ROSSONI APRESENTA SEUS FANTASMAS NO GABINETE

PAULO MELO CORUJA NEWS
FABIO CAMPANA

Beto aplaudido
no Guaíra lotado

Beto Richa foi ao teatro Guaíra, ontem, para ver e ouvir a dupla sertaneja Vitor e Leo. Foi mais aplaudido que os cantores que o anunciaram. Prova de que a sua aprovação continua alta. Depois fez questão de ir ao camarim para trocar convites e afagos com a dupla que é Uberlândia.

Rossoni apresenta seus “fantasmas” no gabinete

O presidente da Assembleia, Valdir Rossoni, deverá apresentar hoje os funcionários que trabalharam em seu gabinete e que foram arrolados pelo Ministério Público como “fantasmas”, ou seja, nomeados que não trabalhava, só recebiam. Com isso pretende provar, pela ficha funcional e pelo depoimento de cada um, que não teve “fantasmas” protegidos por ele.
Mas não deverá fazer a apresentação em plenário, como estava programado. Será em seu gabinete, para proteger os depoentes que não querem exposição pública de sua imagem pela imprensa e só darão entrevista sem fotos e sem televisão.

MEC lava as mãos no caso dos livros com erros


De Cássio Bruno em O Globo
RIO – O Ministério da Educação informou que não se envolverá na polêmica sobre o livro com erros gramaticais distribuído pelo Programa Nacional do Livro Didático , do próprio MEC, a 485 mil estudantes jovens e adultos. O livro “Por uma vida melhor”, da professora Heloísa Ramos, defende uma suposta supremacia da linguagem oral sobre a linguagem escrita, admitindo a troca dos conceitos “certo e errado” por “adequado ou inadequado”. A partir daí, frases com erros de português como “nós pega o peixe” poderiam ser consideradas corretas em certos contextos.
- Não somos o Ministério da Verdade. O ministro não faz análise dos livros didáticos, não interfere no conteúdo. Já pensou se tivéssemos que dizer o que é certo ou errado? Aí, sim, o ministro seria um tirano – afirmou ontem um auxiliar do ministro Fernando Haddad, pedindo para não ser identificado.

PF faz operação contra desvio de verba da saúde em 7 Estados

Do Portal Terra
A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira uma operação contra desvios de verbas da saúde em prefeituras de sete Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Rondônia. As investigações foram concentradas na fraude a licitações, corrupção ativa e passiva, peculato e formação de quadrilha.
As organizações criminosas investigadas atuavam no desvio de verbas públicas federais destinadas pela União à compra de medicamentos por prefeituras municipais para distribuição entre as populações carentes. A Operação Saúde visa ao cumprimento de 64 mandados de prisão nos sete Estados, conta com a colaboração da Controladoria Geral da União (CGU) e tem coordenação da Polícia Federal em Passo Fundo, a 227 km de Porto Alegre.

São José dos Pinhais sedia seminário de Cultura

Artistas, entidades culturais e representantes das prefeituras da Região Metropolitana de Curitiba participam na próxima terça-feira (17) do Seminário sobre o Sistema Municipal de Cultura, promovido pela Prefeitura de São José dos Pinhais. O objetivo é explicar o funcionamento e o processo de implantação do sistema. O evento será realizado a partir das 8h30 no plenário Domingos Moletta da Câmara Municipal.
O Sistema Nacional de Cultura (SNC) é um modelo de gestão criado pelo Ministério de Cultura para estimular e integrar as políticas públicas culturais implantadas pelo Governo Federal, estados e municípios. Baseado no Sistema Único de Saúde (SUS), o SNC tem como objetivo descentralizar e organizar o desenvolvimento cultural do país. A ideia é democratizar as políticas públicas e promover o pleno exercício dos direitos e acesso aos bens e serviços culturais.
Para a implementação do SNC é necessário atender a uma série de requisitos definidos pelo Ministério. São José dos Pinhais está no meio desse processo. “Estamos criando condições para a implementação do sistema”, afirma Lisandro Vieira, chefe da divisão de música e dramaturgia da Secretaria Municipal de Cultura.

Requião envolveu a TV Educativa em esquema das Farc


Novo pacote de revelações sobre as Farc – Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia –, grupo narcoterrorista apoiado pelo presidente da Venezuela Hugo Chávez, traz surpresas bizarras. Uma delas, revelada a partir da divulgação de 5.700 documentos no computador do chefe das Farc, Raúl Reyes, morto em 2008 do Equador por forças colombianas, aponta um possível vínculo entre as Farc e um dos delírios esquerdistas do ex-governador Roberto Requião.
Requião firmou, em 2007, um acordo com Hugo Chávez, para a transmissão de programas da Telesur (Nueva Televisión Del Sur, uma televisão “multiestatal” financiada pelos governos da Venezuela, Argentina, Uruguai e Cuba) na TV Educativa do Estado, tendo como contrapartida a transmissão de programas da Educativa na Venezuela. Eram 6 horas diárias de Telesur no Paraná e 6 horas de Educativa na Venezuela. O acordo era péssimo para as duas partes. Sujeitava possíveis telespectadores brasileiros a assistir a verborragia desvairada de Chávez e aos Venezuelanos testemunhar surtos de Requião na Escolinha, além de noticiários tendenciosos das duas televisões.
A revista Veja da semana traz reportagem que esmiúça as revelações dos arquivos secretos de Raúl Reyes. O texto informa que o acordo de Requião com Chávez produziu resultados ainda piores que uma péssima e enfadonha programação televisiva. Segundo a revista, pelo menos três integrantes das Farc trabalhavam na Telesur, televisão que também recebeu ajuda logística e conteúdo do governo Lula. Chávez plantou esse pessoal na Telesur para garantir a veiculação de documentários favoráveis as Farc. Parte dessa propaganda do narcoterror foi transmitida ao Paraná.

Ação policial fecha restaurante Beto Batata

Estabelecimento, que funciona no mesmo local há 12 anos, foi autuado por som alto. Neste domingo, clientes e músicos se reuniram para protestar contra a decisão
De Aline Peres da Gazeta do Povo
Em meio à música, músicos e amigos do proprietário do restaurante Beto Batata, Robert Amorim, manifestaram-se, no início da noite de sábado, contra o fechamento do estabelecimento na noite anterior. Por volta das 20h30 de sábado, uma equipe da Ação Integrada de Fiscalização Urbana, que inclui policiais militares e guarda municipal, esteve no local e autuou o estabelecimento por som alto. O proprietário recebeu uma notificação de multa no valor de R$ 3 mil.
Para Amorim, isso é uma arbitrariedade. Ele funciona no mesmo endereço, na Rua Professor Brandão, no bairro Alto da XV, há 12 anos. Segundo ele, o bar possui janelas à prova de som. Ele contou que, no momento que a polícia chegou, havia em torno de 150 clientes no local, entre eles crianças e idosos. “A ação feriu o direito constitucional”. As pessoas foram retiradas em meio à chuva. Enquanto isso, um dos pianistas tocava o Hino Nacional.

Lerner lança hoje “O que é ser urbanista”

Nesta 2ª feira, dia 16/05, às 19:00h, na Livraria Saraiva do Crystal, o ex-prefeito e ex-governador Jaime Lerner lançará o livro “O Que é Ser Urbanista”.

Irregularidades em doação de madeira feita pelo Ibama na gestão Marina Silva


Da Veja
O clima tenso na tentativa de votação do Código Florestal trouxe à tona um caso ainda mal-explicado envolvendo Fábio Vaz de Lima, o marido de Marina Silva. Irritado com uma crítica da ex-senadora, o deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) sacou uma acusação contra Marina – e que pesa também sobre ele mesmo. Em 2004, quando era ministro da Articulação Política, ele teria operado, a pedido da então ministra do Meio Ambiente, para derrubar no Congresso um requerimento de convocação de Lima para depoimento. O marido de Marina Silva era acusado de envolvimento na doação de madeira clandestina apreendida na Amazônia a uma organização não-governamental.
A madeira apreendida, 6.000 toras de mogno, compunha uma carga milionária. O Ibama repassou o material à Organização Não-Governamental Fase – que, por sua vez, entregou o material nas mãos de uma madeireira, a Cikel. Descontados os custos do processo, a companhia pagou 3,5 milhões de reais à Fase para ficar com o material. Sua contabilidade atribuiu ao mogno o valor de 8 milhões de reais.

Padre preso bêbado e sem calça volta a rezar missa


Lembra do padre que foi detido pela polícia quando dirigia bêbado, nu da cintura para baixo e abordava um adolescente? Ao ser preso, o Padre ainda tentou subornar os policiais. Isso aconteceu há um ano, no dia 16 de maio de 2010, em Ibiporã. Os fatos estão descritos em uma ação que tramita na Vara Criminal da Comarca de Ibiporã.
Pois, pois, o tempo passa, o tempo voa, e o Padre Silvio Andrei Rodrigues está numa boa. Segundo a reportagem do portal Bonde, ele celebra missas no interior de São Paulo. Pasmem, agora é o Padre que processa os policiais que o prenderam por abuso de autoridade.
A foto do Padre celebrando missa é do twitter do próprio.

Ministro do Esporte deve passar por cirurgia

O ministro do Esporte, Orlando Silva, sofreu um acidente doméstico neste sábado e deve passar por uma cirurgia esta semana.
Enquanto brincava com a filha, o ministro torceu o pé. Por causa da pequena lesão, ele terá que usar uma cadeira de rodas durante os próximos dias.

Prefeitos têm saudades do Lula

Por Renata Lo Prete
Prefeitos que saíram da marcha em Brasília com as mãos mais vazias do que nos anos Lula projetam dificuldades para se reeleger ou emplacar seus candidatos em 2012. Alegam que o aperto fiscal ordenado por Dilma Rousseff atingiu em cheio as administrações municipais. Muitos estão com as avaliações despencando.
Diante da incerteza macroeconômica e da perspectiva de reajuste de 13% no salário mínimo em janeiro, fruto de política aprovada pelo Congresso, os prefeitos temem chegar à campanha ainda mais sobrecarregados. E já reconhecem que a taxa de reeleição de 2008, de quase 70%, dificilmente se repetirá.

‘Faço um mea-culpa por não ter agido antes’, diz Valdir Rossoni


Por Heliberton Cesca, na Gazeta do Povo:
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni (PSDB), admitiu no balanço de seus cem primeiros dias à frente do Legislativo, que ele e outros parlamentares poderiam ter se insurgido antes de chegar ao comando da Casa contra problemas crônicos de que todos tinham conhecimento.
Mesmo assim, o tucano faz um balanço positivo de sua gestão, que diz ser “totalmente diferente” das administrações anteriores do Legislativo.
Por outro lado, o parlamentar lamentou ainda não ter resolvido a situação de 114 servidores efetivos que estão sem função depois das mudanças administrativas na Casa e reclamou da cerimônia em torno da função de presidente do Legislativo paranaense: “Não me acostumo com segurança e com esse ritual do cargo.”
O balanço da gestão foi feito por Rossoni em entrevista a Gazeta do Povo nesta quinta-feira. O parlamentar diz que o controle de presença de deputados, o desconto no salário de quem faltar as sessões, a retirada dos seguranças, o fechamento da gráfica e a economia de recursos são alguns avanços já registrados.

Requião volta a desancar Pessuti


Neste final de semana, Requião fez novas críticas a nomeação do ex-secretário de Governo de Orlando Pessuti, Nildo José Lubke, como Diretor Jurídico de Itaipu. Pelo jeito, o senador continua firme em seu propósito de atrapalhar a indicação de Pessuti para qualquer cargo no governo federal.
“A escolha de Dilma pelo Lula sem dúvida foi meritócrática. Mas as atuais nomeações, como Itaipu, pelo amor de Deus!”, postou Requião hoje cedo em seu twitter.

Chá de sumiço

Blog da Joice
O deputado Fábio Camargo (PTB) que comanda a CPI das falências resolver sair de cena pelos próximos dias. Ele mesmo informou que decidiu viajar com a família para o exterior porque o caldo está entornando demais no caso das investigações da Comissão que tem como alvo o sistema de administração judicial de empresas falidas no estado. O deputado não disse quando volta, mas deixou claro que está para lá de tenso com o caso. A idéia é que o chá de sumiço dure pelos próximos dias até a poeira baixar.

Aldo rebate acusações de Marina Silva

A discussão sobre o Código Florestal provocou um entrevero entre a ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva e o relator do texto, Aldo Rebelo (PCdoB-SP).
Aldo se sentiu insultado com a mensagem que Marina havia postado no Twitter: “Estou no plenário da Câmara. Aldo Rebelo apresentou um novo texto, com novas pegadinhas, minutos antes da votação. Como pode ser votado?!”.
Ele, então, aproveitou a acusação feita na tribuna pelo líder do PT, Paulo Teixeira (SP), de que fraudara o texto que havia acordado, para responder à ex-ministra, que acompanhava no plenário: “A fala infeliz do deputado Paulo Teixeira deu razão para a ex-senadora Marina Silva, que postou em seu Twitter que eu fraudei o texto. Quem fraudou, quem contrabandeou madeira, foi o marido da senadora”, disse Aldo, complementando que à época era líder do governo e atuou para impedir que o marido de Marina fosse depor na Câmara.

Palocci multiplica seu patrimônio por 20 em apenas 4 anos


Folha de São Paulo
Semanas antes de assumir o cargo mais importante do governo Dilma Rousseff, o ministro Antonio Palocci (Casa Civil) comprou um apartamento de luxo em São Paulo por R$ 6,6 milhões. Um ano antes, Palocci adquiriu um escritório na cidade por R$ 882 mil. Os dois imóveis foram comprados por uma empresa da qual ele possui 99,9% do capital.
Em 2006, quando se elegeu deputado federal, Palocci declarou à Justiça Eleitoral um patrimônio estimado em R$ 375 mil, em valores corrigidos pela inflação. Ele tinha uma casa, um terreno e três carros, entre outros bens. Com o apartamento e o escritório, Palocci multiplicou por 20 seu patrimônio nos quatro anos em que esteve na Câmara -período imediatamente posterior à sua passagem pelo Ministério da Fazenda, no governo Lula. Nos quatro anos em que exerceu o mandato de deputado, Palocci recebeu em salários R$ 974 mil, brutos. A quantia é insuficiente para pagar os dois imóveis que ele adquiriu. Os dois já foram quitados, de acordo com documentos aos quais a Folha de São Paulo teve acesso.

Em busca de negócios da China

O secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul Ricardo Barros se reúne nesta segunda-feira com representantes da câmara de comércio Brasil/China. Em pauta a organização de uma missão do Governo do Paraná ao país asiático e o estreitamento das relações comerciais e culturais.

STF analisa 350 crimes
de deputados federais e senadores

Da Gazeta do Povo
Supostamente cometidos por deputados federais e senadores brasileiros estão sendo analisados pelo Supremo Tribunal Federal. A conta foi feita pelo site Congresso em Foco. São 136 congressistas investigados em 293 processos e inquéritos. A acusação mais comum é de desrespeito à Lei de Licitações, com 47 casos. Mas há até acusações de uso de trabalho escravo e uma de homicídio.

Time de Requião tenta impugnar Ivan Bonilha

O PMDB nativo do senador Requião está em franca campanha para suspender a indicação de Ivan Bonilha para o Tribunal de Contas. Hoje, eles enviaram a seguinte nota para a imprensa:
“Micro-empresário Carlos Henrique de Paula Santos, ativista do movimento social, inscrito para disputar a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná, impugna inscrição de Ivan Bonilha. O impugnado é Procurador Geral do Estado, nessa condição deu parecer e assinou decreto anulatório da eleição do Conselheiro Maurício Requião”.
Será que eles conseguem?