IBOPE: DILMA CAI DE 55% PARA 31%

PAULO MELO CORUJA NEWS
FABIO CAMPANA

Dilma cai de 55% para 31%, aponta Ibope


A aprovação do governo da presidente Dilma Rousseff caiu 24 pontos percentuais e atingiu 31%, aponta pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNJ) divulgada nesta quinta-feira (25).
O Ibope ouviu 2.002 eleitores com mais de 16 anos em 434 municípios em 26 unidades da federação, entre os últimos dias 9 e 12 deste mês. 31% que avaliaram o governo Dilma como “ruim ou péssimo”.
No levantamento anterior, divulgado em 19 de junho, o percentual de eleitores que aprovaram a gestão foi de 55%. Na ocasião, a avaliação positiva caiu oito pontos após atingir o recorde de 63%.
A avaliação pessoal de Dilma passou de 71% na pesquisa de junho para 45% no levantamento atual. O percentual de entrevistados que diz “confiar” na presidente também caiu – passou de 67% em junho para 45% em julho. O percentual que não confia na presidente subiu de 28% para 50%.

Beto Richa tem segundo governo melhor avaliado


Pesquisa IBOPE realizada em onze estados e divulgada nesta quinta-feira (25), revela que o governo de Beto Richa é o segundo melhor avaliado de todo do país, com 41% dos eleitores que o consideram “ótimo ou bom”. O levantamento, feito a pedido da Confederação Nacional da Indústria, ouviu 602 eleitores no estado com mais de 16 anos entre 9 e 12 de julho.
O governo com melhor avaliação é o de Pernambuco, de Eduardo Campos, com 58% de aprovação, seguido pelo Paraná (41%), Ceará (40%), Minas Gerais (36%), Santa Catarina (30%), Espírito Santo (29%), Bahia (28%), São Paulo (26%), Rio Grande do Sul (25%) e Rio de Janeiro, de Sérgio Cabral, que tem a pior avaliação: 12%.
A pesquisa foi realizada após as manifestações que ocuparam as ruas de todo o país no último mês, pedindo melhorias nos serviços públicos e o fim da corrupção. Se comparada com pesquisas similares, o levantamento revela que todos os governadores sofreram queda na aprovação. Não foram divulgados os percentuais de eleitores que consideram o governo ruim, péssimo ou regular.

Eduado Campos oferece
a vice a Osmar Dias, diz Ilimar Franco


Do Ilimar Franco:
Os presidentes do PSB, Eduardo Campos,e do PDT, Carlos Lupi, aceleraram as conversas para as eleições do ano que vem. Os aliados, que vivem às turras com o PT nos estados, decidiram ir à luta, sobretudo com a queda nas pesquisas da presidente Dilma. Eduardo está oferecendo a vice para Osmar Dias (PR). E prometendo apoio nos estados a candidatos trabalhistas a governador: Miro Teixeira (RJ), Pedro Taques (MT), Ronaldo Lessa (AL), Waldez Góes (AP), Reguffe (DF), Vieira da Cunha (RS) e Amazonino Mendes (AM). Os socialistas procuram um caminho próprio e, para os trabalhistas, as recentes manifestações foram como um ‘cavalo de pau’ e zeraram o jogo.

Papa fala de corrupção e diz a jovens para ‘não se acostumarem ao mal’


Do G1, em São Paulo:
O Papa Francisco falou sobre corrupção nesta quinta-feira (25), em discurso na comunidade de Varginha, em Manguinhos, no Rio de Janeiro, e pediu aos jovens que “nunca desanimem, não percam a confiança, não deixem que se apague a esperança” frente às “notícias que falam de corrupção, com pessoas que, em vez de buscar o bem comum, procuram o seu próprio benefício”.
“A realidade pode mudar, o homem pode mudar. Procurem ser vocês os primeiros a praticar o bem, a não se acostumarem ao mal, mas a vencê-lo”, afirmou o pontífice.

Diluindo as ruas

Do Ilimar Franco:
A pesquisa Ibope, que a CNI divulga hoje, agrada ao Planalto. Oito mil pessoas foram ouvidas sobre o governo Dilma e de 11 governadores de estado. O governo espera dividir, com os governadores, o desgaste que levou milhares a protestar nas ruas.