DURVAL AMARAL 12 POSSIVEIS PARENTES NO GABINETE

PAUTANDOSEMPREPM3.BLOGSPOT.COM............

Nepotismo

Gabinete de Durval Amaral contratou 12 possíveis parentes

  Fábio Silveira

O deputado estadual Durval Amaral (DEM), escolhido pelo presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Justus (DEM), para fazer parte da comissão responsável por implantar a publicação dos diários oficiais na internet, foi um dos representantes da região que mais contratou parentes no período pesquisado. Nenhum deles foi contratado depois da aprovação da súmula vinculante 13, pelo STF. O JL levantou 12 nomes de possíveis parentes do deputado do DEM, mas a assessoria só confirmou cinco, entre irmãos e sobrinhos.
Na lista de assessores que passaram pelo gabinete de Durval nos últimos anos aparecem quatro com sobrenome idênticos ao do deputado (Mattos do Amaral). Também existem assessores com sobrenome Amaral nos gabinetes da liderança do governo e da oposição.
O irmão mais conhecido contratado para o gabinete de Durval é o advogado criminalista Antonio José Mattos do Amaral, sócio de um concorrido escritório de advocacia e professor universitário. Amaral, além de trabalhar no escritório é professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL) desde a década de 1990, lecionou em várias faculdades particulares nos últimos anos, aparece várias vezes nos diários da AL.
Na edição 15, de 13 de março de 2001, há um registro de “provimento” (contratação). Na edição 64, de 4 de agosto de 2004, está registrada uma exoneração. Nesse mesmo ano, Amaral disputou a eleição para vereador em Londrina pelo antigo PFL, atual DEM. Ele volta a aparecer na edição 71, de 26 de junho de 2007 – sua última aparição nos diários secretos.
Outro lado
O advogado Antonio do Amaral foi procurado pela reportagem do JL. Na quinta-feira foram deixados recados com a secretária do seu escritório por volta das 15h30 e às 17h40. Na sexta-feira, às 11h30. Ele não retornou nenhuma das ligações.
O deputado do DEM foi procurado pelo JL na quinta e na sexta-feira. Ele se manifestou em nota divulgada pela sua assessoria de imprensa. Na nota, ele afirma que “a resolução que estabelece a divulgação on-line dos diários da Assembleia Legislativa já foi apresentada ao plenário da Casa e será votada nos próximos dias”.
Com relação à demora de 60 dias para disponibilizar os diários na internet, a nota diz que “o tempo é necessário para o desenvolvimento técnico do processo” e que “o objetivo pessoal do deputado Durval Amaral é publicar as informações o mais rápido possível”. O deputado diz ter sido escolhido para coordenar o processo de divulgação dos diários “em função de seu compromisso público com a transparência”.
No final da nota, a assessoria afirma que Durval “foi o presidente da comissão especial que apreciou a emenda constitucional que visava colocar fim à prática do nepotismo, sendo o subscritor da emenda” e que “esses foram os primeiros passos para o processo de transparência implantado pelo deputado e que resultou no Portal da Transparência”.