Orlando Pessuti
Formado em Medicina Veterinária pela UFPR, faz parte do quadro de funcionários da Emater-PR. Desde 1977 atua na política paranaense. Foi presidente da CEU (Casa do Estudante Universitário). Eleito deputado estadual em 1982, teve como principal base política o Vale do Ivaí. Em 1986 foi reeleito, deputado estadual e constituinte, com 37.723 votos. De 1986 a 2002 idealizou e presidiu o Bloco Parlamentar Agropecuário, criado na Assembléia Legislativa para defender os interesses dos produtores rurais. Neste período participou da elaboração da Constituição do Estado do Paraná. Foi vice presidente da Assembleia Legislativa do Estado. 1990 foi o ano em que conquistou o terceiro mandato como deputado. Foi o sexto deputado mais votado do Estado, com 21.713 votos. Em 1991 foi escolhido líder do governo e líder do PMDB. Em 1993 foi a vez de promover um encontro dos presidentes das Assembleias Legislativas dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Ainda em 93 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, ficou na presidência da casa até fevereiro de 1995. Durante a viagem do ex-governador Mário Pereira ao exterior, de 21 a 27 de outubro de 1994, assumiu interinamente o governo do Paraná.
Na eleição de 1994 foi reconduzido à Assembléia Legislativa com 44.399 votos. Pessuti ficou entre os cinco candidatos mais bem votados em todo o Paraná. Ocupou desde o primeiro mandato, a presidência de várias comissões, entre elas, as de Agricultura, Indústria e Comércio; de Ecologia e Meio Ambiente; de Saúde Pública e de Recursos Humanos, e foi também relator-geral da Comissão Especial da Lei Orgânica dos Municípios em 1985. Em 1998 foi reeleito pela 5ª vez deputado estadual pelo PMDB com 30.801 votos. No ano seguinte tornou-se líder do PMDB na Assembléia Legislativa. O ano de 1999 foi marcado pela eleição em Recife, Pernambuco, como 1º Vice-Presidente da UNALE (União Nacional dos Legislativos Estaduais). Assumiu a presidência da entidade. Iniciou em 2000 os trabalhos do Comitê Executivo da COPA (Confederação Parlamentar das Américas), entidade que reúne representantes das três Américas, criada entre outras coisas, para discutir a ALCA, Área de Livre Comércio das Américas. Em 2002, em um dos últimos trabalhos como Deputado Estadual, presidiu a CPI dos Alimentos, mais conhecida como CPI do Leite.
Notando a experiência e a seriedade de Orlando Pessuti como Deputado, os eleitores apostaram em Orlando Pessuti como vice-governador do Estado do Paraná em 2002, com o companheiro Governador Roberto Requião. Em 2003 foi nomeado Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento. Assumiu a presidência do Conselho de Administração das Empresas: Ceasa, Claspar, Codapar, Emater-Pr, e Iapar. Em 2006 foi reeleito vice governador do Estado do Paraná, juntamente com Requião. Já em 2007, foi nomeado Coordenador do Conselho Revisor do Governo do Paraná. Em 2008 assumiu a presidência do Comitê para Assuntos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Como resultado deste trabalho, o estado do Paraná foi um dos escolhidos para receber a Copa do Mundo de Futebol que acontece em 2014. Nesses anos de atuação política participou de várias missões ao exterior, Congressos e Simpósios procurando sempre elevar o nome do Estado do Paraná