MINISTRO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SE REUNE COM COMISSÃO DE DEFESA CIVIL

PAULO MELO CORUJA NEWS
CH

Ministro da Integração Nacional se reúne com Comissão de Defesa Civil

Foto
MINISTRO FERNANDO BEZERRA
A Comissão Temporária de Alterações no Sistema Nacional de Defesa Civil realiza audiência pública na próxima terça (28), com a presença do ministro Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional). O objetivo da comissão é avaliar e propor alterações no Sistema Nacional de Defesa Civil e construir proposta de constituição de uma Força Nacional de Defesa Civil. A comissão já realizou audiências públicas nas cidades de Florianópolis, Rio de Janeiro e Manaus. Na quinta (30) a comissão ouvirá, no Senado, coordenadores da Defesa Civil da Região Centro-Oeste.  Além de realizar audiências nos estados, a comissão pretende estudar as estruturas da Defesa Civil de países como Japão, Chile, Austrália e Estados Unidos, que freqüentemente enfrentam desastres naturais.

Infraero vai reforçar monitoramento

Foto EMPREGADOS DA INFRAERO VÃO CIRCULAR PELOS AEROPORTOS
A Infraero divulgou nota afirmando que vai reforçar o monitoramento em seus 66 aeroportos “para garantir conforto e fluidez aos usuários do transporte aéreo durante o feriado prolongado de Corpus Christi”, que começa nesta quinta (23). A expectativa - baseada na venda de passagens declarada pelas empresas aéreas em relação ao ano passado - é de que a movimentação de passageiros cresça em torno de 10% entre os dias 22 e 27, o que representa 3,9 milhões passageiros.  Além das equipes de plantão, com empregados da Infraero com os coletes amarelos "Posso Ajudar?" circulando pelos aeroportos, a empresa vai acompanhar a movimentação pelos Centros de Gerenciamento Aeroportuário de Brasília e Guarulhos, que contam com a presença de representantes da Infraero, Agência Nacional de Aviação Civil, Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Polícia Federal, Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Vigilância Agropecuária e companhias aéreas. O Centro foi criado para coordenar a movimentação do aeroporto e garantir a eficiência e a agilidade no fluxo de passageiros e de aeronaves.

Chagas: chantagem pegou nos Estados

A moda pegou nos Estados: partidos da base dos governadores ameaçam não votar projetos de interesse das administrações estaduais caso não sejam contemplados com mais nomeações, empregos e sinecuras. Aquilo que começou no plano federal agora se espraia por todo o país. Não demora e os prefeitos também serão atingidos.Do Sul ao Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, o quadro é o mesmo, tanto faz o partido do governador. 

Sponholz

Sponholz

PL garantindo isenção de impostos vale para equipamentos hospitalares

Geraldo Magela Foto SEN. FLEXA RIBEIRO
Com proposta de garantir isenção de quatro impostos, o Senado dá um passo adiante na busca por modernizar os equipamentos de saúde das redes pública e particular. O projeto de lei que derruba a cobrança de Imposto de Importação, IPI, PIS/PSEP e Confins vale para equipamentos hospitalares importados que não possuem similares no mercado nacional. Foi aprovada ainda emenda do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que garantiu o benefício também para peças de reposição. A proposta segue agora para a Câmara dos Deputados.

Meirelles: proposta deve ser estudada

Foto PRESIDENTE DO CONSELHO DA APO, HENRIQUE MEIRELLES
O presidente do Conselho Superior da Autoridade Olímpica, Henrique Meirelles, defendeu nesta quarta (22) que haja um debate aberto no Congresso a respeito da Medida Provisória que trata do regime de contratação diferenciado para as obras da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016. Para Meirelles, o projeto foi considerado adequado pelos órgãos responsáveis por sua elaboração, mas mesmo assim, conta com pontos polêmicos e que devem ser estudados. O ex-presidente do Banco Central ressaltou ainda, que as medidas sugeridas pelo governo tem como objetivo assegurar o menor preço e defender o interesse público.
Fotografia é história
Arte regional

O historiador potiguar Câmara Cascudo, estudioso das manifestações artísticas regionais, dizia que o bumba-meu-boi é, talvez, a peça folclórica de maior significado estético do Brasil. Trata-se de uma representação teatral na qual a música, a dança e o sentimento unem-se para descrever lendas da convivência entre os escravos da senzala, os senhores da casa grande e os índios das aldeias do Nordeste no Século XIII. Parte dessa tradição migrou para a Amazônia com o nome de boi-bumbá. Mas o autêntico bumba-meu-boi está no Maranhão. Como foiTive sorte. Estava em São Luís no dia de São João. E é justamente nessa época do ano que o calendário festivo maranhense atinge o apogeu. Agremiações de vários estilos de canto – lá chamados de sotaques – enchem as ruas da capital maranhense com as fantasias e alegorias caprichosamente feitas de maneira artesanal, empurradas pelo ritmo contagiante da música entoada por todos os componentes. O enredo gira em torno de uma carcaça de boi, feita com massa de papel e fibras de buriti, conduzida por um passista e coberta por um manto de veludo enfeitado com as cores de cada grupo. Assim como os desfiles das escolas de samba, os bois de Parintins e a Festa do Divino, por exemplo, é mais uma das óperas populares brasileiras. Orlando Brito.

Ministério Público denuncia Efraim Morais e Agaciel Maia por improbidade

Ag. Senado Foto EX-SENADOR EFRAIM MORAIS
O Ministério Público Federal do Distrito Federal entrou nesta quarta (22), com uma ação de improbidade administrativa contra o ex-senador Efraim Morais (DEM-PB), o deputado distrital Agaciel Maia (PTC-DF) e o advogado do Senado, José Gazineo. Segundo o MPF/DF, as investigações apontam que os três autorizaram a realização de dez contratos sem que houvesse licitação prévia. Os contratos se referiam à divulgação institucional do Senado na Paraíba, estado do ex-senador e foram firmados entre 2005 e 2008, quando Agaciel era diretor-geral e Gazineo, diretor-geral adjunto da Casa. Os valores dos negócios fechados com empresas de publicidade não passaram por análise da área jurídica e pesquisa de mercado do Senado e somam R$ 400 mil.

Procurador defende investigação de crimes cometidos no campo

O procurador do Tribunal Regional Federal da 1º Região, José Marques Teixeira, afirmou nesta quarta (22), que em dez anos, 219 pessoas foram mortas no campo e apenas quatro foram condenadas por cometerem crimes como estes. Segundo ele, 37 destes homicídios sequer foram investigados. "A forma de apurar [os homicídios] só milita no sentido de que a impunidade seja sacramentada, ainda que pessoas acusadas de crimes sejam processadas”, disse. As declarações foram feitas durante uma audiência pública sobre a violência no Campo na Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa do Senado.

Roseana dá bronca em ministras e deputado também exige delas respeito

Blog do Décio Foto ROSEANA DEU BRONCA E ESCÓRCIO (À FRENTE DAS MINISTRAS) TAMBÉM
A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), deu uma bronca nas ministras Maria do Rosário (Direitos Humanos), Luiza Bairros (Igualdade Racial), Márcia Quadrado (Desenvolvimento Agrário, em exercício) e o presidente nacional do Incra, Celso Lisboa de Lacerda, durante reunião no Palácio dos Leões nesta quarta-feira. Ela ficou indignada porque as ministras chegaram ao Maranhão e foram direto para um encontro com quilombolas no Incra, contrariando a agenda acertada com o Governo do Estado. “Aqui tem governadora, tem comando e eu exijo respeito. Duvido se vocês fossem para outro Estado não iriam primeiro falar com o governador?! Faço questão de protestar porque não admito e não aceito este tipo de coisa. Sou da base do governo Dilma e meu governo é aberto a sem-terra, quilombolas e movimentos sociais”, reclamou Roseana. As ministras pediram desculpas e colocaram a culpa em assessores. Segundo informou o Blog do Décio, de São Luís, por trás da confusão estariam o deputado Domingos Dutra e militante Márcio Jardim, “funcionário fantasma” da Prefeitura de Maricá.Eles teriam pego carona no avião da FAB com as ministras e o presidente do Incra e, ao chegar em São Luís, levaram as autoridades diretamente para o Incra. Também presente, o deputado Chiquinho Escórcio (PMDB) cobrou do presidente do Incra a liberação de cerca de R$ 200 milhões para a construção de casas e celebração de convênios com as prefeituras maranhenses. Maria do Rosário aproveitou para reclamar do deputado achando que ele seria “assessor do governo”. Escórcio rebateu dizendo que era deputado federal como ela, além de ter sido assessor especial do presidente Lula, e atualmente ser vice-líder do PMDB na Câmara. Mas uma vez a ministra teve de pedir desculpas.

Ministros batem boca em sessão do CNJ

Foto MINISTRA ELIANA CALMON (STJ) E MINISTRO IVES GANDRA (TST)
Fechou o tempo na reunião desta terça-feira do Conselho Nacional de Justiça.
A briga girou em torno da corregedora-geral de justiça do CNJ, ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça, e o ministro Ives Gandra, do Tribunal Superior do Trabalho. Estava em julgamento um projeto que autoriza a criação de vagas para os Tribunais Regionais do Trabalho. O relator do processo, o juiz federal Walter Nunes, lia o seu voto quando a ministra Eliana interrompeu em voz alta, repetindo várias vezes: “Isso é um absurdo! O que é isso, o que é isso?” Bastante nervoso, Gandra falou em "calvário da Justiça do Trabalho”. A baiana Eliana Calmon subiu nos tamancos. “Calvário? Calvário? Não me venha falar de calvário; calvário é o das justiças estaduais, que estão caindo aos pedaços”. Ives Gandra pediu vista em mesa do projeto e Calmon já antecipou pedido de vista total. Briga feia.

Deputados pedem apoio a militares

Ag. Brasil Foto MAIA SE REÚNE COM DEPUTADOS DO DEM
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) se reuniu nesta quarta (22), com um grupo de deputados do DEM. No encontro, os parlamentares pediram a Maia que agilize a votação da Proposta de Emenda à Constituição que cria um piso salarial para policiais e bombeiros. Segundo o deputado Mendonça Prado (DEM-SE), os profissionais de segurança esperam que a Casa se posicione até o dia 5 de julho, pois caso contrário, farão manifestações públicas sobre o tema. “É preciso votar a matéria em segundo turno na Câmara para evitar manifestações e atos de revolta por parte dos policiais. Não é possível que um profissional de segurança em estados ricos ganhe apenas R$ 900”, disse Prado. A PEC já foi aprovada em primeiro turno em 2010, e em maio passado, Maia anunciou a criação de uma Comissão responsável pelo alinhamento dos interesses dos militares com os do governo.

Mantega: ainda não temos candidato

Fábio Rodrigues/ABr Foto MINISTRO GUIDO MANTEGA
O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse nesta quarta (22), que o Brasil não decidiu quem vai apoiar para a sucessão de Dominique Strauss-Khan na direção do Fundo Monetário Internacional. “Ainda não definimos [o apoio ao candidato ao FMI]. Os candidatos estão sendo entrevistados em Washington nesta semana”, disse o ministro. Até  momento, dois candidatos se apresentaram para o cargo, a ministra das Finanças da França, Christine Lagarde, e o presidente do Banco Central mexicano, Agustín Cartens. A escolha do novo diretor-geral do FMI deve ser finalizada no final deste mês.