AUMENTA A FROTA DE AVIÕES AGRICOLAS..E TAMBÉM OS ACIDENTES

PAULO MELO CORUJA NEWS

 

PARANÁ E OS ACIDENTES COM AVIÕES AGRICOLAS

Nos últimos cinco anos foram dez ocorrências; atrás de MT e RS.
Pilotos pedem instalaração de sinalizadores na rede elérica.

Do G1 PR, com informações da RPC TV Londrina
 
O número de produtores rurais que utilizam aviões agrícolas para aplicar veneno nas lavouras é cada vez maior. O Brasil tem a segunda maior frota deste tipo de aeronaves do mundo. São 1,6 mil aeronaves e só fica atrás dos Estados Unidos.

Segundo os agricultores, o avião não amassa as plantações, aplica o veneno na hora certa e certa mais que os tratores. “Trator é demorado pra fazer, é um alqueire e leva uma hora pra fazer. O avião é 15 minutos”, disse um produtor.

Contudo, com o aumento da frota também aumentou a ocorrência de acidentes. Nos últimos cinco anos, foram registrados 95 acidentes com aviões agrícolas no país, 30 pilotos ficaram feridos e 29 morreram.

Paraná é o terceiro estado com maior numero de ocorrências, somando dez. Mato Grosso registra 15 acidentes e o Rio Grande do Sul, 24.

Além das panes mecânicas dos aviões, o maior risco para os pilotos são as redes elétricas que se espalharam pela área rural. Muitas vezes não são percebidas e provocam acidentes. Por isso, os pilotos pedem a instalação de sinalizadores na rede elétrica. Uma esfera grande e colorida que fica nos fios, entre os postes, e que faz a sinalização da rede.

“Você tem que assumir, administrar esse risco e entregar na mão de Deus também”, comenta o piloto.