PAULO MELO CORUJA NEWS
CH
CH
-
Elza Soares faz apelo para manter
A cantora Elza Soares visitará nesta quinta-feira (21) a deputada Liliane Roriz (PSD) na Câmara Legislativa. O encontro está marcado para as 15h, no gabinete da parlamentar, e foi solicitado pela própria cantora – que pretende agradecer Liliane por tentar manter o nome do Estádio Nacional de Brasília como Mané Garrincha. Trata-se de uma homenagem feita ao jogador de futebol, que era casado com a cantora. Elza Soares pretende ainda fazer um apelo ao Governo do Distrito Federal (GDF) para que mantenha o nome original do estádio que, segundo ela, imortaliza o craque do futebol brasileiro. A cantora fará uma apresentação hoje, às 20h, no Cruzeiro.
homenagem a Garrincha em estádio
-
DF: Técnicos em Necropsia do
Os auxiliares em necropsia que trabalham no Instituto Médico Legal (IML) do Distrito Federal farão uma assembleia nesta sexta (22) com indicativo de greve. Representantes da Associação dos Técnicos em Necropsia do IML (Asten-DF) se reuniram na última terça (19) com o secretário de Condomínios, Wellington Luiz - que também é interlocutor da categoria junto ao GDF –, com o presidente do Sinpol, Ciro de Freitas e com o vice André Rizzo para pedir apoio. A principal reivindicação é o baixo efetivo que, segundo a categoria, atinge a Polícia Civil do DF e outras divisões que atuam em apoio a ela. Os técnicos explicam que o total é de 150 cargos, mas apenas 37 estão ocupados, sendo que nove servidores encontram-se com restrições médicas. “O mais recente concurso para o cargo foi realizado em outubro de 2011, após 16 anos de espera, e o resultado foi homologado em 5 de março deste ano, já com os aprovados habilitados legalmente à espera de nomeação”, afirma o integrante da Asten, Diógenes Alves de Morais.
IML ameaçam parar atividades
-
MST: militantes fazem passeata no Rio
Aproximadamente três mil pessoas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra fazem neste momento uma passeata por ruas do centro do Rio de Janeiro, em defesa da agricultura camponesa no país. Carregando bandeiras do movimento e instrumentos musicais, os manifestantes saíram da Candelária e percorreram a Rua 1º de Março e a Avenida Rio Branco, seguindo em direção à sede regional do Ministério da Agricultura, localizada na zona portuária. Por causa da manifestação, as ruas do trajeto tiveram o trânsito parcialmente interrompido.
-
Câmara aprova processo de
O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, poderá sofrer um processo de impeachment. A medida foi aprovada nesta quinta-feira (21) pela Câmara dos Deputados do país. Segundo as autoridades parlamentares, ele precisa ser julgado "por mau desempenho de suas funções". A medida foi aprovada por 73 votos a favor e um contra, mas precisará ainda passar pelo crivo do Senado. "O presidente Lugo não vai renunciar", garantiu o porta-voz do presidente, Rubén Penayo. O processo de impeachment veio após a desapropriação de um terreno na semana passada. No episódio, 17 policiais e camponeses foram assassinados em Curuguaty, a 250 km da capital.
impeachment contra Lugo
-
Comissão Mista de Mudanças Climáticas realiza audiência no Rio
A Comissão Mista de Mudanças Climáticas se reúne nesta quinta-feira (21) no Rio de Janeiro, para debater os princípios da Política Nacional de Mudanças Climáticas. O debate, que será presidido pelo deputado Márcio Macêdo (PT-SE), será realizado no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Estão convidados, entre outros, o presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), e o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, deputado Sarney Filho (PV-MA); além da diretora do Departamento de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente, Karen Regina Suassuna. A comissão também vai debater os objetivos, o alcance e os resultados da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) com a participação do ministro do Meio Ambiente do Peru, Manuel Pulgar Vidal.
-
Desemprego cai 5,8% em maio
A taxa de desemprego recuou para 5,8% em maio, a menor taxa para o mês desde 2002, de acordo com dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado mostrou redução em relação a taxa de 6% registrada em abril, e ficou abaixo do desemprego de 6,4% da População Economicamente Ativa (PEA) registrada em maio de 2011. O recuo na taxa, segundo o IBGE, se deveu ao aumento da da população ocupada, que nesse período cresceu 1,2%, para 23 milhões de pessoas.
-
Fotografia é históriaBogotá, 1981
-
No Brasil, o presidente João Figueiredo estava no começo do mandato de seis anos, encerrando o período dos militares no poder desde 1964. Seguia o processo de reabertura política iniciado pelo seu antecessor, o general Ernesto Geisel. Na Colômbia, o professor universitário Júlio César Turbay Ayala assumira o governo, eleito pelo Partido Liberal. Ambos batalhavam pela sedimentação da democracia numa América Latina infestada de regimes de exceção. Resolveram fazer um encontro em Bogotá para demonstrar o clima de liberdade em seus países. Portanto, era essencial que a imagem dessa intenção fosse positiva. Não era, porém, o que se via. Um fortíssimo esquema de segurança foi montado, por parte das Forças Armadas colombianas, para evitar o acesso dos jornalistas aos dois chefes de estado. É só reparar nessa foto que fiz no encontro dos dois no aeroporto da capital colombiana. Soldados armados de fuzil foram colocados entre a notícia e os jornalistas que cobríamos a visita presidencial. Por isso, Figueiredo e Ayala ficaram em segundo plano, quase imperceptíveis misturados às pessoas das duas comitivas. Ao perceberem a desnecessidade do ostensivo aparato, os próprios Júlio e João cuidaram de facilitar o nosso acesso a eles. Orlando Brito
-
AL: prefeito cria regras para eleição
Preocupado com possíveis punições da Justiça Eleitoral por uso da máquina pública em favor de candidaturas nas eleições de outubro, o prefeito de Maceió (AL), Cícero Almeida (PP), publicou no Diário Oficial, uma série de regras a serem respeitadas por servidores, agentes públicos e secretários municipais ligados à sua administração. A medida é justificada pela “necessidade de se evitar atos tendentes a afetar a igualdade de oportunidade entre candidatos, que poderão culminar na responsabilização injustificada desta gestão e do seu prefeito”. Segundo o decreto, a infração cometida “será de inteira e exclusiva responsabilidade do agente público que a cometer”, nos âmbitos civil e penal. Entre mais de 50 itens do decreto que elencam atitudes não permitidas, a primeira proibição diz respeito à distribuição de bens, valores ou benefícios da Prefeitura de Maceió, exceto aqueles de programas sociais e resultantes de casos de calamidade. Informações da Gazeta de Alagoas.
-
Dilma cumpre agenda intensa na Rio+20
A presidenta Dilma Rousseff tem nesta quinta-feira (21) agenda intensa de compromissos paralelos à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, além da terceira reunião plenária de chefes de Estado e Governo. Dilma tomou café da manhã com o primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e tem reuniões ao longo do dia com o presidente do Congo, Denis Sassou-Nguesso, e os primeiros-ministros Julia Gillard (Austrália) e Wen Jiabao (China). A equipe da presidenta recebeu 57 pedidos para audiências bilaterais. Mas, em decorrência das dificuldades de tempo, Dilma deverá se reunir apenas com sete autoridades. Além das audiências de hoje, ela se reuniu ontem (20) com os presidentes François Hollande (França), Macky Sall (Senegal) e Goodluck Jonathan (Nigéria).
-
Chagas: A prefeitura vale tanto?
A pergunta que se faz é se a prefeitura de São Paulo vale tanto assim. Há vinte anos o PT suspendeu de suas fileiras, quer dizer, expulsou a deputada Luiz Erundina porque ela aceitou integrar o ministério de união nacional de Itamar Franco. Aliás, um dos governos mais honestos de que temos notícia. Agora, por coincidência com a mesma Erundina caindo fora da trapalhada, o PT celebra acordo com Paulo Maluf para ter direito a mais um minuto e meio de tempo de televisão na propaganda eleitoral gratuita. Tudo visando afastar de Fernando Haddad a sombra da derrota na disputa pela prefeitura paulistana. Quer dizer, os companheiros perderam outra vez Erundina, ganharam Maluf e nem de leve alteraram as previsões sobre os resultados da eleição. Uma confusão dos diabos, com direito à humilhação fotográfica do Lula.
-
Rio +20: para senador, texto
O senador Wellington Dias (PT-PI) afirmou nesta quarta-feira (20) que o documento final da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, não tem nenhuma proposta inovadora, quando comparado ao documento da Rio 92. “Entendo que apesar de um grande esforço brasileiro e também das lideranças da Noruega e outros países a minha percepção é que nós vamos sair da Rio+20, como aconteceu com a Eco 92. Sairemos, no máximo, com um grupo de trabalho, no máximo com um fórum informal, mas não institucionalizado, como era o desejo”, disse.
aprovado não traz inovação
-
Barroso: ‘Vou convidar Marina
Poucas horas horas após aprovada a criação do Partido Ecológico Nacional (PEN), o presidente da sigla, Adilson Barroso, já demonstra ambição nas eleições presidenciais de 2014. Barroso afirmou que convidará a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para concorrer à Presidência pelo novo partido. “Vou convidar Marina Silva para concorrer à Presidência. Eu sei que tem muita possibilidade de ela vir para o PEN, já que está sem partido há um tempo”, declarou. Segundo ele, o fato da ex-ministra defender assuntos relacionados ao Meio Ambiente já é um ponto positivo, uma vez que esse é o foco principal do partido. “Caso ela não aceite, iremos convidar outros políticos à altura dela para concorrer à presidência, mas, por enquanto, não divulgaremos os nomes”, complementou. A coluna entrou em contato com a assessoria de Marina Silva, que não quis se pronunciar sobre o assunto. Confira a entrevista:
Silva para concorrer à Presidência’
Qual o principal objetivo da criação do partido?Nós criamos o partido com foco principal que é defender a sustentabilidade do país. É um tema que está sendo bastante discutido, principalmente no Rio de Janeiro, com a Rio+20.
O que o PEN terá de diferente em relação às outras siglas?A diferença em relação aos outros partidos é a sustentabilidade que será defendida, mas não de uma maneira radical.
Quais serão os principais nomes que irão compor a legenda?O partido foi constituído por mais de 20 deputados que com certeza vão querer fazer parte. Iremos convidar outros parlamentares, mas por enquanto não divulgaremos nomes, somente a partir da próxima quinta-feira.
Quais serão os projetos e metas do novo partido?Com certeza eleger o presidente da república em 2014, pois confio na palavra do senhor que diz: “Tudo é possível para aquele que crê”. Vou convidar Marina Silva para concorrer à Presidência. Eu sei que tem muita possibilidade dela vir para o PEN já que ela está sem partido há um tempo. Além disso, Marina tem a mesma luta do PEN, que é pelo Meio Ambiente. Caso ela não aceite, iremos convidar outros políticos à altura dela para concorrer à presidência, mas, por enquanto, não divulgaremos os nomes.





