um soldado em início de carreira, o governo oferece um salário de inicial de 3.225 reais, que pode chegar a 4.830 caso o policial não tenha nenhuma promoção. Os policiais pedem 4.500 reais. As negociações têm sido feitas com as secretarias de segurança e de administração. Nesta sexta, os policiais enviaram um ofício para pedir uma audiência com o governador. O presidente da Associação de Defesa dos Direitos dos Policiais Militares, coronel Elizeu Furquim, reclama que o governo tem avançado muito pouco nas negociações.
Ele diz que os policiais estão descontentes e vão continuar a negociar até chegar a um acordo.
Hoje foi realizada uma reunião do fórum das entidades que representam os policiais militares. Amanhã de manhã uma nova assembleia está marcada para discutir o assunto. Por meio da assessoria do governo, a secretaria de administração garante que a nova tabela da polícia militar valoriza os profissionais que estão há mais tempo na corporação e aumenta significativamente o salário de quem está no início da carreia.
 

Cristóvam Buarque manifesta apoio à candidatura de Gustavo Fruet

O senador do PDT e ex-ministro da educação, Cristóvam Buarque, está em Curitiba e manifestou apoio à candidatura de Gustavo Fruet à Prefeitura Municipal. Buarque também disse que não vai interferir nas questões internas do partido, mas é a favor de uma coligação com o PT. O senador diz que, mesmo que os petistas não sejam unânimes em apoiar Fruet, uma aliança irá ajudar a consolidar a candidatura.
Gustavo Fruet não poupou críticas ao atual prefeito de Curitiba, Luciano Ducci. Para Fuet, a medida de reduzir o próprio salário, anunciada nesta semana, é meramente eleitoreira.

Decisão de tarifaço do Detran deve sair em duas semanas

Com julgamento suspenso, a decisão sobre o tarifaço do DETRAN deve sair somente em duas semanas. Hoje, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Paraná começou a analisar a lei do governo do estado que resultou em um aumento de até 271% nas tarifas, que já entrou em vigor. O relator do processo, desembargador Antônio Martelozzo, concedeu uma liminar para suspender o aumento, que foi cassada pelo presidente do TJ, desembargador Miguel Kfouri Neto, por considerar que o caso deve ser analisado por todo o colegiado. Na votação de hoje Martelozzo se disse a favor do aumento, mas disse que é contrário ao uso do excedente da arrecadação para a área de segurança pública, como quer o governo. Além dele, outros quatro magistrados se manifestaram contra a liminar que suspendeu o aumento. O desembargador Paulo Roberto Hapner pediu vista do processo, para ter mais tempo para analisar o caso e, com isso, o tarifaço só volta a ser discutido em duas semanas.

Motoristas poderão fazer registros de acidentes pela internet

Nesta sexta-feira começou a funcionar o registro do Boletim de Acidentes de Transito Unificado – BATEU, onde os motoristas que se envolverem em acidentes poderão fazer o registro através da internet, junto ao Batalhão de Trânsito da Polícia Militar.
O link para a página na internet estará também nos sites da
secretaria de segurança pública, da Polícia Militar e do DETRAN. O
endereço eletrônico é WWW. bateu.pr.gov.br . O sistema foi
desenvolvido pela CELEPAR, e vai interligar as informações também como o DETRAN. Na próxima etapa desta informatização, serão investidos mais de 4 milhões de em computadores para equipar também as viaturas. O lançamento do boletim eletrônico foi feito no dia em que a PM comemora os 60 anos de existência do BPTran.
 

Guardas municipais decidem não entrar em greve

Os Guardas Municipais de Curitiba aprovaram o reajuste salarial proposto pela prefeitura e com isso a categoria não deve entrar em greve. A decisão foi tomada em assembleia realizada ontem à noite. Com o aumento os guardas vão ganhar mil e quatrocentos reais. O salário atual é de mil reais. A proposta é de dez por cento de aumento em abril, mais 150 reais em julho e mais 150 em setembro. O guarda municipal e diretor do Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba, Diogo Monteiro, disse que a categoria considerou que houve avanços e por isso aceitou a proposta.
Agora a proposta vai ser encaminhada para a câmara municipal para ser votada. Os guardas municipais ainda pretendem discutir a criação do estatuto da categoria.
Segundo a prefeitura, o aumento proposto de dez por cento só foi possível após a redução de noventa milhões de reais feita no custeio das contas da prefeitura.
 

Prédio é evacuado no Centro por causa de rachaduras

Um prédio no centro de Curitiba teve de ser evacuado às pressas na manhã desta sexta-feira, por volta das 11 horas. O prédio comercial com 21 andares tem 30 anos de construção e estava passando por reformas no 15º andar. Os bombeiros foram chamados por pessoas que trabalhavam no 16º andar depois de encontrarem rachaduras nas paredes. Minutos depois, centenas de pessoas tomaram as calçadas da Rua Comendador Araujo, aguardando a vistoria do Corpo de Bombeiros e do órgão de fiscalização de obras da prefeitura, o COSEDI. O trânsito ficou bastante confuso nos arredores.
Por volta da uma hora da tarde, o Coronel Lobo do Corpo de Bombeiros
liberou a entrada das pessoas no edifício, já que estava de afastado o risco de desabamento. Muitas pessoas ficaram assustadas, mas o síndico garantiu que a obra no 15º era estética e não estava mexendo na estrutura do prédio, além contar com toda a documentação exigida
legalmente para os trabalhos de engenheira.
 

Restaurantes podem ser obrigados a informar preço de couvert

Depois da polêmica na Assembleia Legislativa do Paraná para exigir o pagamento de 10% a garçons e não aos donos dos restaurantes, o tradicional couvert servido em bares e restaurantes será tema de debate, na semana que vem, na Comissão de Defesa do Consumidor do legislativo. Um projeto pretende regulamentar que os estabelecimentos precisam informar se o couvert é cobrado à parte ou não do cliente, e quanto ele custa. A proposta copia uma lei aprovada no ano passado, em São Paulo. Deputados e representantes do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Curitiba (Sindotel) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel), vão discutir o assunto no dia 7, a partir das 10 horas.
 

Estoques de sangue no Hemepar estão 40% abaixo do normal

Mesmo após o período de férias, os estoques de sangue no Hemepar continuam no vermelho e estão cerca de 40% abaixo do normal. A média que deveria ser de 150 doadores por dia, chega a ter apenas sessenta. A preocupação é ainda maior porque a expectativa era que de que os estoques já estivessem normalizados. O Hemepar atende quarenta hospitais de Curitiba e da região metropolitana e faltam principalmente sangue O e A negativos. Na avaliação da assistente social do centro, Nely Coimbra, muitas pessoas esquecem da importância da doação.
Para tentar melhorar a situação, algumas faculdades realizam nesta semana o trote solidário que incentiva a doação entre os estudantes e aumenta em cerca de 10% os estoques.
Além de salvar vidas, a assistente social lembra ainda das vantagens em ser um voluntário.
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 67 anos, mais de cinquenta quilos e estar bem alimentado. Também é necessário levar um documento oficial com foto. O Hemepar fica na Travessa João Prosdócimo, número 145, no Alto da XV. O centro funciona de segunda a sexta-feira das sete e meia da manhã até as seis e meia da tarde e aos sábados das oito da manhã até as seis da tarde.