ASSEMBLÉIA VAI ROMPER CONVÊNIOS COM BANCOS

PAULO MELO CORUJA NEWS
FÁBIO CAMPANA

Ibope aponta eleição dura em Curitiba

Ibope fresquíssimo, extenso, desaguou antes do feriado na mesa do Luciano Ducci. Ratinho em primeiro, Luciano em segundo, Gustavo em terceiro. os três embolados, com leve vantagem para Ratinho sobre os outros dois.
A aprovação da administração municipal de Curitiba é altíssima, 78%. O drama dos marqueteiros do prefeito é associar a sua imagem ao sucesso da administração.

Para desasnar


Na próxima quinta, 10 de novembro, vc poderá ver a obra de Raphael Langowski na Zilda Fraletti Galeria de Arte. Vá. Mais arte e cultura na cabeça ajuda os neurônios a funcionar melhor. Ou seja, ajuda a desasnar.
Raphael Langowski nasceu em Curitiba em 1973 e iniciou na pintura em 1987. Estudou na Espanha entre 1993 e 1995. Em 1998, graduou-se em Desenho pela Pontificia Universidade Católica do Paraná.
Estudou na tradicional escola de arte espanhola Taller do Prado em Madri em 2007.
Desde 2002 tem realizado exposições no Brasil, Argentina, Espanha, Reino Unido, França, Finlandia. Desde 2004 é representado pela Galeria de Arte Zilda Fraletti. Atualmente tem seu atelier em Bombinhas – Santa Catarina.
Suas telas, sempre figurativas, congelam expressões faciais expressivas e cenas do dia-a-dia em imagens quase fotográficas que provocam inevitáveis sentimentos de reflexão e contemplação.

Caíto Quintana irritado com música dentro dos ônibus


Da Banda B
O uso de aparelhos sonoros e musicais no interior de veículos de transporte coletivo, sem aparelho auditivo pessoal (fone de ouvido), pode ser proibido em todo o Paraná. O deputado Caíto Quintana (PMDB), apresentou nesta semana um projeto que abrange todos “aparelhos sonoros ou musicais” que compreende os tocadores pessoais de música em formato digital, telefones celulares, Ipod, tablet, notebook, netbook, rádio, MP3, MP4 e similares.
“A expressão ‘veículos de transporte coletivo escolar, municipal e intermunicipal’ compreende, dentre outros, os de transporte rodoviário como ônibus e transporte ferroviário”, disse.

Assembleia vai romper convênios com bancos


O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, Plauto Miró Guimarães, informa que a Casa vai romper os convênios com bancos estabelecidos desde o ano passado e de forma irregular.
Hoje, a conta movimento está com o Itau. Não pode. Por lei tem que ser banco oficial.
A folha de pagamento que é feita pelo Itau e pelo HSBC será licitada, como deve ser.
Ou seja, a volta a legalidade continua.

Morreu João Antônio Ramon

Faleceu, na madrugada desta quinta-feira (3), aos 94 anos, o empresário João Antônio Ramon. O empresário era pai do presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Edson José Ramon, de Diana Maria Ramon e Márcia Ramon Marques. O corpo está sendo velado na capela 3 do Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba, onde será sepultado às 17 horas.

Mais de 270 jovens foram mortos em Curitiba desde o início do ano

Do G1 PR
Mais de 270 jovens até 25 anos foram assassinados em Curitiba desde o início do ano. O número é maior que a capacidade de passageiros dos ônibus biarticulados que circulam na capital paranaense, nos quais cabem 250 pessoas. De acordo com a Polícia Civil, a maior parte dos assassinatos acontece em bairros pobres da cidade.
O índice de mortos em 2011 não é diferente do que vinha sendo registrado pela polícia nos anos anteriores. Crianças, adolescentes e jovens acabam assassinados porque se envolvem cada vez mais cedo com drogas e crimes.

Aldo Rebelo está sem nomes para formar equipe no Esporte


De Maria Lima do O Globo
Antes mesmo de assumir o Ministério do Esporte, o ministro Aldo Rebelo anunciou que faria mudanças na cúpula da pasta, ainda ligada ao ex-ministro Orlando Silva, fugindo das amarras do PCdoB e trazendo executivos de mercado para profissionalizar áreas estratégicas. Mas, quase uma semana depois de sua escolha para o ministério, Aldo não conseguiu substituto sequer para o secretário-executivo, Waldemar Souza.
Anteontem ele jantou com Nádia Campeão, ex-secretária de Esporte de Marta Suplicy na prefeitura de São Paulo, cotada para o lugar de Waldemar. Nádia, presidente do PCdoB paulista, tem apoio da pela cúpula do partido, mas até agora o ministro não confirmou ninguém.

“Brasil não vai vencer a Fifa”, diz dirigente


Do Congresso em Foco
Jerome Valcke diz ao Estadão: “No final, não haverá vencedores. O Brasil não vai vencer a Fifa. Romário ou outros deputados não vão vencer a Fifa. Ou fazemos juntos e teremos sucesso ou não vamos ganhar.”

STF decide que dirigir embriagado é crime

O STF (Supremo Tribunal Federal) considerou que beber e dirigir é crime mesmo que não haja dano a terceiros. A decisão, de 27 de setembro, é da Segunda Turma do STF, que negou um habeas corpus a um motorista de Araxá (MG) denunciado por dirigir embriagado. Por unanimidade o STF decidiu negar o habeas corpus pedido pela defensoria. Em primeira instância, o condutor foi absolvido, porque o juiz considerou que dirigir embriagado só se torna crime de trânsito quando o ato causa algum dano. O Tribunal de Justiça, porém, entendeu que houve violação da lei. De acordo com o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, quem conduz veículo com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior ao permitido pode ter pena de seis meses a três anos, multa e suspensão da habilitação. As informações são da Folha de São Paulo.

Haddad quer evitar anulação de questões para todos os estudantes


Da Agência Brasil
O ministro da Educação, Fernando Haddad, vai nesta quinta-feira (3) a Recife, em Pernambuco, para recorrer da decisão da Justiça Federal que anulou 13 questões das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. O objetivo de Haddad é evitar a anulação parcial do exame para todos os estudantes do país que se submeteram à prova nos dias 22 e 23 de outubro.
Para o ministro, o ideal é que o exame seja aplicado apenas aos 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza (Ceará), que tiveram acesso às questões. Segundo o governo, a anulação das 13 questões, de um total de 180 contidas no Enem, prejudicará a grande maioria dos estudantes que fizeram o exame.

Leminski musical

Projeto aprovado pela Lei Rouanet quer organizar obra do poeta.
Por Lauro Jardim:

O Ministério da Cultura autorizou a captação de 160 000 reais via Lei Rouanet para um projeto que pretende organizar toda a obra musical do poeta Paulo Leminski. O livro organizará partituras de Leminski, com resgate até de obras inéditas não registradas que estariam perecendo em fita cassete.

Brasil fica em 84º em ranking de IDH da ONU

País subiu uma posição e ocupa o 84º lugar no IDH divulgado nesta quarta-feira,2, pela ONU.

De Lisandra Paraguassu, Lígia Formenti e Rafael Moraes Moura para o Estadão:
O Brasil subiu uma posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgado nesta quarta-feira, 2, pelas Nações Unidas. O País ocupa agora a 84ª posição, estando entre os países de Alto Desenvolvimento Humano, com um índice de 0,718. Na América Latina, o País aparece em 20º lugar entre 40 nações. Apesar desse avanço, o ritmo de evolução caiu.
Desde 1996, o Brasil cresceu quatro posições no ranking. Nesse avanço, passou de um País de médio para alto IDH. No entanto, o ritmo de evolução do índice diminuiu na última década. Entre 1980 e 2011, o IDH brasileiro aumentou por ano 0,86. Nos últimos 10 anos, baixou para 0,69 ao ano. A queda da velocidade mostra, principalmente, que o País chegou em um estágio onde os avanços já são mais difíceis, mais demorados e requerem mais investimento para alcançar os mais pobres entre os pobres.

Barbosa tem alta médica e volta à prefeitura nesta quinta-feira


Do BondeNews:
O prefeito de Londrina Barbosa Neto recebeu alta médica por volta das 8h45 desta quarta-feira (2). De acordo com informações da assessoria de imprensa do Hospital do Coração de Londrina, Barbosa teve evolução clínica satisfatória durante a noite, por isso, foi liberado.
Ele deve prosseguir com o acompanhamento médico ambulatorial por até seis semanas.
Em nota enviada pela prefeitura, Barbosa afirma que vai permanecer no hospital durante a quarta-feira, acompanhando seus filhos que continuam internados. “Estou preocupado com a recuperação deles”, disse.
O prefeito também confirmou que volta, já na quinta-feira (3), para sua rotina normal de trabalho na prefeitura de Londrina, e agradeceu a todas as mensagens de solidariedade que recebeu durante o tempo em que esteve internado.

A eficiência do Estado para arrecadar

“O Estado nunca é tão eficiente como quando quer dinheiro”, diz Anthony Burgess escritor inglês.
No Brasil, a única eficiência do Estado é para arrecadar.

Curitiba vai comprar 20 mil laptops para estudantes

A Câmara de Vereadores autorizou a Prefeitura de Curitiba a contratar operação de crédito junto ao Banco do Brasil, no valor de R$ 7,5 milhões, para compra de computadores portáteis que serão entregues aos estudantes da rede municipal de ensino. A aquisição faz parte do programa do governo federal “Um Computador por Aluno”, desenvolvido pelo Ministério da Educação com suporte financeiro do BNDES.
Com autorização, a Prefeitura passa a aderir ao programa federal e vai propor a compra de 20 mil computadores portáteis – mais conhecidos como laptop ou netbook. “O programa contribui com o processo de inclusão digital já presente, com os laboratórios de informática, nas 179 escolas de Curitiba”, diz a secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag.
Curitiba pretende comprar 20 mil laptops para estudantes A Câmara de Vereadores autorizou a Prefeitura de Curitiba a contratar operação de crédito junto ao Banco do Brasil, no valor de R$ 7,5 milhões, para compra de computadores portáteis que serão entregues aos estudantes da rede municipal de ensino. A aquisição faz parte do programa do governo federal “Um Computador por Aluno”, desenvolvido pelo Ministério da Educação com suporte financeiro do BNDES. Com autorização, a Prefeitura passa a aderir ao programa federal e vai propor a compra de 20 mil computadores portáteis – mais conhecidos como laptop ou netbook. “O programa contribui com o processo de inclusão digital já presente, com os laboratórios de informática, nas 179 escolas de Curitiba”, diz a secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag.

País tem o desafio de tirar 16 milhões da extrema pobreza, diz ministra


O Brasil – reconhecido internacionalmente como exemplo de inclusão social – tem o desafio de tirar 16 milhões de pessoas da extrema pobreza nos próximos anos, disse ontem (1º) a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. Segundo ela, o governo espera alcançar o objetivo por meio do Plano Brasil sem Miséria, possibilitando que essa parcela da população tenha acesso a oportunidades no mercado de trabalho para melhorar as condições de vida. As informações são da Agência Brasil.

Dilma é 22ª em lista dos mais poderosos do mundo da ‘Forbes’

Obama retomou primeiro posto, que estava com o líder chines Hu Jintao. Jintao e Dilma se reuniram na França, antes de reunião do G20.
Reprodução do site da revista 'Forbes', com a indicação da posição de Dilma no ranking (Foto: Reprodução) Foto: Reprodução do site da revista ‘Forbes’, com a indicação da posição de Dilma no ranking.
Do G1, em Brasília:
A presidente Dilma Rousseff aparece em 22º lugar na lista anual das pessoas mais poderosas do mundo divulgada nesta quarta (2) pela revista norte-americana de negócios “Forbes”. Entre as 70 personalidades do ranking, Dilma é a única brasileira.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recuperou neste ano o primeiro lugar, que estava com o presidente chinês Hu Jintao.

Câmeras registram sequestros de crianças e suspeito é preso

Do Uol:
Um homem foi preso em Curitiba acusado de sequestrar pelo menos três crianças. Ele foi flagrado por câmeras de segurança agindo em um shopping, em um supermercado e no centro da cidade. Em todos os casos, as crianças foram abandonadas, horas depois.

80% dos curitibanos aprovam o metrô


Matéria da Gazeta do Povo deste sábado, dia 2, aponta que a implantação do metrô em Curitiba tem ampla aprovação popular. O levantamento da Paraná Pesquisas adianta que 80% dos curitibanos acreditam que o novo modal será bom para a cidade. Além disso, 69% consideram o metrô a melhor solução para melhorar o sistema de transporte público.
A construção da linha azul do metrô, que ligará a Cidade Industrial de Curitiba (CIC) ao Centro, está prevista para iniciar no segundo semestre de 2012, com previsão de término para 2016. O investimento será de R$ 2,25 bilhões – R$ 1 bilhão do governo federal, R$ 450 milhões do Município, R$ 300 milhões do Governo do Estado e R$ 500 milhões através da parceria público-privada.

Dalton Trevisan na Revista Ideias