PAULO MELO CORUJA NEWS
DETRAN-PR FAZ MUTIRÃO PARA ATENDER ALUNOS
Instrutores de autoescolas reivindicam reajuste salarial de 30% e benefícios.
DETRAN-PR FAZ MUTIRÃO PARA ATENDER ALUNOS
Instrutores de autoescolas reivindicam reajuste salarial de 30% e benefícios.
Greve provocou cancelamento de 800 exames de direção desde quinta (21).
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) decidiu ampliar o horário dos exames em duas horas por dia para atender os cerca de 800 candidatos à primeira habilitação, que foram impedidos de realizar os testes práticos de direção nos últimos dias. O motivo é a greve dos instrutores de autoescolas, que chegou a bloquear o acesso ao pátio de testes no bairro Tarumã, em Curitiba.
O Detran estuda ainda a possibilidade de fazer mutirões aos sábados até que a situação seja normalizada. De acordo com a autarquia, os alunos que foram considerados como ausentes nos dias 21, 22 e 25 de junho terão prioridade no agendamento dos exames e devem procurar o Centro de Formação de Condutores (CFC) para agendar um novo horário, de acordo com a disponibilidade da autoescola.
Os instrutores reivindicam reajuste salarial de 30% e benefícios além dos propostos pelo sindicato patronal, como o recebimento de vale-alimentação. A paralisação é por tempo indeterminado, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Auto Escolas e dos Trabalhadores em Despachantes de Veículos do Estado do Paraná (Sintradesp-PR).
No início da tarde desta segunda-feira (25), a juíza Rosselini Carneiro, da 2ª Vara de Fazenda Pública, concedeu liminar para liberação dos portões e vias de acesso aos prédios do Tarumã e Vila Hauer, sob pena de multa diária de R$ 5 mil, em caso de descumprimento. Com isso, os testes foram retomados a tarde.Segundo o Detran, a greve impedia o trabalho dos examinadores na capital desde a última quinta-feira (21). Em função disso o órgão acionou a Justiça para garantir que os exames continuassem a ser realizados.
Examinadores de outras cidades serão remanejados para garantir a realização dos exames extras. Nesta segunda, o número de balizas disponíveis aumentou de sete para dez. Já o atendimento, que acontecia das 8h às 16h, será estendido até as18h30.
Às 16h, o Detran ainda não havia apresentado o número consolidado de candidatos que perderam os testes.