Umbanda e Espiritismo
Diz-se, com freqüência, que Umbanda e Espiritismo são a mesma coisa, com uma ou outra variante. Os que assim pensam não refletiram o suficiente sobre os fundamentos de cada doutrina.Uma análise mais acurada nos mostrará que há, entre essas duas correntes espiritualistas, pontos concordantes e discordantes.
Vejamos as opiniões concordantes:
A Umbanda é espiritualista; o Espiritismo também o é.
A Umbanda rende culto a Deus; o Espiritismo também.
Nas práticas de Umbanda ocorrem fenômenos mediúnicos; no Espiritismo também.
A Umbanda aceita a reencarnação; o Espiritismo também.
Na Umbanda se faz caridade; no Espiritismo também.
Vejamos os pontos discordantes:
O Espiritismo NÃO tem culto material; a Umbanda TEM.
O Espiritismo NÃO prescreve qualquer forma de paramento nem comporta o formalismo de funções sacerdotais; a Umbanda TEM "pais" de terreiro com vestimenta e prerrogativas equivalentes ao exercício de funções sacerdotais.
O Espiritismo NÃO admite uso de imagens; a Umbanda TEM imagens e altares.
O Espiritismo NÃO têm sinais cabalísticos nem símbolos; a Umbanda TEM sinais, "pontos riscados" etc.
O ESPIRITISMO REGE-SE POR UM CORPO DE DOUTRINA HOMOGÊNEA, CODIFICADA POR ALLAN KARDEC; A UMBANDA NÃO SE REGE PELA DOUTRINA CODIFICADA POR ALLAN KARDEC.
O professor J. H. Pires, no capítulo VI - O Mediunismo - de seu livro Mediunidade trata a Umbanda como uma forma de mediunismo.
A sua explicação baseia-se na noção de que mediunismo - definição dada pelo Espírito Emmanuel - designa as formas primitivas de Mediunidade.
Assim, ele discorre sobre a construção racional da Mediunidade através dos ensinamentos de Allan Kardec. A Umbanda, sendo apenas a prática do fenômeno mediúnico, não consegue abarcar o grau de positivação alcançado pela Doutrina dos Espíritos. Esta é a grande diferença.
Fonte:
AMORIM, Deolindo. O Espiritismo e as Doutrinas Espiritualistas, publicado pelo C. E. Léon Denis.
PIRES, José Herculano. Mediunidade: Vida e Comunicação, publicado pela Edicel.
&&&&&&&&&&&&&
Quadro oferecido pelo companheiro Laurindo Francisco Diana, adepto da
Umbanda.
SINOPSE COMPARATIVA |
ESPIRITISMO |
UMBANDA |
País de origem
|
França |
Brasil
|
Data de surgimento
|
18.04.l857
|
15.11.1908
|
Codificador
|
Allan Kardec
|
-----------
|
Fundador
|
-----------
|
Zélio F.de Morais
|
Adereços e
caracterizações
|
Não
|
Sim
|
Altar e/ou oratório
|
Não
|
Sim
|
Autonomia das
associações
|
Sim
|
Sim
|
Cânticos (pontos)
cantados
|
Não
|
Sim
|
Classificação dos
espíritos em categorias
|
Sim
|
Não
|
Comidas, bebidas,
fumo, etc.
|
Não
|
Sim
|
Cultos exteriores
|
Não
|
Sim
|
Dogmas
|
Não |
Sim |
Doutrina |
Sim
|
Em formação
|
Ervas e banhos |
Não
|
Sim
|
Fé
|
Racional
|
Emocional Devocional
|
Jogos premonitórios
|
Não |
Sim |
Mediunidade
|
Sim
|
Sim
|
Mediunismo e/ou
animismo
|
Sim
|
Sim
|
Messiânica
|
Não
|
Não |
Método |
Sim
|
Sim
|
Oferendas materiais
|
Não
|
Sim
|
Revelada
|
Sim
|
Não
|
Literatura básica
|
As obras (5) de Allan Kardec
|
---------------
|
Rituais e cerimoniais
|
Não
|
Sim
|
Roupas especiais e/ou
paramentos
|
Não
|
Sim
|
Sacerdotes
|
Não
|
Sim
|
Sacramentos
|
Não
|
Sim
|
Símbolos (pontos)
riscados
|
Não
|
Sim
|
Sincretismo
|
Não
|
Sim
|
Sistema
organizacional
|
Federativo
|
Federativo
|
Tipificações
espirituais
|
Não
|
Sim
|
Tradição oral
|
Não
|
Sim
|
Velas, flores,
defumações, etc.
|
Não
|
Sim
|
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS |
|
|
Crença em Deus único
|
Sim
|
Sim
|
Comunicabilidade
recíproca com os espíritos
|
Sim
|
Sim
|
Crença nos elementais
|
Não
|
Sim
|
Evolução progressiva
dos espíritos
|
Sim
|
Sim
|
Existência dos
espíritos que sobrevivem à morte do corpo
|
Sim
|
Sim
|
Influência dos
espíritos sobre as pessoas
|
Sim
|
Sim
|
Lei de causa efeito
|
Sim
|
Sim
|
Pluralidade dos
mundos habitados
|
Sim
|
Sim
|
Prática da caridade
|
Sim
|
Sim
|
Reencarnações
sucessivas
|
Sim
|
Sim
|