SELMA SILVA AG. ESTADO BRASILIA
APARTIR DE MAIO: CARTEIRA DE HABILITAÇÃO COM AULAS NOTURNAS
A partir de meados do mês de maio, os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) serão obrigados a fazer aulas de direção também durante a noite. A nova regra foi estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e publicada no “Diário Oficial da União”, alterando o Código Brasileiro de Trânsito (CBT). O conselho ainda vai fixar a quantidade de aulas noturnas que cada candidato deverá fazer, do total de 20, que são obrigatórias. A proposta inicial é de que sejam duas horas.
Edna Matos Borela, diretora de ensino de uma autoescola localizada no bairro Santa Mônica, disse que a unidade deve passar por adaptações, mas as demandas é que vão apontar as medidas a serem adotadas. Segundo ela, as aulas noturnas – que já são realidade para alunos com agenda cheia durante o dia – serão importantes para a preparação dos candidatos à CNH. “Acho que futuramente haverá aula até em rodovia, o que hoje é proibido, porque o número de acidentes mostra que os motoristas não estão bem preparados”, afirmou.
De acordo com a diretora, por falta de um treinamento mais amplo, muitos condutores depois de habilitados fazem aulas com instrutor para, por exemplo, entrar e sair da garagem, dirigir no centro da cidade e sob chuva, situações com as quais eles não conviveram durante o curso de direção.
Nova regra pode elevar custo da CNH
Gilmar Tavares de Andrade, diretor de um centro de formação de condutores localizado no bairro Aparecida, na região central de Uberlândia, avalia a obrigatoriedade de aulas noturnas no curso de direção como positiva para os candidatos, que receberão treinamento específico para uma condição que é diferente em relação a dirigir durante o dia.
O diretor acredita, no entanto, que haverá aumento de custos para as autoescolas e, consequentemente, para os alunos. Segundo ele, será necessário contratar mais instrutores para atender à nova demanda. Ele espera a definição da quantidade de aulas noturnas que serão obrigatórias para fazer as alterações em seu estabelecimento.
Hoje, o custo mínimo para tirar a CNH, em Uberlândia, segundo Gilmar de Andrade, se aproxima de R$ 900 – incluindo as despesas com aulas obrigatórias, taxas recolhidas ao estado e exames médico e psicotécnico, e considerando que o candidato seja aprovado nos primeiros exames de legislação e prático.
Aluna
Para a assistente financeira Taíze Mendes Fernandes, de 24 anos, que é candidata à CNH, a mudança na preparação dos alunos trará benefícios para a aprendizagem. Ela vai começar a fazer aulas de direção na semana que vem e, como faz curso universitário à noite, se a nova regra já estivesse em vigor, ela teria dificuldade para fazer as aulas noturnas. “Vou fazer aulas das 7h às 8h, porque é o único horário que tenho disponível”, disse.
Legislação pode ser melhorada
Autor do projeto que tornou obrigatória a realização de aulas de direção à noite, o deputado federal Celso Russomanno alega que os especialistas são unânimes em afirmar que recai sobre os condutores a responsabilidade pela maioria absoluta dos acidentes registrados no Brasil. “Causas relacionadas ao veículo ou a condições da via são, incontestavelmente, secundárias”, afirmou.
Segundo ele, há espaço para aperfeiçoar a legislação. O deputado argumenta que as “condições especiais de dirigibilidade, que fazem parte da rotina de qualquer motorista [como dirigir à noite], devem fazer parte do aprendizado do futuro condutor”.