GOVERNADOR DE RONDONIA É ABSOLVIDO PELO TSE

PAUTANDOSEMPREPM3.BLOGSPOT.COM...............

Por 4 votos a 2, TSE absolve governador de Rondônia em processo de cassação

Ivo Cassol era acusado de compra de votos nas eleições de 2006.
Ministros não encontraram indícios da participação do governador.
Robson Bonin Do G1, em Brasília

O governador de Rondônia, Ivo Cassol (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Ameaçado de cassação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o governador de Rondônia, Ivo Cassol (PP), foi absolvido na sessão desta terça-feira (16), por quatro votos a dois, da acusação de compra de votos e abuso de poder econômico nas eleições de 2006. Não cabe mais recurso à decisão.

A maioria dos magistrados avaliou que o conjunto de provas apresentado pelo Ministério Público Eleitoral não evidenciou o envolvimento do governador no suposto ato ilegal. Cassol era acusado de participar de uma suposta operação de compra de votos de funcionários de uma empresa de vigilância.

O julgamento estava paralisado desde o dia 2 de março, quando o ministro Felix Fischer pediu vista do processo. Na sessão desta terça, o magistrado votou pela absolvição, sendo acompanhado pelo ministro Fernando Gonçalves. Os dois magistrados acompanharam o parecer do relator do processo, ministro Arnaldo Versiani, que recomendou a absolvição de Cassol.

Antes da sessão desta terça, o ministro Ricardo Lewandowski também já havia votado pela inocência do governador. “Lembro ainda que o governador está no oitavo ano de mandato e foi reeleito na última eleição com o dobro de votos do segundo colocado”, destacou Lewandowski.

Votaram pela cassação do governador o ministro Carlos Ayres Britto e a ministra Cármen Lúcia. Já o ministro Marcelo Ribeiro declarou-se impedido de votar.