GLEISI E OS ÍNDIOS

PAULO MELO CORUJA NEWS
FABIO CAMPANA

Gleisi e os índios

Do Painel, Folha de S.Paulo:
Diálogo Gleisi Hoffmann receberá hoje representantes do Conselho Indigenista Missionário e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para tratar da questão indígena. Na semana passada, o Cimi divulgou carta aberta criticando o governo federal e dizendo que Dilma se submete a pressões de ruralistas.

Encontro marcado


Respondendo sobre o inexplicável.
Do Lauro Jardim:
Está marcada a data para Gilberto Carvalho tentar dar respostas sobre o inexplicável: por que a Secretaria-geral da Presidência da República abriu uma investigação paralela à da Casa Civil para – supostamente – apurar as peripécias nada republicanas de Rosemary de Noronha, conforme VEJA mostrou no início do mês passado.
A assessoria da Secretaria-geral informou hoje à Comissão de Meio Ambiente e Fiscalização do Senado que o Carvalho aceitará o convite, apresentado por Aloysio Nunes Ferreira, e estará à disposição do colegiado no dia 18, terça-feira da semana que vem.
Carvalho terá que se desdobrar para tentar convencer os parlamentares de que o tal processo de apuração não tinha como verdadeiro objetivo boicotar a investigação oficial, a cargo da Casa Civil.

Custo de vida para os curitibanos sobe 0,44% em maio, diz Ipardes

Do G1 PR:
O custo de vida para os curitibanos aumentou 0,44%, conforme o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pelo Ipardes, o resultado ficou abaixo do registrado em abril, que foi de 0,52%. De janeiro a maio, o IPC, que mede a inflação na cidade, já acumula alta de 2,77%.
Três grupos de preços pesquisados foram os que mais influenciaram o aumento no custo de vida, conforme o Ipardes. Dentre eles, “saúde e cuidados pessoais” foi a área que teve o principal impacto no consumo em Curitiba. O índice para essa categoria subiu 2,03% em maio, influenciada por aumentos nos preços de planos de saúde, hospitalização e obstetrícia e medicamentos, como anti-hipertensivo, antibiótico e anti-infeccioso.

Mulheres têm melhores salários em 7 profissões

O Globo
Um levantamento feito pelo SalárioBR — serviço de pesquisa de cargos e salários — mostra que, embora as maiores médias salariais sejam dos homens, em alguns cargos, as mulheres podem ganhar até 31% mais do que eles. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2011, indicaram que o salário médio pago a eles era de R$ 1.962. O delas, R$1.561.

PMDB mantém a intervenção em Curitiba

A Executiva do PMDB do Paraná recuou, não vai mais dissolver 75 diretórios municipais, como decidido na reunião da última semana. Nesta segunda-feira (10), a Executiva, sob a direção do presidente Osmar Serraglio e o secretário-geral Orlando Pessuti, decidiu pela dissolução de apenas 22 diretórios municipais. Ainda assim, mantém a dissolução do diretório de Curitiba, o que atinge diretamente o senador Roberto Requião.
Quem conta é o deputado federal João Arruda, em seu perfil no twitter:
“Executiva do PMDB-PR recua e trabalha pela dissolução de 22 diretórios em vez de 70. O PMDB não é brinquedo da dupla Serraglio/Pessuti, vamos brigar na justiça e no diretório nacional. Intervenção dessa turma já!”, disparou Arruda. “Tomam decisões e voltam atras como se o PMDB fosse um brinquedo, o critério não é a resolução q foi apresentada pela imprensa”.

Um imbróglio chamado Manguinhos


Abre hoje a CPI  dos grandes devedores. Vai investigar as relações do estado com os maiores sonegadores de impostos no Paraná. Um caso que chama atenção é o da usina de Manguinhos, do Rio de Janeiro, que negociou aqui, no Paraná, a sua dívida fiscal. O seu diretor, Ricardo Andrade Magro (foto), está convocado para depor às 10 horas e é provável que não compareça. A sua convocação deve-se a um “aliado” do governo de Beto Richa, o deputado estadual Douglas Fabrício, da MD, ex-PPS, ex-PPB.
Segundo deputados, a dívida de Manguinhos monta entre 300 e 500 milhões de reais.

Sangue na água

José RobertoToledo, O Estado de S. Paulo
O governo, através de seu líder, Arlindo Chinaglia (PT-SP), calcula que só 150 deputados são fiéis à presidente Dilma Rousseff. É menos de 30% da Câmara. Parece pouco, mas é muito. O Basômetro mostra que a fidelidade canina à presidente é menor. Bem menor.
No seu primeiro ano de governo, Dilma podia contar com 306 deputados federais e 37 senadores em nove de cada dez votações de interesse do governo no Congresso. Em 2013, esse “núcleo duro” de apoio está reduzido a 103 deputados e 31 senadores. Só dois de cada três contabilizados por Chinaglia são mesmo fiéis.

Projeto que proíbe tatuagem em menores é aprovado no Paraná


Do G1 PR:
Os deputados estaduais paranaenses aprovaram, em primeira discussão, nesta segunda-feira (10), o projeto de lei que proíbe menores de 18 anos de fazerem tatuagens definitivas. O texto, de autoria do deputado Gilson de Souza (PSC), deve ser submetido a mais duas análises em Plenário, durante esta semana.
Conforme o projeto, os tatuadores ficarão proibidos de fazer tatuagens em menores de idade, mesmo que haja autorização dos pais ou responsáveis. Uma lei estadual de 1998, ainda em vigor, permite a tatuagem nos jovens que apresentem o documento assinado pela família.
O projeto aprovado nesta segunda também proíbe a aplicação de piercings e outros adornos perfurantes nos menores de idade. Apenas brincos poderão ser usados pelos jovens. Caso seja aprovada, a proposta seguirá para a sanção do governador.

Dilma, em fogo brando

Por Paulo Guedes
A piora na economia atingiu em cheio a popularidade da presidente Dilma Rousseff. Mais inflação e menos crescimento derrubaram a aprovação de seu governo nas pesquisas de opinião pública. A estagflação, essa mistura de estagnação econômica com a persistente alta de preços, é uma ameaça à sua reeleição em 2014.
Caíram as intenções de voto na presidente, embora continue sendo a favorita em todas as simulações contra Marina Silva (Rede), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

91% aprovam Lei das Domésticas , mas 89% não contratam serviço

O Globo
Uma pesquisa feita pelo Ibope em 142 municípios revelou que 91% da população aprova as novas regras definidas na Lei das Domésticas, cujo relatório foi aprovado pela comissão mista do Senado na última quinta-feira.
Apesar do apoio dos brasileiros, a maioria (89%) não tem empregado doméstico em casa.
Dos entrevistados, 5% disseram contratar diaristas. Desses, 1% tem diaristas que trabalham três vezes ou mais por semana. Pela nova regra, esses trabalhadores terão os mesmos direitos dos mensalistas, como carteira assinada, férias e FGTS. Os outros 4% disseram contra$diaristas que trabalham até duas vezes por semana.