CURSOS PROFISSIONALISANTES: 2500 SERÃO BENEFICIADOS

PAULO MELO CORUJA NEWS
JOIC HASSELMANN

2500 trabalhadores serão beneficiados com cursos de profissionalização

Cursos gratuitos vão profissionalizar mais de dois mil e quinhentos trabalhadores em cem municípios do Paraná. O investimento será de dois milhões de reais, compartilhados entre os governos estadual e federal. Para isso, o governador Beto Richa (PSDB) assinou quatro convênios com instituições que oferecerão os treinamentos. É a primeira iniciativa do Qualifica Paraná, programa que será implementado por meio de parceria entre os governos estadual e federal. Serão oferecidos cursos de informática, motorista, soldador, pedreiro e torneiro, entre outros. As vagas serão distribuídas da seguinte maneira: mil e cem para trabalhadores do comércio, duzentas e sessenta para a construção civil, setecentas e cinquenta para a indústria e trezentas e noventa para o setor de transportes. Richa afirmou que o programa tenta evitar um apagão de mão de obra qualificada.
Para o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Cláudio Romanelli, é fundamental que o Paraná desenvolva um sistema estadual de qualificação profissional e um fundo nos moldes do FAT, o Fundo de Amparo ao Trabalhador, para dar sustentabilidade ao financiamento da política pública de profissionalização. Romanelli disse que os projetos serão enviados para a Assembleia Legislativa no próximo semestre.
No Paraná, a área de transportes já sofre com a falta de trabalhadores qualificados, principalmente de motoristas.

Definido restaurante que servirá deputados da Alep

A Requinte Restaurante e Lanchonete venceu ontem (quarta) o pregão presencial realizado pela Assembleia Legislativa do Paraná para fornecer alimentos e operar o restaurante da Casa. Das nove empresas que retiraram o edital de licitação antecipadamente, apenas duas compareceram à Diretoria de Apoio Técnico para participar da disputa, que tinha como critério o menor preço. A empresa ganhou a concorrência oferecendo o lance de 51 reais e 90 centavos para os cinco tipos de serviços oferecidos, 27% a menos do que o preço máximo estipulado no edital, que era de 70 reais e 88 centavos. A empresa Capri Eventos, a segunda participante, tem três dias úteis para apresentar eventual recurso. Ela apresentou o lance mínimo de 52 reais. O deputado Plauto Miró (DEM), primeiro secretário da Assembleia e responsável pela administração da Casa, diz que o objetivo das novas concorrências é economizar verba pública. Além das novas licitações para serviços e fornecedores, o primeiro secretário lembra que já foram feitas várias mudanças administrativas, como corte de cargos em comissão, fechamento de gráfica e o início do controle de presenças dos funcionários e dos deputados em plenário.
A homologação do processo licitatório deve acontecer em três dias úteis e a transição das empresas em cerca de um mês. A vencedora terá direito a explorar a atividade por doze meses, podendo prorrogar o prazo por até 60 meses. Pela concessão de uso do espaço onde funciona o restaurante dos servidores e deputados, terá que pagar cinco mil mensais e mais quinhentos reais pela energia elétrica.

Fazenda cancela inscrição de distribuidoras de combustíveis no Paraná

A Secretaria estadual da Fazenda cancelou a inscrição de cinco empresas distribuidoras de combustíveis, especialmente etanol.
As empresas – três em Araucária (na região metropolitana), uma em Maringá (no Noroeste) e uma em Engenheiro Beltrão (na região Sudoeste) – têm dívidas com os cofres estaduais que ultrapassam 460 milhões de reais.
Cada uma delas, em separado, tem uma dívida ativa executável que supera o capital social e, portanto, não tem como honrar os débitos tributários.
Como o cancelamento foi feito por ato do secretário da Fazenda, a decisão só pode ser contestada no Tribunal de Justiça. Os cinco cancelamentos fazem parte do trabalho que a Secretaria da Fazenda tem feito na fiscalização do setor de combustíveis.
Outras empresas do setor também estão em fase de análise, para que não haja concorrência desleal com as que pagam os impostos em dia. Ao fazer o cancelamento, a Secretaria da Fazenda comunicou a Receita Federal e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para que seja feito também o cancelamento das autorizações de funcionamento dessas distribuidoras.

Guarda Municipal de Curitiba recebe armas da Polícia Civil

A Guarda Municipal de Curitiba vai receber quinhentas armas doadas pela Polícia Civil do Paraná. A solenidade de entrega será na segunda-feira, às dez horas da manhã, no Quartel Geral da Polícia Militar, com a participação do governador Beto Richa e do prefeito Luciano Ducci. O anúncio da doação do armamento já havia sido antecipado aqui pela BandNews FM no início deste mês, quando o secretário da Defesa Social, Nazir Chaim, foi entrevistado por Joice Hasselmann no Quadro Olho no Olho.

Corpo de Louise Sayuri Maeda será cremado hoje

Será cremado nesta tarde o corpo da estudante Louise Sayuri Maeda, de 21 anos.
Ela foi morta com dois tiros na cabeça e a polícia acredita que o crime tenha ocorrido em uma emboscada, e sido motivado por vingança.
A cerimônia será exclusiva para familiares e amigos e será realizada as quatro e meia da tarde no Crematório Vaticano.