ALVARO CANDIDATO A BOMBA DAS ULTIMAS HORAS..

PAULO MELO CORUJA NEWS..............

ALVARO CANDIDATO

Do blog do Rafael Iatauro
*Verdadeira bomba está para estourar na política paranaense. A fonte merece credito absoluto: o senador Alvaro Dias está sendo pressionado, pela cúpula nacional do seu partido, para disputar uma cadeira senatorial, no próximo três de outubro. Os defensores dessa idéia, que já teriam convencido o próprio José Serra, argumentam que Alvaro vive seu melhor momento político, com excelente trabalho em Brasília, exposição constante na mÍdia – que vai aumentar a partir de maio, quando o senador paranaense assumirá a liderança partidária no Congresso Nacional, está muito bem avaliado nas pesquisas eleitorais e não teria o que perder, pois ainda tem mais quatro anos de mandato. Só poderia melhorar, estendendo sua permanência no Senado por oito anos.
** Isso não é inédito, pois já aconteceu várias vezes, em outros Estados. E, no atual quadro do Paraná, Alvaro, que tem tudo para sair vitorioso, continuaria perto do eleitor, fato que lhe devolveria a condição de tentar o Governo do Estado, daqui a quatro anos, sonho desfeito, no momento, porque seu partido já optou pela pré-candidatura de Beto Richa. O PSDB também seria grandemente beneficiado, pois teria mais um suporte estadual para José Serra e, em caso de sucesso, manteria a cadeira de Alvaro e ganharia mais uma, efetivando seu atual suplente, o professor maringaense, Wilson de Mattos.
*** Serra passaria a contar com o palanque de Beto e de Alvaro , com perspectiva forte de ter, igualmente, o apoio de Osmar Dias, e até do próprio Orlando Pessuti. Seria bom demais para o PSDB, situação que, embora não seja fácil de se confirmar, é totalmente possível. Para Dilma Rousseff apenas restaria o PT que,por teimosia e arrogância com que age em relação ao PDT, teria ainda fragilizada a candidatura de Gleisi Hoffmann. Bem feito – exclamaria o Joãozinho Feio.
**** Restaria saber como Alvaro se comportaria em relação a candidatura governamental : ficaria com Beto, até pela fidelidade partidária, ou atenderia o apelo do coração que, por certo, é Osmar Dias?
Enquanto isso, os partidários de Alvaro e Requião já começaram a se movimentar para trabalhar pela dobradinha, apelando por um Paraná forte, combativo e presente, em Brasília, com representantes preparados, experimentados e gabaritados para desempenhar as nobres funções na Câmara Alta.
Fico imaginando Doático e Gradia levantando a bandeira “É Alvaro e Requião, meu irmão!” Repito: o saudoso dr.Ulysses costumava dizer que “em política, só não vi boi voar”. Pois, confesso: acompanho política, de perto, desde a década de cinqüenta, e tenho a felicidade de viver pós dr.Ulysses, afirmo que até boi voar já vi. Nada mais me surpreende. Mas que os rumos das eleições mudariam, não há duvida.
P.S. : Diante de pequenas dúvidas suscitadas por leitores do blog, é necessário esclarecer que deputados federais, estaduais e senadores, não precisam renunciar, ao restante de seus mandatos, para disputar as eleições, para as mesmas funções. Não há portanto que falar em renúncia, no pleito legislativo, quando a corrida é para o mesmo cargo. No caso especifico de um senador que, tendo ainda quatro anos de mandato, vier a disputar novo período de oito anos, se vitorioso, na hora da posse, terá que renunciar a esse período restante, para poder assumir os novos oito anos. Portanto, o senador Alvaro Dias está livre para participar destas próximas eleições, sem ter que renunciar a coisa alguma, por enquanto. É o que manda a lei.