IMAGINOU O PESSUTY FORA DO PMDB!!!!!

PAULO MELO CORUJA NEWS
FÁBIO CAMPANA

Sem espaço, Pessuti pode deixar o PMDB


Da Roseli Abrão – O ex-governador Orlando Pessuti vem sendo pressionado por seu grupo político a deixar o PMDB. O argumento, segundo fontes próximas ao ex-governador, é que não tem nem terá espaço para viabilizar sua candidatura ao governo do Estado nas eleições de 2.014.
O PMDB estadual está nas mãos dos deputados que recentemente aderiram ao governo Beto Richa, acenando, inclusive, com apoio à sua candidatura de reeleição.
Na avaliação dos pessutistas, mesmo que os parlamentares não tivessem aderido a Richa ele não teria espaço.
Porque seria “barrado” pelo senador Roberto Requião, de quem virou adversário político.
Caminho pode ser o PSC

General Jorge Fraxe é o novo diretor do Dnit


O novo diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), general Jorge Fraxe, tomou posse hoje, dia 2. Em seu discurso, Fraxe conclamou os servidores a “mudar o rumo da história” da instituição.
Fraxe quer resgatar a imagem do Dnit “oferecendo infraestrutura de qualidade no setor de transportes a todos os cidadãos que pagam imposto nesse País”. Começou confiante, o novo diretor.

Fruet espera sinal verde do PT para entrar no PDT

A filiação de Gustavo Fruet ao PDT está dependendo de um sinal verde do PT. Fruet espera que o ministro Paulo Bernardo lhe assegure apoio do PT a sua candidatura a prefeito de Curitiba já no primeiro turno. Bernardo, que é favorável a esse apoio por considerar que pode ajudar a candidatura da mulher, Gleisi Hoffmann, ao governo do Estado em 2014, joga pesado para neutralizar as candidaturas próprias do PT e garantir o apoio a Fruet.
Fruet já manteve contatos com o presidente estadual do PT, deputado Enio Verri, mas não sentiu firmeza. A conversa de Verri não inspirou a confiança necessária para se filiar ao PDT e lançar sua candidatura. Apesar de Verri ter considerado as candidaturas lançadas por petistas, como o Dr. Rosinha e o deputado Tadeu Veneri irrelevantes, não conseguiu garantir a Fruet que poderia abortá-las. O ex-deputado tucano acredita que só um compromisso assumido por Paulo Bernardo lhe garantirá a segurança, a aliança e os meios necessários para colocar o bloco na rua.

Enfim, PSD consegue registros estaduais para disputar eleições de 2012

Foi em cima do laço, mas o PSD de Kassab, prefeito de São Paulo, conseguiu mais três registros estaduais ontem, somando 10 certificados. Assim, o partido cumpre os requisitos para ser oficializado pelo Tribunal Superior Eleitoral como partido político.
Ontem, Acre, Mato Grosso e Rio de Janeiro conseguiram o registro nos respectivos TRE´s. Antes, o mesmo havia ocorrido em Santa Catarina, Goiás, Piauí, Rio Grande do Norte, Tocantins, Paraná e Rondônia. Via twitter, Kassab comemorou: “Viva! Parabéns a todos que participaram do processo de formação desse novo partido, o Partido Social Democrático”.

José Carlos Vaz é nomeado secretário da Agricultura


Foto: Elza Fiúza da Agência Brasil
O Diário Oficial da União publicou hoje a nomeação do novo secretário executivo do Ministério da Agricultura, José Carlos Vaz. Ele assume no lugar de Milton Ortolan, que deixou o cargo depois das denúncias de irregularidades na pasta.
José Carlos Vaz era secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura. Ele foi funcionário do Banco do Brasil e diretor de agronegócios da instituição, em 2007.

Veneri vai à Brasília discutir sua candidatura com lideranças do PT

Da Roseli Abrão – O deputado Tadeu Veneri aproveita sua ida a Brasília onde participa do Congresso Nacional do PT para discutir com lideranças nacionais do partido sua (pré) candidatura à prefeitura de Curitiba.
Segundo o deputado, o primeiro contato foi feito quando da visita do presidente nacional do PT, Rui Falcão, a Curitiba, que lhe assegurou que a direção nacional irá cumprir as regras definidas partido sobre as eleições de 2012.
– O presidente do partido nos afirmou que os nomes dos petistas colocados à disposição do partido têm plenas condições e legitimidade para postular uma candidatura, reportou Veneri.

Enfim, a razão


Do Nêgo Pessôa para a Ideias
O Pinheirão, estádio de futebol localizado nas bandas do Tarumã, é má ideia que virou mau projeto, materializou-se num monstrengo e transmutou-se num elefante branco&burro. Agora, finalmente!, e por decisão unânime dos presentes, será colocado à venda pela Federação Paranaense de Futebol, sua (in)feliz propriotária. Parabéns à FPF pela sábia decisão. Parabéns também a todos que a apoiaram. Fez-se a luz! Imperou a razão. Aleluia.
P.S.: No lugar do elefante branco&burro complexo esportivo-cultural-empresarial. O bairro agradece desde já; a cidade também.

Pela quarta vez no ano, Ministério Público ajuíza ação contra Barbosa Neto


O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, pela quarta vez desde o início do ano, é alvo de ação do Ministério Público. Agora é a Promotoria de Justiça de Proteção do Patrimônio Público da cidade que entrou com ação civil pública contra o prefeito por improbidade administrativa.
Mas não é só Barbosa. O secretário de Gestão Pública, Marco Cito, o ex-procurador geral do Município, Fidélis Canguçu, a empresa Proguarda e seu responsável, Marcelo Macedo da Fonseca estão sendo responsabilizados na mesma ação.

Movimentação de cargas cresce 5,8% nos portos paranaenses em 8 meses


Da APPA – A movimentação de mercadorias no Porto de Paranaguá somou 27,1 milhões de toneladas de janeiro a agosto de 2011, com aumento de 5,8% sobre a movimentação de cargas no mesmo período de 2010. De acordo com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), houve crescimento em todos os segmentos, de granéis sólidos e carga geral até a movimentação de veículos e contêineres.
Dois terços do volume movimentado pelo porto de Paranaguá neste ano correspondem a granéis sólidos produzidos pelo agronegócio, como soja, farelos, milho e açúcar, além da importação de fertilizantes, que movimentaram 5,8% a mais do que em 2010, totalizando 17,4 milhões de toneladas.

Solda


Deputada Luciana Rafagnin em Brasília


Foto: PH Carvalho/Casa Civil
Em Brasília, a deputada estadual Luciana Rafagnin se encontrou há pouco com a ministra Iriny Lopes, da pasta de Políticas Para as Mulheres da Presidência da República. Luciana está na capital federal para participar das atividades do 4º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT).
Entre os debates que acontecerão por lá, especialmente no que diz respeito à reforma política, a atenção da deputada e das demais paranaenses que foram à Brasília estão voltadas para a ampliação da participação das mulheres na política, relações de gênero e igualdade de condições na esfera partidária e nos processos eleitorais.

Cobrado por eleitores, Veneri promete respostas

Respondendo a cobranças de eleitores (e seguidores no twitter) o deputado petista Tadeu Veneri (PT) resolveu que vai se manifestar sobre a ação popular movida contra ele pelo microempresário Edimar Rodrigues de Almeida Pegoraro. Em resposta a um seguidor solidário, Veneri promete reação e responde: “Já me antecipei para poupar esforços ao diligente cidadão, nada ficará, como nunca ficou, sem respostas. Obrigado pela soliedariedade”.
O microempresário denuncia o deputado pelo uso de verbas de ressarcimento da Assembleia (dinheiro público) para financiar a campanha de reeleição do deputado em 2006. Entre os itens apontados como irregulares, ilícitos e ilegais estão a distribuição de brindes e jornais promocionais a um custo de R$ 75 mil. A ação popular foi acolhida pelo juiz Nei Roberto de Barros e Guimarães, da 8º Vara da Fazenda Pública de Curitiba, que concedeu 20 dias (restam 18) para que Veneri apresente suas explicações.

Política da boa vizinhança

De acordo com o jornalista Cícero Cattani, o pré-candidato do PSC a prefeito de Curitiba, Ratinho Júnior, encaminhou à Gustavo Fruet pesquisa completa que encomendou sobre as candidaturas à prefeitura. Troca de gentilezas.

Veneri continua se furtando a explicar denúncias


Foto: Laura Ling
Faltam 18 dias para expirar o prazo concedido pelo juiz Nei Roberto de Barros e Guimarães, da 8º Vara da Fazenda Pública de Curitiba, para que o deputado Tadeu Veneri (PT) dê explicações convincentes para as denúncias formuladas na ação popular de Edimar Rodrigues de Almeida Pegoraro.
O microempresário denuncia o deputado pelo uso de verbas de ressarcimento da Assembleia (dinheiro público) para financiar a campanha de reeleição do deputado em 2006. Entre os itens apontados como irregulares, ilícitos e ilegais, estão a distribuição de brindes e jornais promocionais a um custo de pelo menos R$ 75 mil.

PP de Curitiba debate eleições e acelera filiações


Com o foco nas eleições de 2012, o Partido Progressista de Curitiba tem realizado reuniões e encontros todas as semanas na sua sede em Curitiba. Sob o comando do presidente municipal e secretário para Assuntos Metropolitanos de Curitiba Horário Monteschio, o PP acelera filiações e amplia o debate do processo eleitoral. Os encontros que iniciaram com a presença de cerca de 20 pessoas, agora reúnem mais de 60 participantes.
“A cada dia recebemos novos apoios e manifestações de lideranças de diferentes localidades de Curitiba dispostas entrar no PP e trabalhar junto com a gente nas próximas eleições”, afirma Monteschio.
Junto com Monteschio, os encontros são coordenados pelo vereador Juliano Borghetti e pelo presidente do PP Jovem, Kleber Wollf. Além de Borghetti, o PP conta com o vereador Aldemir Manfron na Câmara de Curitiba.

PT sugere a Fruet um desagravo a Dirceu


Cardeais do Partido dos Trabalhadores, partidários do apoio do PT a candidatura de Gustavo Fruet já no primeiro turno, estão sugerindo que ex-deputado faça algum gesto de impacto para vencer as resistências de setores do PT do partido.
Uma atitude que seria muito bem vinda, segundo transpirou nos bastidores, seria um gesto de desagravo ao ex-ministro José Dirceu, vítima, segundo os petistas de uma abominável invasão de privacidade por parte da revista Veja que o flagrou em encontros privados com importantes ministros em um hotel de Brasília.
O caso motivou o PT a voltar a discutir uma regulamentação da mídia que havia sido ensaiada durante o governo Lula e engavetada por Dilma. Uma manifestação favorável de Fruet a um debate nacional sobre um marco regulatório da mídia seria muito bem vinda dentro do PT.

Mais um dilema na Câmara


Da Roseli Abrão – O vereador Algaci Tulio, do PMDB, desconfia que o parecer do relator da Comissão de Ética, Jorge Yamawaki, do PSDB, que pede a suspensão de 90 dias para o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso, do PSDB, vai cair.
Porque Yamawaki não é membro titular da comissão.
É suplente, o que daria margem para que se alegue falta de competência para agir.

PT define em Congresso a tática para eleição de 2012


Começa nesta sexta-feira, com a presença de Lula e Dilma Rousseff, o 4o Congresso Nacional do PT. Vai até domingo (4). Na parte burocrática, o partido aprovará um novo estatuto e abrirá seus quadros para novas filiações.
No naco dedicado à política, vai a voto resolução sobre a conjuntura e sobre a estratégia a ser adotada nas eleições municipais de 2012. O esboço do texto, sujeito a emendas, enaltece as “realizações” dos oito anos de Lula e dos oito meses de Lula.
Nas pegadas da decisão do Banco Central, que reduziu a taxa Selic de 12,5% para 12% ao ano, o petismo pedirá juros ainda menores. No pedaço didicado às eleições, o PT elege os rivais que deseja bater: PSDB, DEM e PPS. O PSD do prefeito Gilberto Kassab, um neolidado, não consta da lista de adversários.
No mais, o PT declara o óbvio: nas cidades que já governa e nos municípios com mais de 150 mil habitantes, quer encabeçar as chapas.

Dilma: só demagogo diz que resolve saúde sem verba

Blog do Josias – No vídeo, uma cena de novembro de 2010. Corria o segundo turno da eleição. Dilma discorria sobre a saúde num debate televisivo. Seguiu a cartilha.
Primeiro, o reconhecimento: “Nós temos um problema sério de qualidade da saúde no Brasil.”
Depois, a promessa: “Eu assume o compromisso de melhorar a saúde. Primeiro, jogando o peso do governo federal na fiscalização da qualidade dos serviços.”
Antes da mão forte do Estado, chegariam as verbas: “Depois que a gente aumentar os valores do repasse para Estados e municípios.” O tempo passou. Dilma governa há oito meses. Não há vestígio do tônico monetário a Estados e municípios.
Súbito, Dilma pôs-se a conspirar contra a proposta que regumenta a Emenda 29, disciplinando os investimentos na saúde pública. Tentou adiar a deliberação. Não colou. A Câmara anunciou a análise do projeto para 28 de setembro. Vencida, Dilma passou a desmentir Dilma.
Regulamentar a Emenda 29, diz a nova Dilma, “não vai resolver o problema.” “Você vai necessitar cada vez mais recursos para colocar na saúde, para ela ficar cada vez mais de qualidade”, disse Dilma nesta quinta (1o). Ela simula aversão à volta do imposto do cheque: “Por que o povo brasileiro tem essa bronca da CPMF? Por que não foi para saúde.”
Fica subentendido que um novo tributo voltado exclusivamente à saúde viria a calhar. Em timbre peremptório, a nova Dilma apregoa: “Quem falar que se resolve isso sem dinheiro é demagogo.” Difícil discordar de uma especialista. Observada em retrospectiva, a Dilma-2010 revelou-se demagoga de mão cheia.

Saia justa


O senador Alvaro Dias, do PSDB, que lidera o movimento no Senado pela instalação da CPI mista da Corrupção, colocou o deputado Osmar Serraglio, do PMDB, numa saia justa.
Na quarta-feira, quando da realização do ato pró-CPI da Corrupção, Alvaro convidou Serraglio a assinar o requerimento, lembrando de sua atuação como relator na CPI dos Correios que desmantelou o esquema do “mensalão”.