BOM SUCESSO PR: CASAL DE FUNCIONÁRIOS PUIBLICOS SÃO PRESOS POR PECULATO

PAULO MELO CORUJA NEWS
  • Casal de servidores da Prefeitura de Bom Sucesso é preso por peculato

  • Rosângela Gris
  
Um casal de servidores da Prefeitura de Bom Sucesso (a 70 quilômetros de Maringá) foi preso na manhã deste sábado (17) sob a acusação de peculato. José Donizete de Almeida, 41 anos, e Edenir Guimarães, 36 anos, tiveram os mandados de prisão expedidos pela Justição após uma investigação do Ministério Público do Paraná (MP-PR) acerca de um suposto esquema de apropriação de verbas públicas através da realização de empréstimos consignados.
As investigações tiveram início a partir de uma denúncia anônima recebida pela Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público de Jandaia do Sul. De acordo com o denunciante, a chefe do Departamento Pessoal, valendo-se das atribuições de seu cargo, teria deixado efetuar o desconto em folha de pagamento de parcelas de empréstimos consignados realizados junto a diversas instituições financeiras, em seu nome e de seu marido, que é servidor do Departamento de Compras.
Diante disso, a Promotoria instaurou procedimento investigatório criminal para apurar a prática de crimes de peculato e falsificação de documento público, assim como atos de improbidade administrativa. Em abril deste ano, foram apreendidos documentos como holerites, fichas financeiras, convênios, além de computadores e mídias removíveis do Departamento Pessoal da Prefeitura, contendo informações sobre as operações suspeitas.
Esta semana, a Justiça expediu os mandados de prisão dos dois, que foram cumpridos na manhã deste sábado. Segundo o delegado José Aparecido Jacovós, responsável pela Delegacia de Jandaia do Sul, o casal foi preso em sua residência em Bom Sucesso. "O José foi encaminhado para Jandaia do Sul, enquanto a Edenir foi levada para Delegacia de Apucarana, já quem em Jandaia não há cela para mulheres", explicou o delegado.