PAULO MELO CORUJA NEWS
Registro de veículos públicos aposentados eram usados por particulares.
Fraude na compra de combustível é investigada por
vereadores no Paraná
Registro de veículos públicos aposentados eram usados por particulares.
Pelo menos seis carros da Prefeitura de Bela Vista do Paraíso são suspeitos.

A Câmara Municipal de Bela Vista do Paraíso, no norte do Paraná, investiga denúncias de fraudes na compra de combustíveis pela Prefeitura do município. De acordo com as investigações, o registro de pelo menos seis veículos públicos fora de uso foram utilizados para abastecer carros particulares. A soma atinge 48 mil litros de combustível e prejuízo de aproximadamente R$ 200 mil.
O caso passou a ser apurado quando uma servidora municipal desconfiou quando viu um carro particular ser abastecido com requisição da Prefeitura. Ela foi averiguar a situação e descobriu que os registros utilizados eram de carro que já haviam sido aposentados, em alguns casos, inclusive, virado sucata. Um ônibus sem motor e parado há anos, por exemplo, teve 15 mil litros de combustível registrados em 2011.
“Ao invés de abastecer a frota do município de Bela Vista do Paraíso, eram abastecidos carros particulares, ou às vezes nem abastecido, mas sacado o dinheiro”, sustenta o presidente da Câmara, Júlio César Moliani. Além do combustível, irregularidades foram encontradas também na quilometragem dos veículos. “Era forjado um número e esse número era crescente mês a mês conforme os abastecimentos. Só que quando nós fomo in loco e vimos os veículos, a quilometragem que ainda existe nos veículo não coincide com o quadro apresentado no Tribunal de Contas”, explica Moliani.
A Câmara agora tenta identificar quem eram os beneficiados pelo esquema, mas esbarra no fato de que muitas pessoas que tinham acesso à requisições de combustível já deixaram a Prefeitura. O caso também está sendo apurado pelo Executivo, segundo o chefe do departamento de administração da Prefeitura, Sidney Nascimento. “O montante é grande, se isso aí aconteceu, já vinha de algum tempo, e infelizmente se o prefeito não sabia está tomando as medidas agora imediatamente”, afirmou.
Uma Comissão Processante deve ser aberta nas próximas semanas e pode até resultar na cassação do prefeito. O mandatário, porém, não foi candidato à reeleição e deve deixar o cargo ao final deste ano.