PAULO MELO CORUJA NEWS
Fernando Alonso guia sua Ferrari durante o Grande Prêmio da Alemanha
|
22/07/2012 - 10h34
Alonso segura rivais e vence o GP da Alemanha; brasileiros ficam fora dos pontos
Neste domingo, Fernando Alonso tornou-se o primeiro piloto a vencer três corridas na temporada ao cruzar a linha de chegada em primeiro no Grande Prêmio da Alemanha. Para triunfar, o espanhol teve de segurar investidas de Sebastian Vettel, que o pressionou no início da prova, e de Jenson Button, que chegou a atacá-lo no fim. O alemão terminou em segundo e o britânico, em terceiro.
Os brasileiros Felipe Massa e Bruno Senna foram prejudicados por acidentes logo na primeira volta da prova e não conseguiram pontuar. O ferrarista terminou em 12º e o piloto da Williams, em 17º.
A corrida
Alonso conseguiu largar bem, abrindo boa vantagem sobre Vettel, que chegou a ser pressionado por Michael Schumacher. Massa e Senna se envolveram em incidentes nos primeiros metros – com Daniel Ricciardo e Romain Grosjean, respectivamente – e tiveram de ir aos boxes para reparar os danos em seus carros, retornando à pista nas últimas posições.
Nas primeiras voltas, Lewis Hamilton, com furo no pneu, também teve de ir aos boxes e teve sua corrida prejudicada. Button, seu companheiro de McLaren, começou bem a prova e, com seguidas ultrapassagens, saltou da sexta para a terceira colocação.
Na briga pela ponta, Alonso foi o primeiro a parar, na 19ª volta. No giro seguinte, foi a vez de Vettel. Os dois voltaram com pneus médios.
Com os novos compostos, o carro da Red Bull começou a render melhor. A partir do 29º giro, o atual bicampeão mundial passou a pressionar o espanhol da Ferrari. O duelo entre os dois permitiu a aproximação de Button, que entrou na briga pelas primeiras colocações.
Retardatário, Hamilton se meteu na disputa. Após levar uma volta, o piloto britânico, na 18ª colocação, ultrapassou Vettel e passou a atacar Alonso na tentativa de recuperar o giro perdido. O alemão não gostou da manobra do rival e reclamou bastante.
Entre os líderes, a segunda rodada de pit stops começou na 41ª volta, com Button indo aos boxes. O britânico se deu bem, já que ganhou a posição de Vettel, que parou junto com Alonso no giro seguinte.
Com bom desempenho, Button passou a lutar pela liderança com Alonso na 48ª volta. No entanto, o piloto espanhol conseguiu segurar a ponta e venceu a prova. O britânico ainda acabou ultrapassado por Vettel no giro final
.
.