CAMPINAS: CÂMARA ELEGE PREFEITO

PAULO MELO CORUJA NEWS

Câmara de Campinas elege o prefeito

O novo prefeito de Campinas será escolhido nesta terça (10) pelos vereadores. Será a primeira vez na história da cidade que a Câmara Municipal vai eleger um prefeito, que deve tomar posse na quinta (12) e permanecerá no cargo até o fim do ano.  Desde a cassação do prefeito e do vice-prefeito, no ano passado, a cidade passou a ser comandada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Pedro Serafim (PDT). Em dezembro, os vereadores aprovaram o impeachment de Demétrio Vilagra (PT) por causa da descoberta de irregularidades em contratos da prefeitura com a Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento de Campinas (Sanasa). Vilagra, que era vice-prefeito da cidade, assumiu a prefeitura em agosto, após o então prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) ser cassado por envolvimento em transações fraudulentas descobertas na prefeitura.

Coronel Suamy Santana assume PM-DF

Foto
A onda de violência que tomou do Distrito Federal derrubou o comandante-geral da Polícia Militar. O governador Agnelo Queiroz exonerou o  coronel Sebastião Gouveia do cargo. Para o governo, faltou pulso do comando da PM para conter o aumento da criminalidade. Quem assume o posto é o secretário adjunto de Segurança Pública, o coronel Suamy Santana, considerado linha-dura. Pouco antes de ser demitido, Gouveia havia afastado três oficiais e seis praças acusados de criticar o GDF com mensagens publicadas em redes sociais, além de incentivar a Operação Tartaruga, que retarda o atendimento de ocorrências. Mas, demora em tomar uma atitude mais enérgica para conter a rebeldia dos subordinados irritou o núcleo do governo. Segundo de governo, Sandro Avelar, o principal objetivo da mudança é recuperar princípios da corporação. “O que se espera de uma instituição que tem como pilares a disciplina e a hierarquia é que sejam resgatados esses princípios”, disse. Informações do Jornal de Brasília.

Conselho de Ética se reúne, mas STF tornou inócua acusação a Demóstenes

Pressionado pelos fatos, o Conselho de Ética do Senado se reúne nesta terça-feira às 14h, pela primeira vez em sete meses, para eleger o novo presidente, a ser indicado pela liderança do PMDB. O problema é que a recusa do Supremo Trbunal Federal de compartilhar com o Senado as provas da Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, torna inconsistente a representação protocolada pelo PSOL há duas semanas, pedindo abertura de processo contra Demóstenes Torres (GO), a fim de verificar se houve quebra de decoro parlamentar pelo senador, suspeito de envolvimento com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Comissão avalia resultado do Pronatec

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público realizará na tarde desta terça (10) audiência pública na Câmara, para discutir o andamento e os primeiros resultados do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marco Antonio de Oliveira, foi convidado para apresentar os resultados do programa. O debate foi proposto pelo deputado Laércio Oliveira (PR-SE). Ele lembrou que o Pronatec completará cinco meses. A lei que instituiu o programa foi publicada em 26 de outubro de 2011.

Se relatasse o próprio caso, ninguém seria tão implacável como Demóstenes

Caso não sobrevenham retrocessos, instala-se hoje a Comissão de Ética do Senado, sob a presidência do senador Vital do Rego. Com um pouco de boa vontade, os senadores escolherão também o relator do processo aberto contra Demóstenes Torres. A impressão é de que tudo correrá bem depressa, para evitar o desgaste que seria o prolongamento do inquérito. Claro que o acusado terá amplo direito de defesa.  
Sponholz
Sponholz
Fotografia é história
Uma noite na Casa Branca
Foto

Esta semana, a presidente Dilma Rousseff estará em Washington, onde terá encontros com Barak Obama. Em 1986, José Sarney presidia o Brasil e também foi à capital americana. Essas duas fotos contam uma pequena história: em cima, Paul Anka canta para a primeira-dama dos Estados Unidos. Embaixo, Pelé na mesa de convidados, com o presidente Ronald Reagan.
Como foi Sarney teve agenda carregada de assuntos pouco amenos. O Brasil defendia uma política de reserva de mercado para seus equipamentos de informática e os Estados Unidos estabeleciam rigorosas taxas para importação de produtos brasileiros. Ao lado de dona Marly, o presidente brasileiro mereceu recepção de Chefe de Estado de primeiro time, com direito a cerimonial com salva de 21 tiros de canhão, desfile militar e, ainda, elogios de Ronald Reagan à volta do regime democrático ao nosso país. Mas o programa oficial guardou também um momento de muita descontração. Na noite de uma quarta feira, os jardins da Casa Branca ficaram iluminados para uma festa de gala. As mulheres de vestido longo, os homens de gravata borboleta. Durante o jantar, uma orquestra de jazz animava o ambiente. Antes dos últimos brindes, a surpresa: o cantor Paul Anka, astro do rock nos anos 1960 e 70, sobe ao palco e saúda os convidados com os hits “My Way”, “Oh, Carol” e, claro, seu maior sucesso, “Diana”. Miss Nancy fez questão de cumprimentar o cantor, observada pelos presentes ilustres, inclusive o rei Pelé, que estava na mesa do presidente norte americano. Orlando Brito.

PMDB não tem senador ficha limpa
para presidir o conselho de ética

FotoSEN. VICENTINHO ALVES
Cabe ao PMDB, maior bancada do Senado, a indicação do presidente do conselho de ética da Casa, mas o problema é que não há entre os pretendentes ao cargo ninguém com ficha limpa ou que não responsa a processos no Supremo Tribunal Federal ou no Superior Tribunal de Justiça. Essa é a principal dificuldade do líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), para definir quem vai presidir o colegiado. Por essa razão, é provável que o partido acabe por escolher um senador de outro partido da base aliada, como Vicentinho Alves (PP-TO), ou mesmo de oposição, como Cyro Miranda (PSDB-GO). Único senador do PMDB que topa a parada, Vital do Rego (PB) é o atual corregedor da Casa e não pode acumular as funções, até porqe, como eventual denunciante de um colega, não teria isenção para presidir o conselho.

Assessor de Kátia comanda Federação

FotoNOVO SUPERINTENDENTE-GERAL DA FAET, PABLO TATIM
A presidenta da Confederação Nacional da Agricultura, senadora Kátia Abreu, convidou o assessor-chefe da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, Pablo Tatim, para assumir o cargo de Superintendente - Geral da Federação da Agricultura (FAET) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) no estado do Tocantins. Com um orçamento de mais de 100 milhões de reais entre recursos próprios e convênios, as prioridades do Sistema FAET/SENAR são a construção de 3 mil casas populares do Programa Minha Casa Minha Vida Rural e a distribuição de 5 mil bolsas de ensino técnico-profissionalizante do PRONATEC Rural, além da instalação da cadeia produtiva de aquicultura no estado. A nomeação de Tatim surgiu após ter sido considerado destaque do Congresso quando foi assessor-chefe na Comissão de Meio Ambiente da Casa, em 2011.

DF: PM identifica oficiais e praças que lideram omissão de socorro à população

FotoA PM FEZ EM UMA HORA UM PERCURSO DE 3 MINUTOS AO LOCAL ONDE SAULO FOI EXECUTADO DIANTE DA FAMÍLIA
Dois tenentes-coronéis da PM do DF - o comandante do 13º Batalhão (Sobradinho), Ropper Kenedy, e Marcus Paulo Koboldt, que trabalha na formação de praças - e o major André de Lauro Rigueira são suspeitos de incentivarem os subordinados a participarem da Operação Tartaruga, que na prática nega atendimento a ocorrências criminosas. Kenedy é suspeito de criticar a a própria PM por meio de mensagens publicadas em redes sociais. Seis praças também podem ser punidos por atrasarem propositalmente o socorro a ocorrências. Um deles é o sargento Cristino, do Batalhão da Asa Norte. Ele levou mais de uma hora para chegar até a 413 Norte, na noite da sexta (6), quando um assaltante agia livremente e matou a tiro o servidor do Banco Central Saulo Batista Jansen, 31, em um restaurante. A viatura comandada pelo sargento Cristino não levaria mais do que três minutos até o local do latrocínio, segundo a própria PM. Ele e os outros dois soldados que o acompanhavam podem ser expulsos, caso fiquem comprovadas a prevaricação e até a associação ao crime.

UnB: estudantes fazem jogo de
dardos com a foto de Bolsonaro

Foto
O JOGO FOI NOMEADO PELOS ESTUDANTES DE "ACERTE O BOLSONARO"

Como antecipamos, comandante da PM do DF é demitido por nada comandar

Foto
O governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), demitiu nesta segunda-feira o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sebastião Gouveia (foto), como a coluna Claudio Humberto antecipou na quarta-feira (4). Ele era acusado de não comandar a tropa (de longe, a mais bem paga do País), que desde fevereiro realiza uma "operação tartaruga" baseada na negativa de socorro à sociedade. Além disso, os policiais usam as redes sociais e mensagens de emails a veículos de comunicação para debochar do governo e da população, diante dos índices crescentes de criminalidade. A corregedoria da PM abriu inquérito para investigar a participação de PMs nesse deboche, e promete puni-los até mesmo com expulsao da corporação.

Cármen Lúcia assume no TSE dia 18

FotoMIN. CÁRMEN LÚCIA
A posse da ministra Cármen Lúcia na Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi marcada para o dia 18 de abril, às 19h30. Ela será a primeira mulher a presidir o TSE em 67 anos de história da Corte. Cármen Lúcia foi eleita para o cargo no último dia 6 de março e, na ocasião, agradeceu a confiança dos colegas e prometeu cumprir a função com “honestidade e absoluta dedicação”. O ministro Marco Aurélio foi eleito para exercer a Vice-Presidência