PAULO MELO CORUJA NEWS
- cal:
- Pacaembu
- Data:
- 25/08/2012, 18:30
Palmeiras | 1 | x | 2 | Santos |
Neymar comemora gol de empate para o Santos no clássico contra o Palmeiras no Pacaembu
Neymar se vinga contra maior carrasco e comanda virada do Santos contra o Palmeiras
Paulo Passos e Renan Prates
Do UOL, em São Paulo
Neymar desequilibrou mais uma vez. Mas desta vez foi em um clássico e contra o seu maior carrasco. Com dois gols, o atacante santista comandou a virada contra o Palmeiras por 2 a 1 no Pacaembu e decretou a terceira vitória seguida do seu time no Brasileirão.
O Palmeiras era o time de coração de Neymar e o rival que ele tem o pior aproveitamento quando enfrentou com a camisa do Santos. Mas ele ignorou os fatos e teve outra atuação de destaque. Além disso, pôde homenagear o seu filho Davi Lucca, que completou recentemente um ano, na comemoração de um dos seus gols.
O resultado deste sábado foi ótimo para o Santos, que conseguiu chegar no G-10 do Brasileirão e péssimo para o Palmeiras, que vai terminar o primeiro turno na zona do rebaixamento.
O técnico Luiz Felipe Scolari supreendeu na escalação do Palmeiras para o clássico ao escalar o atacante Betinho como titular do lado direito no esquema 4-2-3-1. O volante João Vitor foi improvisado na lateral-direita. Pelo Santos, Muricy Ramalho pôde repetir o time titular.
O Palmeiras ditou as ações da partida na primeira etapa, com uma marcação pressão que deixou o Santos sem a posse da bola. Mandante no Pacaembu, o Verdão criou as melhores oportunidades, e só não abriu o placar porque o zagueiro Durval salvou bela jogada do atacante Barcos. De tanto martelar, o time alviverde fez 1 a 0 com Correa no final do primeiro tempo – o primeiro gol do jogador desde o seu retorno.
O desempenho do árbitro Guilherme Ceretta no primeiro tempo gerou protestos de todas as partes – Santos, Palmeiras e a torcida. Felipão esperou o juiz na saída do intervalo e reclamou: "você está com medo de apitar".
O Santos pouco criou, pois viu seu organizador de jogadas (Ganso) apagado e o seu maior astro bem marcado. Mas Neymar assustou a torcida do Palmeiras ao chutar com perigo por cima do gol. Na segunda chance que teve, o camisa 11 fez um golaço de falta e deixou tudo igual no placar. “É ruim sair atrás. Conseguimos fazer o gol. Agora é centralizar a bola e focar na partida”, declarou na saída do intervalo.
O jogo voltou muito disputado no segundo tempo e com poucas chances de gol, pois as defesas prevaleceram em relação aos ataques. O Palmeiras parou a pressão e perdeu posse de bola. Mas o Santos não conseguiu tirar bom proveito do fato de estar mais tempo com a redonda.
Com Ganso um pouco mais disposto, mais ainda apagado, restou a Neymar a missão de buscar a virada contra o Palmeiras. E desta vez, ele não decepcionou ao marcar o gol da virada em lance que contou com a ‘ajuda’ do goleiro Bruno, que demorou para cair na bola.
Depois do gol santista, a partida ficou muito aberta. Arouca e Barcos perderam boas chances. Felipão colocou Obina e mandou o Palmeiras para o ataque, enquanto Muricy apostou no contra-golpe. Os dois times cansaram, o Verdão sentiu os 11 desfalques e o Santos conseguiu uma importante vitória no Brasileirão. No final, Rafael ainda fez uma defesa milagrosa em cabeçada do camisa 9 palmeirense.
Personagens da Partida
Melhores
Neymar Com dois gols e belas jogadas, foi o destaque do clássico Barcos Criou as melhores oportunidades de gol do Palmeiras na partida
Piores
Bruno Inseguro, falhou no segundo gol de Neymar Ganso Apagado no primeiro tempo, até melhorou na segunda etapa, mas perdeu chance clara de gol e irritou Muricy