COMEÇA 2a ETAPA DE VACINA DA GRIPE A NA SEGUNDA FEIRA
PAUTANDOSEMPREPM3.BLOGSPOT.COM....
Londrina e região
Saúde vacina 11 mil profissionais da saúde e inicia segunda etapa
Embora tenha imunizado pessoas que atuam em contato com pacientes, estudantes que fazem estágio em hospitais ficaram para etapas posteriores
Fábio Luporini
Onze mil profissionais de saúde foram vacinados contra a gripe A H1N1 em Londrina e região nas últimas duas semanas. Entretanto, estudantes do Hospital Universitário (HU) que estagiam em contato com pacientes ficaram de fora da vacinação. O argumento é de que eles serão incluídos em grupos posteriores. A partir de segunda-feira (22), gestantes, crianças de 6 meses a 1 ano e 11 meses e adultos com menos de 60 anos e doenças crônicas devem se encaminhar aos postos de saúde para receber a dose.
“Conseguimos vacinar a população indígena e atender a todos os municípios [da 17ª Regional de Saúde]. Foi o pessoal da linha de frente do atendimento”, explicou o diretor da 17ª Regional de Saúde, Adilson de Castro. De acordo com ele, foram cerca de 1,5 mil índios e aproximadamente 11 mil profissionais da saúde. “Do pessoal que estava previamente acertado, acredito que todos tenham sido vacinados. Mas toda vacina é opcional. Não tem como obrigar as pessoas a tomar a dose”, disse.
Confira o cronograma de vacinação contra gripe A H1N1
Segunda fase de 22 de março a 2 de abril: Gestantes, portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos e crianças entre seis meses e dois, que receberão a primeira dose.
Terceira fase de 5 a 23 de abril: adultos de 20 a 29 anos.
Quarta fase de 24 de abril a 7 de maio: Portadores de doenças crônicas e pessoas com 60 anos ou mais e a segunda dose para crianças entre seis meses a dois anos.
Quinta fase de 10 a 21 de maio: adultos de 30 a 39 anos.
saiba mais
Regional de Saúde distribuirá 11 mil doses da vacina contra gripe A
Saúde suspende aula de fisioterapia da UEL por suspeita de gripe A H1N1
Saúde imuniza índios contra gripe A em Londrina
Uma pessoa que trabalha em contato com pacientes no HU, que preferiu não se identificar, contou que estudantes estagiários do HU do quarto ano de fisioterapia e quinto e sexto anos de medicina não receberam a dose. “Bastante gente não foi vacinada, como os internos. Eles ficaram bravos e marcaram reunião para ver se conseguem ser imunizados”, afirmou. Adilson de Castro informou que a dose da primeira fase era apenas para profissionais da saúde. “A orientação geral era que, se a pessoa estiver em outro grupo, ela espere para ser vacinada. Vamos vacinar os jovens [de 20 a 29 anos, na terceira etapa, de 5 a 23 de abril] e a maioria dos estudantes está nesse grupo”, declarou.
De acordo com a assessoria de imprensa do HU, os profissionais continuam sendo vacinados. As próximas etapas incluem estudantes com doenças crônicas, com idade entre 20 e 29 anos, alunos idosos com doença crônica e entre 30 e 39 anos. Todavia, tanto estudantes quanto profissionais de outras áreas que atuam dentro de hospitais e não se encaixam em nenhuma das etapas, não devem ser vacinados contra a nova gripe.
Segunda fase
Do total de doses da primeira fase, o diretor da 17ª Regional de Saúde afirmou que sobraram cerca de 500, que devem ser utilizadas na segunda etapa, de 22 de março a 2 de abril. Começarão a ser vacinadas as gestantes, as crianças de 6 meses a 1 ano e 11 meses e adultos portadores de patologias crônicas. “A vacina é gratuita e essas pessoas devem procurar os postos de saúde”, afirmou Castro. De acordo com ele, serão 93 mil doses em todos os municípios da 17ª Regional de Saúde, dos quais 52 mil serão só em Londrina.