PONTA GROSSA PR: MORADORES PROTESTAM POR SEGURANÇA E BLOQUEIAM AVENIDA

PAULO MELO CORUJA NEW

Moradores protestam por segurança e bloqueiam avenida de Ponta Grossa

Pais e avós de alunos querem radar em frente a uma escola municipal.
Autarquia de Trânsito diz que problema será resolvido em 2014.

Do G1 PR, com informações da RPC TV Ponta Grossa

Pais e avós de alunos da Escola Municipal Judith Macedo Silveira, em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, no Paraná, bloquearam a Avenida Antonio Saad no fim da manhã desta quinta-feira (24). Com cartazes, eles pediram por mais segurança no trânsito em frente à escola, lombada eletrônica e para que os motoristas respeitem as crianças.
Os manifestantes queimaram pneus, colocaram galhos de árvores no chão e impediram a passagem de motoristas. Eles informaram que só devem sair do local após terem algum posicionamento da prefeitura.
“Queremos que seja providenciada segurança em frente à escola, porque só a faixa de pedestre não está resolvendo”, reclama a aposentada e vó de aluno, Justina dos Santos. Segundo ela, existe um radar na avenida, mas que fica longe da escola. “Quando chegam aqui, os motoristas não respeitam, andam em alta velocidade e fazem daqui uma pista de corrida”, comenta.
Elizabete Moreira é avó de dois alunos da escola e também estava no protesto. “Queremos uma lombada ou um radar, mas não é só isso. Também não tem lugar para as vans estacionarem para buscar as crianças e não tem calçada”, afirma. Segundo ela, se a prefeitura não der alguma resposta, os manifestantes vão fazer novos protestos e bloquear novamente a avenida do bairro Santa Mônica.
Problema deve ser resolvido em 2014
O presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) de Ponta Grossa, Eduardo Kalinoski, disse ao G1 que reconhece os problemas de segurança em frente à escola, mas que até o fim de 2013 não serão resolvidos. “Estamos finalizando um edital de licitação para radares e lombadas eletrônicas, que deve ser publicado até o fim do ano. Como este processo é muito demorado e burocrático, já que ainda tem a concorrência entre os participantes, é provável que até o fim do primeiro semestre de 2014 tenhamos os equipamentos nas ruas”, esclarece.
Segundo Kalinoski, enquanto isso, funcionários da Autarquia realizam a medição de velocidade em várias vias do município para verificar a necessidade de radares, lombadas na pista ou lombadas eletrônicas. “Para este levantamento, estamos levando em conta as demandas da população e também, os pedidos do legislativo. Mas bom seria se as pessoas respeitassem as normas do trânsito”, revelaS