DOS 72 MORTOS NO MÉXICO 4 SÃO BRASILEIROS

PAULO MELO CORUJA NEWS

Itamaraty confirma quatro brasileiros entre
os 72 mortos de massacre no México

Sobrevivente disse que grupo tentava entrar nos EUA e foi sequestrado por traficantes
Do R7
SRT/EFESRT/EFE
Foto tirada nesta quarta-feira em hospital mostra o equatoriano que foi o único sobrevivente do massacre; ele disse que 72 pessoas morreram vítimas de narcotraficantes na cidade de San Fernando


O Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) confirmou nesta quarta-feira (25) a presença de quatro vítimas brasileiras no massacre que deixou 72 mortos no norte do México, próximo à fronteira com os Estados Unidos. Mais cedo, um dos sobreviventes disse que cidadãos do Brasil e Equador seriam a maioria das vítimas.
Por meio de sua assessoria de imprensa, o Itamaraty disse que a informação foi repassada pelo Ministério das Relações Exteriores do México. Ainda não se sabe se há mais brasileiros entre os mortos, nem a identidade e origem das vítimas confirmadas.
Segundo o Itamaraty, diplomatas devem seguir à região do massacre para acompanhar as investigações e tentar identificar as vítimas brasileiras.
Segundo o sobrevivente, um equatoriano, os homens disseram pertencer ao grupo Los Zetas e resolveram assassinar os imigrantes após eles recusarem a oferta de trabalhar como matadores de aluguel para a organização criminosa.
As vítimas, 58 homens e 14 mulheres e entre os quais havia também centro-americanos, teriam entrado pelo Estado de Chiapas, na fronteira com a Guatemala, e conseguido chegar à cidade de San Fernando, no Estado de Tamaulipas, na divisa com o Estado americano do Texas.
Ao escapar, o sobrevivente foi ferido a bala e foi procurar apoio médico, relatando a história. Após um tiroteio entre as forças de segurança e os membros do grupo criminoso - durante o qual morreram um militar e três integrantes do bando - os corpos foram encontrados.

As autoridades detiveram um menor de idade na fazenda, onde também foi recolhido um arsenal com ao menos 21 armas de grosso calibre, fuzis, escopetas, rifles e carregadores.
México sofre onda de violência
Nos últimos anos, o México vem assistindo a uma escalada de violência por conflitos das forças de ordem com os cartéis narcotraficantes, e entre os próprios grupos ilegais.
Desde dezembro de 2006, quando o presidente Felipe Calderón mobilizou as Forças Armadas para combater os criminosos, já foram assassinadas pelo menos 28 mil pessoas no país, de acordo com dados oficiais.
mapa do méxico San Fernando