FERNANDA RICHA EM ASSIS CHATEAUBRIAND

PAULO MELO CORUJA NEWS
FÁBIOI CAMPANA

Fernanda Richa nas comemorações de 45 anos de Assis Chateaubriand


A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, esteve ontem em Assis Chateaubriand, região Oeste do estado, para participar das comemorações de aniversário de 45 anos de fundação da cidade e da Campanha Espalhe Calor. “Nasci e me criei em Assis e posso garantir que esta é a primeira vez que o nosso município recebe a visita de uma primeira dama de estado”, disse a prefeita Dalila José de Melo, ao homenagear a secretária da Família. A homenagem aconteceu durante a entrega de cobertores e agasalhos para 1.000 famílias de Assis Chateaubriand.

Greca diz que deputados do PMDB tem “vírus D4”

Rafael Greca entrou na onda de Requião de disparou em seu twitter que os deputados do PMDB que aderiram a Beto Richa foram acometidos pelo “vírus D4”. O saque infame, com variantes equivalentes, vem sendo repetido por Requião há dias.
A adesão de Greca ao mote pesado sugere que o ex-deputado, que anuncia disposição de sair candidato a prefeito de Curitiba pelo PMDB, mais uma vez sucumbiu a atração fatal do senador. Não se preocupa nem mesmo com a retaliação pesada que pode vir por aí. E que começou com a observação sarcástica de um deputado do PMDB do norte do Paraná.

Justiça concede habeas corpus para dois presos no caso do Morro do Boi


O julgamento de um recurso da defesa de Juarez Ferreira Pinto pedindo a anulação da sentença de 65 anos de prisão foi adiado para dia 25

da Gazeta do Povo
A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) concedeu, nesta quinta-feira (18), habeas corpus a dois presos por suspeita de fraudar provas no caso que ficou conhecido como Crime do Morro do Boi. Outros dois envolvidos tiveram os pedidos de liberdade negados.
Foi determinada a expedição dos alvarás de soltura do delegado José Tadeu Bello, ex-titular da delegacia de Matinhos, e do guarda municipal Marcelo de Mello Coradin. Eles foram presos em junho suspeitos de envolvimento em uma trama para inocentar Juarez Ferreira Pinto, condenado no ano passado a 65 anos de prisão pelo ataque a um casal de namorados no litoral do Paraná, em 2009.

Debate na AL sobre a reforma do Código Florestal no Paraná

Hoje, a Comissão de Agricultura instala-se na Assembleia
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal (CRA) instala-se, nesta sexta-feira (19), em Curitiba, para, a pedido do senador Sérgio Souza (PMDB-PR), debater assunto de extrema relevância nacional: a reforma do Código Florestal Brasileiro. O debate ocorre no plenário principal da Assembleia Legislativa do Paraná, entre 14h e 17 horas, e será transmitido pela TV Senado e TV Sinal, com possibilidades de interatividade pela internet e telefone.
Além do senador Sérgio Souza, participam das discussões os senadores Acir Gurgacz (PDT-RO) e Luiz Henrique (PMDB-SC); o chefe da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Derli Dossa; o secretário de Biodiversidade e Floresta do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Bráulio Dias; o pesquisador da Embrapa Floresta, Gustavo Curcio; além de representantes de entidades do setor paranaense.

Bernardo leva chumbo por causa de entrevista


A entrevista do ministro Paulo Bernardo a Fernando Rodrigues da UOL continua rendendo efeitos negativos. No Paraná o ministro causou mal estar na ala que defende candidatura própria a prefeitura de Curitiba. Ele deixou claro que o PT só não vai de Fruet (que já está sendo conversado com bons resultados) se houver algum grave imprevisto. Com isso Bernardo melindrou Ângelo Vanhoni e enfureceu até os candidatos de si mesmos, Dr Rosinha e Tadeu Veneri, que sonham ser candidatos a prefeito em 2012 para facilitar a reeleição em 2014.

Giacobo assina CPI da Corrupção


da Roseli Abrão
Depois de seu partido deixar a base de apoio do governo Dilma Roussef, o presidente do PR paranaense, o deputado federal Fernando Giocobo, assinou o requerimento da oposição que pede a instalação de uma CPI mista no Congresso Nacional para investigar as denúncias de corrupção no governo federal.
Agora são nove (dos 33) parlamentares paranaenses que defendem a CPI – os senadores Alvaro Dias (PSDB) e Roberto Requião (PMDB) e os deputados Abelardo Lupion (DEM), Alfredo Kaefer (PSDB), Luiz Carlos Setim (DEM), Fernando Francischini (PSDB), Rubens Bueno (PPS), Hidekasu Takayama (PSC) e Fernando Giacobo (PR).
São necessárias 208 assinaturas para que a CPI seja instalada – 171 na Câmara Federal e 27 no Senado Federal.
Até agora, segundo o placar do site “CPI da Corrupção – eu assinei” (http://cpidacorrupcao.blogspot.com), já assinaram o requerimento 115 deputados e 20 senadores.

FGV foi usada para fraudar licitação na Agricultura

O nome da FGV (Fundação Getúlio Vargas) foi usado indevidamente no ano passado para fraudar uma licitação do Ministério da Agricultura que terminou com a vitória da fundação mantenedora da PUC de São Paulo, informa reportagem de Andreza Matais e José Ernesto Credendio publicada na Folha desta sexta-feira.
O contrato está no centro de um dos episódios que levaram nesta semana à queda do ministro Wagner Rossi (PMDB), que pediu demissão quarta-feira em meio a uma onda de denúncias de irregularidades no ministério.

Morre Carlos Ermírio de Moraes, da Votorantim


Foto:Divulgação / Grupo Votorantim

Empresário lutava contra um câncer desde 2007. Ele é filho de Antônio Ermírio de Moraes e estava na presidência do conselho administrativo do grupo desde 2001
da Gazeta do Povo
O empresário Carlos Ermírio de Moraes, de 55 anos, presidente do Conselho de Administração da Votorantim Participações, morreu na noite desta quinta-feira (18), em decorrência de um câncer que enfrentava desde 2007. Ele estava no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Carlos era filho de Antônio Ermírio de Moraes e Maria Regina de Moraes e estava na presidência do conselho de administração do grupo desde 2001. Ele deixa a mulher, Márcia Regina Recio de Moraes, e dois filhos, Eugênio Ermírio de Moraes e Júlia Recio de Moraes.
Carlos Ermírio dedicou mais de 30 anos à Votorantim e participou de ações na Votorantim Cimentos, CBA, Votorantim Metais e Votorantim Energia. Em nota divulgada pela empresa, é afirmado que com a morte de Carlos Ermírio a Votorantim “perde um grande líder”, que foi “exemplo de integridade, simplicidade, determinação e respeito”. A nota ainda informa que o grupo prossegue normalmente com as atividades diárias.
O velório será realizado a partir das 8h desta sexta-feira (19), no salão nobre da Beneficência Portuguesa, em São Paulo. O corpo será cremado às 14h no Crematório de Vila Alpina, também em São Paulo.

Ex-ministro indiciado por formação de quadrilha substituirá Mendes Ribeiro na Câmara


Ao assumir o Ministério da Agricultura depois de denúncias de corrupção e de má gestão contra o antigo ocupante da pasta, o deputado federal Mendes Ribeiro (PMDB-RS) deixará em seu lugar na Câmara o suplente Eliseu Padilha (PMDB) –ex-ministro dos Transportes no governo Fernando Henrique Cardoso e envolvido no chamado “escândalo dos precatórios”. No início do ano, sem mandato, ele foi indiciado pela polícia por formação de quadrilha.
Mais recentemente, Padilha foi acusado de envolvimento com fraudes em licitações no interior gaúcho durante o governo de Yeda Crusius (PSDB). O desgaste impediu sua reeleição no ano passado e retirou o processo do STF (Supremo Tribunal Federal) para passá-lo à Justiça comum.
Em 2001, o peemedebista, ministro dos Transportes nos dois mandatos de FHC, passou a ser investigado pela Procuradoria-Geral da República por conta do escândalo descoberto no Dner (atual Dnit – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
Novo ministro da Agricultura compara pasta a um caminhão

Lula diz ser ‘imbecilidade’ falar de 2014


Do blog do Josias — Luiz ‘Viajando’ Inácio ‘Pelo País’ da Silva passou por Belo Horizonte nesta quinta (18). Discursou para cerca de 140 políticos reunidos num restaurante.
Os repórteres ficaram de fora. Mas a distância não os impediu de ouvir o orador, que falou por 20 minutos.
Há dois dias, o ministro petê Paulo Bernardo disse, em entrevista ao repórter Fernando Rodrigues: o candidato do PT para 2014 sairá de uma conversa de Lula com Dilma.
Na casa de repasto da capital mineira, sem mencionar o nome do companheiro Bernardo, o ex-soberano disse meia dúzia de palavras sobre o tema:
“Acho uma imbecilidade e loucura falar de 2014 se nem sentamos à mesa para falar de 2012…”
“…Sobre 2014, só tem uma pessoa que pode chamar essa conversa, é a companheira Dilma. Senão começa um debate atravessado.”
Para Lula, há temas mais urgentes: “Nosso problema é evitar que Brasil seja arranhado nessa crise irresponsável dos países ricos, sobretudo da Europa e dos EUA.”

PF repara erro e prende investigado da operação Voucher que foi liberado

Cerca de 20 horas após ser detido e liberado pela Polícia Federal (PF) no Aeroporto Internacional de Brasília, o empresário e jornalista Humberto da Silva Gomes, um dos investigados por denúncias de corrupção no Ministério do Turismo, voltou a ser preso. Ele não pagou a fiança determinada pela Justiça. Na manhã de hoje (18), a Agência Brasil revelou que a polícia havia liberado o empresário, apesar da ordem de prisão contra ele não ter sido revogada.
Humberto da Silva Gomes chegou ontem à noite ao Brasil, vindo dos Estados Unidos, e foi detido por agentes federais, mas libertado em seguida. Dono da Barbalho Reis Comunicação e Consultoria, ele é o único dos 38 investigados pela Operação Voucher da PF que ainda não havia sido preso, apesar de o mandado de prisão ter sido expedido no dia 9. Para ser beneficiado pelo habeas corpus preventivo expedido pela Justiça, ele deveria ter que depositar uma fiança de R$ 109 mil, o que não ocorreu.

Raupp: ministros
do PMDB herdaram problemas


Presidente interino do PMDB, o senador Valdir Raupp (RO) saiu-se com uma tese nova sobre o lixo que apareceu sob o tapete dos ministérios confiados ao seu partido.
Disse que Wagner Rossi, recém-saído da Agricultura; e Pedro Novais, ainda acomodado no Turismo, assumiram pastas com problemas.
“O Pedro Novais, assim como o Wagner Rossi, tiveram a infelicidade de assumirem ministérios já com problemas. Esses problemas não começaram agora.”
De fato, os problemas vêm de longe. Raupp se absteve de adjetivar a herança. Mas bem poderia tê-la qualificado de “maldita.”
Ex-ministro de Lula, Rossi nomeou para a Conab Romero ‘Ali só Tem Bandido’ Jucá Neto. De resto, pegava “carona” em jatinho agrocompanheiro desde 2010.
Quer dizer: Rossi foi eletrocutado sob Dilma por problemas que Rossi começara a produzir sob Lula.
No caso de Novais –“muito novo no cargo”, diz Raupp— o principal problema foi a escalação de um “servidor” muito antigo no ministério.