PREVIDÊNCIA ANALISA CONCEDER AUXILIO-DOENÇA SEM PERÍCIA M´DICA

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Previdência analisa como conceder auxílio-doença sem perícia médica

Foto MINISTRO GARIBALDI ALVES
O ministro Garibaldi Alves Filho (Previdência) confirmou nesta terça (31) que o Instituto Nacional do Seguro Social analisa como poderá conceder o auxílio-doença sem a necessidade de perícia médica. O objetivo da medida, ainda sem prazo para ser adotada, é agilizar o atendimento e melhorar o trabalho dos peritos. "Já está sendo estudado e será apresentado um esboço do projeto que o INSS poderá adotar. Ele servirá para agilizar o atendimento, levando-se em conta que os peritos se envolvem muito nessa atividade e deixam de prestar outros serviços igualmente fundamentais”, disse o ministro. Segundo Garibaldi, já há uma lista grande de doenças codificadas e que têm seu tratamento bastante conhecido, o que vai facilitar a implementação da medida. Informações Agência Brasil.

Temer reforça discurso conciliatório

Foto VICE MICHEL TEMER NÃO APOIA CPI CONTRA PALOCCI
Durante jantar para os senadores do PMDB ontem (31) no Palácio do Jaburu, o vice-presidente Michel Temer reiterou o apelo para que não assinem o pedido de abertura de uma CPI para investigar o ministro Antonio Palocci (Casa Civil). A reunião também foi preparatória para o almoço de amanhã dos senadores do PMDB com a presidenta Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada. "A tendência é as coisas se acalmarem nesta semana, a nuvem passar e essa crise se dissipar", disse o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp. "O momento é de distensão, o PMDB não quer esticar a corda ainda mais. O interesse do País é maior que qualquer divergência que a gente possa ter", completou o senador Eunício Oliveira (CE). Michel Temer repetiu durante o encontro a declaração de que o desentendimento com Palocci "ficou no passado" e reforçou o discurso conciliatório.

Líderes definem pauta de votações

Líderes partidários se reúnem na tarde desta terça (31) na Câmara para definir a pauta de votações da semana. No total, há 11 medidas provisórias, sendo que sete delas trancam a pauta.Na lista, a medida provisória que corrige em 4,5% a tabela do Imposto de Renda. O índice de correção ainda é questionado pela oposição, que vai tentar um percentual maior. Será discutido, ainda, se o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para obras da Copa e das Olimpíadas será incluído na Medida Provisória 527. A matéria cria a Secretaria de Aviação Civil, altera a legislação da Agência Nacional de Aviação Civil  e da Infraero e trata da contratação temporária de controladores de tráfego aéreo. O governo tentou incluir o RDC na Medida Provisória 521, aprovada semana passada. Porém, enfrentou resistências da oposição, já que a MP tratava do reajuste do valor da bolsa paga a médicos residentes.

Sponholz

Sponholz

Audiência vai debater os preparativos para Jogos Mundiais Militares no Rio

Foto JAMES LEWIS, SECRETÁRIO DA COMISSÃO E DEPUTADO RENAN FILHO
A Comissão de Turismo e Desporto realiza audiência pública nesta terça (31) para debater a organização e os preparativos para os 5º Jogos Mundiais Militares, que serão realizados entre os dias 16 e 24 de julho, na cidade do Rio de Janeiro. O debate foi proposto pelo deputado Renan Filho (PMDB-AL). Foram convidados para a audiência, o presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil, vice-almirante Bernardo José Pierantoni Gambôa, e o coordenador-geral do Comitê de Planejamento Operacional dos 5º Jogos Mundiais Militares, general de brigada Jamil Megid Junior.

Ciro Gomes critica interferência de Lula

Foto EX-DEPUTADO CIRO GOMES
O ex-deputado federal Ciro Gomes (PSB) criticou o ex-presidente Lula pela "interferência" na crise envolvendo o ministro Antonio Palocci (Casa Civil). "Na minha opinião, ele cometeu um erro. Se ele quer ajudar, [que] faça isso pelo telefone, discretamente", afirmou. Para Ciro, a ida de Lula a Brasília na semana passada "liquida com qualquer capital político que a Dilma possa e deva acumular". Ele diz que o país não pode depender de um só gestor."Agora depende só do Lula, o Brasil? Eu sou contra isso. Depende só da Dilma, depende só do Ciro, depende só do Palocci? Que conversa é essa?", questionou. Informações do Jangadeiro Online.
Fotografia é história
Laranja de quintal

Cena de rua numa super-quadra de Brasília: pequeno produtor entrega sua produção agrícola. 24 de maio de 2011 Como foi Durante pelo menos dois meses os jornalistas que cobrimos o Congresso ficamos atentos à tramitação e votação do novo Código Florestal Brasileiro que acabou sendo aprovado depois de muitas discussões somente na semana passada. Eu mesmo perdi a conta de quantos discursos ouvi sobre o tema, de parlamentares contra e a favor. É assim, a gente não toma parte, mas observa e, sobretudo, aprende ouvindo-os. Uma das questões que provocou discordância é a que, segundo várias opiniões, reflete diretamente na produção dos pequenos agricultores. No dia seguinte à votação, eu voltava à Câmara para continuar a cobertura do assunto. Pois não é que vi da janela do automóvel essa cena aí? Um produtor de frutas com a camionete carregada de laranjas para entregar no comércio aquilo que colheu em sua propriedade familiar. Orlando Brito

Dilma oferece jantar a ministros do STF

A presidenta Dilma Rousseff oferecerá um jantar nesta terça-feira, às 20h, a todos os ministros do Supremo Tribunal Federal, no Palácio da Alvorada. Do encontro, classificado como "institucional", participarão também os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Luiz Adams (Advocacia Geral da União), que o articulou. Nesta quarta, a presidenta deve receber em almoço a bancada de senadores do PMDB.

DF: número de fumantes caiu para 12%

A população do Distrito Federal comemora nesta terça (31) o Dia Mundial Sem Tabaco. De 1999 para 2010 caiu de 39% para 12% o número de fumantes no DF. Os dados são do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Saúde do DF, mas ainda existem 310 mil usuários do tabaco, um número que é considerado preocupante. Por isso, será realizado hoje, no Senado Federal, o Fórum das Entidades Médicas sobre Tabagismo. O objetivo é debater os projetos de lei sobre a promoção de ambientes livres do tabaco, com foco na Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, da Organização Mundial de Saúde. Ontem, profissionais da Vigilância Sanitária do DF distribuir material sobre o tema no semáforo da Rodoviária do Plano Piloto. Informações do Jornal de Brasília.

BA: governo precisa de prazo maior para entrega de plano de mobilidade

O governo da Bahia terá que solicitar junto ao Ministério das Cidades uma ampliação do prazo de entrega do plano de mobilidade para a Região Metropolitana de Salvador para a Copa de 2014, previsto para a próxima sexta (3). Em jogo, a proposta de financiamento do sistema viário por meio de recursos do PAC Mobilidade. Ontem (30), as sete empresas que participaram da Proposta de Manifestação de Interesse promovida pelo Estado entregaram os projetos finais do sistema de transporte que será implantado entre Salvador e Lauro de Freitas e, segundo o governo, a definição sobre os projetos só deve sair até o dia 20 de junho. "Diante do volume de dados que serão analisados, não chegaremos a um resultado definitivo no prazo previsto no cronograma do ministério", afirma o assessor-chefe da Secretaria do Planejamento, Antonio Alberto Valença, que cogitou a possibilidade de um indicativo prévio sobre a proposta técnica e financeiramente mais viável deve ser entregue ainda essa semana. "Não vamos fazer uma escolha precitipada por causa de 15 dias", completou. Informações de A Tarde

Chagas: o PMDB acabará derrotado

Nas poucas horas em que permanecerá no Uruguai, hoje, a presidente Dilma Rousseff será substituída pelo vice Michel  Temer. Na base aérea de Brasília, a transmissão do cargo imitará a cerimônia do cachimbo da paz que os militares   americanos celebravam com os peles-vermelhas, assegurando-lhes a permanência em terras que logo depois seriam  tomadas. Nem Dilma nem  Temer fumam, mas a dúvida é saber quem será o general Custer. Porque o dia de Little Big Horn está próximo. Depois dos inusitados acontecimentos da semana passada, unem-se as diversas tribos do PMDB para cercar  e tentar liquidar o general Antônio Palocci. 

Enio

Enio

Brasil e Uruguai firmam acordo

Reuters Foto PRESIDENTES DILMA ROUSSEFF E JOSÉ MUJICA
A presidenta Dilma Rousseff assinou nesta segunda (30) um acordo para a construção de uma linha de interconexão elétrica de 500 quilômetros, uma ponte, uma hidrovia e uma ferrovia entre o Brasil e o território uruguaio. O documento foi assinado juntamente com o presidente do país vizinho, José Mujica, durante uma reunião de duas horas, parte do itinerário da visita oficial de Dilma ao Uruguai.