SÍTIO CERCADO E OSTERNAK...TOQUE DE RECOLHER AULAS FORAM INTERROMPIDAS

PAUTANDOSEMPREPM3.BLOGSPOT.COM..........

Apreensão

Suposto toque de recolher interrompe aula em três escolas

Por telefone, a Gazeta do Povo tentou conversar com os diretores das unidades, mas já não havia ninguém nas escolas. A Secretaria de Estado da Educação nega a interrupção das aulas
 
Felippe Aníbal e Bruna Maestri Walter

As aulas foram interrompidas, na noite desta sexta-feira (26), em pelo menos três escolas públicas dos bairros Sítio Cercado e Osternak, em função de um suposto toque de recolher que teria sido determinado por traficantes da região. Por volta das 21 horas já não havia alunos no colégio estadual Iara Bergmann, no Osternak. Na escola municipal Miracy Araujo e no colégio estadual Teobaldo Kletemberg, ambos no Sítio Cercado, as atividades também foram interrompidas. Por telefone, a Gazeta do Povo tentou conversar com os diretores das unidades, mas já não havia ninguém nas escolas. A Secretaria de Estado da Educação nega a interrupção das aulas.
De acordo com pais de alunos, a direção das próprias escolas teria determinado a interrupção das aulas e solicitado aos responsáveis que fossem buscar os estudantes. Por volta das 20h35, a reportagem conversou, por telefone, com o pai de um aluno do Iara Bergmann. Ele ia buscar o filho no colégio e se dizia apreensivo com os boatos. “Não se vê gente na rua. O comentário é muito grande. A ordem é que até as 22 horas não tenha mais ninguém nas ruas”, disse. A reportagem também ouviu a mãe de uma aluna do Miracy Araújo e o pai de uma aluna do Teobaldo, que informaram que as aulas foram suspensas antes das 21 horas.
De acordo com moradores dos bairros, as informações que correm dão conta de que o toque de recolher se estenderia por todo o final de semana. O Projeto Povo da Polícia Militar (PM), do Ganchinho, confirmou que há apreensão entre a população do Osternak. De acordo com os policiais, a unidade recebeu várias ligações denunciando a situação imposta pelos bandidos. Apesar disso, para a PM a movimentação na rua era considerada normal e não havia nada que indicasse o toque de recolher, por volta das 21 horas.
A Polícia confirmou que o número de efetivo destacado para o Sítio Cercado e Osternak é maior neste fim de semana, mas negou qualquer relação com o suposto toque de recolher. De acordo com a corporação, o policiamento mais intenso se deve à realização da Operação Cidade Segura, que está sendo realizada naquelas localidades. Segundo a PM, a operação é realizada sem a divulgação prévia dos locais onde os policiais vão atuar. Segundo a corporação o local foi escolhido para receber a ação neste fim de semana em função do mapeamento criminal que identificou a demanda dos locais.